CEO da Take-Two declara apoio a aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft

O grande acordo Activision-Blizzard da Microsoft continua, com mais e mais órgãos regulatórios aprovando a aquisição. Há US$ 70 bilhões em jogo, o que dará ao Xbox o controle de franquias como Call of Duty, Warcraft, Candy Crush e muitos, muitos outros.

A aquisição é, obviamente, polêmica. O PlayStation da Sony se opôs abertamente a compra, alegando que isso prejudicaria sua vantagem competitiva. É claro que os reguladores não estão aqui para proteger os lucros das corporações, mas sim para promover uma competição saudável entre essas corporações. Alguns se perguntam se ganhar o controle de algumas das maiores franquias de jogos do mundo pode dar à Microsoft uma quantidade indevida de poder. A Microsoft retrucou repetidamente, no entanto, dizendo que, mesmo após o acordo, eles ainda não serão a maior empresa em receita, além de observar que a Nintendo se saiu absolutamente bem sem acesso a franquias como Call of Duty ou World of Warcraft.

Outra empresa sentou-se e falou sobre o acordo na semana passada. É Strauss Zelnick, da Take-Two Interactive, CEO de jogos como Borderlands, Grand Theft Auto e Red Dead Redemption. A Take Two também comprou a Zynga para dispositivos móveis há pouco tempo, para se posicionar melhor em um cenário de jogos em rápida evolução.

Em comentários ao Yahoo Business (via BenjiSales), Zelnick teria saudado o acordo, com o Yahoo afirmando que Zelnick vê a Microsoft como aliada. O CEO do GTA também observou que todos os títulos de jogos são independentes e podem competir livremente. É um comentário ecoado pela própria Microsoft, que há muito se refere ao surgimento de jogos indie menores como Minecraft e Among Us, que podem proliferar do nada devido à abertura de plataformas como Steam e se tornar negócios de milhões e bilhões de dólares em seu próprio direito.

“Em última análise, o consumidor vota, e se fizermos grandes sucessos, que é o nosso negócio, os consumidores vão aparecer, e ninguém pode tirar isso de nós. (…) O negócio do entretenimento é a antítese de um negócio fungível comoditizado. Cada título é independente. Portanto, meio que não compete com mais nada e, de certa forma, é altamente competitivo. Em outras palavras, competimos com tudo e com nada. Você não pode substituir um de nossos títulos com outro título.”

Os comentários, sem dúvida, agradarão aos ouvidos da Microsoft, pois volta sua atenção para os reguladores na Europa e nos Estados Unidos, após sua vitória no Brasil. A União Europeia já solicitou feedback de editoras dentro de sua zona econômica e, sem dúvida, os comentários de Zelnick provavelmente estão alinhados com o que a própria Take Two apresentará como entidade.

A Microsoft espera que o acordo seja fechado até o final do ano fiscal de 2023, que seria por volta de junho do próximo ano.

 

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