Atenção: Falha perigosa deixou o Wi-Fi vulnerável, mas dispositivos da Microsoft estão salvos!

windows-phone-android-ios

A Microsoft foi muito rápida no gatilho e hoje, 16, na data que marca 13 anos de existência do protocolo WPA2, que protege quase todas as redes modernas de Wi-Fi no mundo, e agora foi divulgada uma grande vulnerabilidade justamente no seu aniversário.

Com tais falhas, foi possível interceptar a conexão entre o dispositivo e o roteador, roubando informações pessoais ou até mesmo injetando conteúdo malicioso. Todos estão em perigo, aliás, quase todos.

Antes de tudo, vale ressaltar, o ataque funciona contra todas as redes modernas de Wi-Fi protegidas. As vulnerabilidades estão no protocolo WPA2, não em implementações ou dispositivos específicos. Portanto, Android, iOS, Mac, Linux, Windows 10, entre outros estão no mesmo barco.

Como me livro disso?

A resposta é fácil, se você possui algum dispositivo da Microsoft, do Windows RT ao Windows 10, saiba que silenciosamente a Microsoft já liberou a atualização para seus dispositivos. Cabe notar, o Windows RT está morto, mas o suporte para patch de segurança vai até 2023. Logo, mantenha seus dispositivo com Windows atualizados, caso você não tenha nenhuma atualização pendente  no Windows Update é porque seu dispositivo já está atualizado!

Enquanto isso, o Google vai liberar um patch de segurança para o Android no dia 6 de novembro. Quem possui um smartphone Pixel estará protegido; caso contrário, será necessário esperar a boa vontade das fabricantes. A Apple ainda não se manifestou. O Linux é mais afetado que os outros porque, além de estar vulnerável às brechas no protocolo WPA2, possui uma implementação falha, mas algumas distribuições estão sendo corrigidas.

Olha só a ironia do destino, o Windows RT sendo atualizado de forma mais eficaz que os Androids. Não tem como negar o bom trabalho da Microsoft nesta questão.

34 comments on “Atenção: Falha perigosa deixou o Wi-Fi vulnerável, mas dispositivos da Microsoft estão salvos!

  1. ”A Apple ainda não se manifestou” pelo que li os casos mais críticos e que não vão receber correção em 99% dos casos são o do Android, Linux PC que já tem o pacth mas ninguém sabe quando vai ser liberado ao público, Windows e IOS estão de boa.

  2. Se depender das fabricantes que usam Android, muitos aparelhos ficaram vulneráveis pra sempre ,sem falar os que já estão vulneráveis e abandonados a tempos.

    A salvação do Android é as roms modificadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *