Apple estaria planejando lançar seu próprio serviço concorrente do Xbox Game Pass

Tim Cook, CEO da Apple.

Com o Xbox Game Pass, você pode obter acesso ilimitado a mais de 100 jogos Xbox One e Xbox 360 no Xbox One por um preço mensal baixo. Com novos jogos adicionados todos os meses, você sempre terá algo novo para jogar.  Hoje (28), Cheddar informou que a Apple está agora em conversações com os desenvolvedores para criar seu próprio serviço de assinatura de jogos similar ao Xbox Game Pass.

Assim como o Game Pass, os usuários podem pagar um preço mensal baixo para ter acesso a títulos selecionados. Cheddar também mencionou que a Apple ainda discutiu com alguns desenvolvedores de jogos para se tornarem editores do jogo e cuidar da distribuição, marketing e outros custos relacionados.

“Não está claro quanto custará a assinatura ou que tipo de jogos a Apple oferecerá. O serviço ainda está nos estágios iniciais de desenvolvimento, e a Apple pode finalmente decidir abandoná-lo ”, relatou Cheddar.

À medida que as vendas de hardware com os iPhones e demais produtos caem ano após ano, este relatório indica que a Apple está agora se concentrando em aumentar a receita de serviços, aproveitando sua enorme base de usuários iOS.

Fonte

79 comments on “Apple estaria planejando lançar seu próprio serviço concorrente do Xbox Game Pass

  1. 1) Pra jogar em celular? Pode até ganhar grana alugando joguinho bosta para serem jogados em celular. Todos sabemos que gamer de verdade só joga hardcore em consoles ou PC (e se você falar que é mentira está se enganando ou não é gamer). Galera instala uns joguinhos no celular só pra aguentar na fila do banco ou pra jogar no bumba ou metrô de volta do trabalho (isso pra quem usa transporte público – quem usa carro nem cai nessas).
    2) A Apple vai lançar um console? Boa sorte. Vai precisar. E no final vai perder.

          1. Acho que C&D e Final Fight foram os únicos jogos (tirando Street Fighter, duuuh) em que depois de muitas fichas de “treinamento” zerei no fliperama (com mais outras fichas ^^).

          1. Haveria uma continuação, mas a Ford não renovou a licença de uso da marca Cadillac. Aí a Capcom deixou de lado.

    1. A Apple teria dificuldades lançando um console. O hardware deles, pra começar, é personalizado. Daí tem o sistema operacional, que é proprietário e bastante restrito – desenvolvedores só preferem a Apple porque o SDK é acessível e os aparelhos têm status. Finalmente o preço, que se fosse caro iria afugentar muitas pessoas num mercado que exige grande volume pra viabilizar os investimentos.

      A Nintendo é a Apple dos games hoje e teve que fazer uma máquina barata, superfaturada e passível de coexistência com as demais pra conseguir viabilizar a sua presença no mercado depois do fracasso do Wii U. O Switch tem vendido muito bem mas isso não quer dizer que as pessoas estejam “migrando” pro Switch, pelo contrário, o Switch vende bem porque complementa as outras máquinas, não as substitui. Quem tem o Switch como única máquina provavelmente nem consideraria um Xbox, PS4, etc., e são a minoria.

    2. Smartphones tem hoje uma base muito maior que qualquer outra, os downloads chegam nas casas dos bilhões, alguns dos que conseguiram chegar na marca foi, Facebook e Office da Microsoft, os outros são da Google, mas já vem pré instalado em quase todos os smartphones android.

      1. A grosso modo não importa downloads na casa de bilhões como você fala a não ser para algumas poucas desenvolvedoras como a developer de um Candy Crush da vida ou aquele Angry Birds.
        O que importa é receita.
        Você entende isso? Vou te explicar:
        Candy Crush teve 2.7 bilhões de downloads.
        Receita de 250 milhões.
        GTA 5 teve 90 milhões de cópias vendidas (Seriam então 90 milhões de “downloads” em comparação a como funciona num celular)
        RECEITA = 6 bilhões.

        1. “Segundo bancos de dados como o App Annie e o IDC, games para smartphones criaram um negócio de 34,8 bilhões de dólares. PC e Mac vem em segundo lugar, com 29 bilhões, seguidos de longe pelos consoles, com 18,5 bilhões”.
          Vc subestima o poder de “pay to progress” desses jogos f2p, especialmente nos mercados asiáticos que adoram jogos gacha e microtransações.

          1. Sim, nisso você tem razão. O pay to win é uma coisa real.
            E eu realmente devo estar subestimando a capacidade de ser imbecil do ser humano.

      1. Bobagem.
        É o maior em número de celulares. Mas a receita é baixa. E é baixa porque os “gamers” de celular não compram jogos.
        É como dizer que o mandarim é o idioma mais falado no mundo.

    3. Tenho duas dicas de jogos de smartphone que achei geniais, só que não sei se tem pra Android, joguei no windows phone:

      TENTACLES ENTER THE MIND
      PHOENIX FORCE

      , o primeiro tem muito potencial na minha opinião, pra lançar um segundo jogo, é da Microsoft Studios, é uma viagem pelo cérebro de um cara chamado Dr. Fofinho, alguma coisa assim. Eu não lembro direito, mas o texto é cheio de ironia com a consciência e a subsconciência, se não estou enganado é isso aí, dê uma olhada lá, baixe no Windows porque não sei se tem pra Android.

      E o segundo é um jogo feito por brasileiros, financiado pela Microsoft, são batalhas com chefes cada vez mais difíceis, é tipo Cuphead, ficar desviando de projéteis enquanto atira, de uma olhada no youtube, que pena que não houve continuação para esses jogos.

  2. Como é que os alienados chamam mesmo? Mendigo pass…..sabem de tudo. Se a Sonhyos não fizer algo parecido, ela é quem vai acabar mendigando.

  3. Google, Amazon, xbox, apple. A briga vai ser boa e ao mesmo tempo ruim pra estas empresas que terao que abaixar as margens.
    Neste cenario, para os consoles, bons exclusivos sera fundamental.

  4. O futuro dos jogos e consoles pode ter uma grande quebra de paradigmas, mudando drasticamente o layout do mercado de jogos como conhecemos. De toda forma, a MS está muito bem posicionada.

    1. A Microsoft só tá bem posicionada porque pensou muito a frente dos outros. Talvez Dom Matrick não estivesse errado sobre o console always on usando o poder de processamento em nuvem, mas impor este conceito sem um período de transição entre as geraçoes quase foi mortal pra marca Xbox.

      1. Como ela esta bem posicionada se ela ainda não lançou nada? somente Nintendo e sony que tem esses serviços funcionando, as demais esta desenvolvendo ainda

        1. Acho q oq ele quis dizer foi que ela é a Mais Bem Posicionada, já que tem lançado todas as fundações para a consolidação desse futuro, enquanto as outras so se deram conta dele agora.

          1. Mas ai é que tá, a MS ainda esta na fase de testes e desenvolvimentos de ferramentas para ser possível, não tem algo concreto que funcione, diferente da sony e da Nintendo que já estão em operação.

          2. Sony e Nintendo estão em operação neste novo tipo de mercado que está chegando? Q? Explique isso. Pelo que vi so quem está se posicionando é a MS, Amazon, Google e agora a Apple. Sendo a MS a que aparentemente está mais avançada

          3. PS Now tem vários defeitos, está a anos luz de estabelecer servidores em boa parte do mundo e só está disponivel no PC/PS4(muito diferente da proposta das q citei que é levar o “gaming” para os mais variados dispositivos). Nintendo não tem streaming, RE 7 rodou via streaming pelos servidores da Capcom, e muito mal, diga-se de passagem.

          4. É so questão da sony querer expandir, se esta devagar é porque a aceitação é pequena ainda, a sony esta mais preocupada com o PS4, que de onde vem a grana de verdade, RE7 por streaming pode não ser algo incrivel mas tende a melhorar a medida que a tecnologia avance

          5. Humm. Já dizia o velho ditado, “querer não é poder”. A Sony não vai bem das pernas nos outros setores que não sejam o PlayStation. Seus smartphones foram praticamente esquecidos, suas TVs estão sendo soterradas pelo apelo, marketing e preço superior de outras empresas, suas câmeras foram massacradas pela Canon e a Nikon, seus filmes há muito tempo vem sendo cada vez mais criticados, enfim… Evidentemente ela não tem muito pano para as mangas pra arriscar investir na área que as gigantes que eu citei estão investindo. Ora, mais de 2 anos desde o lançamento e ela ainda não trouxe servidores para boa parte do mundo, inclusive um dos maiores consumidores, o Brasil.

            E o streaming de RE7 está ultrapassado mesmo para os padrões atuais. Acho q nunca vi um serviço de streaming tão criticado, nem o de produtos independentes é tão detonado.

          6. A Sony pode não ser a gigante que já foi um dia mas no setor de games ela dá show, para que a Sony vai perder tempo e dinheiro para investir em streaming, se ela esta lucrando bem com o modo tradicional que não esta mostrando fadiga, esta só crescendo, ela não precisa de streaming, ao contrario da MS que fica perdendo tempo tentando reinventar a roda.

          7. Show? Que show? Ela vive por conta do erro do Xbox no inicio da geração e de estúdios que ela comprou há muito tempo. A sony está completamente estagnada, a tecnologia, não, e a preferencia dos consumidores também não. A MS está procurando desenvolver algo que ainda nao foi feito, então nao tem nada de “roda” nisso.
            Ela não precisa de streaming Atualmente. Mas se MS continuar a desenvolver inovações enquanto a concorrente continua na mesma há mais de 10 anos ela vai se arrepender de ter continuado no “modo tradicional”, como aconteceu com tantas outras.

          8. Cara o PS4 já parou de se aproveitar do erro da MS a muito tempo, ou a MS ainda esta errada, A Sony já saiu na frente com streaming então não é nada de novo, a MS esta investindo para melhorar, tecnologia não é uma verdade absoluta, carros voadores não saíram do papel, Kinect morreu, 3D não convenceu, tables estão afundando, não é porque alguem sonha com algo tecnológico que significa que isso vira realidade, o jogo pode se inverter a Sony pode muito viver com o tradicional enquanto a MS sair do setor de games porque o streaming não virou padrão.

          9. Foi o que falei pra ele lá atrás, empresa que se recusa a inovar ou se adequar a novas tecnologias, fica pra trás.

            Até sobre o Ps Now, imagina a Sony comprando o Gaikai por mais de 300 $ milhões em 2012 e não ter “foco” no streaming? Será que a empresa gosta de jogar dinheiro fora? A questão é até simples de responder:
            – falta de expertise na área
            – falta de maior poder de investimento

            Isso ocorre porque uma tecnologia como streaming não é assim simples de oferecer de maneira funcional e acessível para o jogador, e mesmo uma empresa gigante como a MS não há garantias de que funcione de maneira adequada no curto prazo. Todavia, são poucas as empresas com capacidade para chegar lá, e uma delas é a MS, e não Sony ou Nintendo.

            Há também a iminência de empresas gigantescas como Google, Amazon e Apple entrarem no mercado de jogos de maneira agressiva, e todo esse investimento da MS não é para competir com a Sony em si, com ela se consegue ligar, mas para se antecipar a um cenário futuro que se aproxima.

    2. Não sei se ela esta bem posicionada, ela assim como as outras estão na fase de promessas, tirando a sony e a Nintendo que já tem algo que já é comercializado, as outras ainda estão desenvolvendo

      1. Está bem posicionada porque além do ser uma empresa saudável financeiramente e administrativamente; está investindo forte em tecnologia pra games, reposicionando a divisão Xbox para um protagonismo que jamais teve dentro da MS. Não se resume a promessas vazias ou retórica para fãs, tem respondido com ações as demandas dos jogadores e fãs.

        1. Essas característica se aplicam as concorrentes também, além do mais como eu disse antes, os projetos dela ainda estão sendo desenvolvidos enquanto as concorrentes já tem algo pronto

          1. Não se aplicam não. Seria bom você ser mais específico quanto a esses projetos que ‘as outras’ tem e a MS supostamente não tem.

            Quantos Estúdios novos a Sony comprou/montou? Quais serviços dedicado a jogos em escala global a Sony ofereceu? Quais os investimentos que Sony e Nintendo fizeram em infraestrutura de rede e tecnologia na Nuvem? Qual iniciativa interessante Sony e Nintendo estão liderando na indústria de jogos atualmente? Qual projeto que Nintendo e Sony tem pronto que a MS ainda não tem?

            Tirando a questão dos jogos first party, que foi um gargalo crônico da MS na era Xbox One de 2017 pra cá, mas que já estão investindo forte pra mudar radicalmente o cenário, no quesito plataforma e tecnologia, ela está a pelos menos 2 degraus a frente da concorrência direta (Sony/Nintendo).

            Aquelas quem a MS considera ameaça não é Sony e Nintendo, com essas ela já sabe lidar, mas sim com quem está de fora querendo entrar nesse mercado, como Apple, Amazon, Google. Pois tem poderio financeiro e expertise logístico e tecnológico capazes de quebrar paradigmas.

          2. O que a nuvem tem com o mercado de games? a Sony e a Nintendo tem seus produtos cobiçados e bem colocados no mercado, nada por conta dessa tal de infraestrutura de rede e nuvem, jogadores querem jogos e afins a MS perdeu muito tempo para entender isso, como voce pode dizer que ela dá conta disso. Ela esta investindo agora isso é verdade mas demorou muito tentando reinventar a roda que ficou para trás, sabe o que a Sony e a Nintendo tem que a MS não tem? eu te explico cabeça voltada para o publico de games. a proposito os projetos as concorrentes são PS NOW, e a Nintendo tem jogos rodando por streaming

          3. Você além de não responder direito a minha pergunta, e ainda desdenhou da tecnologia da Nuvem, e de quebra ainda citou o ps now, que sequer funciona fora dos EUA, e a Nintendo. Além disso, meu 1 comentário foi sobre a MS estar bem POSICIONADA para o futuro que se aproxima, fazendo os investimentos corretos não só no fim do processo, que são os jogos propriamente ditos, mas em toda a cadeia produtiva e distribuição, que são tão importantes quanto para quem tem ambição de estar na vanguarda do mercado. A Ms tem os jogos dela também, apenas precisam investir mais, e já o estão fazendo.

            Você está vendo apenas pela ótica da produção de conteúdo próprio, que é aquela mentalidade do que chamo de ‘vicios da internet’, e eu lhe propus enxergar um pouco mais além, pra enriquecer a conversa.

          4. Enxergar mais para onde jairo, essa tal cadeia que voce diz já existe na concorrência, claro que a LIVE é melhor, mas não é a única que funciona, tudo que a MS tem a concorrência tem, pode não ser tão boa quanto a MS mas funciona o suficiente para atender os clientes, o PS NOW em questão não é foco da sony, a Sony não precisa de streaming e sabe se lá quando ela vai precisar, a proposito ela esta indo para Portugal, a MS ainda esta no berço, vai passar muita agua por baixo da ponte para sair do papel e provar ser bom, por enquanto é só promessa, além do mais a MS tá muito perdida para ser algo acima da concorrência, esta perdendo no PC ate para a novata da Epic games.

          5. Eu sinceramente não estou entendendo qual é a sua. Eu desde o início estou apenas disse que a MS está muito bem posicionada, tecnicamente melhor que a concorrência (leia-se Sony e MS), e você veio dizer com toda a carga dizer que não, que TUDO que a MS tem a concorrência também tem, e melhor, o que eu discordo 100%, e discordo em termos práticos, e fiz questão de pontuar o porque.

            Se a questão é essa de que “tudo que a MS tem os outros tem”, o contrário também se aplicaria, já que a MS também tem seus jogos first party de qualidade. E nem por isso ela deixou de investir, tanto que está comprando muitos estúdios, indo no principal, que é na geração do conteúdo, coisa que negligenciou em anos anteriores.

            E então eu pedi pra você me apontar onde os outros estão melhores tirando a questão dos jogos first party, e você tangisversou. E novamente eu lhe pergunto, agora quero que me responda ponto a ponto, se é que você pode me responder com argumentos ao menos razoáveis, porque você foi incapaz de me responder objetivamente o que eu perguntei antes.

            1. Quantos Estúdios novos a Sony comprou/montou nos últimos 5 anos?
            2. Quais serviços dedicado a jogos em ESCALA GLOBAL (atente para esta palavra) a Sony oferece ?
            3. Quais os investimentos que Sony e Nintendo fizeram em infraestrutura de rede e tecnologia na Nuvem/ ou similar?
            4. Qual iniciativa interessante Sony e Nintendo estão liderando na indústria de jogos atualmente?
            5. Qual projeto que Nintendo e Sony tem pronto que a MS ainda não tem?

            Agora você me diz que o PSN NOW é do jeito que é por falta de ‘foco’? Pelo amor de Deus, né? Se fosse tanta falta de foco, porque a Sony comprou a Gaikai lá em 2012 por mais de 300 milhões de dólares? Só pra gastar? Não é questão de foco meu caro, é falta de expertise e capacidade mesmo para implementar o que deseja na teoria, porque no mundo da tecnologia, uma coisa é querer, a outra é fazer.

            Eu quero pensar que você não esteja de má fé comigo, mas desconfio que esteja. Apesar de eu gostar muito da Sony e Nintendo no que toca a jogos, são empresas que oferecem um suporte e serviços a nível de consoles muito inferiores ao que a Microsoft oferece, e isso eu constatei na prática eu jogar no Xbox. Mas… cada um com seu cada um.

            Se for para você me responder com deboche ou desonestidade, melhor nem me responder mais. Paramos por aqui mesmo.

  5. Cadê a galera do game pass não dá lucro? KKK Amazon, Microsoft e Apple seguindo nesse ramo mas é pq elas já são muito ricas e querem ficar mais pobres já tá na cara isso.

    1. Disney vai lançar algo parecido, o foda é ganancia dessas empresas, se cada uma começar a criar seu próprio serviço de aluguel, o propósito acaba se perdendo, imagina ter que assinar vários servições de aluguéis, acabará ficando inviável.

      1. É foda a Disney já tá acabando com as séries da Marvel na Netflix , agora já era justiceiro dúvido q vai sair uma terceira temporada.

      2. Está aí o motivo de a Microsoft estar investindo muito em jogos 1P. O mercado está se fragmentando, as empresas de jogos querem suas proprias lojas e pra isso vai precisar e lucrar mais com jogos exclusivos. 2.5 milhões de unidades vendidas em sua própria loja lucra tanto quanto 4 milhões de unidades vendidas na plataforma da concorrente. E agora com o inicio de jogos via streaming esse pensamento só fica mais forte pois é mais uma maneira de explorar o mercado como cada produto (jogo).

    1. Não é perfil de usuário de smartphones comprar jogos nem alugar.
      Não adianta.
      A gente pode tentar olhar isso pelo lado positivo, mas você consegue se imaginar jogando SÉRIO em um celular?
      Se for caixista vai deixar de comprar jogos exclusivos da MS ou assinar serviços da MS para assinar um serviço de jogo para celular?
      Se for sonysta vai deixar de guardar o dinheiro suado para comprar um novo Uncharted para assinar game de celular?
      Pouco provável.
      São mercados totalmente diferentes e eu não vejo a minha mãe, tia, avós, torcedores de time de futebol (aqueles que não gostam de videogame mas têm celulares), não vejo gente que não gosta de games COMPRANDO ou ALUGANDO jogos para jogar.
      A maioria esmagadora dos usuários de celulares do mundo não gostam de jogos, OU os jogam em ocasiões muito pontuais.
      Então, a sua previsão, apesar de fazer sentido, se for feito um estudo aprofundado sobre ela, não bate com a realidade.

      1. Cara, teve gente que venho de outro pais para capturar Pokémon no Brasil. Roblox é um sucesso, Minecraft o jogo mais vendido da história, imagina jogos da Disney ou Nintendo com um passe livre? Não subestime os Smartphones, a quantidade de jogadores são infinitamente maior, a nova geração só joga em smartphones. Hoje já temos tecnologia para transformar o smartphone em um console de mesa um deck, só pegar um controle e se divertir na tv.

        1. Mas o ngc é q ele esta falando em outro aspecto. N ta dizendo que nao jogam no smartphone. Ta dizendo que a tendencia dos jogos de smartphones são os free to play com compras in-app, por isso um serviço de aluguel poderia nao fazer muito sucesso. A molecada que joga smartphone tb não enjoa como nós, joga um só por anos. Por isso as vendas de jogos desse mercado sao menores

  6. Se eu fosse o Tim Cook compraria a divisão Playstation da Sony e venderia o PS5, que na versão mais barata custaria apenas um rim pro sonysta (que devera ser chamado doravante de maçanysta). O Playstation pode ser uma bosta em quase todos aspectos, menos no marketing, pois a força da marca é inegavel. Como a Apple também vive de marketing, já que vende smartphone a peso de ouro pra rico que saiu da favela ficar ostentando, portanto ela deter os direitos da marca Playstation seria juntar a fome com a vontade de comer. Obs: Eu achava que a Amazon iria compra a Sony, mas parece que o CEO Jeff Bezos pôs o pinto onde não devia e agora o processo de divorcio vai ser beeeeeeeemmmm caro.

  7. Mas segundo os sonystas o Game Pass é ruim, é para mendigo e blá blá blá. Como pode uma empresa como a Apple, que disputa com a Microsoft o status de empresa mais rica do mundo, querer também seguir nessa ideia?!

  8. Gente, só para deixar bem claro o que eu já falei para alguns amigos aqui.
    Eu sei que o mercado de celulares é o maior do mundo (superando todos os consoles e PC juntos).
    Mas raciocinem de um ponto de vista mercadológico.
    Não adianta 4 bilhões de celulares no mundo se o os usuários de mobile que realmente vão jogar num celular não deve chegar a 100 milhões.
    A conta não bate.
    Respondam aqui: Alguém aqui – seja caixista ou sonysta – deixaria de investir seu suado dinheiro para comprar o Gears 7, Uncharted 10, TLOU 4, Battlefidl 45, Call of Duty 56 para assinar um serviço de game em celular?
    Alguém aqui diria “Yeay! Vai sair o novo Angry Birds e eu PRECISO assinar o serviço de games da Apple ou da Google pra jogar essa obra-prima.”
    Não. Não vejo isso como uma realidade.
    Eu comprei um joguinho para o meu celular há 3 anos e só comprei outro há algumas semanas (Game Tycoon Studios – ou algo assim). E isso porque estava na fila do dentista, ia demorar e eu tava no tédio e já tinha jogado todos os games “de grátis” que quase sempre são uma merda.

    1. Existem dois tipos de jogos, para Mobile e para PC/Console. Os jogos para Mobile atingem mais de um bilhão de pessoas. A galinha dos ovos de ouro está aí e quase ninguém está coletando os ovos. Isso falando de grana, de disponibilidade, não de qualidade e tipo de jogo. Tem muita coisa para ser explorada nos jogos Mobile. E não se esqueça que muitos jogos Mobile estão no modelo de negócio chamado Freemiun, que são aqueles que você pega gratuito, mas tem compras no app, como Candy. Esse modelo, igualmente chegou nos consoles e PC com suas intermináveis DlC’s.

      Para se ter uma noção da força da loja da Apple, eles já chegaram a ter receita na casa dos 20 bilhões. Os dev’s preferem postar seus conteúdos na Apple pois os ganhos por lá são superiores a Play Store. Isso não sou eu quem está dizendo, só pesquisar.

      O próprio Nadella, já disse que o segmento de jogos ainda é pouco explorado e ele não se referiu apenas ao Xbox e PC. Por isso é fácil entender o motivo da movimentação dos projetos Xcloud e Core OS, etc.

      Sobre a Apple, ela está muito atrasada em diversos segmentos, inclusive games. Aliás, Apple deverá perder suas relevância, assim como já vem acontecendo, por causa da falta de diversidade de serviços e produtos. Uma empresa que depende 60% da sua receita de uma único produto, iPhone, não terá condições (a curto prazo) de alavancar serviços e produtos novos do nada. Vai penar muito. Assim como a Google, que depende 80% das propagandas, também está tentando se jogar para outros segmentos (sem muito sucesso), para não acontecer o pior.

      Mas não confundam as cosias, a Apple ainda pode chegar ao topo de novo, mas, o risco dela é maior que qualquer outra. Só ver as variações das empresas de tecnologia e a MS foi a úncia estável no mercado.

    2. Mas talvez não seja jogos de celular, talvez sejam jogos AAA, por streaming tudo é possível, mas voce citou a diferença entre ter celular e jogar nele, realmente a conta não bate, será que os jogadores de celular querem jogar jogos grandes? eu meio que duvido

    3. A Activision faturou quase um bilhão de dólares, 25 % do faturamento da empresa, com Candy Crush, um joguinho de celular. Mercado Mobile não deve ser subestimado. Cedo ou tarde o processamento em nuvem vai elevar os jogos de smartphone a outro patamar e os jogadores vão escolher quando, aonde e como vão jogar. A Microsoft está preparada pra esse futuro, já a Sony e a Nintendo não, provavelmente vão virar apenas produtoras de conteúdo.

    4. Se apenas 100 milhões pagarem para ter o serviço é muita coisa. Talvez vc não tenha esse costume, talvez eu não tenha esse costume, mas a molecada joga sim no celular, tenho um sobrinho que joga fortnite e pubg no celular, alem de varios outros jogos que nunca ouvi falar, como ff bravius alguma coisa, achei chatissimo e sou fã de Final Fantasy, ele joga ha anos. É o futuro, tanto que a m$ ja ta pensando nesse publico com o xcloud, não existe empresa bozinha, querem lucro e de preferência exorbitante. Eu vejo a longo prazo o xbox deixando de existir como conhecemos e virando apenas uma plataforma digital que vai rodar ate em geladeira.Hj assinamos netflix, amazon prime, hulu, etc, no futuro acho que assinaremos nintendo, playstation, xbox.

      1. Molecada não tem dinheiro.
        Pais não têm costume de colocar cartão de crédito no Google Play nem no Apple Store para a molecada.
        Tem muitos fatores aí, não é tão simples como você imagina.
        Meus amigos que têm iPhone e compram iPhones pros seus filhos (ou iPads) fazem eles usar a conta familiar com os apps, compram um jogo ou outro. Não é como mercado de games onde você compra 40 jogos por ano entre promoções e lançamentos.
        O público que joga em celular não é gamer no real sentido da palavra.

      2. Você citou o ponto mais fraco dos jogos para celular. Você compra um pra nunca mais. A molecada não enjoa como nós enjoamos, então o giro desse tipo de mercado é diferente e o lucro infinitamente menor

        1. Mas eles jogam esse jogo infinitamente e gasta nele, so o fato de acessarem a plataforma para usar o jogo a apple ja esta ganhando da produtora do jogo, não sei se sabe, mas o que mais da dinheiro para apple não é venda de iphones, mas o que as empresas pagam para hospedar serviços e jogos em sua loja e o valor que as operadoras de telefonia precisam pagar para ela. Lucro menor? somente candy crush foi responsavel por 1 bilhão de lucro para activision nos ultimos 12 meses.

          1. Você so corroborou com o que eu disse. O lucro dos jogos no smartphone se faz Dentro do jogo, não fora dele. Não se faz mto dinheiro vendendo jogo, se faz muito dinheiro vendendo Dentro de um jogo que a galera ja curtiu e se viciou, como Candy Crush.

          2. AH sim, não se faz hoje pois esse modelo não existia, assim como não se fazia antes dessa geração nos consoles, cada jogador comprava um numero de jogos limitadissimo, vi uma pesquisa, que vou procurar novamente depois, que um jogador comprava em media cerca de 10 jogos ao longo de uma geração inteira, creio que esse numero vai crescer muito nessa geração com os inumeros serviços que oferecem descontos na compra de jogos digitais.

          3. Verdade. Mas ainda discordo que isso se aplicaria aos “gamers de smartphone”, eles tem um perfil diferente. Inclusive eu tenho uma teoria pra explicar isso q vc falou. No passado videogame era “coisa de crianca”, justamente porque era algo novo e geralmente somente crianças se interessavam. Crianças não tem poder aquisitivo algum, então elas não podem comprar jogos a não ser q seus pais o façam, e já que a maioria considerava isso uma “besteira” e algo infantil, não investiram. Mas agora a geração que jogava SNES em 90 já cresceu e ganhou poder aquisitivo, muitos ainda jogam, criando assim um público que não se resume mais a crianças, mas a adultos também. Por isso a venda de jogos aumentou dramaticamente ao passo que estas crianças cresciam.
            Enfim, o fato é que grande parte dos que jogam no smartphone são crianças e não se preocupam com comprar jogos, não enjoam, jogam pubg e free fire por horas incansavelmente, os pais então não se preocupam com comprar jogos de celular pra eles. Mesmo os “pais gamers”, 95% vao preferir inserir o filho no mundo dos consoles/PC em vez de ficar comprando jogo de celular pra o moleque

          4. Sim, isso é fato, quem cresceu consumindo games continua consumindo depois de adulto e com poder de compra, mas mesmo assim, esses mesmos adolescentes dos anos 90 não compravam jogos assim nos anos 00’s e nem no inicio da decada passada, isso mudou nessa geração, os jogos digitais nos consoles, seguindo o modelo da steam e baseado em serviços que nessa geração se consolidaram como carro forte, Gold e Plus com seus respectivos descontos semanais e promoções, barateou muito o custo dos jogos, e isso empurrou as lojas a tbm diminuirem os valores desses mesmos jogos, quantas vezes vc ja não viu um jogo que era dado na gold ou na plus imediatamente ter queima de estoque nas lojas? Creio que o modo como se consome games mudou, tem razão, hoje quem consome no celular consome freemium, mais por falta de opção, creio que esse modelo de aluguel tem muito valor, e vamos ver isso cada vez mais daqui p frente, não teremos mais quebra de geração, apenas um novo modo de consumir jogos, inclusive nos smartphones.

          5. Sim, concordo que essas são as duas causas. Mas justamente pelo que voce disse eu nao acho que um aluguel de jogos emplacaria nos smartphones, mto menos na Apple. Até porque quem quer jogar mesmo compra o Android, que tem uma loja mais rica e um hardware mais robusto para jogos, além de uma tela maior e som superior.

          6. Mas usuário da Apple é early adopter, se vier um serviço que seja a netflix dos smartphones, ele vai ingressar, ainda mais se tiver um buzz forte no inicio, não vai querer ficar de fora, precisa levar em conta isso, levando em conta que é mais seguro, o usuário não tera medo de utilizar e se ele tem iPhone ele tem mais poder de compra. O Android ja é meio que os pcs, não é seguro, tudo pode ser pirateado e os jogos hackeados, jogar contra cheaters e por ai vai, não tem o porque do usuário comprar jogos nele.

          7. Hmm, argumento convincente. Havia esquecido que usuário de iPhone é modinha amante de status… Não que o serviço seja realmente usado, mas comprar so pra dizer que tem… Uma grande possibilidade

  9. Li os comentários e vi que toda a gente acha que o serviço seria para iPhone, os portáteis da Apple são dos melhores do mercado e com capacidade para correr os melhores jogos.
    Esse serviço não será descabido no entanto a ressalva está no facto de muitos dos equipamentos serem utilizados em meios profissionais e será talvez esse o maior receio deles

  10. Se a tendência do mercado gamer for esse e se consolidar no futuro vai ter muita empresa pega de calças curtas.
    Músicas, celulares, notebooks e filmes
    passaram por mudanças parecidas e muitas empresas ficaram pelo caminho ou estão flertando com a falência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *