Analistas falam sobre as possibilidades de comprar um estúdio japonês para Xbox

A Sony estaria considerando uma nova aquisição no Japão, com a intenção, portanto, de comprar uma equipe de desenvolvimento ou uma editora inteira, enquanto a Microsoft não pode fazer o mesmo: o analista Serkan Toto explicou o porquê que acha isso.

Após o anúncio da aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft, os fãs da Sony estão nas redes sociais pedindo que a Sony realize mais compras para tentar combater os avanços do Xbox nesta área, e muitos inclusive estão querendo a Konami ou Sega, mas se depararam com a Bungie em um contrato que a mantém multipltaforma.

“A Sony teria a vantagem de jogar em casa e para ela haveria algumas limitações com as quais a Microsoft teria que lidar (no caso da aquisição de uma empresa japonesa, a Ed)”, escreveu o analista.

“Pode não ser um grande player no mercado, mas pessoalmente acho que a Sony está pensando em fazer uma aquisição no Japão em breve .

De que limitações estamos falando? Sabemos que Phil Spencer gostaria de ter uma equipe de desenvolvimento japonesa, mas Serkan Toto explicou que isso dificilmente acontecerá devido a uma lei criada para proteger as empresas japonesas desse tipo de operação.

“A notícia da compra da Microsof de uma editora japonesa seria impressionante” por razões culturais e práticas, especificamente um sistema chamado Keiretsu: as várias empresas possuem uma parte das outras. No caso de uma aquisição forçada, muito provavelmente todos os membros abandonariam o navio.

“Nenhuma possibilidade pode ser descartada hoje, mas de certa forma a aquisição pela Microsoft de uma grande editora japonesa seria uma notícia mais relevante do que a compra da Activision “, disse Toto.

“Até agora nenhuma empresa estrangeira conseguiu adquirir uma empresa japonesa e posso garantir que houve várias tentativas, tanto de empresas ocidentais quanto asiáticas.”

Uma observação interessante disso tudo é que a própria Zenimax, quando ainda não tinha sido adquirida pela Microsoft, comprou a Tango Gameworks. Para recordar,  a Tango começou a passar por problemas financeiros, e acabou comprada em 28 de outubro de 2010.

 

Fonte

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *