Tanto a Sony quanto a Nintendo concordaram em atualizar as diretrizes relacionadas aos seus respectivos serviços de assinatura online – ou seja, PlayStation Plus e Nintendo Switch Online – após uma investigação sobre práticas de renovação automática pela Autoridade de Concorrência e Mercados.
Vocês devem se lembrar que a Microsoft já tinha anunciado isso para o Xbox há algum tempo atrás, agora chegou a hora da Sony e Nintendo seguirem essas regras de auto-renovação de pagamentos.
A Sony concordou em implementar novas medidas para assinantes do PS Plus, que incluem entrar em contato com clientes de longa data que não usam o serviço há algum tempo para lembrá-los de como cancelar suas assinaturas. Se os usuários não cancelarem o serviço, mas ainda não o usarem ativamente, a Sony deixará de aceitar pagamentos automáticos.
A Nintendo também mudou suas práticas comerciais; seu serviço Nintendo Switch Online não será mais vendido com renovação automática definida como opção padrão. Se os usuários quiserem ativá-lo, eles precisarão fazer isso após a inscrição.
Essas mudanças vêm após as da Microsoft, que mudou a forma como apresenta informações aos assinantes do Game Pass. Em janeiro, a empresa propôs novos termos que mostram claramente informações sobre uma assinatura, incluindo o preço, como cancelá-la e como obter um reembolso.
“Como resultado de nossas investigações, várias mudanças foram feitas nesta área para proteger os clientes e ajudar a resolver as preocupações sobre a renovação automática de assinaturas”, disse Michael Grenfell , diretor executivo de fiscalização da CMA.
“Portanto, o anúncio de hoje conclui nossa investigação sobre a indústria de jogos online. Empresas de outras indústrias que oferecem assinaturas de renovação automática devem revisar suas práticas para garantir que cumpram a lei de proteção ao consumidor.”