Com adiamento de Starfield, PlayStation vence 2022 no Metacritic, mas 2023 pode ser o retorno do Xbox

Como é típico do Metacritic, a plataforma de coleta de análises de videogames (e não apenas) publicou um relatório anual para as “melhores” empresas, em termos de qualidade dos jogos publicados. O vencedor foi o PlayStation, batendo Paradox Interactive e Activision Blizzard, segundo e terceiro respectivamente. Em 2022 o vencedor tinha sido o Xbox, e qual será o de 2023?

Destaca-se ainda a presença da Nintendo numa posição baixa, precisamente no 12.º lugar. Ainda mais significativo, no entanto, é a total ausência do Microsoft Xbox, já que a empresa não publicou o número mínimo de jogos para aparecer no relatório do Metacritic (ou seja, pelo menos 5 jogos).

Sem ir muito longe nas pontuações e métodos de cálculo usados ​​pelo Metacritic, podemos ver que a Sony lançou 15 produtos em 2022 (incluindo 10 jogos distintos).

Se quiserem alguns nomes, podemos citar God of War para PC (93 de 100), God of War Ragnarok para PS4 e PS5 (94 de 100), Gran Turismo 7 para PS4 e PS5 (87 de 100) e Horizon Forbidden West para PS4 e PS5 (88s 100). O pior jogo foi MLB The Show 22 (77 de 100).

Em 2023 a Sony pode não ter tanta sorte

2023, no entanto, é uma história muito diferente dado que a Sony estará mais “pobre” de exclusivos próprios já que estes são sobretudo produtos de terceiros, como os da Square Enix (Forspoken e Final Fantasy 16) ou indies como Tchia e Season: A Letter To The Future, que claramente não será incluída na lista de títulos da Sony PlayStation para os cálculos do Metacritic. O Homem-Aranha 2 provavelmente dominará as paradas de notas, mas o ano atual não parece ser o mais movimentado para exclusividades puras da Sony.  Basicamente terá apenas o Spider-Man.

O Xbox, além de contar com títulos exclusivos de terceiros em consoles (temporários ou não), poderá ostentar vários títulos próprios esperados, como Starfield, Redfall e Forza Motorsport.  Além de que Minecraft Legends entra na conta como Xbox Game Studios aqui. Não sabemos ao certo quais serão as notas destes jogos, mas já nos apetece dizer que dificilmente irão falhar em geral dado o historial das produtoras.

Além disso, o ano do Xbox começou com Age of Empires II: Definitive para consoles (86) e Hifi-Rush (90). Em 2022 a Microsoft quebrou o recorde de notas, e talvez em 2023 ela pode quebrar seu próprio recorde. Não sabemos se Ghostwire: Tokyo para Xbox entrará nessa conta.

Salvo grandes surpresas, o Xbox parece estar a caminho de se reposicionar nas paradas do Metacritic. É claro que as coletas de notas não contam toda a história, visto que a Microsoft deu suporte a vários jogos “como serviço” populares e constantemente atualizados em 2022, como Sea of ​​​​Thieves, Minecraft e Grounded, para citar alguns.

Além disso, ainda um eventual novo Call of Duty, Diablo IV e Crash Team Rumble podem se juntar a Xbox Game Studios caso a aquisição Activision Blizzard seja aprovada. Outro ponto digno de nota é que Hellblade 2 está fortemente cotado para ser lançado ainda este ano, e se assim for pode trazer mais notas fortes para o time.

Por fim, lembre-se sempre que, independentemente da posição no ranking, no geral o que mais importa é a experiência final do jogo.

 

Fonte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *