Conheça o Steam Deck, o “Nintendo Switch” com jogos de PC da Valve

Do nada, acaba de ser anunciado um novo produto que os rumores já cantavam que aconteceria: Steam Deack. Entretanto, o que seria isso? Bem, com todo o sucesso que a Nintendo está fazendo com seu Switch e com o fracasso das SteamMachines, a Valve decidiu mudar a forma de como entra no mercado.

A Valve acaba de anunciar o Steam Deck, seu dispositivo de jogos portátil parecido com o Switch. O envio começará em dezembro e as reservas abrem no dia 16 de julho às 13h (horário do leste dos EUA). Ele começa em $ 399 dólares (R$ 2.000,00 em conversão direta) e você pode comprá-lo em modelos de $ 529 dólares e $ 649 dólares também.

O dispositivo tem um APU AMD contendo um CPU Zen 2 quad-core com oito threads e 8 unidades de computação de gráficos AMD RDNA 2, junto com 16GB de RAM LPDDR5. Existem três níveis de armazenamento diferentes: armazenamento eMMC de 64 GB por US $ 399, armazenamento SSD NVMe de 256 GB por US $ 529 e 512 GB de armazenamento SSD NVME de alta velocidade por US $ 649, de acordo com a Valve. Você também pode expandir o armazenamento disponível usando o slot de cartão microSD de alta velocidade disponível.

O Steam Deck possui um grande número de opções de controles. Existem dois thumbsticks, dois pequenos trackpads abaixo dos thumbsticks, botões ABXY, um D-pad e um touchscreen de 7 polegadas. O dispositivo também possui um giroscópio para controles de movimento. Como o switch, ele tem dois gatilhos de ombro em cada lado e também há quatro botões traseiros (dois em cada lado).

Quanto à bateria, “a bateria interna de 40 watts-hora do Steam Deck oferece várias horas de jogo para a maioria dos jogos”, diz Valve. “Para casos de uso mais leves, como streaming de jogos, jogos 2D menores ou navegação na web, você pode esperar obter a duração máxima da bateria de aproximadamente 7 a 8 horas.”

A Valve também venderá um dock que você pode usar para sustentar um Steam Deck e conectá-lo a monitores externos como uma TV. No entanto, você não precisará de um dock para conectá-lo a uma TV – a Valve diz que “o deck pode ser conectado à sua TV, monitor ou até mesmo ao seu CRT antigo, se você tiver os cabos certos”.

No lado do software, o Steam Deck executa o que a Valve está chamando de “uma nova versão do SteamOS”, que é otimizada para o formato móvel do computador de mão. Mas o sistema operacional real é baseado no Linux e utilizará o Proton como uma camada de compatibilidade para permitir que jogos baseados no Windows rodem sem exigir que os desenvolvedores os portem especificamente para o Steam Deck.

No final das contas, porém, o Steam Deck ainda é um computador Linux completo, o que significa que usuários mais técnicos também poderão pular para o desktop Linux normal. A Valve observa que você poderá conectar um mouse, teclado e monitor e instalar outras lojas de jogos, software de PC normal, navegar na web e muito mais.

Valve observa que os recursos do Steam Deck são projetados para emular o aplicativo Steam normal na área de trabalho, completo com bate-papo, notificações, suporte para salvar na nuvem e todas as suas bibliotecas, coleções e favoritos, todos mantidos em sincronia. E se você quiser mais potência, poderá transmitir jogos para o Steam Deck diretamente do seu PC de jogos usando o recurso Remote Play da Valve.

Quando as pré-vendas para todas as três versões abrirem na tarde de sexta-feira, elas estarão inicialmente disponíveis apenas para contas com compras no Steam antes de junho de 2021, em uma tentativa de manter os bots revendedores à distância. Há também uma taxa de reserva reembolsável de $ 5 e uma reserva por pessoa. Sua reserva não é exatamente uma encomenda, mas coloca você na fila para encomendar o sistema assim que houver estoque disponível.

Em dezembro, as primeiras unidades estarão disponíveis nos Estados Unidos, Canadá, União Europeia e Reino Unido, com outras áreas seguindo em 2022. Os convites de pré-encomenda devem sair antes de dezembro, e se você perder seu janela do convite, a taxa de reserva será devolvida à sua carteira Steam.

IGN também obteve uma entrevista com Gabe Newell da Valve, que disse que a Valve projetou todo o sistema com preços “muito agressivos” em mente, chamando-o de um aspecto “crítico” e “doloroso” do desenvolvimento. Essa é uma estratégia diferente da que a Valve adotou com o headset Valve Index VR, onde intencionalmente tentou impulsionar a indústria com a experiência de VR mais cara para o consumidor por US $ 999.

Greg Coomer, da Valve, disse à IGN que, caso tenha sucesso, a empresa já está pensando em modelos futuros e oferecendo os “blocos de construção” para outros fabricantes também. “Vemos isso como apenas uma nova categoria de dispositivo no espaço do PC”, disse ele. Isso pode trazer de volta ecos da iniciativa Steam Machines da Valve, onde ela tentou encorajar os parceiros a construir desktops de jogos Linux desejáveis, mas com diferenças importantes. Desta vez, a Valve criou primeiro seu próprio hardware, e esta “categoria” de PC já existe em algum grau.

Fonte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *