A situação bizarra que surgiu em torno do Cyberpunk 2077 enfraqueceu a CD Projekt RED a ponto de o estúdio polonês arriscar a aquisição, e a Microsoft poderia tirar vantagem disso: a DFC Intelligence, uma empresa especializada em pesquisa de mercado, escreveu isso em um relatório.
Graças às investigações de Jason Schreier, descobrimos os motivos do desastre do Cyberpunk 2077 e, embora as ações do CD Projekt RED tenham aumentado após as declarações e desculpas públicas de Iwinski, a equipe de desenvolvimento pode nunca se recuperar do que aconteceu.
O problema, como aponta DFC Intelligence, é ao mesmo tempo econômica e de reputação: os autores de The Witcher 3: Wild Hunt têm literalmente perdido bilhões de dólares em ações, mas acima de tudo, eles perderam a confiança de muitos usuários dos consoles.
“As ações da CD Projekt RED perderam 50% de seu valor em dezembro de 2020”, diz o relatório. “Esta é uma situação inaceitável para uma empresa que acaba de lançar o que deveria ser seu melhor produto. Uma empresa maior teria evitado tudo isso por meio de relações públicas simples e estratégias de marketing.”
“Infelizmente, a reputação da empresa polonesa foi comprometida, tornando-a o provável destinatário de uma aquisição. Afinal, se a equipe fizesse parte de uma empresa maior, não teria enfrentado essas dificuldades extraordinárias.”
A DFC Intelligence destacou que uma aquisição pela Microsoft parece plausível, embora após a transação de 7,5 bilhões de dólares para a compra da Bethesda, a empresa de Redmond pode não sentir mais a urgência de assinar outras grandes acordos.
“A lição que pode ser aprendida com o caso Cyberpunk 2077 é que o papel do editor em termos de distribuição, marketing e relações públicas ainda é muito importante”, conclui o relatório.
“Muitos argumentam que os aspectos promocionais de um grande lançamento não são mais tão relevantes, mas o que aconteceu mostra que não é o caso.”
O que vocês acham? Seria interessante a Microsoft se preparar para comprar a CD Red Projekt agora?