Com a vitória da Microsoft contra a FTC, voltou à moda pensar nas possíveis adições que a aquisição da Activision Blizzard, caso fosse finalizada, levaria ao Xbox Game Pass, obviamente começando com Call of Duty: mas quando a série em questão poderia chegar no serviço de assinatura? Não tão cedo, existem documentos que apoiam para 2024 ou 2025.
A bem da verdade, a informação não é nova, visto que se encontra, semi-oculta, entre os muitos papéis que caracterizaram o processo judicial entre a Microsoft e a CMA britânica, antecedendo portanto todo o processo a que assistimos entre a Microsoft e a FTC, que acabou ontem com a vitória da Microsoft.
if you’re wondering when new Call of Duty games arrive on Xbox Game Pass if the Activision Blizzard deal goes ahead, the CMA previously revealed it’s not until 2025 pic.twitter.com/s8R6wbH8N7
— Tom Warren (@tomwarren) July 12, 2023
Mesmo que a aquisição da Activision Blizzard fosse bem-sucedida, de fato, a partir dos documentos coletados pela CMA, parece que a espera por Call of Duty no Xbox Game Pass ainda seria bastante longa, pelo menos no que diz respeito a esta série em particular.
“Com base nisso, esperamos que os benefícios comecem a ocorrer dentro de um prazo razoável (embora na prática provavelmente haja algum atraso entre a conclusão da aquisição e a chegada do Call of Duty no Game Pass em 2025)”, diz o texto os documentos fornecidos pelo CMA.
Parece ser um estudo feito pela CMA sobre o assunto, portanto não pode ser tomado como uma informação precisa e oficial, mas é indicativo do que poderia acontecer com Call of Duty se a aquisição fosse fechada, ou seja, ainda haveria um período de espera bastante longo antes de ver a série no Xbox Game Pass, onde chegaria em 2025.
Nos documentos da FTC foram ditos que o acordo com a Sony acabaria em 2023, então existe muitas informação imprecisa quanto a isso ainda.
Entre as razões para esse intervalo estão provavelmente os acordos que a Activision Blizzard fez com a Sony, que vinculam Call of Duty ao marketing exclusivo com o PlayStation e impedem o lançamento de títulos no Xbox Game Pass. Estes expirarão em 2024, mas provavelmente o primeiro capítulo a poder chegar ao Game Pass seria o do ano seguinte.
Cabe lembrar que todos os títulos já lançados de Call of Duty sem marketing com a Sony poderão ser liberados assim que a aquisição for oficializada, ou seja, não precisam esperar por meses.