Um vídeo publicado pela IGN fala algo sobre PS5 e Xbox Series X|S do ponto de vista dos desenvolvedores, neste caso de Remedy, os autores de Control, Alan Wake e Quantum Break, que explicam as diferenças entre as máquinas, alguns considerações de desenvolvimento e o motivo pelo qual provavelmente nenhum deles conseguiu surpreender tanto os usuários ainda.
Em essência, a Remedy deixa claro que padrões técnicos muito elevados ainda não foram alcançados porque todos eles funcionam amplamente em motores de geração antiga, parcialmente modificados, mas ainda incapazes de explorar o novo potencial do PS5 e Xbox Series X|S. Além disso, uma vez que estes são em grande parte projetos de intergeracionais, o mesmo design de jogo deve levar em consideração os consoles antigos e não pode variar para introduzir novos recursos.
Por outro lado, não é realista pensar em reprogramar todo o código do zero para aproveitar o novo hardware na íntegra, para jogos estruturados em engines vinculados a arquiteturas mais antigas. Por outro lado, quando jogos projetados especificamente em motores completamente novos começarem a chegar ao mercado, você verá muito mais diferença de potência com as novas plataformas do que com as anteriores.
A Remedy também abordou a questão da diferença de desempenho que em alguns casos surge entre o PS5 e o Xbox Series X | S, especialmente em termos de taxa de quadros, confirmando que essas são ferramentas de desenvolvimento que estão em diferentes níveis de maturidade:
- Playstation 5: o PS5 explora o mesmo ambiente de desenvolvimento como o PS4, por isso os desenvolvedores já se sentem confortáveis com ele e sabem como aproveitá-lo ao máximo.
- Xbox Series X|S: pelo contrário, a Microsoft optou por uma mudança bastante radical do ambiente de desenvolvimento desta geração.
Como já havia surgido de outros desenvolvedores, as ferramentas de desenvolvimento do Xbox Series X|S ainda são novas e relativamente pouco conhecidas: isso se deve ao fato de a Microsoft ter decidido propor um novo ambiente de desenvolvimento unificado capaz de permitir um processamento mais rápido entre PC e Xbox Series X e Series S. Como essas são novas ferramentas, elas ainda precisam de suporte e conhecimento, mas resultarão em um trabalho muito mais fácil no futuro.
Por conta disso, é esperado que a vantagem do Xbox Series X frente ao Playstation 5 aumente com o tempo, assim que as ferramentas melhorarem e que os desenvolvedores aprendam a utilizar tantos novos recursos que a Microsoft trouxe com o suporte completo do RDNA 2.
Também é referido que a Xbox Series S apresenta atualmente mais algumas dificuldades de desenvolvimento: em particular, Remedy refere-se aos jogos atuais que se baseiam em motores antigos, com provavelmente uma melhoria geral nas possibilidades de explorar a Xbox Series S assim que for possível para mover em massa os motores especificamente projetados para as novas arquiteturas RDNA 2. Resta a necessidade de considerar hardware com especificações mais baixas do que outras plataformas, mas a questão parece ir além do fato de reduzir a resolução e taxa de quadros se você considerar antigo motores antiquados.
Em sua, ao menos pela equipe da Remedy, acredita-se que todos os três consoles irão melhorar com o tempo quando saírem jogos apenas para nova geração com novos motores para aproveitar as novas máquinas, mas que os consoles da Microsoft tendem a crescer mais já que as ferramentas são mais recentes enquanto o PS5 é similar ao PS4 só que com especificações maiores.