Cyanogen pode mudar de planos e causar impacto na estratégia da Microsoft

cyanogen

Não está fácil, a Cyanogen Inc. está passando por um processo complicado de demissões, e muitas fontes afirmam que em média de 20% de empregados já foram demitidos. As demissões impactam nas áreas de desenvolvimento do sistema operacional, que pode ser totalmente eliminada – não o CyanogenMod em si, mas sim o CyanogenOS. Motivo? Não teve o sucesso esperado com sua interface no Android.

Existiram teorias que a Microsoft adotaria o Android como “Plano B” da Microsoft. Sabemos que isso não ocorreu. Contudo, a empresa, criou parcerias com a Samsung, LG e outros fabricantes para colocar sua suíte de aplicativos em seus dispositivos Android.

A Cyanogen também entrou nesta parceria com a Microsoft,  ambas concordaram em integrar aplicativos e serviços da Microsoft em todo o sistema operacional Android Cyanogen, incluindo serviços Bing, Skype, OneDrive, OneNote, Outlook e do Microsoft Office (Word, Excel, PowerPoint, Outlook e OneNote). Mais tarde, Cortana foi adicionada à lista bem.

A tal parceria será duramente abalada, especula-se que a Cyanogen pretende uma grande mudança estratégica, o que poderia envolver o foco em “aplicativos“. Por isso a Cyanogen estaria “abandonando” a parte de desenvolvimento do sistema operacional. Essa histórica foi relatada pelo Android Police e confirmada pelo Recode.

A experiência Cyanogen gira em torno da não dependência dos serviços do Google no Android, e isso pode impactar de forma negativa para a Microsoft, pois pode significar um fim para a versão “Android da Microsoft”.

Claro que isso é uma perda lastimável até mesmo para os usuários do Android, mas sem dúvida alguma pode ser apenas mais um lembrete para a Microsoft investir na sua Plataforma Universal do Windows 10, e focar no que é realmente seu.

Como será daqui para frente?

A Microsoft pode está feliz com suas parcerias com outros fabricantes e continuar colocando investindo em implementar seus apps e serviços no sistema rival. Manter o foco único no Windows 10.

OU, a Microsoft poderia comprar  Cyanogen e investir em um sistema alternativo ao Android. É uma possibilidade a ser considerada.

Fonte: Android Police

40 comments on “Cyanogen pode mudar de planos e causar impacto na estratégia da Microsoft

      1. Nesse caso não foi uma compra, eles apenas injetaram dinheiro no projeto para ter seus apps no sistema que estava sendo criado.

          1. Então, é uma colocação deles que acho que nem deve acontecer… Microsoft deve fortalecer seu sistema e não uma versão alternativa do concorrente. Se bem que…

          2. Não acho que uma compra, para esse objetivo seria “da nova Microsoft”.. Afinal, ela poderia comprar o Snapchat dentre outros, não ?

  1. Já disse uma vez e digo novamente. o android não salva nenhum dispositivo. A inovação, sistema forte e trabalho de marketing sim. tenho um android, por falta de opção. todas essas empresas android… muda uma outra coisa. melhora aqui ou alí. a grande diferença é hardware (nos seguimentos de mercado).
    Não tem nenhum “pulo do gato”(grande diferencial). Quem fizer algo com significado leva o mercado.
    a amazon já investiu no mercado, o cyanogen está lá, não resolveu muito.

    1. Por isso acho bem provável a Microsoft investir ainda mais no Windows 10, e não no Android, porem se ela decidir comprar a Cyanogen será para inovar e trazer a possibilidade dos usuários escolherem o sistema operacional que lhe atende melhor

      1. Acho difícil as pessoas trocarem a store do google, é muito cômodo. pq se a microsoft comprar o cyanogem, vai querer que comprem todos os produtos novamente ou seus produtos. para uma “integração perfeita”. pergunta a amazon se deu certo.

        1. Por isso a Microsoft teria que investir mais em seu sistema, pois se não os “leigos” iriam mudar e logo iriam voltar para o Android. Mais se a Microsoft melhorasse e conseguisse “algo diferente” os usuários recomendariam aos outros mudarem também e logo todos estariam utilizando o Windows. E sem falar que a Microsoft não precisa vender aparelho para ganhar, afinal cada visita na loja, cada app hospedado na loja, etc ela ganha.

          1. E por isso também que a Microsoft não fabrica mais tantos aparelhos e deixa todo o trabalho para as OEMs, assim ela não gasta mais do que recebe e as OEMs não precisa se preocupar com o Sistema operacional, pois esse trabalho fica para a Microsoft

  2. O grande uso do Cyanogen não foi por pessoas que queriam ser ver livres do Google, e sim por pessoas que queriam os seus aparelhos atualizados e livres de lixo.

    Com o passar o tempo, as OEM foram melhorando, atualizando mais o sistema, colocando menos lixo e cada dia mais soluções como Cyanogen foram ficando para trás.

    E ultimamente, os aparelhos puros, como a serie Moto, está mostrando que um android puro é melhor do que uma room.

    Resumo da historia, o que a Cyanogen pensava ser um mercado não explorado, era apenas um período de amadurecimento do ecossistema android.

    1. Pois é, mas ainda a esperança para a Cyanogen, agora ela tem que investir em inovação e em diferencial.

      Essa seria uma boa ora para fazer um acordo com a Microsoft possibilitando usuário mudarem facilmente de sistema operacional, e com isso os usuários escolheram o aparelho somente pelas especificações e não mais pelo sistema(ou melhor dizendo, acabando com o monopólio do “Android”).

      E ai a Microsoft só teria que melhorar o sistema para fazer com que os usuários permaneçam no Windows e não voltem ao Android.

    2. Vc bem leu a matéria e tá comentando ? Não é a ROM deles que tá dando prejuízo é sim o OS próprio………… Ler a matéria antes de comentar bobagem rapaz

        1. Sim, existem duas áreas dentro da cyanogem INC, uma é a cyanogemmod e a outra é a cyanogenOS, a primeira é uma ROM customizada igual a touchwiz ou MIUI que é o Android da Google apenas customizado e o segundo é o OS desenvolvido do zero pela empresa…………. Tipo o android é um código cru aí tem várias versões a do Google é uma a da cyanogemé outro e assim por diante

    1. Rafael. Meu Moto X 2014 nunca travou, nem tv qqr outro “bug”. Mas eu entendo seu comentário, pois já tive um L830, que foi vendido por bom preço. Mesma coisa q farei com o Moto, assim que tivermos no Br um “Win10Phone” top.

  3. A ROM Mod ainda é usada por mais de 50 milhões. Certo?
    Agora o SO eu não vi uma alma viva animada com a ideia dasde o início.

    Tomara que a MS consiga chegar lá com o W10m mas seria interessante a MS ter uma Cyangenmod da vida também. Eu usaria numa boa. Principalmente com uma boa otimizada e recursos que só a MS sabe fazer.

    1. eu não sei a diferença entre o SO e o MOD. mas pelo que tenho lido um não parece muito distante do outro e as empresas diminuiram bastante o peso entre seus androids para o CM. Parei para ler a diferença entre o miui8 beta do meu redmi2pro e o CM. não há muita diferença tirando a IU. de qualquer forma a microsoft tem um launcher bem interessante que usei por um tempo.
      Como a propria Cyanogem diz, talvez seja mais interessante a Microsoft focar nos applicativos dela que já estão defasados e entruncados na playstore. A maioria dos usuários do android só quer saber dos apps. e facebook… e whatsapp.

  4. Tenho 3 aparelhos, um Iphone 6, um Moto G terceira geração e um Lumia 640 XL, gosto muito do Iphone pela velocidade, o Lumia uso mais para conhecer o W10M e o Moto G porque tenho desde a primeira geração, se o Iphone fosse na faixa dos 1300 reais ninguém teria outro aparelho, apesar de faltar alguns recursos se comparado ao W10M e o Android, ele é o mais estável e tem uma ótima loja.
    O 640 mesmo usando uma versão de teste do W10M ainda tem um OS com melhor experiência, apesar da loja ser inferior ao Android e o IOS ele é mais rápido que meu Moto G em algumas coisas, tenho problemas com o Moto G e o Android 6, ele trava mais do que deveria, pelo menos umas 4 vezes por dia, não fecha alguns apps, me obrigando as vezes a desligar o aparelho e isso me incomoda, para um aparelho de quase mil reais ele fica devendo muito, instalei o software Prisma no meu Moto G e o app é lento que dói, horrível, sei que isso não é culpa só do aparelho, mas do OS também, onde quero chegar com tudo isso? A saída não é adotar um OS como segundo plano e sim ter uma plataforma coesa, a Microsoft tem trabalhado pesado nisso, mas ainda tem um longo caminho pela frente. Queria muito em um futuro próximo testar o Continuum, mas comprar um outro Lumia só pra isso não rola.

    1. a questão pra mim não é o lumia, mas a versatilidade de não precisar ter um dispositivo no quarto ou no trabalho, e sim um que interaja com todos os monitores mouse e teclados e seja mais portável que um tablet e ainda possa estar sincronizado com meu servidor e a nuvem.
      Achei bem interessante o novo miui 8 da xiaomi (android) que transforma em 2 celulares (virtual) para o trabalho e pessoal. mas quero fazer mais coisas e não ser duas pessoas ao mesmo tempo.

      1. Bom dia Rafael. (…. ” que interaja com todos os monitores, mouses e teclados (no job, em casa, facu, etc) e seja mais portável que um tablet….” ) ???? Pois é ! Creio que logo “zilhões de neguinhos” entenderão que isso é o futuro (melhor custo benefício) e não conseguirão mais ficar em um “Win10Phone” no bolso, bolsa, mochila.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *