Criadores de Gears War 4 acreditam que Scorpio é o salto que o Xbox One deveria ter sido

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Gears War 4 é um jogo lindo e impressionante no Xbox One. No entanto, apesar do fato de que a The Coalition consegui fazê-lo funcionar em 1080p e até 60 FPS durante o multiplayer, ainda encontraram vários problemas para tal. Falando com site Gamasutra, o diretor técnico do jogo, Mike Raynor, disse que ele ficou “um pouco decepcionado” com o Xbox One quando começaram a trabalhar com ele.

Por muita competência da equipe Xbox, o console evoluiu bastante ao longo dos anos, mas Raynor acrescentou que inicialmente “meio parecia que realmente tínhamos tomado um passo atrás”.

A Microsoft sempre foi boa em trazer novas tecnologias quando se trata de consoles, basta olhar para o Xbox original e Xbox 360. O Xbox original era o mais poderoso console do mercado naquela época e o Xbox 360 usou componentes de tal forma que o PlayStation 3 “sangrou” para tentar alcança-lo. Lembre-se da controvérsia de Bayonetta que não funcionar no PlayStation 3? As ferramentas para os desenvolvedores eram muito melhores que o console da Sony, foi um ótimo trabalho da Microsoft.

Continuando com a entrevista de Raynor disse, “com o que estamos fazendo com o Project Scorpio, é muito prazeroso trabalhar com ele”. Raynor espera que o próximo console conquiste o amor dos desenvolvedores.

A diferença entre PlayStation 4 Pro e Scorpio é muito alta, e isso devem ajudar os desenvolvedores a trazerem as melhores versões de seus títulos para Scorpio. Se o console é o melhor lugar para criar devido por conta do seu poder e ferramentas, os desenvolvedores facilmente irão adotá-lo. É assim que funciona o desenvolvimento de jogos de console.

No geral, o sucesso do Scorpio também fará o Xbox One crescer na questão de novos games por conta das novas ferramenta, a equipe da The Coalition reconheceu o erro, mas o mais importante é superar isso, e temos visto a equipe Xbox se esforçar para tal.

Cuspiu no prato que comeu ou sinceridade?

12 comments on “Criadores de Gears War 4 acreditam que Scorpio é o salto que o Xbox One deveria ter sido

    1. Verdade. O fato do Xbox 360 e PS3 suportarem 1080p fazia eu pensar que o One/PS4 rodariam em 4k a 60 fps. Mas a verdade é que eles suam para rodar em 1080p a 30 fps em jogos mais exigentes. Claro que a qualidade gráfica e várias outras coisas evoluíram, mas acho que todo mundo que tem uma noção da coisa esperava mais e se frustrou.

      1. 4K e 60 fps em 2013? Nem PC conseguia isso. Pelo menos não sem muito custo.

        A decepção foi não rodarem a 1080p e 60 fps, pq os PCs já haviam atingido esse patamar há um bom tempo.

  1. Lembro da febre pelo 360.
    O PS3 era bom, mas ficou na sombra do 360.
    Tanto é que se via mais gente comprando o PS2 do que o PS3.
    A MS foi lá e deu aquela furada na introdução do One. Se tivesse feito um bom trabalho de transição do 360 para o One, O PS4 estaria em apuros.

    Obs: não estou desejando mal ao PS4. Muito pelo contrário. Curto tanto o One quanto ao PS4 que meus sobrinhos têm e eu jogo quando me dá vontade.

    Hoje estou de PC Gamer, mas dependendo do que o Scorpio for de fato e o preço for o que parece que vai ser… Vai ser difícil ficar longe dele.

    1. O chefe da divisão xbox da época, o Dom Matrick, foi quem estragou tudo. O cara achava que knect era o futuro e era um executivo com mentalidade EA, de fazer coisa barata e vender como chic. O responsável pelo 360 foi o Peter Moore e ele realmente era louco pelo xbox, era outra mentalidade. O Phil Spencer, entretanto, tem uma mentalidade mais conservadora, mais old school em se tratando de videogame, por isso assim que ele chegou ele foi arrumando a coisa toda e dando de novo ao xbox o formato de videogame de fato.

      Scorpio é reflexo disso.

      1. Eu penso um pouco diferente. Se a Microsoft lançasse o Xbox One hoje, claro que mais forte do que era o original em 2013, e promovesse os mesmos recursos multimídia que promoveu na época, teria feito muito mais sucesso. Nesse tempo tivemos a moda dos PCs mini-ITX e o crescimento do mercado de home theater, com o boom de apps como Kodi e Plex. O Xbox One tem coisas, como a entrada HDMI, que aqui no Brasil vc tem muitas dificuldades pra achar boas peças, pois é necessária uma placa dedicada. Um HTPC comum tem que optar entre o sinal de TV e performance em jogos, pq as placas mini-ITX tem só um slot PCI Express e tanto uma GPU como uma sintonizadora de TV o utilizam. Claro que existem sintonizadores USB, mas não têm a mesma qualidade nem o fator forma.

        O Xbox One pode não ser a melhor máquina pra jogos hoje, mas é disparado o melhor media center do mercado, justamente pq oferece jogos ao lado da mídia. Tem entrada HDMI e suporte até a Blu-ray Ultra HD (no caso do Xbox One S), coisas que num HTPC vc tem que se bater pra conseguir, pois a suposta liberdade dos PCs sempre dependeu de quebra de criptografia, e o formato Blu-ray tem proteções DRM que desanimam quem tenta quebrá-las. Vc precisa de programas caros e ruins como o PowerDVD pra rodar Blu-rays nativamente no PC (o Kodi consegue rodar alguns mas não a maioria), além é claro de um drive de Blu-ray, que caiu em tamanho desuso que quase não há gabinetes mini-ITX com suporte a leitores ópticos.

        O Scorpio não é nem de longe tão impressionante como estão pintando… É basicamente uma revisão do hardware em maior escala, mais do que foram o New 3DS e o PS4 Pro. Muito do que tem no Scorpio são apenas coisas que já havia no Xbox One porém com maiores clocks e capacidade. A Microsoft definitivamente não reinventou a roda qdo fez o Scorpio, apenas foi um pouco mais longe do que a Sony quis ir. Não acho nada de outro mundo especulações que colocam o preço do Scorpio a 400 dólares, pq a tecnologia dele é coisa que já está a algum tempo no mercado e foi escolhida por dois motivos, preço e compatibilidade com o Xbox One original. Acho que o pulo do gato da Microsoft foi acertar a API pra maximizar a eficiência do Scorpio. Em termos de hardware, não é nada além do normal.

        Acho meio preocupantes esses rumores e notas que têm sido soltados, pq todos eles indicam que a Microsoft realmente irá abandonar o Xbox One qdo o Scorpio for lançado, o que num primeiro momento não seria necessário. Fazer um jogo pro Scorpio e pro Xbox One é fácil… Qualquer jogo de PC que vc compra hoje são na verdade quatro jogos: Low, Medium, High e Ultra. Não existe motivo plausível pra não se fazer escalonamento nos consoles da Microsoft. O problema é que vazam esses valores de 400 dólares e pra piorar a situação vem o estúdio de Gears of War e solta uma nota extremamente crítica sobre o Xbox One. Isso não é algo esperado de uma empresa que acabou de lançar a versão slim do Xbox One (que tem muito poucas diferenças pro original) com a promessa de encampar o console. A 400 dólares, o Scorpio viria pra ser o padrão da empresa e não o produto pro “entusiasta”.

    2. De fato… tanto que muitos jogadores de x360 migraram pro ps4 com aquela controvérsia toda em cima do Xone. Com um trabalho correto, no futuro o Scorpio pode trazer essa turma de volta.

    3. A maioria dos gamers são conservadores, o que é uma pena. Isso explica o sucesso do PlayStation, pq a Sony vende essencialmente o mesmo console desde 1995, exceto com revisões de hardware pra acompanhar a evolução tecnológica. O PSX ganhou a guerra em sua geração pq era um console extremamente feijão com arroz. Nada do que havia nele foi uma grande inovação. Já tínhamos suporte a mídia óptica nos consoles desde o Sega CD, além de outros periféricos restritos ao Japão. O resto não era nada de extraordinário, o controle do PSX por exemplo era um controle de SNES com mais dois botões L e R. Nem os jogos em 3D foram uma inovação, pq tanto o SNES como o Mega Drive (com o fracassado acessório 32X) já eram capazes de renderizar polígonos. Quem inovou na época foi a Nintendo, ao tornar controles analógicos o padrão nos consoles e oferecer um acelerador 3D no N64 pouco antes da 3dfx lançar suas placas Voodoo no PC. Super Mario 64 foi um dos jogos mais revolucionários já criados e definiu o gênero sandbox em 3D como ele é hoje. Até o SNES tinha soluções mais interessantes que as do PSX, pq os chips de processamento dentro dos cartuchos, apesar de encarecerem os jogos, ampificavam em muito a capacidade do console original e deram ao SNES uma sobrevida além do projetado inicialmente.

      O grande mérito da Sony, ao meu ver, sempre foi “melhorar” as ideias dos outros. O N64 tinha alavanca analógica e vibração no controle, mas dependia de um periférico vendido em separado, pesado e movido a pilha. A Sony fez um controle com dois analógicos de construção melhor que o da Nintendo e integrou a vibração no próprio controle, com alimentação pelo console. Tem outros exemplos tb.

      1. Sei bem.
        Comecei na época do Tele Jogo e passei por tudo isso.
        E, sim. o feijão com arros funciona até hoje, pois a maioria dos “gamers” são ainda muito casuais.

      2. Te dou outra explicação pra isso, rapida e simples, pirataria, brasileiro como 80% do mundo ” pobre ” adora game single player pq nao teve e nao tem inetrnet, nao sabe acompanhar tecnologia porque nao ve ela na sua frente, essa cultura pirata de nao pagar e nao se socializar é onde a Sony ganha fama, acho isso deprimente, mas a verdade é uma só, video game por aqui nao vende porque brasileiro quer tudo como um dia foi, tudo de graça sem ter que pagar nada…

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