Análise do gameplay de “Senua’s Saga: Hellblade 2” no The Game Awards 2021

Senua’s Saga: Hellblade 2 foi, sem dúvida, um dos jogos mais importantes do The Game Awards 2021, apresentado desta vez com algumas sequências de gameplay em vez de um trailer cinematográfico como o da revelação, que aconteceu há exatamente dois anos como parte do show organizado por Geoff Keighley.

O novo jogo desenvolvido pela Ninja Theory exclusivamente para Xbox Series X|S e PC ainda parecia um pouco distante e não está claro se será lançado ou não até o final de 2022, mas certamente vê-lo em ação deixou claro para a muitos fãs quais são as ambições deste projeto, que pelo menos a nível técnico parece literalmente fora de escala.

O trailer do jogo

E ela disse: com nossas espadas vamos forjar novas histórias para atingir os deuses que nos atormentam. Você pode pensar que eu sou fraca, mas vou lhe mostrar o que está por trás dos meus olhos.” Abre assim o vídeo de gameplay do Hellblade 2, que no espaço de seis minutos e oito segundos conquistou os espectadores do The Game Awards 2021 e pôs fim a dois longos anos de silêncio quase absoluto.

Senua está ali, no centro de um símbolo desenhado no chão, rodeada por seus companheiros enquanto se banha na chuva. “Vamos abraçar o nosso sofrimento, apaziguar a dor das cicatrizes e quebrar as correntes que prendem a nossa mente”, continua a voz. “Você pode pensar que eles são deuses, mas vamos mostrar o que está por trás de seus olhos.” Enquanto isso, a vista se move da praia para as rochas de uma caverna, demorando-se em uma série de estruturas de defesa construídas para enfrentar uma batalha. Que tipo?

Senua manda seus companheiros esperarem, ouvirem. “Ela sabe meu nome”, diz o guerreiro após ouvir um grunhido monstruoso ecoando à distância. “Arriscar a própria vida por aquilo em que você acredita é uma coisa, levar outros à morte é um fardo diferente. Algo que Senua deve aprender a descobrir”, continua a narradora, enquanto a caçadora e seus companheiros caminham pela caverna para ver fora deles, uma figura enorme emergindo da água.

As tochas dos guerreiros são refletidas nas piscinas de água em movimento. Rastreamento de raio? Uma névoa volumétrica invade a caverna, enquanto a protagonista descobre os ossos daqueles que a precederam na difícil caçada. E, finalmente, ele vê: um gigante rastejando na lama, patético e queixoso enquanto tenta retornar ao seu covil. “Aqueles cujos olhos estão nublados de medo estão rodeados pelos fantasmas que os assombram. Senua entendeu que para vencer a guerra devemos quebrar essas correntes.”

“Quebrá-los com uma determinação inabalável. Quebrá-los com uma façanha impossível”, diz o narrador enquanto a gigantesca criatura desaba sobre as pedras, em busca do tão almejado descanso. Em vez disso, o que ele encontra são fogo e metal, quando a equipe liderada por Senua o atinge com o líquido inflamável e o esfaqueia com lanças de fogo. A dor é insuportável: o Troll grita e cai de lado, levantando uma manta de fumaça e poeira que mergulha a situação no caos. “

A mulher chama seus companheiros: um corre à sua frente gritando, coberto de chamas; outro é esmagado pela mão poderosa do gigante, que arde, mas não quer desistir. Quando o fogo se apaga, o monstro sai em busca de seus inimigos, que fogem parando de vez em quando para lançar novas lanças, enquanto Senua grita para ele segui-la, sai rapidamente da caverna e outros caçadores tentam retardar o marcha imparável da criatura.

Uma barreira é incendiada, Senua cai e percebe que é ela que o monstro quer matar. Então ele se dobra para trás, passa os postos de defesa e ordena que seus homens ataquem, mas o gigante agora está sobre ela e com um golpe ele literalmente explode as estruturas. A mulher o observa morder a cabeça de um de seus companheiros antes que palavras claras sejam dirigidas a ela. “Senua“, diz o monstro, “ajude-me.” Senua finalmente olha para ele de perto e diz ” Eu te conheço “.

A apresentação de Senua’s Saga: Hellblade 2 no The Game Awards 2021 terminou com uma virada não só, que só aumenta o hype em torno de uma história que promete surpreender e nos atingir, ainda que de forma implacável. Depois da jornada narrada no primeiro episódio, afinal, tudo pode acontecer e provavelmente tudo vai acontecer: os meninos da Ninja Theory parecem não ter a intenção de conter suas ambições.

O discurso naturalmente se estende aos valores técnicos da produção, que parecem estelares. A aquisição da Microsoft forneceu à equipe os recursos para fazer virtualmente qualquer coisa, e Tameem Antoniades e seus colegas não vão querer que isso se repita duas vezes. Nesse sentido, a escolha de sair apenas em plataformas de última geração é apenas uma confirmação.

Em termos de animações (incluindo as faciais), detalhes e efeitos, o jogo parece algo completamente novo. Sabemos que os cenários de Senua’s Saga: Hellblade 2 são inspirados em algumas paisagens islandesas, mas será interessante entender como os designers também buscaram a variedade visual necessária para não tornar o cenário repetitivo em suas vistas.

Senua’s Saga: Hellblade 2 roubou a cena no The Game Awards 2021, encerrando dois longos anos em que o game praticamente não foi exibido de forma alguma e deixando todos surpresos e empolgados com o indiscutível potencial deste novo capítulo. O trailer do jogo não ilustra realmente a mecânica, mas se concentra mais uma vez na história fascinante criada pela Ninja Theory, nas paisagens ilimitadas inspiradas na Islândia e em criaturas enormes e monstruosas que, no entanto, podem não ser nossos verdadeiros inimigos. O que está escondido atrás daqueles olhos?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *