Aquisição da Activision Blizzard: FTC leva Microsoft à Justiça para bloqueá-la, é oficial

Trovejou que choveu: a FTC (Federal Trade Commission), órgão antitruste dos Estados Unidos, decidiu levar a Microsoft à Justiça pela aquisição da Activision Blizzard, na tentativa de bloqueá-la. A linha dura, rumores nos últimos dias, prevaleceu, portanto, com a casa de Redmond tendo que superar um enorme obstáculo para chegar à conclusão positiva do negócio.

As motivações da agência são muito diretas e citam o fato de que com a aquisição a Microsoft assumiria o controle de algumas das mais fortes franquias de videogames de todos os tempos, prejudicando a concorrência no mercado de consoles e de serviços por assinatura, negando ou reduzindo o acesso dos concorrentes a determinados conteúdos.

Daí o desejo de bloquear o negócio de US$ 69 bilhões, o maior de todos os tempos para a Microsoft e para o mercado de videogames como um todo, que lhe permitiria “suprimir os concorrentes” dos consoles Xbox, de seu serviço de assinatura “crescendo rapidamente” e jogos em nuvem.

A FTC tomou como exemplo o que a Microsoft fez com a aquisição da Zenimax  (Bethesda) e como tem utilizado os seus jogos, em particular os da Bethesda, tornados exclusivos da Xbox, para minar a concorrência, comportando-se de forma contrária ao que foi afirmado perante os europeus autoridades antitruste, segundo eles.

Holly Vedova, diretora do Bureau of Competition da FTC, disse a esse respeito que “a Microsoft já mostrou que pode e vai tirar conteúdo de seus rivais. Hoje queremos impedir que a Microsoft assuma o controle de um estúdio independente líder e use para prejudicar a concorrência nos mercados dinâmicos e crescentes de videogames.”

A FTC lembrou então que a Microsoft já tem dois consoles no mercado, Xbox Series X e S, além de um serviço de assinaturas de sucesso, o Game Pass. A própria Activision é uma das maiores desenvolvedoras do mundo capaz de criar jogos de sucesso de alta qualidade para múltiplas plataformas, com grandes franquias como Call of Duty, World of Warcraft, Diablo e Overwatch.

A FTC teme que, se o acordo for concluído, a maré possa mudar, já que a Microsoft manipula o mercado por meio do preço dos produtos da Activision, reduz a qualidade de seus jogos em plataformas e serviços concorrentes, muda os termos e o tempo de acesso a seus conteúdos e torna alguns deles exclusivos.

A votação da comissão terminou com três membros a favor do bloco e um contra (o de Christine S. Wilson). A ata da reunião em que foi deliberada a disposição sensacionalista será publicada em breve.

 

Fonte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *