Quando a Microsoft anunciou que compraria a ZeniMax Media, proprietária da desenvolvedora e editora Bethesda, muitos fãs de jogos prenderam a respiração. Muitos de nós perguntamos o que isso significa para os exclusivos do PS5, mas a Microsoft não deu uma resposta.
Mas agora o chefe do Xbox, Phil Spencer, confirmou que a aquisição da ZeniMax Media por US $ 7,5 bilhões pela Microsoft foi feita e finalizada e a Bethesda agora é oficialmente uma parte da família Xbox. E isso é uma má notícia para os fãs do PS5. Mas isso já era esperado.
Em vez previsivelmente, quando a aquisição foi anunciada pela primeira vez, o maior tema de debate é se os futuros jogos Bethesda vai ser vir para a PS5 ou será exclusivo para o Xbox Série X. Mas, de certa forma, é surpreendente que o tópico continue sendo uma fonte de discussão controversa, visto que, de onde estou, o futuro dos jogos Bethesda no PS5 era e é bastante claro. Não existe.
Antes de entrar no meu raciocínio por trás do motivo pelo qual os jogadores do PS5 terão que aceitar que não jogarão The Elder Scroll 6 ou Fallout 5 em seu console, vamos examinar o que a declaração do Xbox nos diz. A declaração é principalmente uma linguagem floreada sobre o quão excitante é a aquisição. Mas existem alguns pequenos detalhes que indicam qual será a relação da Bethesda com a Sony no futuro.
A parte mais interessante do anúncio é quando Spencer disse diretamente: “Os consoles Xbox, PC e Game Pass serão o melhor lugar para experimentar novos jogos Bethesda, incluindo alguns novos títulos no futuro que serão exclusivos para jogadores de Xbox e PC. “
No entanto, isso ficou mais claro em uma mesa redonda do Xbox e da Bethesda, onde Spencer disse em termos inequívocos que os futuros jogos da Bethesda serão usados para reforçar o Xbox Game Pass.
“Se você é um cliente do Xbox, o que quero que saiba é que se trata de entregar ótimos jogos exclusivos para você que vêm em plataformas onde existe o Game Pass”, disse Spencer. “E esse é o nosso objetivo, é por isso que estamos fazendo isso, é a raiz desta parceria que estamos construindo – e a capacidade criativa que seremos capazes de trazer ao mercado para os clientes do Xbox será a melhor de todos foi para o Xbox depois de terminarmos aqui.”
Lendo nas entrelinhas, isso não significa que os futuros jogos da Bethesda chegarão ao PS5 da Sony. Estamos falando aqui de jogos como The Elder Scrolls, DOOM,The Evil Within, Wolfenstein, Starfield, o novo jogo Indiana Jones e muito, muito mais.
Antes da compra, a Microsoft já estava adquirindo vários estúdio como Ninja Theory, Playground Games ou inXile. E todos foram fortalecidos para trabalhar em jogos “AAA”. Isso já indicava ser um problema para Sony, mas a partir do momento que a empresa comprou uma gigante como a Bethesda e seus oito estúdios o colocam o Xbox com 23 estúdios, enquanto o Playstation Studios tem apenas 13 e está fechando as portas do “PS Japan”.
Não temos dúvida que o Xbox nunca esteve tão forte para criar conteúdo first party, e o futuro parece incrivelmente brilhante. Além dos aclamados da Bethesda estamos de olho no Fable, Forza Horizon 5, Perfect Dark, Avowed, Gears, State of Decay 3, Sea of Thieves, Grounded, Everwild, Hellblade 2, Minecraft, Microsoft Flight Simulater, Age of Empires IV, Forza Motorsport e Halo Infinite ostentando o potencial de acelerar significativamente o sucesso do Xbox.