Os advogados da Sony escreveram em um documento enviado ao CMA, pedindo para bloquear a aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft, que os jogadores de hoje são muito mais exigentes do que os do passado. A tese pode estar correta, só que para prová-la não se referiram a estudos, mas aos dois primeiros resultados obtidos no buscador Google, chave de busca “gamers are picky”.
A descoberta foi feita pelo usuário do Twitter @SenninSage, que ficou intrigado com a estranheza das afirmações da Sony. De fato, no texto podemos ler: “As conversas em fóruns, chats e sessões públicas de jogo confirmam que os jogadores estão atentos à menor variação no desempenho do jogo”.
De acordo com os advogados da Sony, “falhas, congelamentos e falhas, bem como gráficos e tempos de carregamento, têm um grande impacto na satisfação do cliente”.
Who wants to see what it takes to be one of Sony's lawyers? Yes, their lawyers literally googled and just picked the first two forum results, one that's over 10 years old and submitted to CMA in their desperation to have the deal blocked. pic.twitter.com/DuwNqGWzv9
— SenjutsuSage Hi-Fi Rush (@SenninSage) April 7, 2023
O ponto crucial não é tanto a tese, que em parte também poderia ser compartilhada, mas as fontes usadas para demonstrá-la: uma postagem no Reddit intitulada “Jogadores, por que todo mundo é tão exigente hoje em dia” e uma discussão no fórum Giant Bomb: ” Are Gamers to Picky”, que são os dois primeiros resultados da chave de pesquisa indicada acima.
Resumindo, os advogados da Sony não devem ter feito uma pesquisa muito aprofundada sobre o assunto, aparentemente. Provavelmente por falta de tempo, já que o órgão antitruste inglês exige respostas rápidas.
O problema é que eles provavelmente nem abriram os links de origem. Se tivessem feito isso, teriam notado que a postagem do Reddit foi fechada e arquivada há um ano e atualmente não contém o texto original, mas apenas trinta comentários, enquanto o tópico do fórum Giant Bomb data de 2012, com o último de 50 apresentar respostas publicadas há dez anos.
Resumindo, talvez o material seja um pouco fraco para demonstrar o risco da Microsoft piorar Call of Duty no PlayStation para favorecer o Xbox.