A loja de aplicativos da Microsoft para Windows, a Microsoft Store, está finalmente melhorando no Windows 11. Embora haja uma revisão da interface do usuário e algumas melhorias de velocidade, a principal mudança é permitir que mais aplicativos entrem na loja. Apenas na semana passada, alguns aplicativos populares começaram a aparecer na Microsoft Store no Windows 11, tornando-o mais útil do que antes.
OBS Studio, Zoom, Canva, WinZip, Tiktok e Adobe Acrobat Reader chegaram à Microsoft Store na semana passada, junto com as extensões de navegador do Microsoft Edge. Essas adições iniciais, durante um período beta do Windows 11, são um começo promissor.
A Microsoft Store está mudando no Windows 11 e, eventualmente, no Windows 10, para incluir todos os aplicativos de desktop tradicionais. Anteriormente, a Microsoft restringia os desenvolvedores a seus Aplicativos Universais do Windows, antes de permitir que alguns aplicativos de desktop que foram empacotados usassem sua loja para atualizações. Agora, qualquer aplicativo pode fazer parte da loja, uma mudança que se alinha ao Gerenciador de Pacotes do Windows da Microsoft lançado no ano passado.
O Windows Package Manager da Microsoft rapidamente se tornou melhor do que a loja do Windows em menos de 24 horas, oferecendo aplicativos como Zoom e WinRAR que estavam faltando na loja principal. O gerenciador de pacotes tem crescido constantemente no ano passado e agora inclui Discord, Google Chrome, Firefox e muitos outros aplicativos populares. Há até uma ótima interface da web de terceiros que você pode usar com ele.
Podemos até ver lojas de aplicativos rivais na Microsoft Store, como Steam ou Epic Games Store. O chefe do Windows, Panos Panay, disse que a empresa está aberta para ter Steam ou Epic Games Store na Microsoft Store, e provavelmente funcionaria como uma forma de conectar-se a aplicativos e jogos disponíveis em outros lugares.
Parte do apelo da nova loja para os desenvolvedores é permitir aplicativos com seus próprios sistemas de atualização, mas também uma mudança da Microsoft para permitir que os desenvolvedores mantenham 100 por cento da receita dos aplicativos se eles usarem plataformas de pagamento alternativas. Essa mudança não se aplica a jogos, no entanto.
De qualquer forma, a Microsoft Store está definitivamente caminhando na direção certa, após uma década sendo amplamente ignorada. Se puder chegar ao ponto de ter todos os aplicativos úteis e populares listados, isso é uma grande melhoria para os usuários do Windows que não precisarão mais pesquisar na web para encontrar um instalador confiável para seus aplicativos favoritos.