O chefe do Xbox Game Studios, Todd Howard, compartilhou uma história engraçada do passado em uma entrevista à Wired – descobriu-se que a versão para console de The Elder Scrolls IV: Oblivion foi originalmente planejada para o Xbox original, e os desenvolvedores tiveram enormes problemas na otimização do RPG para hardware antigo. A verdadeira tábua de salvação para eles foi a decisão da Microsoft de mudar para uma nova geração antes do esperado – quando revelou as características do Xbox 360 ao estúdio, a administração imediatamente deu uma festa barulhenta.
“O Xbox estava com muita falta de memória para um jogo tão grande. E quando a Microsoft nos contou sobre o Xbox 360, imediatamente demos uma festa. Nossos programadores estavam radiantes de felicidade – eu nunca os tinha visto assim antes”, Howard disse.
The Elder Scrolls IV foi lançado em 2006 e se tornou um exclusivo temporário para consoles Xbox 360, fortalecendo a parceria entre Bethesda e Microsoft. Anos mais tarde, a Bethesda Game Studios passou a fazer parte da corporação.
Segundo rumores, uma remasterização de The Elder Scrolls IV está sendo preparada e não será lançada no PlayStation 5 .
Todd Howard também disse que Fallout 76 ajudou a Bethesda Game Studios a se tornar melhor. Este é o primeiro jogo online do estúdio, que lhe ensinou muito – ao longo do caminho teve que passar por muitos obstáculos, mas no final foi só para o bem .
Além disso, o jogo aproximou desenvolvedores e fãs – a Bethesda tentou responder rapidamente até mesmo aos menores pedidos do público e lançar patches muito rapidamente, o que não acontecia antes. Hoje, Fallout 76 possui uma base multimilionária de jogadores .