CEO da Microsoft: “Não entendi por que o mundo carecia de alternativa ao Android e iOS, a menos que mudássemos as regras”

nokia-microsoft-google-apple

Temos algumas declarações polêmicas do Satya Nadella, o indiano CEO da Microsoft, a respeito do que segundo ele, foi o “desespero da Microsoft“. Claro, vamos falar da aquisição da divisão de dispositivos móveis da Nokia pela Redmond.

Não é novidade, o CEO da Microsoft era contra a aquisição da Nokia Mobile, mas em sua nova autobiografia, Nadella revelou seus pensamentos na época.

Em seu livro, ele comenta:

“O acordo da Nokia [foi um] exemplo doloroso dessa perda [no celular]. Estávamos desesperados para recuperar o atraso depois de perdermos a evolução da tecnologia móvel … A Nokia deixou de ser líder de mercado em celular e caiu para a terceira colocação”.

“A esperança era combinar as equipes de engenharia e design da Nokia com o desenvolvimento de software da Microsoft para acelerar o nosso crescimento com o Windows Phone e fortalecer nosso ecossistema geral de dispositivos. A fusão poderia ser algo grande e dramático para que o Windows alcançasse o iOS e o Android no celular “.

Nadella, no entanto, votou contra o acordo quando Steve Ballmer estava na posição de CEO da empresa. Ele explicou o porquê, dizendo:

“Votei não”, escreve Nadella. “Não entendi por que o mundo precisava de um terceiro sistema operacional móvel, a menos que mudássemos as regras … Mas era tarde demais para recuperar o terreno que perdemos. Estávamos perseguindo as luzes traseiras dos nossos concorrentes”.

Muitos de nossos leitores observam que o Windows Phone teve sucesso significativo na Europa, mas Nadella descartou esses ganhos, dizendo:

“Participação de mercado de dois dígitos em alguns países europeus”. Mas o Windows Phone permaneceu sempre numa posição distante em terceiro lugar no mercado.”

Os esforços da Microsoft após a aquisição, é claro, decepcionaram muitos de nossos leitores. Os aparelhos da marca principal foram cancelados, uma grande variedade de dispositivos low-end pouco diferenciados e de baixa qualidade foram lançados e Nadella acabou por cancelar a aquisição total de US $ 7,5 bilhões em 2015.

“Comprar uma empresa com fraca participação de mercado é sempre arriscado”, explica Nadella. “Nós só devemos estar no negócio do telefone quando tivermos algo realmente diferenciado“.

Bem, a Microsoft, pelas mãos de Nadella, só volta ao jogo móvel quando tiver algo que “mude as regras” – ou seja, claramente a empresa não desistiu. A essa altura do campeonato, nós já sabemos que smartphones não são mais o objetivo da Microsoft, mas o indiano prometeu lançar um “dispositivo móvel definitivo“, uma nova categoria de dispositivos telefônicos que foi apelidado pela mídia como Surface Phone, com uma forma singular.

Mas as questões são: o mundo está bem com o dualpólio? Teria lugar para um terceiro sistema móvel? Ou a Microsoft tem que voltar “mudando as regras”?

Fonte: Thurrott

205 comments on “CEO da Microsoft: “Não entendi por que o mundo carecia de alternativa ao Android e iOS, a menos que mudássemos as regras”

    1. Não é teu amigo?!
      ;-}
      Mas está ai um erro, posso morder a lingua. Mas WM/WP não adianta mais.
      Alias nunca adiantou.
      Para funcionar teria que ser um sistema limpo, como era o Symbian e que gerencie melhor a memoria.
      Travoid é outro lixo comedor de memoria.

  1. Impressionante como até hoje novas informações sobre esse desastre da fusão continuam a aparecer.

    A maioria das coisas que fazemos numa situação de pressa e desespero acabam em um desastre, e infelizmente foi o que aconteceu com a MS.

  2. Nadella é o responsável pela morte do Windows Phone. Dizer que o Windows phone não tem lugar no mercado é o mesmo que dizer que o Xbox não tinha lugar no mercado por que estava dominado pelo Playstation e Nintendo. O celular da Microsoft é bom. Os aplicativos com efeitos em Blur são um charme a parte. A Microsoft não quis enfrentar o mercado por que não quis. Deve ter ganhado mais dinheiro saindo fora do que enfrentando. Portanto. Acostumem-se a terem um android ou ios apenas. Sem escolhas. Os efeitos já vejo na loja do android com todo mundo reclamando que os apps já não funcionam mais como eram antigamente.

    1. Fora os serviços…
      O Nadella capa o armazenamento gratuito do OneDrive para 5gb.
      Enquanto isso, posso armazenar infinitamente fotos e vídeos em alta qualidade para o Google Drive sem ocupar um único MB dos 15gb gratuitos.
      Músicas? Posso armazenar 50.000 músicas em mp3 320k e fazer streaming delas onde eu estiver. Sem ocupar nada de espaço (o Groove faz isso, até 50.000 músicas, mas é inútil, pois consome o meu espaço já mirrado).

      1. em alta qualidade também não

        bem, o nadella é indiano, quis mostrar serviço… cortou os custos com o WP, focou onde dá receita e pronto, as ações subiram

        se o nadella tivesse sido o CEO no começo do Xbox provavelmente teria o mesmo fim que o WP

          1. Xbox também sangrava dinheiro no começo. Surface também não foi esse sucesso todo não, tanto é que o RT morreu… apesar de ser um ótimo device, em marketshare nem chega perto do iOS com 90% do mercado dos tablets “premium” (acima de 200 dolares)

          1. A Microsoft vai se afastar cada dia mais do consumidor comum, focar apenas no tal corporativo, o que também é uma aposta alta, se falhar, não tem mais pra onde correr. Um público enorme, entre 15 e 25 anos já não usa mais nenhum serviço da Microsoft, muita gente sequer sabe o que a Microsoft oferece. Agora pergunta pra essa mesma galera se eles sabem quem é Google e Apple?

          2. A Microsoft tem um elefante branco na sala.
            Não há alternativa: ou abandona o Windows Clássico e migra completamente para o Windows Runtime (plataforma universal) ou é carta-fora!
            Windows, Skype, Office, Xbox.
            Esqueça! Todos são produtos obsoletos.
            Windows clássico… não atrai mais inovação, apenas manutenção.
            Skype… cada dia mais programas de comunicação direta tomam seu espaço.
            Office… pagar licença? Os demais oferecem soluções “gratuitas”.
            Xbox e Playstation? Os novos padrões desenvolvidos pela MPGE (Heic e Heif) vão permitir a unificação no desenvolvimento de soluções web (streaming e jogos). Sim, terá de enfrentar a concorrência da Apple Tv em menos de dois anos com toda a completa solução de entretenimento Web que já está disponível – esportes, televisão ao vivo, fitness e demais. A iPtv enterrando a televisão por radiodifusão.
            Ah, mas não como diz um certo alguém – o Capachão da Tv Colosso – não vi definição melhor – isso é só papo de “techmanja”.

          3. Hahahaha, você é um puta techmanja. Cara, chorei o dia que você tava discutindo com o bufão e ele bateu de frente com você, hauahauahaua, da até dó.

          4. Eu não sei o que passou na cabeça do Alexandre em deixa o blog na mão desse boçal, só fala merda, só se contradiz, não tem argumento e só fala bosta. Em que universo um produto ter cada vez mais participação no mercado pode ser negativo? A Google tá engolindo a Microsoft e esse bufão falando que a Microsoft é dona do android… ser dona de algumas patentes não significa que ela é dona do sistema, lembrando que patentes vencem, se continua nessa visão, a Google continuar desenvolvendo e levando o Android cada dia a mais dispositivos, logo a Microsoft fica chupando o dedo e some.

          5. Microsoft? Jaime, a Microsoft a Google já engoliu com farinha, afinal são 141 bilhões anuais contra 80 bilhões e o destrono de sistema operacional mais usado mundialmente. Agora ela começou a armar-se para destronar a Apple, como sempre declarou Jobs. Vai levar tempo, afinal é preciso ter toda uma infraestrutura independente do Linux, o que se desenha com o Fuchsia que não é um sistema derivado do Linux, mas um Unix, que compartilha toda a estrutura Open Source disponível aos sistemas *nix.
            O Alexandre é gente finíssima, mas não tem mais tempo livre para dedicar-se.
            André, o MVP, é incompreensível como pode ser tão desconectado da realidade. Como disse o Rafael, é tão fã que se tornou alienado.
            Nem converso mais, só gargalho das idiotices que publica.

          6. Marcelo Pacheco?

            Marcelo Pacheco é um rapaz finíssimo! Estudioso, comprometido, sincero, verdadeiro. Amigão!

            Marcelo é realista, e fã, mas nada que o impeça ou atrapalhe profissionalmente.

            Outro dia tivemos uma conversa técnica e hoje compartilhamos de muito em comum. Uma era a perspectiva que tínhamos depois dos anúncios dos últimos três anos. Outra foi a análise que fizemos depois desse período. Há um elefante branco gigante na sala, e não sabem o que fazer com ele. Não se faz uma omelete sem quebrar os ovos ?. Não há como agradar gregos e troianos, mas não saem de cima do muro. Hoje Marcelo acredita de que muito do que esperava da Microsoft pode não se realizar. Enfim…

          7. Só de ver as matérias do Alexandre e do Marcelo, se percebe que os dois parecem ser gente boa mesmo.
            Eu só fico na dúvida com o Aurélio Baboo. O cara parece que está no ramo há um bom tempo, parece ser respeitável, mas sinto um pingo de arrogância e prepotência nele também. Parece ser tão difícil de lidar com ele quanto é com o Buss.

          8. Arrogância. Irmã da vaidade. O início da derrubada.
            Aurélio já teve o portal mais visitado de tecnologia no Brasil e começou sua bancarrota quando esses pontos de sua personalidade afloraram. Era tamanha a arrogância que o público lhe virou as costas e nem tenho mais conhecimento de como anda seu portal. Aurélio sabe muito, mas sua arrogância nos afasta.
            O Buss… nossa é alguém que tecnicamente eu já desprezo. Prepotente, mesquinho, pequeno. Não lhe dou a mínima importância de suas declarações e sinceramente não sabe nada. Nada. O pior não respeita a diversidade de pensamento e é tão fanático que não vê nada além de seu mundinho. Não tem crédito algum para abordar o tema. Enfim, vida que segue.

          9. Ele tem um canal no YouTube agora (isto é, o canal já existia, mas só recentemente ele começou a fazer vídeos pra ele).
            Dê uma olhada e veja se ele lembra o Buss ou ainda é mais suportável que ele.

  3. Ainda bem que ja do juntado dinheiro para pega o Nokia 8 ou 9 se eu fosse rico pegava o Note 8 parece que a camera parte de frente com meu Lumia 930

  4. Até onde eu sei a Microsoft investe a muito tempo no setor Mobile, ela já tinha o seus sistema móvel até antes de surgir ios é Android. Parece que esse cara não sabe do passado da empresa que ele hj é CEO. E o mundo não tinha 2 sistemas, tinha 3 pois o BB era muito forte nos EUA que é onde tudo acontece.

    1. É verdade e quem sempre apoiou o WM foi a HP e a propria Samsung.
      Só que a Nokia antes do Travoid possuia o Saudoso Symbiam, pena que na época não existia tecnologia e a memoria era uma vaga lembrança.
      Gostaria de ver um Nokia 5530 com pelo menos 1 GB de Ram, sim ele tinha irrisórios 70 MB e mesmo assim era multitarefas.
      Muitas vezees Reiniciava ao atingir o seu limite, mas mesmo assim tu navegavaa escutava musica e era um perfeito CxB.
      Pra mim uns dos melhores OS ainda foi o Symbiam.
      PS.: Nem o IOS era multi.

      1. Ja tive dois nokias com symbian e tenho saudades deles, o primeiro foi o N73 e outro foi o 5233, o sistema era muito bom e a bateria durava o dia todo, no 5233 eu cheguei a usar por um ano o WhatsApp

          1. o que eu mais gostava dele era o led que piscava para notificar e a bateria que durava muito, o N73 também era animal, com auto falantes estéreo que é raro hoje em dia

      2. E você se esqueceu do Meego no Nokia N9. Com certeza, esse foi o sistema mais próximo de ser um terceiro player nesse mercado, isso porque só teve UM aparelho. O sistema era tudo do bom e do melhor, rodava kernell linux, era leve, bonito, fácil de usar, teria se encaixado 110% bem nos padrões “sem borda” de hoje.

        https://www.youtube.com/watch?v=3I5s3a55VOs

        Só restam os lamentos hoje.

          1. Idem. ?

            Microsoft destruiu a chance do Meego ir pra frente. A Nokia teria levado esse sistema tranquilamente, ele tinha tudo pra dar certo.

            Bem que a HMD/Nokia podia pegar a Jola, fazer uma parceria e lançar pelo menos um aparelho intermediário com o Sailfish OS, que ainda usa (ou usava) a base do Meego OS.

          1. Mas você se esqueceu que o Meego teve apenas um aparelho. Bom, dois se você contar o Nokia N950. Não da pra comparar.

            Nunca saberemos como essa novela acabaria hoje, mas para a época, pra um sistema que só teve um aparelho lançado oficialmente, as análises foram bem positivas. Uma pena. ?

  5. Essas coisas são tão vagas, só vão empurrando com a barriga. Sinceramente (já falei isso), seria melhor não falar mais nada ou então deixar claro que não tem a mínima previsão de um smartphone (celular PC) em 1, 2 ou 3 anos. E tipo deixar rolar as coisas, assim como o Surface Book e Surface Studio que não teve muito mais do que rumores.

  6. O indiano não tá brincando. Ele só está juntando os pedaços com o Windows Core e agora refinando do CShell. Quando ficar tudo casado (OS + CShell + .Net Core + .Net Standart + Visual Studio + OEMs), o bicho vai pegar para concorrencia e estes não vão ter tempo habil para se reestruturar (plagiar a MS). Aí a microsoft virará o jogo.

    1. Será, mas como convencer um usuário comum pagar um preço absurdo por tal produto? Pois esta junção toda terá que ser capaz de rodar em aparelhos de entrada e intermediário, pois se funcionar bem apenas em aparelhos caros, ficará lá atrás dos concorrentes da mesma forma.

  7. Bom… meu primeiro smartphone DE VERDADE (antes eram os Nokia com o Simbian) foi um Windows Phone 7.5, depois um Windows Mobile e gostei DO SO, não gostei foi da falta de APPS… agora estou feliz usando um Android, SE um dia tiver grana pretendo experimentar um Apple MAS, SE a M<S virar o jogo, nada me impede que, sanados os motivos que me fizeram abandonar a marca, não retorne à Microsoft… aguardemos…

  8. Dois dígitos na Europa não chegava, 30% na Finlândia, por motivos óbvios, e cerca de 14/20% em França, Itália e Inglaterra foram muito piores que os 0.qualquercoisa% que são agora nesses países…
    Deviam achar que iam liderar com +80%,como no PC…, podiam simplesmente ter feito um bom sistema operativo, o que não fizeram, e andar a morder os calcanhares da concorrência,o que não fazem.

  9. Nadella usa iPhone. Belfiore usa iPhone. Bill Gates usa Android com os apps da MS, saiu até matéria no Windows Teen. Dona Sarkar adorava postar selfie no Instagram com o seu iPhone. Só nós fãs doentes ficamos tanto tempo insistindo em usar WP.

    1. Cada dia é mais desanimador, não?
      O que NÃO conseguem visualizar é que sem disputar o mercado que dita a tendência de consumo mundial, não há atração da industria de programação.
      Abro o XBox do meu irmão e lá só tem jogos e alguns serviços de streaming.
      Abro a Apple Tv e lá tenho jogos, serviços de streaming, academia, beleza, hotelaria, saúde, fitness e uma infinidade de opções.
      Aí há sempre os que não enxergam um palmo além do nariz: ah, mas os jogos do Xbox e do Playstation não podem ser comparados ao Apple Tv. Sim, por enquanto. O que não vêem é que uma placa gráfica do PS4 e do XBO crava entre 86.000 a 112.000 no benchmark. O processador lançado esse ano pela Apple já está cravando 64.000.
      Quero ver em dois anos quando esse processador gráfico Risc cravar mais de 90.000 e poder rodar plenamente os mesmos jogos dos atuais consoles e contar com muito mais entretenimento o que será do mercado tradicional de consoles.
      Já vimos esse filme anos atrás quando diziam que “você precisa de computador para realizar suas atividades profissionais”. Dependendo da profissão, atualmente o iOS conta com uma oferta vasta de soluções que tornam desnecessário o uso de um computador, execute Windows, macOS ou Linux, e agora o mercado de computador só encolhe anualmente.
      Vou relaxar em minha rede para escutar o que as viúvas do Windows vão argumentar quando os jogos tradicionais começarem a ser portados para o iOS.
      Abraço.

      1. E os processadores menores evoluem e os maiores não? Esse papo de celular ou o q for (no caso a Apple TV rodar jogos) com processadores menores passar consoles é bem antigo e não procede. Sim, é fato que eles estão cada vez mais potentes, mas tudo evolui junto, ñ só isso. É por isso que um aparelho mobile sempre será menos potente que uma versão maior.

        1. A questão não é essa, qual arquitetura irá evoluir mais, pois chega-se a um ponto onde potência não é relevante. Atualmente, mesmo os modelos mais simples de arquitetura Cisc já são capazes de realizarem as mesmas tarefas realizadas pelos mais potentes apenas diferenciando-se pelo tempo despendido para cumprir a tarefa. O mesmo já ocorre com uma série de processadores Risc. Quanto ao processamento gráfico o princípio é o mesmo, há um ponto em que a percepção humana não será capaz de notar a diferença e o ganho, ainda que tecnicamente viável será irrelevante.

          A questão não é hardware, mas software: quem consegue atrair a atenção da indústria de programação?

          Inegável que as plataformas tradicionais já não possuem a mesma influência que tiveram no passado.

          1. Discordo em um ponto, iPhone não resolve tudo, e além do mais é prejudicial usar por muito tempo aparelhos com tela pequena, isso força a vista demais, muita coisa pesada irá sempre necessitar de um computador, até mesmo trabalhos que exijam demais atenção, será necessário um computador, mesmo que o IOS tenha suporte a mouse e teclado… Então esta ainda complicado um aparelho Mobile conseguir o poder de fogo de um computador.

          2. Ninguém disse que ele resolve tudo, mas também, quem precisa fazer tudo? Vc tem umas atividades, eu tenho outras, o seu zé tem outras. Não precisa resolver tudo, só precisa resolver o necessário para a maioria das pessoas, e ele o faz.

          3. Eu abordei o iOS e suas variantes, e não apenas o iPhone. A cada ano mais profissionais tornam-se independentes dos computadores.

          4. Cara, falando em profissionais, até hoje não entendo: Como é que o André do windows team ainda defende aquele papo de smartphone pra mundo corporativo? Depois da black berry morrer e o iPhone virar símbolo de status não faz o menos sentido alguém acreditar num papo desse.

          5. Rafael, às vezes me pergunto se o André é profissional, acredita?
            Esse ano fui solicitado para prestar consultoria no desenvolvimento das versões dos programas usados pela Justiça brasileira. Fui à Brasília e a Salvador. A cena que mais me chamou atenção: a equipe de programação não utilizará computadores Windows, mas iMac.
            A mudança está à face e o André continua naquele papinho de “tachmanja”, licença de Office 365, Skype. É surreal, parceiro!
            Há quase todas as soluções profissionais para iOS e as que ainda não estão disponíveis estão sendo feitas, como a que fui convidado.
            Já cansei de “na boa” mostrar a enorme ignorância que esse rapaz prolifera na rede que agora ele quer pagar de irônico e fica me perguntando quanto eu cobraria para dar consultoria à Microsoft. Surreal! O mesmo papinho há anos “estratégia”, “visão de futuro”…
            A dele agora é vangloriar-se do Xbox X. Já viu essa? O que aquele rapaz imagina que os jogos continuam a serem feitos em DX? É tudo Vulkan, implementada em diversas engines. Tecnicamente é só pegar os arquivos de imagem dos jogos e convertê-los a HEIC que os jogos de console poderão ser levados para os dispositivos mobile para rodarem na mesma qualidade do Xbox One e do PS4, HD. Será que o André não sabe disso?
            É inacreditável que ainda há quem acredite nisso.
            SURREAL!!!

          6. Ele paga de quase funcionário da Microsoft pq é mvp, como se na tivesse um em cada esquina, pior foi ele ter tirado foto com a Dona, daí ele se acha amigo íntimo da galera lá dentro. Ele já teve a capacidade de dizer que foi consultado pela Microsoft sobre o mercado brasileiro, mano… os caras tem um prédio na avenida Paulista mano, haushsushsushshh. Aquilo pra mim foi o atestado dele de charlatão.

          7. Sério essa declaração: “ter sido consultado”.
            Charlatão, surreal!?!
            O Trapalhão MVP.
            #rireoquenosresta
            #tonemai
            Há, há, há, há

          8. Sério, disse uma vez que chamaram ele não sei onde, que pagaram hotel pra ele, pra ele dizer sobre o mercado brasileiro de smartphones, daí ele disse que não valia a pena.

          9. Vi agora… Rapaz, o que será que o André vai falar? “Microsoft boba, chamem os techmanja”? Tomara que isso aí dê uma bela queda nas ações. Que botem o Panay no comando. Ele é um hardware guy, mas parece ser o único dos chefes ali que pensa no consumidor final, não em empresa somente.

          10. A melhor solução seria a mesma que foi realizada pela HP: dividir a empresa. A HP atualmente é uma empresa dividia em Serviços e Hardware, ambas com seus respectivos CEO, como se de duas empresas se tratasse, com plena autonomia e total independência uma em relação à outra, embora ambas explorer a marca HP. Fizeram a divisão em 2014 e desde 2016 os frutos começaram a surgir, não dá para negar que a linha de aparelhos da HP deu um salto de qualidade nos últimos dois anos.
            Nadella é, pela própria declaração dele, Excel boy, vale apenas os que os relatórios demonstram.

          11. Rodei o Caravelle agora no Lumia 950 da minha esposa.
            Inicialmente eu ia te fazer crítica de usabilidade, até usar a solução que tu encontrastes para uso de diversas abas…
            … aí me rendi Chefe.
            Tá show!
            Em modo Continuidade – Continuum com a Sony XBR – rolou liso, mesmo com esse Android para Tv que é bem ruim.
            Parabéns!

          12. Vc fala daquele botão de ocultar as abas e usar o timão no canto direito? Se sim, era aquilo que eu pretendia fazer numa possível versão android pelo fato de não poder brincar com as abas igual no Pivot. Valeu pelo feedback. 🙂

          13. A ideia era, c tá no trabalho, não quer que vejam as outras abas, aí dá aquela ocultada pra ficar stealth. hehehe

          14. Igual à segunda área de trabalho do Windows 10 – que já tinha no Linux e depois o macOS passou a ter.
            Só a galera de TI que usa… e ama!
            Minha companhia inseparável na audiência da Champios League!!!
            Há, há, há

          15. As pessoas deixaram de usar mainframes porque os PCs surgiram? Claro que não, mainframes são mais poderosos… não, pera…

          16. Isso q vc falou na primeira resposta ainda seria bem verdade se os SOs ficassem parados no tempo tbm. Pq hj em dia um aparelho portátil já é capaz de rodar tranquilamente um SO antigo. Mas tudo evolui junto. Por uma questão de tamanho físico mesmo é q algo portátil nunca vai ser melhor, em termos de potência e possibilidades, do q um PC ou outro hardware maior. Mas se um dia essas ferramentas ñ evoluírem tanto, em termos de exigência computacional e energética, daí sim podemos dizer q tudo está igual.
            Sobre a indústria de programação, se for pensar no consumo de conteúdo, vc tem razão, td hj está indo pra plataformas móveis pois está ligada diretamente ao consumidor. Mas criar o conteúdo ainda exige um PC por exemplo.

          17. Repetirei: há um ponto em que potência é irrelevante, pois a percepção humana é inferior à possibilidade técnica.

            Tecnicamente o é possível criar um automóvel que desloca-se à velocidade do som, mas somos humanamente incapazes de guia-lo.

            Tecnicamente um processador 64 bits Cisc já poderia ser produzido com velocidade de processamento de 8 ou mais Gh, entretanto não há programa algum que exigiria essa capacidade de processamento e por tal razão já há uns cinco anos os processadores pararam em 4.5 Gh de velocidade. Os Risc é que se desenvolverão até chegar a essa marca, mas também não a passarão pelo mesmo motivo: seria desnecessário continuar a aperfeiçoar sua velocidade.

            A questão não é Hardware, mas Software. E sim, a plataforma que há uma década dita a indústria é a plataforma Macintosh (iOS e macOS).

            Lembrando sempre que um produto não precisa ser capaz de fazer tudo, mas ter a capacidade de fazer o que a maioria necessita. E sim, faz.

          18. Então volto a dizer em outras palavras. Se vc está pensando só em usuários, está td certo, mas se começa a pensar no lado técnico, ñ está. A velocidade dos processadores parou de evoluir pq a perda de energia em calor já estava mto maior do q o ganho com processamento, por isso começaram a trabalhar outros aspectos.
            A analogia com o carro na velocidade do som faz sentido, por isso apenas jatos chegam e passam disso, mas com PCs não. Já viu softwares de modelagem mecânica (Catia, Solid Works entre outros) fazendo simulações físicas? Já viu softwares ou leu sobre o tempo de renderização de softwares de modelagem 3D utilizados na animação ou cenas da indústria cinematográfica? Ou então os softwares q agencias espaciais usam para lidar com os dados capturados por telescópios e sondas espaciais? Precisam de mto processamento mesmo com o q temos hj. Minha comparação é essa, da capacidade de processamento (toda e qquer coisa, ñ só o q as pessoas comuns usam) de um hardware grande em relação à um aparelho móvel.

          19. Colega, não estamos discutindo hardware, aparelho físico, pois cada um tem seu propósito.
            O tema central é de que os sistemas operacionais tradicionais já não são mais a principal atração da indústria. E não tem relação com o aparelho físico, se é um computador, multimídia automotivo, telefone, relógio ou o que for. Nichos de mercado sempre existirão, mas nem eles são mais o foco da produção.

      2. A galera que é fã demais, tipo o André, se esquece de uma coisa simples: quem se importa mais em arriscar em uma plataforma duvidosa não é o consumidor, é o desenvlvedor, e sem a confiança do desenvolvedor, não vai rolar.

      3. Cara, concordo, mas só um detalhe que você esqueceu… Nintendo Switch tem capacidade plena para aguentar jogos pesados como Doom atualmente, claro, daquele jeito, ultra low quality… Mas funciona!

        Se um Switch consegue rodar jogos pesados, mesmo que capado, então esse novo chip da Apple, o A11 Bionic, deve conseguir rodar tranquilamente e com folga esses jogos modernos, não todos, mas a maioria sim… Basta os desenvolvedores quererem!

        1. A capacidade do A11 Bionic está ligada ao formato das imagens utilizadas pelo software.
          Digamos que queira portar um jogo de console complexo para ser executado no A11 Bionic é preciso antes converter sua biblioteca de imagens utilizado de jpg ou bitman para os modernos e atuais padrões, HEIC e HEVC. Nesse novo formato o novo processador conseguiria rodar o jogo, pois seria necessário menos 40% de processamento gráfico do que o despendido nos formatos atuais.
          Formula 1 2016 foi portado para o iOS. Caso queira melhorar seus gráficos é só fazer a conversão das imagens. Claro que isso será um processo e entre 18 a 24 meses já será solidamente utilizado pelos estúdios de jogos especializados em iOS.
          É sempre oportuno lembrar que o iOS, o Nintendo e o Playstation todos possuem suporte à tecnologia gráfica Vulkan já implementada oficialmente nas principais engines profissionais.
          É meramente uma questão de tempo (2 anos) até que a Apple lance uma nova Tv com pleno suporte aos jogos de console e venha disputar o mercado de games profissionais com toda a ampla gama de entretenimento que já dispõem.
          PS: agora há pouco estava eu navegando na Loja da Apple TV para ver se tinha algo novo, e eis que surge uma voz lá do fundo da sala da minha esposa: amor, deixa eu ver esse aplicativo de Yoga. Compra pra mim? Já dá pra imaginar o final, né?!

          1. Cara, que informação bacana essa do A11 que você passou. Obrigado!

            No mais, concordo com tudo. Também acho exatamente isso, o mercado expande e cresce, e os interesses se moldam ao produto. Basta olhar para o sucesso do Wii na época, muita gente comprou o aparelho apenas por “jogos” que nada mais eram do que exercícios físicos.

            Eu acho que o Xbox One no começo da geração tinha exatamente essa proposta que você falou agora, se você voltar no tempo e assistir as apresentações do console, vera que o interesse da Microsoft, sobre a tutela do Don Mattrick na divisão Xbox, era fazer do console uma central multimídia e de variedades, e não apenas um vídeo game.

            Só o que fez a Microsoft voltar atrás foi a polemica sobre o console precisar estar conectado “24h/dia” e dos jogos que ficariam registrados permanentemente no console.

          2. Justamente essa é a razão de seus desenvolvimento, principalmente o H.265 ou HEVC (são sinônimos, Apple e sua mania de renomear coisas para dizer que foi ela quem desenvolveu). H.265 é o aperfeiçoamento do mpg.

            Já que os Governos estavam atrapalhando o fornecimento de conteúdo pela rede, já que após uma década pouco avançaram em fornecer banda larga, o consórcio que a Apple integra minimizou o problema: agora bastam 5Mbits para para conteúdo HD ou 1080.

            A iPtv tornando-se o padrão de entretenimento mundial e enterrando a televisão ? por radiodifusão.

            As produtoras de conteúdo Americana (Fox, Disney, Apple e demais) agradecem. Se seu Governo me impede de comercializar eu dou o meu jeito: resolvo a internet, faço meu aplicativo, distribuo meu produto livremente e sou feliz.

            Certo, chefe?

  10. Acho que agora ficou claro, em alto e bom som, que a Microsoft não quer entrar no mercado de smartphones. E nem vai.

    Esqueça essa invenção aí, esse devaneio, que você chama de Surface Phone. O negócio da MS é NUVEM, OFFICE e WINDOWS. Coisa que dá LUCRO e que ela SABE fazer.

    1. Me pergunto como que alguém de dá o trabalho de cagar tanto aqui. É uma insistência em distorcer tudo o que você não aceita. Hater sempre sendo haters.

        1. E qual é o problema. Deveria continuar no erro? Se eles querem lançar algo melhor, não acha melhor? Eu não quero o WP atual, eu quero o Andrômeda. Dificilmente alguém aqui fica mais de três anos com um smartphone, até porque a bateria começa a falhar. Se vai comprar um novo fica muito melhor deixar o WP atual que tem pouco suporte de desenvolvedores para aderir um com o potencial de um PC e suporte continuo.

          E não venha com o papo de mulher traída.

      1. Ele falou uma mentira? Você acha mesmo que a Microsoft conseguirá convencer os usuários finais, aqueles que confiaram nela e compraram produto e de repente o Satya manda parar tudo? Não irão jovem, não irão mesmo, vão desconfiar, produto final com tela maior de 6 polegadas que liga, ninguém irá comprar, e quem comprar, serão poucos, serão caros, ninguém vai andar com um troço enorme e falar no meio da rua e correr os riscos de serem roubados.

        1. Eu tenho certeza que vai convencer, porém não todos. Se hoje a participação da Apple é bem menor que dá Google, por que a Apple não desiste? Não precisa ser o número 1 em vendas pra lucrar. O que vocês querem negar é a grandiosidade do projeto da Microsoft e inveja pela pouca merda que e o Android. Nunca fui de estar gastando dinheiro com smartphone porque sempre quis mais que isso é agora há esperança.

          6″ é somente um exemplo e não é tão ruim assim, já vi muita gente com aparelhos desse tamanho. Tenho amigos com aparelhos desse tamanho. Tem gosto pra tudo! Mas isso não impede que lancem um com 4″ ou 5″, não consegue perceber isso? A mente de vocês é muito limitada na hora de interpretar o texto e estão limitados a está fonte aqui. Você não tem noção do quanto será melhor deixar as primeiras versões do Windows phone para apostar num que terá mais a oferecer a longo prazo. O suporte ao Windows phone atual não terminou e só está marcado para 2021, até lá eu aposto que todos aqui iriam comprar smartphones novos mesmo que a MS não entendi o suporte pra este. Por isso é idiotice esse drama todo que estão fazendo, entendo que sejam haters ou idiotas. A MS continua recebendo desenvolvedores interessados em lançar apps no WP atual, ninguém está proibido! O problema é o potencial do WP atual que é baixo e fica melhor trazer a biblioteca de apps e jogos do Windows 10 pro WP, daí o tal Andrômeda. Não vai na corda desse cara que é burro e mentiroso, vc tá agindo feito ele.

          1. Eu uso um ecossistema inteiro da Microsoft (inclusive tinha um Lumia 950 até alguns meses), mas não pode falar nada que ui hater. Para de ser burro.

          2. Kkkkk ó, continua chorando por motivos inválidos. Você precisa de um motivo pra chorar. Eu aprendi em casa que chorar sem motivo é motivo pra levar uma surra que é pra chorar com gosto/motivo. Pelo jeito te minaram demais. Repito, não há porque esse drama todo, coisa melhor vem aí e isso é motivo de felicidades e não de protesto. O novo será também um WP só que sem as mesmas limitações para os usuários e interessados em desenvolver apps e jogos pra estes dispositivos.

          3. Até agora o choro é teu, só falei de fatos. Veio até com o papinho de “aprendi em casa”, “você é mimado”, puro retardado de internet mesmo

          4. As mentiras e verdades particulares (crenças) não engana ninguém aqui. Teu choro não tem fim. Mas isso é normal numa sociedade, sempre tem os problemáticos. Se você tivesse levado uma surra na primeira frescura que você apresentasse, não teria virado esse lixo de gente. Se pelo menos, não é pedir muito, você mostrasse algum fato… Depois disso, pelo menos um fato que fosse motivo desse choro constante em cada nova postagem kkkkk é patético kkkk patético essa vida que vcs levam.

          5. Então leia o que diz o Nadella.

            A crença aqui é só tua.

            Se vc prosseguir, é porque é um analfabeto funcional, daí não posso fazer nada.

          6. Ele disse que não fazia sentido apostar num mercado sem acrescentar algo novo, em discurso indireto. Ele não falou que não apostaria mais, não disse isso. Leia! Se ele tivesse dito que não fazia sentido apostar nesse mercado e ponto, aí tudo bem, mas ele acrescentou que faz sentido se oferecer algo inovador! Você faltou as aulas de interpretação e raciocínio lógico.

          7. “Acho que agora ficou claro, em alto e bom som, que a Microsoft não quer entrar no mercado de smartphones. E nem vai.
            Esqueça essa invenção aí, esse devaneio, que você chama de Surface Phone. O negócio da MS é NUVEM, OFFICE e WINDOWS. Coisa que dá LUCRO e que ela SABE fazer.” –Seu comentário–

            Você acha mesmo que a MS vai abandonar esse mercado bilionário? MS tem muita influencia no meio de software e pode tentar usar isso a seu favor. Deixar esse mercado de lado é um risco grande inclusive no mercado onde ela domina, em OS para desktop.

          8. Então a ideia é lançar “tablets” com telas em torno de 5″? Kkkkkk Não muda em nada a palavra telefone no argumento dele mas sim a frase inteira onde ele cita:

            “I voted no. I did not get why the world needed the third ecosystem in phones, “”unless we changed the rules”” … But it was too late to regain the ground we had lost. We were chasing our competitors’ taillights.”

          9. Vamos supor que vc não é um hater, apenas uma mulher traída, que também se torna um hater. Qual é o problema em ofertar o andromeda? Pelo que me disseram aqui o teu problema mesmo é pelo fato disso ainda não ser oficial, com anuncio e data de lançamento… bom, nesse sentido tenho que concordar que mesmo com anuncio e data lançamento se não houver o lançamento então tudo isso pode não se realizar, mas que há informação de que a MS está indo nesse direção sim está. Há número grande de apresentações onde a MS apresenta o andromeda e lá se encontra os dispositivos com telas pequenas (smartphones).

            https://uploads.disquscdn.com/images/68e9bbd71282b2585ef9d4c282c980ceb2d285d23d2edb1562ce20775b0b3b18.jpg

            Coloquei uma seta pra vc não se perder kkkk

  11. O problema não é a qualidade do sistema ou seu nível de inovação, mas sim o ecossistema. Ele pode lançar uma revolução, mas sem desenvolvedores para os aplicativos fica muito complicado. O erro da Microsoft foi justamente deixar a participação cair (a quantidade de usuários). Sem usuários, sem atração para desenvolvedores, sem aplicativos, e a falta desses aplicativos reduz ainda mais a quantidade de usuários… Esse círculo vicioso pode ser quebrado, mas vai demandar investimento e tempo… Acho que começa com novos aparelhos e atração de desenvolvedores.

    1. Se ele fizer a revolução que promete, atração de desenvolvedores e apps prontos não vão faltar pois o sistema operacional móvel será o próprio Windows 10 em seu PC. Logo de cara ele herdará tudo o que você já tem em seu PC.

      1. Eu não acredito que essa transição será tão simples assim, mesmo considerando que tal app já exista para desktop. Existem diferenças significativas em termos de usabilidade (tamanho da tela, adaptação dos controles para touch, etc.. ). Além disso, não são todos os aplicativos disponibilizados para as outras plataformas que dispõem de versão para Windows. Um outro ponto que não está sendo levado em conta é que o celular é o principal (e as vezes, único) meio de interação digital de um número muito grande de pessoas. Será se vale a pena optar por desenvolver um aplicativo para Windows, mesmo considerando que este será “portado” para mobile? Cada SO escolhido representa um custo de desenvolvimento que precisa ser pago pelos usuários (mesmo que por propagandas dentro do app).

        1. Essa é a vantagem da Microsoft e você ainda não percebeu. Enquanto a Google tem dois OS, um pra desktop e outro para smartphones, a MS agora só tem um com interface sensível ao contexto. O que acontece se eu mudar de teclado pra tochscreen no Windows, os apps se adaptam! Você ainda não percebeu isso? Isso se iniciou com o lançamento dos PCs 2 em 1. A própria google iniciou esse projeto de unificar seus OS com o mesmo nome de andromeda que hoje é usado pela MS com o mesmo proposito, não sabia? Só que até onde sei o projeto andromeda da Google foi cancelado, já o da MS está avançando.

          É verdade que há um custo pra desenvolver apps que acredito ser mais barato do publica los numa loja pra você ter uma ideia. O custo de um app não chega a 10% do custo para se fazer um jogo indie, não é tudo isso que vc passa entender. Com certeza tem seu mérito o Windows com todo seu histórico, mas o que pesa é somente a sua base instalada atual. Uma coisa é certa, nenhum desenvolvedor quer perder mercado/dinheiro. Deixar de suportar o Windows 10 com toda essa base de centenas de milhões de usuários, abrirá portas para que outros desenvolvedores iniciantes possam explorar o mesmo que outros apps populares exploram
          no android, o que não é ruim. Por exemplo, há o whats app para WP atual, mas não há para desktop, por quê? Não temos linha telefônica nas desktops, quem garante que não haverá nesse dispositivo que a MS está construindo? A questão não é optar por desenvolver para um e não para outro, mas desenvolver para ambos, ou primeiro pra um e depois para outro. Isso considerando que ter milhões de apps disponíveis é alguma vantagem… Eu mesmo não usando uns sei que há milhares que realmente são bons, mas o que há de porcaria na loja do Android e Microsoft Store. Qualidade se sobrepõe a quantidade nesse caso.

          1. Concordo contigo na maioria dos pontos, porém, não é o App que se adapta: Ele foi programado para isso. Além disso, a alteração do tamanho da tela é um ponto bastante crítico, que demanda bastante análise e consideração. Tudo isso gera trabalho e custo que deve ser recompensado. E a compensação em geral se dá pelo número de usuários.

            Na minha opinião, o erro da Microsoft foi abandonar o presente apostando no futuro. Se ela mantivesse a disponibilidade de smartphones com Windows 10 e atraísse os desenvolvedores, esse novo lançamento já teria uma enorme base de usuários. O resultado de fazer exatamente o oposto disso é que todo o esforço já feito foi praticamente perdido… Para recuperar vai ser difícil, não impossível.

          2. Claro, os apps foram adaptados pra isso e isso veio a acontecer com a introdução do UWP e dispositivos 2 em 1. Os diferentes imputs: Mouse e teclado, touchscreen, caneta stylus, comandos de voz via cortana, … e em diferentes modos de visualização: paisagem, retrato, HoloLens… tudo isso eles estão prevendo para os dispositivos. Os apps no modo tablets convergem com o modo de visualização e imput das telas menores, os de smartphone. E esse trabalho está todo incluído no ambiente de desenvolvimento UWP, não é tão simples mas também não é nada que atrapalhe e oferece a possibilidade de seu app ter alcance muito maior.

            “Na minha opinião, o erro da Microsoft foi abandonar o presente apostando no futuro.”

            – Na minha opinião ocorre o contrário, apostar no novo que terá mais retorno e tem uma projeção positiva no futuro é a melhor decisão. Abandonar não é bem a palavra que descreve a atitude da MS por isso o discurso de que eles não abandonaram o WP continua, afinal o próximo também será um WP. A verdade é que as pessoas não costumam ficar mais de 3 anos com um mesmo smartphone, então mais cedo ou mais tarde a pessoa que usa o atual OS do WP não irá nem notar que estará usando um novo caso venha adquirir o próximo. Então se sentir abandonado quando o próprio usuário tende abandonar o dispositivo que carrega no bolso hoje não faz sentido algum.

            “Se ela mantivesse a disponibilidade de smartphones com Windows 10 e atraísse os desenvolvedores, esse novo lançamento já teria uma enorme base de usuários.”

            Mas é isso que irá acontecer já que o próximo smartphone dela herdará tudo o que o Win 10 tem, mas nem pense que ela abandonou o atual! Procure a MS com interesse de publicar um app lá, não haverá impedimento algum pra você fazer isso. O Windows 10 de desktop tem mais apps que a versão mobile, mesmo que pareça o melhor a fazer, não é porque o período em que a MS abriu mão do atual WP pelo novo é muito curto pra afirmar que em pouco tempo o WP ganharia muitos apps relevantes quando os desenvolvedores estão mais interessados no win 10 PC/tablete. O que a MS precisa recuperar é os últimos 8 anos de atraso e não os últimos 6 meses. Isso é, enquanto conversamos a MS já insistentemente já puxa os desenvolvedores que tem relações com eles pra desenvolver para o Windows 10, daí vc percebe o quanto eventos discretos eles tem feitos, o ignite, builds e GDC.

    2. O problema é convencer o consumidor, é este produto atingir toda classe, não somente os ricos, pois Surface e produtos baseados nele feitos pelas OEMs são caros, pois usam o Windows 10 completo e Windows 10 completo paga licença. Um amigo meu procurou um Tablet 2 em 1 barato e o único barato era 600 reais com um Hardware ridículo de 1 GB de RAM, 16GB de ROM com Windows 10 completo, barato e ordinário. E ai ele foi ver com 4 GB de RAM 256 GB de ROM e processador bom, mais de 6 mil reais. Resumindo, não esta atingindo toda a massa, e queira ou não queira, Smartphone serão sempre necessários, pois ninguém quer carregar um produto com tela enorme no bolso, imagina, um produto que liga com tela de 12 polegadas, é ocupar espaço.

      1. Mas você também não pode usar nosso mercado como parâmetro para avaliar o uso do Windows desktop em Tablets. No Amazon você compra um Dell com 4GB de RAM e 32GB de armazenamento por muito menos. Na China, esta repleto de clones do Surface a partir de 400 reais (800 se contar imposto) e com boas specs.

        Mas concordo, um produto que não atinge as massas, não tem sucesso. Mesmo o iPhone atinge as massas nos países de primeiro mundo.

  12. Mr.Nadella , por favor não me decepcione , provavelmente no mês 7 de algum ano a Samsung lançará um smartphone dobrável , não perca a chance , faça parceria com os coreanos ( se até lá o Trump não arrasar com tudo)afim de que possamos ter o mítico , a solução final , o Surface Phone

  13. Se o Satya Nadella tivesse assumido a presidencia da Microsoft no início da década algumas coisas poderiam ser bem diferentes em algumas divisoes hoje. Ele não entra se houver risco elevado de perder, mas investe pesado quando existe a possibilidade de ganhar. A compra da Mojang tá ai pra ilustrar o que eu disse.

    1. Mas esse também é um problema, porquê a maioria das empresas que não arriscaram, achando o conceito do primeiro iPhone um fracasso, não estão aqui hoje para contar a história.

      O que teria sido da Google se ela não tivesse tomado riscos e investido pesado no Android? E a Samsung? O que teria sido da Samsung se ela não tivesse tomado riscos e investido totalmente em aparelhos com um sistema totalmente desestruturado como foram as primeiras versões Android?

      O que eu quero dizer, é que a forma como o Nadella pensa é conservadora para a Microsoft agora, mas a longo prazo pode ser prejudicial também. Um bom CEO toma riscos, não fica na defensiva. Se o Nadella continuar assim, não vai demorar muito e a Microsoft vai começar a levar prejuízo, porque enquanto o Nadella esta pensando em como reinventar a roda, Google e Apple não param de crescer.

      Eu to aqui, só esperando o Nadella apresentar os planos dele para o Mobile, mas no momento, só vejo papo furado.

  14. Jogada de mestre, mas não quiseram escuta lo. Não tinha como os planos dele funcionarem na época, não havia no mercado tecnologia capaz de rodar um OS pesado. Acho que Balmer não queria esperar, ele tentou ganhar mercado o quanto antes.

  15. Hoje em dia, existem as “declarações oficias” algo que os CEO’s, Chairmans e os conglomerados fazem com o único intuito: Enrolar, dar voltas, utilizar de frases e palavras de efeito quando fazem algo ruim, fazem merda, quando vaza um escândalo de corrupção ou algo do gênero… O que o Nadella fez em sua “declaração” foi tentar maquiar e esconder a merda que fez em relação a divisão Mobile… Quer revolucionar? Beleza, mas pô, não afunda a divisão Mobile cara!!!! Lança os produtos!! Fez o quê com a tecnologia que adquiriu da Nokia??? Jogou no lixo???

  16. Como Bill Gates afirmou em seu livro “A Estrada do Futuro” , chegaria um dia em que teríamos um “Computador de Bolso”!!! Bem, esse dia chegou e esse computador não roda Windows, roda Android e o próprio Bill o está usando!!

        1. PC é tudo q rode algum SO como Windows, Linux e Mac OS (mesmo este ñ sendo chamado de PC) em um hardware ligado à tomada e capaz de executar inúmeras tarefas ou programas complexos e que o problema de aquecimento não seja empecilho pra isso. Smartphone não faz isso.

          1. Definição de computador:
            O computador é uma máquina electrónica que permite processar dados. O termo provém do latim computare (“calcular”).

            Um computador é composto por uma série de circuitos integrados e outros componentes relacionados, que possibilitam a execução de uma variedade de sequências ou rotinas de instruções indicadas pelo utilizador. Estas sequências são sistematizadas em função de uma grande variedade de aplicações práticas e determinadas, num processo que se denomina programação.

            Para funcionar, o computador necessita de programas informáticos (software) que fornecem dados específicos, necessários para o processamento dos dados. Uma vez obtida a informação desejada, esta pode ser utilizada internamente ou transferida para outro computador ou componente Electronic.

            Sim, os smartphones são computadores. Eles não precisam rodar Windows pra serem computadores. Fim

          2. Mano, q negócio é esse de “rodar Windows” pra ser um computador? Nunca falei isso. Vc tá interpretando errado o q eu disse ou acha q to querendo dizer isso.
            Essa definição (q deve ter sido criada faz anos) cabe mto bem aos PCs e smartphones, mas se comparados, ñ são a mesma coisa. Fim.

          3. Não falo do significado do nome PC como o Rafael Martins disse, mas das possibilidades. Smartphone não consegue rodar programas pesados por ser portátil, entre mtas outras coisas.

          4. Pessoas q só acessam redes sociais ñ precisam. Estudantes de engenharia já precisam. Industria cinematográfica, ou de áreas de engenharia q precisam gerar simulações físicas, ou analisar milhares de dados como as agencias espaciais precisam de programas pesados e processamento pesado. Por isso disse no começo q um hardware grande faz o q um móvel ñ faz. É em termos gerais, ñ somente com relação a necessidade das pessoas comuns.

          5. Ele deve fazer parte do publico que só usa smartphone para Snapchat e Facebook no smartphone, então pra ele aparelhos moveis se resume a isso.

            Acho que quebraria o mundo dele se descobrisse que existem programas de edição de vídeo, imagem e áudio PROFISSIONAIS num iPhone/iPad, e até da pra usar o Office da Microsoft pra criar documentos e planilhas. Pior… Imagina se ele descobre que grandes restaurantes e grandes empresas internacionais usam smartphones e tablets para gerenciar pedidos e estoques? Acho que ele teria um ataque do coração se descobrisse essas coisas complexas que só um PC, na definição dele, poderia fazer! Rsrs

          6. Já disse várias vezes, computadores com Windows ou Linux que sejam viraram tratores, todo mundo sabe que são essenciais pro funcionamento do mundo moderno, mas a maioria das pessoas não precisa de um.

          7. Mas todo mundo precisa de um PC? Um smartphone é o necessário pra grande maioria das pessoas, pra essas pessoas eles já tem um PC de bolso.

          8. Sim, pensando dessa forma, tem razão, mas meu levantamento inicial era da capacidade técnica mesmo. Aquela velha ladainha de que no futuro, aparelhos móveis vão matar os hardwares maiores, o q só seria verdade se os processadores dedicados a máquinas maiores e tbm os SOs parassem de evoluir e somente o hardware móvel evoluísse. Mas o q acontece é q todos evoluem juntos e por isso as máquinas maiores sempre acabam tendo mais poder de fogo.

          9. Mas eu nunca falei q nada vai morrer. Sim, tudo tem sua necessidade. Um aparelho de novo nicho q chega, se ñ agrada, sai do mercado rapidinho, tipo os famigerados Netbook.

          1. Mas para a maioria das pessoas é, pode não o ser tecnicamente falando, mas não há nada mais pessoal que aquilo que nos pode acompanhar vinte e quatro horas por dia, encostado a nós, no nosso bolso. É quanto a capacidade de computação, os smartphones servem perfeitamente para 90% das pessoas, por isso para elas é um PC de bolso.

      1. PC = computador pessoal. Nada define isso melhor que um smartphone. Não tem dispositivo de computação mais pessoal que isso. Não é porque um desktop pode fazer outras coisas (note: “outras”, não “mais”) que só ele é PC.

        1. Esse povo ainda vive da teoria que só posso ser produtivo de sentar na frente da tela, editar uma planilha do Excel, usar photoshop e jogar jogos pesados. Pra muita gente isso hoje tá longe da realidade. Muitos simplesmente não precisam disso

          1. Pega seu PC, sai tirando foto de tudo, edita rapidamente e compartilha. Usa aplicações como Uber nele, vai lá. Não é questão de quem pode mais, é questão de: “no que eu preciso, qual atende melhor?”

          2. Essa questão já é outro campo. Mobilidade. E sim, smartphone é mto melhor pra isso. Mas em termos de capacidade técnica, processamento pesado, etc, um PC ganha de smartphone e isso ñ tem a ver com gosto pessoal, haterismo, nada disso. É q hardware maior cabe um processador maior, pode estar direto na tomada, aquecer demais ñ é problema, etc. Apenas o lado técnico da coisa.

  17. Isso explica a situação do mobile atualmente. Após assumir, ao ver que os resultados era o que ele esperava e não sendo aos seus olhos bons, decidiu pelo sumiço do mobile. Bem, ao menos manteve coerência nisso. Apesar de achar que já deveria ter algum movimento maior no mobile.

  18. Creio, com absoluta convicção, que Satya Nadella estava certo. Porém, a Microsoft tem logo que reinventar esse mundo móvel antes que os prejuízos sejam maiores do que os atuais

  19. Claro simples so prometendo as coisas pro Windows 10 Mobile e nunca cumprir com as promessas, acho que perderam muitos Usuários inclusive eu que ja voltei pra Android

  20. Se o mundo carecesse de um terceiro OS, Blackberry, symbian, firefox OS e meego nao teriam sido descontinuados. Infelizmente o povo esta acomodado e sem vontade de experimentar algo diferente. Emplacar um novo OS nao sera facil pra ninguem

    1. Hoje só sobraram Tizen (leia-se “Bada recauchutado” com a estrutura do MeeGo) e Sailfish OS (estrutura nova com conceitos do MeeGo). BlackBerry 10 nem conta, porque está na mesma situação do Windows 10 Mobile (se não pior), só faltando a empresa criar coragem e anunciar a morte do mesmo.
      E esses dois não estão com nada.
      A Samsung já até percebeu isso, por isso que ainda não fez um lançamento mais abrangente de um aparelho da série Z, só o deixando na Índia e Rússia, preferindo apostar o Tizen em TVs, smartwatches e refrigeradores (onde está vendo bons resultados só nos dois primeiros).
      A Jolla também está capengando. Falhou em entregar aparelhos próprios com o Sailfish OS pela mesma razão da Wharthonbrooks não ter conseguido trazer o Cerulean Moment. E agora fez uma parceria com a Sony pra ver se o Xperia X com Sailfish OS rende alguma coisa. É claro que isso não vai dar em nada, uma vez que a Mozilla também fez parcerias com a Alcatel, ZTE e LG pra trazer smartphones com Firefox OS, e isso não impediu do mesmo ser morto e enterrado.
      Diz que o KDE está querendo arriscar com o Plasma Mobile. Mas, por enquanto, está na mesma situação do Tizen: está prometendo muito, mas continua não passando disso: uma promessa!

  21. Corretíssimo, além de a MS ter desperdiçado grana e esforço em algo que não vingou, ferrou com a Nokia, única empresa que, ao meu ver, poderia mudar o cenário do mercado mobile…

    1. A GKORIOSAA NOKIA, está mais viva que nunca,, e para os que continuam afirmando se rum produtinho da FoxCom, esta empresinha além da Apple, produz a preços excelentes, graças aos escravos amarelos, notes da HP, Dell etc etc etc

  22. Ele criticou a aquisição da Nokia mas fez pior, queira ou não queira o sistema era o segundo mais usado na Europa, só por que não foi o segundo nos Estados Unidos, não quer dizer que não tenha sido um sucesso. O problema é que as decisões dele queimou o filme da empresa e do sistema para os consumidores finais, os usuários comuns não confiam mais na Microsoft, não confia em nada que ela fazer hoje em dia em se tratando de mobile. Mesmo que ela lance um produto definitivo, o usuário comum não irá arriscar mais gastar dinheiro com o produto, pois ficará com medo da Microsoft mudar de novo, lembre-se, o problema da Microsoft era atrair desenvolvedores, porém, queira ou não queira, o sistema estava indo bem em outros continentes e países, e ele resolveu de uma hora ou outra matar os aparelhos, mantém as atualizações para dizer que o sistema continua firme e forte, até acredito nisso, mas no final, a Microsoft tem uma bomba e pronto, além de convencer desenvolvedores, terão que convencer consumidores. E sim, tem lugar para um terceiro sistema operacional, basta saber investir nele, não demorar, cumprir promessas, parar de prometer e depois mudar de ideia. Ele até acertou em algumas opiniões dele no passado, mas ele cometeu muito mais erro que o Ballmer, pois veja só, ele vendeu as fabricas da Nokia por preço de banana e até mesmo devolveu algumas patentes os quais tinha ainda uso para mais 10 anos. E outra, viver de aplicativos em Android e IOS não dará lucro, pois os serviços da Microsoft no Android e IOS não são os mais usados e não gera o lucro também não, quase não vejo ninguém usando nada da Microsoft no Android e IOS, então usar esta desculpa que ela esta em todas as telas e sistema, pode até estar, mas não manda, é figura pequena em vista do serviços da própria Google e IOS, ela própria afirma que os serviços dela funciona muito superior em Windows 10/Mobile que no Android e IOS, pois como o Android e o IOS não é dela, não tem como ela colocar seus serviços e app 100% lá, então ela vai acabar no limbo, caso ela não resolva logo isso. E o mais interessante é saber como ela irá convencer usuário a usar o produto definitivo, que aliais, será absurdamente caro, outro erro dela, ela vive em lançar produtos caros demais, afirma que as OEMs que irão lançar produtos baratos, mas não vi isso em produtos baseados no Surface Pro/Book e etc, todos os produtos das OEMs baseados neles são mais baratos, mas mesmo assim são absurdamente caros, resumindo, as oEMs não estão atingindo as massas como a Microsoft afirmou, e empresa alguma vive só de protudos caros.

    1. Cara, concordo com quase tudo o que você falou, menos na parte de apps. Você não usar ou não conhecer alguém que use os serviços da Microsoft no seu circulo social, não significa que “ninguém” use.

      Eu, por exemplo, uso tos os serviços da Microsoft porque não consigo me adaptar aos serviços da Google. A grande maioria, pra não dizer todos, dos serviços da Google parecem soluções amadoras ou para quem nasceu nesse século com os amigos buzinando na orelha “Google é melhor”. Tenho muitos outros amigos que também usam os serviços da Microsoft, principalmente o OneDrive, ferramentas Office no Mobile, OneNote, e-mails, Skype, etc.

      Mas a questão de apps é pessoal sua, respeito sua opinião, só dou uma ênfase ai pra você olhar melhor o mercado internacional, porquê os serviços prestados pela Microsoft são muito mais fortes do que os da Google, talvez não do usuário comum que nem sabe abrir anexo de email, mas no mercado “profissional” não tem nem discussão. Seja no Android ou no iOS, Microsoft é quem ganha mais grana.

      Agora sobre o sistema…

      Eu odeio o Windows 10 Mobile hoje, e o Nadella veio só pra cagar em algo que ia devagar, mas ia bem, principalmente nos mercados emergentes. O Ballmer sabia muito melhor do que o Nadella o que estava fazendo, foi ele quem deu o pontapé inicial nos Surfaces, foi ele quem teve a coragem de imaginar o Windows em dispositivos hibridos e moldou o futuro com o (odiado) Windows 8, e foi ele quem fez o impossível para alavancar o Windows Phone. É lamentável o que aconteceu.

      Como você disse, e eu também já falei em outras postagens aqui, a Microsoft ta com um abacaxi enorme nas mãos. Ela perdeu o respeito com os consumidores, perdeu o respeito com desenvolvedores e perdeu respeito com toda a industria que ela deixou na mão abandonado o Windows 10 Mobile.

      Eu não comprarei outro produto mobile da Microsoft tão cedo. E tenho certeza que esse aparelho dispositivo definitivo que os fãs tanto sonham, não existe, não deve passar de um conceito que nem a Microsoft deve botar fé, caso contrário, ela já teria mostrado algo. Nenhuma empresa séria fica de lero-lero falando essas besteiras aos sete ventos, com tantas empresas que podem espionar e sair na frente com a ideia.

      Surface Phone não passa de um blefe, pra enrolar os investidores.

      1. O prejuízo real e contábil foi de mais de 14,5 Bi,,,

        Pior a merdasoft, está até hoje com os custos de todas as plantas fabris adquiridas a peso de ouro,,, PARADA

      2. Só uma observação! A MS nunca falou em Surface Phone por isso não pode ser um blefe de pra enrolar investidores! E sim especulação sabe-se lá de onde!! 3 anos para estruturar todas as frentes que a MS tem é bem pouco a meu ver, visto a grandeza da empresa.

        Mas respeito a tua opinião! Abraço

        1. Sim, eu sei. Eu disse “Surface Phone”, mas queria ter dito “Dispositivos Definitivo”. Foi erro meu, geralmente quando comento tento evitar o termo “Surface Phone” justamente pra não confundir.

          Mas claro, eu posso estar errado e a Microsoft pode mostrar algo, esse ano ou no próximo. Nunca se sabe.

          Eu particularmente já perdi a fé na Microsoft. Ela “abandonou” (diga-se de passagem) muito cedo o Windows 10 Mobile, praticamente logo depois do Lumia 950 e do lançamento oficial do sistema nos aparelhos legados. Talvez o Nadella pudesse ter lançado mais alguns aparelhos e tivesse segurado as pontas até o lançamento do que seria o aparelho “definitivo” para eles.

          Mas tudo bem. Paciência, não desejo o mal da Microsoft por isso não, nunca desejei, só me revolto com o ocorrido. Atualmente estou contente com o Windows 10 no PC, com os serviços online e os apps multiplataforma. É o que importa por agora.

          1. Eu penso um pouco diferente, mas entendo o que vc fala. Vejo a MS fazendo um trabalho interno gigantesco até a Presidente da MS Brasil falou isso numa entrevista à uns meses atrás.

            Penso que estão fazendo um trabalho de consolidar bases sólidas para lançar algo realmente diferente ao que temos hoje.

            E acho também que a MS não está tão desesperada ou perdida como pode parecer. pois ela a única que está com todos os seus serviços em todos os outros sistemas. A meu ver, e vendo tudo isso como negócios, a MS está com uma estratégia TOP, por isso as ações estão subindo o lucro só aumenta e por ai vai….

            Tb não desejo o mal a nenhuma CIA, o que mais quero é que todas fiquem bem saudáveis, pois quem ganha com isso somos nós! eheheheh

  23. É claro que tem espaço pra um terceiro player, na verdade tem espaço pra muito mais!

    Eu só não acredito hoje, que a Microsoft seja a empresa para isso. Ela já teve a chance dela e arruinou tudo.

    Eu particularmente acho que se for pra ter uma terceira competidora nesse mercado, sera um startup e muito provavelmente ela aparecera através do financiamento coletivo. Essa galera tem muito cabeça para pensar fora da caixa e imaginar algo revolucionário que fariam outros usuários largarem seus Androids e iOS.

  24. O problema foi que ele quem pensou apenas dentro da caixa.
    Muitos compraram os alunos porque era Nokia e não por ser Windows.
    Se alguma coisa foi fraca foram as decisões da Microsoft e não por causa da Nokia ser fraca. Nunca foi.
    Foi falta de abrir o leque para ideias realmente criativas e não terem afastado quem pensasse “dentro da caixa”. Ou seja… ele mesmo.
    Se o Tio Bill fez uma empresa transformar merda em água, era muito simples transformar o Windows Phone em algo grandioso. Era só deixar na mão de quem realmente soubesse fazer isso.

  25. É um merda…
    Covarde bibinha enrustida, indianozinho de merda, cheio de rancor

    No Brasil e em vários países,inclusive no Brasil, Grã Bretanha e até mesmo no país mais rico e forte da Europa, as vendas da plataforma era muito interessante, sendo que bateu as vendas do Iphone em diversas oportunidades o Windows Phone vendeu muito mais que os Iphones…

  26. O que o Satya fez com o Mobile, é exatamente o que ele é: conservador!!!
    Ele é o tipo de CEO que sabe o que faz, sem dúvida nenhuma, vide o posicionamento da MS no mercado, ações sempre em alta, etc…
    Porém, o preço de ser conservador hoje é o risco de amargar derrotas mais rapidamente. No ramo de Tecnologia as coisas acontecem “ontem”, se deixar para amanhã, já foi!!!!!!!!

    Ele elevou a MS a outro patamar no mercado, porém, bem longe de ser algo consistente que faça com que as pessoas lembrem da MS e seus outros produtos que não sejam Windows e Office.

    Se alguém perdeu o “boom” do Mobile foi ele e seu conservadorismo. A MS tem grana em caixa. Poderia investir no mobile, contratar um cara fodástico e arrojado para o setor Mobile, pagar para dev’s e empresas para desenvolver apps, igualmente como a Google fez no início de sua loja. Investir em hardware e permitir pequenas modificações no SO, pequena, não deixar de ter o controle e fragmentar o SO como a Google permitiu fazer.

    Cara, que dava para fazer, dava. Bastava ele abrir a mente e arriscar mais.
    É minha opinião.

    1. O que tem de conservador em chutar uma plataforma promissora, dar seus recursos pros concorrentes e apostar em óculos virtuais? Quem se mostra conservadora é a Apple, que suga cada gota do iPhone sem mudanças expressivas, e está se dando bem. Na Microsoft quem era conservador era o Ballmer, e, por mais lerdo que ele fosse, ele era melhor.

      1. Só o fato do Balmer peitar a galera e comprar a Nokia (mobile), já mostrava que de conservador ele não tinha nada. Satya segue passos longos, calmos, com segurança, sem grandes investimentos e com modéstia. Mas não quer dizer que Satya não seja visionário, como fez com Azure e Balmer nem se coçava para muita coisa. Aliás, mesmo eu não curtindo o Satya, números mostram que ele já fez mais pela MS do que Balmer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *