Com Windows Mixed Reality e Xbox Play Anywhere, você realmente precisa de um console?

notebook-game-jogo

A grande maioria do público do Xbox não é mais criança, e nem sempre tem tempo para jogar todos os games que gostariam. Contudo, as coisas são diferentes desta vez, porque Cuphead é um jogo com selo Xbox Play Anywhere. Isso significa que eu posso jogar um jogo completo do Xbox One no meu notebook enquanto viajo, horas vagas do trabalho, em casa de parentes, e em tantas outras ocasiões.

Então, lembre-me, por que eu preciso de um Xbox?

Não conte a ninguém, mas o que faz o Xbox especial não é o hardware. A Xbox Live é a plataforma de jogos online mais bem sucedida até à data, e continua a crescer por uma boa razão. A Microsoft trabalha duro para manter o sistema atrativo com novos recursos e é muito mais estável quando comparado ao serviço concorrente no PlayStation.

É por isso que o plano Xbox Play Anywhere da Microsoft é mais do que apenas jogar seus games no PC. É uma questão de favorecimento do ecossistema, que é uma estratégia familiar da Microsoft no momento. Você não tem apenas o jogo quando você joga o Cuphead no PC, você recebe toda a experiência do Xbox. Pode se conectar a Xbox Live, ser notificado com mensagens recebidas e posso ver o que todos os meus amigos estão fazendo como se estivesse no meu Xbox. Claro, as conquistas estão aqui também, porque não seria um jogo do Xbox sem elas.

A estratégia da Microsoft é levar todo o ecossistema para onde você está, mesmo que esse lugar não seja o que foi originalmente planejado, isso é fantástico. É por isso que há um Office no iPad, e isso faz com que eu possa jogar mais vezes com meus amigos, pois dá para “jogar em qualquer lugar“. Claro, ainda são poucos os jogos de Xbox Play Anywhere, mas vimos um começo um pouco impressionante.

Mixed Reality

windows-mixed-reality-vr

Infelizmente, vai demorar um pouco para o Windows Mixed Reality chegar ao Xbox. A Microsoft disse que vai chegar no futuro, mas provavelmente não da forma com a qual conhecemos agora. Provavelmente existem várias razões para isso, mas a maior razão, de acordo com a Microsoft, é o desejo de ter uma experiência de Realidade Mista na sala de estar que não esteja sobrecarregada por fios.

Felizmente, para os proprietários do PC, o Windows Mixed Reality estará disponível a partir do próximo dia 17 e já está se formando para ser uma ótima experiência. Há uma mistura saudável de jogos no lançamento com os jogos do Steam VR, e, se você tiver um notebook que aguente a experiência, você poderá ter o VR portátil de forma que nenhum dos concorrentes da Microsoft conseguiram até o momento. Pode não ser a sua maneira padrão para o jogo, mas é uma opção muito atraente para ter.

Mas ainda é um PC

gtx-1080

Os jogadores hardcore ainda encontrarão muitos jogos que estão disponíveis no Xbox atual para o futuro previsível, e manter um PC sempre será mais trabalhoso do que usar um Xbox.

No final do dia, no entanto, esta é uma opção que vale a pena considerar. Se você fica a maior parte do seu dia com um PC, adicione um controle bluetooth do Xbox e instalar seus jogos favoritos faz sentido. Mas a experiência na sala de estar, sem complicações e com muita comodidade ainda é algo exclusivos dos consoles. Os números mostram que as pessoas não acham o Xbox como algo desnecessário por conta disso. De certa forma, isso é uma coisa interessante para a Microsoft pois conseguiu unir dois universos com sucesso para públicos que buscam experiências diferentes.

50 comments on “Com Windows Mixed Reality e Xbox Play Anywhere, você realmente precisa de um console?

    1. O conceito do PS Now é o troço mais tosco que eu já vi na minha vida.

      Tão tosco, aliás, que creio ter sido projetado com o único propósito de fazer a pessoa desistir do serviço e ir comprar logo um PlayStation.

      1. Considero o PSNow um serviço “elitista”, não é possível implementa-lo em qualquer lugar do mundo, visto que necessita de uma internet rápida e de qualidade para executar os jogos em streaming, sem contar o fato de haver fila de espera para jogar dependendo do fluxo de acesso em um jogo, totalmente diferente da proposta do Game Pass, alem de só ter vantagens ainda custa a metade do preço em relação a Now (comparando os valores em dólares), para fechar com chave de ouro agora só precisa de opção de assinatura anual.

  1. exatamente… a MS simplesmente possibilitou a escolha da pessoa, um PC ou um console… cada um com suas vantagens… isso é respeito pelo consumidor que não será obrigado a permanecer em uma ou outra plataforma e inclusive a pessoa comprando o jogo play anywhere pode usar em qualquer das plataformas com sistemas da MICROSOFT…

    1. A Nintendo sim, esta tem jogos maravilhosos pra vida toda. Já os da Sony são todos bugados e com historinhas clichês sem graça. MS + Nintendo é o combo perfeito. O resto é resto!

    2. Passei tanto tempo sem jogar os jogos da Nintendo que o nintendismo dentro de mim meio que atrofiou. 😀

      Quanto à Sony, os jogos deles que eu sempre quis jogar eram os third-parties, que estão todos no Xbox hoje.

  2. Bobo esse pessoal da Microsoft. Não sei porque gastam dinheiro com salários tão altos pro pessoal dos times se aqui tem todo um pessoal que manja que faria o mesmo trabalho por um salário bem menor. Microsoft boba :/

    1. SE ELA TIVESSE OS CONSUMIDORES QUE A SONY TEM, NÃO PRECISARIA DISSO TUDO, ERA SÓ FICAR FAZENDO AS VÁRIAS VERSÕES DA MESMA COISA O TEMPO TODO QUE O PESSOAL COMPRARIA. (QUANDO NOTEI O CAPS LIGADO JÁ TINHA DIGITADO DEMAIS).

  3. “é o desejo de ter uma experiência de Realidade Mista na sala de estar que não esteja sobrecarregada por fios.”

    Teremos um Hololens Mini? Ou sua versão 2.0?

    1. A versão final para o consumidor não deverá levar esse termo ‘2.0’. Eu li que eles pretendem lançar a versão 3.0 para o consumidor final. Provavelmente será mini sim, eles sempre mandam os troços gigantes e pesados para os desenvolvedores.

  4. É essa a ideia q muita gente ainda não percebeu: O console em si é só mais uma opção de hardware, o q importa é vender jogos e serviços, não importa onde vai ser jogado. No caso da MS, o Xbox esta se transformando numa plataforma, onde vc tem o console e o pc com W10. Talvez um dia tenhamos uma versão do Windows totalmente gamer, com a mesma dash do Xbox…

    1. Brinquei um tempo com HTPC. Não aguentei. Xbox é muito superior, em todos os sentidos.

      Primeiro que a interface já começa projetada pro uso do controle…

      Segundo que vc tem Netflix nativo e um leitor de blu-ray embutido…

      Terceiro que o Windows versão desktop não foi feito pra ser usado na sala…

  5. Mobile First. Pela experiência demonstrada acima mostra que a Microsoft não mentiu quando disse mobile first. Agora você pode jogar até mesmo em um avião.

  6. A Microsoft é esperta. Disse que o maior concorrente do Xbox X é o PC, só que o Xbox X e o PC é a Microsoft que domina. Então, agora, tá tudo dominado. Sinônimo de Games é Microsoft.

  7. Publico de console e diferente do publico de PC, simples assim. Quem fica falando que o melhor combo e PC+PS4+Switch pra mim ta contando lorota. Eu sou consolista e o Xbox One vai ser sempre a minha única plataforma. E melhor jogar bem em uma do que jogar mal em três.

    1. O problema do PC é que devido à possibilidade de upgrade vc chega num ponto em que os jogos já começam a não ser mais 60 fps, o serrilhamento começa a ficar mais visível, e aí vc tem que gastar o preço de um console numa placa de vídeo.

      Já foi pior… Essa história de que hoje jogar no PC é mais barato é verdadeira apenas por causa da estagnação do mercado de processadores… A AMD só fazia lixo e a Intel se aproveitou, reciclando tecnologias por anos. Além disso o mercado de games é hoje focado nos consoles, os PCs são capazes de muito mais, mas ficam limitados pelos consoles, o que emperra a sua evolução em termos de processamento.

      Não bastasse isso, no PC a falta de detalhes é muito mais visível, pq a tela é mais próxima dos olhos, então vc precisa de filtros mais pesados pra ter uma imagem fluida e limpa. No console a distância é quase como que um filtro adicional e a qualidade inferior pode ser notada apenas qdo há um zoom na imagem.

      Por esse motivo que não adianta fanboy de PC ficar postando comparação de foto online, pq ela não reflete a realidade. O que vemos em screenshots de console não reflete a experiência real que temos nele.

  8. “Com Windows Mixed Reality e Xbox Play Anywhere, você realmente precisa de um console?”

    Sim.

    Meu pescoço e minha coluna agradecem minha opção pelo Xbox.

  9. Como eu venho da geração Atari, MSX, Master, Mega, SNES, PS, consoles são insubstituíveis por detalhes como: uma só tela e uma galera em volta fazendo alvoroço. Isso não tem preço. Poder olhar para o colega e ver a cara dele de puto quando erra, pegar o controle suado da mão do amigo e encher ele de esporro por ser porcão. Brincadeiras assim o PC não entrega. PC é diferente, dinâmica diferente. Jogo no PC quando vou jogar sozinho, algum FPS e não tem galera. Eu gosto de jogar, não importa muito onde, mas tenho preferência por consoles, seja PS ou Xbox. Mas confesso que eu vendi o PS4 e essa semana o Xbox 360 para esperar o Xbox X, pois esse console está show.

      1. kkkkkkkkkkkkkk
        não tenho computador top, mas pode ter certeza que roda melhor que qualquer console lançado até hj (tirando o Xone X)

  10. Eu jogo no console pq prefiro console.. Se eu preferisse jogar no PC eu teria um PC com ou sem live. Até pq, pra quem tem PC ainda vale muito mais a steam do que qualquer coisa que a MS tenha incluído no W10

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *