A Capcom publicou o relatório financeiro do primeiro trimestre do ano fiscal, que é de 1º de abril a 30 de junho de 2022. A partir dos dados compartilhados, ficamos sabendo que a empresa japonesa registrou queda nos lucros anualmente, mas acredita que o os resultados continuam sólidos e espera fechar as demonstrações financeiras de final de ano com resultado positivo.
Pela primeira vez em anos, a Capcom viu um declínio nas vendas e nos lucros. Especificamente, estamos falando de uma queda de 47,9% nas vendas e uma receita operacional 48,9% menor em base anual. A queda se deve principalmente ao segmento “Negócio de Conteúdos Digitais”, que registrou vendas líquidas de aproximadamente US$ 145 milhões (-54,8% em base anual) e receita operacional de pouco menos de US$ 92 milhões (-48,7%).
O primeiro trimestre foi impulsionado pela franquia Monster Hunter, com 4 milhões de cópias vendidas, seguida por Residen Evil, com 2 milhões de cópias. Devil May Cry e Street Fighter colocaram um milhão de cópias.
Na verdade, esses números são amplamente justificados quando consideramos que no ano fiscal anterior a Capcom lançou blockbusters como Resident Evil Village e Monster Hunter Rise. Em suma, foi difícil replicar o sucesso e por isso a Capcom acredita que os resultados ainda são “sólidos” e afirma que ainda está a caminho de fechar o balanço em positivo pelo décimo ano consecutivo.
O objetivo da empresa japonesa agora é focar no lançamento de jogos de alto nível no segundo semestre do ano e continuar a impulsionar as vendas digitais. Além disso, Monster Hunter Rise: Sunbreak, lançado em 30 de junho, apenas no final do trimestre, está fazendo grande sucesso e ultrapassou 3 milhões de cópias distribuídas e vendidas digitalmente.