Confirmado: Nokia voltará e pode ser concorrente da Microsoft

nokia-microsoft1-580x435

Há apenas duas semanas, informamos que a Nokia poderia retornar no futuro para lançar o seu próprio smartphone, o problema é que esperávamos que fosse a longo prazo, no entanto, não vai ser.

Foi dito pela Nokia que a sua marca é a coisa mais valiosa que tinham, eles reconheceram que a marca Nokia é muito valiosa no segmento de celulares, mas por causa do acordo com a Microsoft não podem usufruírem no momento.

Bem, segundo o  NPU e WMPowerUser está confirmado que eles vão lançar seus próprios smartphones. Hoje aconteceu o evento Nokia Capital Markets Day  de 2014, e  o atual CEO, Rajeev Suri ,disse que temos que esperar até o quarto trimestre de 2016 para ver um novo smartphone com a marca Nokia . Portanto, ainda temos que esperar dois anos.

Nokia-volta-2016

Toda estrutura e patentes foram vendidas para a Microsoft, deste modo, a Nokia só vai cuidar do design e acompanhar o processo de fabricação.  Supomos que vai fazer exatamente como empresas como a Apple ou HTC, em que todos o processo de fabricação é realizada por fabricantes como a Foxconn e a Compal.

Provavelmente seus aparelhos serão com Android. Seria mais lógico acreditar que a Nokia vai pelo seguro, possivelmente com uma camada própria de personalização como estão presentes nos aparelhos da Samsung, LG e muitos outras. Seria arriscado começar a lançar dispositivos com vários sistemas operacionais, mas quem sabe, pode aparecer um com Windows Phone.

Em suma, vamos ver os aparelhos da Nokia , que vai cuidar de tudo, exceto da fabricação, temos que esperar até o final de 2016.

Quer comprar um Nokia com Android?

33 comments on “Confirmado: Nokia voltará e pode ser concorrente da Microsoft

    1. Eu acho que vocês estão com problema de interpretação.

      A matéria do WPcentral fala justamente a mesma coisa que o WPoweruser, NPU, e tantos outros sites.

      WPCentral falou que ela não volta até o final de 2016, pois não pode, mas que depois disso ela pode usar a marca até para câmeras fotográficas e, lógico, smartphones.

    2. Por favor pessoal leiam os dois último parágrafos:

      http://www.windowscentral.com/do-not-look-nokia-return-smartphone-business

      A Nokia não pode produzir, como na própria matéria fala, ela vendeu tudo, inclusive patentes para Microsoft, mas ela vai licenciar sua marca que vale muito e o risco do negócio é baixo. Ou seja, manda alguém fazer, a Apple e a HTC fazem isso.

      Um Nokia com Android vai aparecer, vocês querendo ou não. Mas será Nokia só no nome.

  1. Hein? A noticia é justamento o contrario, que o faco agora é outro e que o maximo que eles farão é licenciar o nome pra alguma empresa mas que eles não serão responsaveis por nada no aparelho.

      1. Apple e HTC, PROJETAM seus aparelhos (desde os componentes até o design final), elas terceirizam apenas a montagem, já o CEO da Nokia afirmou que eles não fariam nada disso, basicamente seria a mesma coisa que pegar um LG apagar o nome e imprimir Nokia e mais nada, nenhuma responsabilidade, traduzindo, poderiam lançar qualquer porcaria com o nome Nokia escrito desde de que paguem o licenciamento, ou seja, o que importa é o dinheiro, ela não está nem ai pro resto que os fãs tanto prezavam.

        1. O que tem de peça da Samsung em um iPhone, por exemplo, você nem sonha.

          Mas a Nokia pode sim terceirizar, não tem nada de errado na matéria, ela PODE fazer igual a Apple ou HTC ou de forma diferente. O que ele falou é que no final de 2016 ela volta e pode ser sim concorrente da Microsoft.

          É um impacto para quem é fã da Nokia, claro. Mas é a realidade. Vai sair um Nokia com Android.

          Mas como eu disse na matéria, é só o Nokia, o material e as patentes é da Microsoft.

          1. Tem peças de varias fabricantes, mas o projeto é da Apple, é como uma receita de bolo, a receita é da Apple, a Samsung que faz o bolo.
            Licenciamento de marca é diferente de terceirizar, na primeira basicamente a empresa RECEBE pelo uso da marca na segunda ela PAGA pra outra fabricar seus produtos; no licenciamento a empresa tem pouco poder sobre os produtos que usem seu nome, na terceirização ela tem controle quase total sobre a produção.
            E eu jamais compraria um aparelho desses sabendo que a Nokia faria apenas o design e “controle de qualidade” (ligou? então embala e manda pra venda), alem do mais, sem diferenciais importantes ou uteis é melhor pegar um Motorola ou um Nexus, pelo menos tem alguma garantia de qualidade (e nem é muita).

          2. Sim, com certeza. Compartilho da sua opinião.

            Eu não coloquei um titulo bonitinho para agradar. A verdade é que vamos ver um smartphone com o nome da Nokia sim e pode ser concorrente da Microsoft.

            Se você ler qualquer notícia, e não apenas o título verá isso. Na matéria falei que ela poderia fazer algo parecido com a Apple e não obrigatoriamente idêntico.

            Mas um licenciamento com controle de qualidade, que cuida do software e do design do produto é bem estranho não acha?

            Eu sou fã da Nokia também. Já passei por isso, quando a gente gosta de uma marca demais fantasia a realidade.

        2. De acordo com o CEO da empresa, Rajeev Suri, a ideia é realizar parcerias com fabricantes e distribuidores para licenciar a marca Nokia. Assim, ela poderá permanecer no mercado de smartphones, mas possuir fábricas e unidades de montagem. A ideia seria benéfica para ambas as partes: a companhia finlandesa economiza e mantém seu nome vivo, enquanto as aliadas se aproveitam de uma identidade consagrada para vender mais.

          Mas não se trata apenas da Nokia emprestar seu título a outras entidades. Com esse acordo de licenciamento, a empresa quer assumir trabalhos relacionados ao design, desenvolvimento de software e controle de qualidade dos equipamentos. Esse último quesito, inclusive, seria um dos mais importantes, já que a companhia gostaria de manter sua tradição de possuir dispositivos bastante duráveis e confiáveis.

          http://canaltech.com.br/noticia/nokia/A-Nokia-nao-morreu-empresa-quer-licenciar-a-marca-para-outras-fabricantes/

          http://exame.abril.com.br/negocios/noticias/nokia-diz-que-marca-para-consumidores-pode-ressurgir

          Bem, a notícia é a mesma e é só uma. Agora que o WPCentral maquiou o título né e muito site foi copiando …

  2. Nokia foi vendida pra MS – FATO
    Nokia não fabrica mais celulares – FATO
    Nokia ganha uns royalties por colocar seu nome em aparelhos de outras empresas – FATO

    São esses 3 fatos que definem a Nokia a partir do final desse ano!

    _______ saudades todos temos mas, é hora de virar a pagina e enfrentar a realidade!

  3. Que matéria horrível. Os outros sites dizem totalmente o contrário e outra, se eles fizerem realmente isso que vocês citaram, não tem nada de semelhante com o que a Apple e HTC fazem. Perdeu a credibilidade…

    1. Que site diz totalmente ao contrário? Por favor.

      http://canaltech.com.br/noticia/nokia/A-Nokia-nao-morreu-empresa-quer-licenciar-a-marca-para-outras-fabricantes/

      http://exame.abril.com.br/negocios/noticias/nokia-diz-que-marca-para-consumidores-pode-ressurgir

      Fora os sites da fonte são confiáveis.

      Meu amigo, terão aparelhos da Nokia com Android no futuro, no fundo todo mundo sabe isso. É só pagarem para usarem a marca dela e pronto.

      Ela não vai voltar a fabricar pois vendeu tudo para a Microsoft, isso é lógico. Mas ela pode fazer uso de terceirização para isso. Apesar de falar em licenciamento, o CEO da Nokia falou que vai além disso.

      “Mas não se trata apenas da Nokia emprestar seu título a outras entidades. Com esse acordo de licenciamento, a empresa quer assumir trabalhos relacionados ao design, desenvolvimento de software e controle de qualidade dos equipamentos. Esse último quesito, inclusive, seria um dos mais importantes, já que a companhia gostaria de manter sua tradição de possuir dispositivos bastante duráveis e confiáveis.”

      WPCentral fala que até 2016 ela não lança smartphone, pois é contrato.

      Repito, a Nokia não vai criar mais smartphones, mas vai licenciar a sua marca ou terceirizar para que alguém construa o aparelho, pois eles venderam seu maquinário para a Microsoft. Lembre-se que o CEO falou que a marca Nokia vale muito no mercado de smartphones e eles vão explorar isso. Querem dinheiro.

      É a verdade, pode doer para os fãs, mas é isso. Não vou maquiar o título só porque sou um site especializado do Windows.

    1. Só não suavizo a matéria para camuflar a verdade.

      “Nokia não vai fazer mais smartphones” Isso todo mundo sabe, não é novidade alguma, ela vendeu patentes e equipamentos para a Microsoft. Isso todo mundo sabe (novamente) e o WPCentral usou isso para camuflar.

      A Nokia vendeu a divisão, mas não seu nome. A NOKIA EXISTE, É INDEPENDENTE!

      A Nokia vai ceder sua marca por “licenciamento” quando acabar o contrato com a Microsoft. Foi isso que o CEO falou hoje. (Isso é o que o título fala, da notícia de HOJE)

      A marca Nokia é muito valiosa no mundo dos smartphones = O CEO falou isso também.

      A Nokia vai licenciar a marca, cuidar do design, do hardware e do software.

      Não espere ver uma boneca com nome Nokia na testa. Vai ser um smartphone mesmo! Se você ler a matéria do WPcentral vai ver isso. Leia os dois últimos parágrafos.

      A Nokia voltará em 2016, seja por licenciamento ou terceirização. Mas VOLTA!

      1. Volta?
        Com a mesma gestão PORCA que levou sua divisão de smartphones a ser vendida a preço de banana pra Microsoft? Volta?

        Volta? Mesmo antes, com toda infraestrutura de logística, pesquisa, desenvolvimento e produção, mal davam conta de cobrir um continente direito? Vão voltar agora sem nada?

        Volta? Com a gestão mais estúpida já vista no Brasil para uma marca de celulares? Que de referência absoluta, se deixou ser pisada pela Samsung que chegou e conseguiu tomar seu lugar?

        Volta? Com a mesma arrogância que afundou seu marketshare por não dar atenção aos concorrentes, achando que era soberana?

        Volta com uma participação fracassada nos EUA e na China, os dois mercados mais importantes do mundo? E mesmo NUNCA tendo sido reconhecida nestes países, nunca souberam desenvolver estratégias pra buscar um posicionamento nestes mercados tão importantes?

        A marca Nokia é valiosa? Onde?
        Caindo do 5º para 98º das marcas mais lembradas?
        Com cada ação na bolsa valendo miseráveis 3 dólares? TRÊS DOLARES?

        Meu amigo, vamos acordar pra vida…
        Esqueça a Nokia, porque ela não volta ao mercado de consumo… a não ser, que seja pra fabricar botas de borracha novamente.

      1. Em entrevista ao ZDNet, o atual CEO da Nokia falou que não está nos planos da empresa que ela volte ao mercado dos smartphones. Eles vão focar a partir de agora em serviços de localização, como o HERE Maps e o HERE Drive, e também em outros serviços da Nokia que envolvem redes.

        “Nós não estamos olhando para o mercado de smartphones em si”, disse o CEO, que também disse que“a marca irá voltar ao mercado sim, mas por meio de licenciamentos” que a empresa irá fazer, ou seja, suas tecnologias podem aparecer em smartphones de outras fabricantes, mas não em smartphones da própria Nokia.

  4. Em entrevista ao ZDNet, o atual CEO da Nokia disse que não está nos planos da empresa que ela volte ao mercado dos smartphones. Eles vão focar a partir de agora em serviços de localização, como o HERE Maps e o HERE Drive, e também em outros serviços da Nokia que envolvem redes.

    “Nós não estamos olhando para o mercado de smartphones em si”, disse o CEO, que também disse que“a marca irá voltar ao mercado sim, mas por meio de licenciamentos” que a empresa irá fazer, ou seja, suas tecnologias podem aparecer em smartphones de outras fabricantes, mas não em smartphones da própria Nokia.

    1. também disse que“a marca irá VOLTAR ao mercado sim, mas por meio de
      licenciamentos” que a empresa irá fazer, ou seja, suas tecnologias podem
      aparecer em smartphones de outras fabricantes, mas não em smartphones
      da própria Nokia.

      A Nokia volta. Claro que ela não vai fazer smartphones, todo mundo sabe que ela vendeu a divisão para a Microsoft. É notícia velha.

      Ela vai ceder a marca, outra fabricante faz. Ela voltará mas em conjunto com outra fabricante.

      Gente, é só ler.

      1. Entendi amigo, mas pela forma que foi escrito a matéria, da a entender que a nokia voltará para competir com a microsoft por meio de outro sistema ou smartphone. e não é bem assim. eles irão investir em tecnologia, coisa que até então não tem nada de mais e que por sinal poderá ser usada até pela própria microsoft, android etc. assim como o HERE que está indo para outras plataformas…
        flw

        1. Ele vão, no mínimo, licenciar a marca. Se a Microsoft quisesse ficar com a marca da Nokia não teria criado o “Microsoft Lumia”, isso é lógico.

          A Nokia é independente, é uma empresa, e a Microsoft é outra. Entenda isso.

          Ela PODE ser concorrente da Microsoft sim, é só alguém quiser licenciar sua marca.

  5. Desculpa aê parceiro, mas suas informações não batem com o que diz o CEO da Nokia:

    Referring to the last few years as a period of “difficult change”, Suri noted that Nokia has “gone from a long period of decline to our first period of year on year growth since 2011”.

    The company is now predicting growth for all three business units. The charge will be led by Networks, which Suri said will grow “slightly faster than the market”, currently dominated by Nokia, Huawei, and Ericsson. Despite a declining number of players in the networking space, Suri predicts no easing of competition, with smaller players becoming more aggressive and IT companies increasing looking to enter the market.

    Spending on younger network technologies such as 4G is offsetting the declines in older equivalents for Networks, according to Suri. 4G is likely to make up the backbone of infrastructure spend for the foreseeable future, despite predictions that pre-standard 5G networks will be rolled out in as little as four years.

    “Any change of technology never quite comes as fast as people think,” said Suri. “4G will coexist with 5G for many, many years, adding both coverage and connectivity.” It will account for 80 percent of infrastructure spending for years to come, the CEO added.

    The company is looking to the rise of Internet of Things to help bolster Networks, predicting there will be 50 billion connected objects by 2025. “We are exploring big opportunities in the Internet of Things, which could include analytics and machine-to-machine connectivity platforms,” Suri said.

    Other nascent technologies on Nokia’s networking radar include 5G, cloud radio access networks, intelligent antennas, and small cells. “I always said when the market was there [for small cells], we would be there. Now is that time,” Suri said.

    And, like many a hardware company before it, Nokia is hoping to turnaround the slump in revenue from its services business too, including systems integration, network planning and optimisation, and managed services.

    Suri said the lessons learnt from Networks in the last few years — the use of Kaizen and lean, improving operational efficiency — will be applied to Here, which the company is hoping to see beginning to grow after a period of flat sales and break-even results.

    Nokia is looking to “build our businesses into interesting near adjacencies,” according to its CEO. For Here, that will mean adding fleet and smart asset management products onto its existing enterprise automotive products. “Enterprise is a small business for us today, but one that is showing good growth and long term potential,” Suri told analysts on Friday.

    In the consumer mapping space, Nokia won’t be taking on main competitor Google directly but instead relying on partners such as Yahoo, Microsoft, and Amazon to take its offerings to end users through a B2B2C strategy.

    For its patents and licensing business, known as Technologies, Suri was more cautious, saying the company needed to explore further before it could say with certainty what would be the outcome and timing of both new technology R&D and licensing deals.

    For Technologies, licensing will remain a priority, with Nokia working on upping royalty payments as existing licensing deals expire. And, having struck patent licensing deals with many of the big handset manufacturers, Suri revealed that it would be moving on to opening discussions with mid and low-tier device companies, as well as non-phone related hardware businesses, including those making set-top boxes and digital cameras. It will also be looking to milk the parts of its patent portfolio it has not historically thought to monetise.

    Suri also used the capital markets day to put an end to rumours that, having sold its devices and services business to Microsoft earlier this year, Nokia was looking to return to handset manufacturing. “We are not looking to a direct consumer return to handsets per se,” he said, but added that the Nokia “brand will return to the consumer world” through licensing deals in the longer term.

    “The Nokia brand is still extremely powerful and we see considerable interest in licensing. We will pursue it… in a thoughtful and considered way,” he said.

    Confirme aí: http://www.zdnet.com/nokia-says-no-return-to-handsets-as-ceo-lays-out-its-plans-for-the-future-7000035809/

  6. Nokia fez o que tinha q ser feito na época! agora é bola p frente! go go go direto e nós todos felizes! 🙂 só peço para fazerem um celular quad core com mais de 1giga de ram e bateria p 14hs obrigado. obs. tegra + super amoled seria uma ótima combinação nessa jogada p frente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *