Os especialistas do gênero já devem ter notado olhando os nomes que apareceram na apresentação, mas com alguns tweets dos envolvidos diretamente ficou mais claro como Clockwork Revolution, o novo jogo InXile para Xbox e PC, é desenvolvido pela autores de Arcanum: Of Steamworks e Magick Obscura, um verdadeiro cRPG clássico.
Além dos já conhecidos Brian Fargo e Jason Anderson, Chad Moore também está entre as principais mentes por trás de Clockwork Revolution, constituindo de fato um tríptico realmente interessante e reunindo em particular dois personagens da Troika Games – Anderson e Moore – que sido fundamental para a criação de Arcanum: Of Steamworks e Magick Obscura.
In 1998, I started working on #Arcanum with Jason Anderson – a unique game that took place in a deep and immersive steampunk world.
To return to the genre and be reunited with Jason (and @BrianFargo) on @ClockworkGame almost 25 years has been one of the highlights of my career. pic.twitter.com/aioUMyepNA
— Chad Moore (@Pappylicious) June 16, 2023
Isso é exatamente o que havia surgido anteriormente também nos rumores sobre o novo jogo inXile, que parecia se encaixar no ritmo do Arcanum desde que começamos a falar sobre um cenário steampunk.
Lançado em 2001, Arcanum: Of Steamworks and Magick Obscura é um RPG com plano isométrico que representou uma das primeiras grandes produções baseadas no imaginário steampunk, desbravando-o no mundo dos videogames com considerável cuidado na construção do mundo e no estudo de estética.
Muitos pensaram imediatamente na proximidade de BioShock Infinite ao assistir ao trailer de apresentação de Clockwork Revolution no Xbox Games Showcase, e não há dúvida de que em termos estéticos inXile também olhou para o título Irrational Games, mas suas raízes estão firmemente relacionadas a Arcanum, que vários anos antes já havia proposto um mundo semelhante em termos de tecnologia, organização social e estética.
Nos últimos dias, Brian Fargo explicou que Clockwork Revolution será um verdadeiro RPG com estatísticas e detalhes.