Desenvolvedores indies afirmam que seus jogos vendem pior no Playstation e o motivo seria a ganância

Os desenvolvedores independentes assumiram o controle de suas redes sociais para falar sobre uma plataforma que lhes dá mais de uma dor de cabeça: o Playstation. Aparentemente, seus jogos vendem significativamente pior na plataforma Sony, e eles se encarregaram de expor alguns dos problemas que enfrentam neste sistema. A conversa foi iniciada por Iain Garner, cofundador do estúdio de desenvolvimento Neon Doctrine (Hazel Sky, Lamentum ).

Detalhe: ele usou o mítico meme de Nazaré Tedesco da novela Senhor do Destino da Rede Globo, não sabíamos que este meme brasileiro fosse internacional.

Voltando ao assunto, Garner descreveu suas reclamações sobre o que chamou de “Plataforma X” em um longo tópico no Twitter. A primeira das desvantagens que este desenvolvedor encontra é que este console (que ele alegou não ser Nintendo Switch, então só permaneceu que ele estava se referindo ao Playstation) não tem um serviço semelhante ao Xbox Game Pass, uma opção que tem se mostrado cada vez mais viável para desenvolvedores. “Não vou definir qual é é a Plataforma X, mas ela é a operadora de um console de muito sucesso e não tem um Games Pass!”, Argumentou Garner. É lógico que estava falando do Playstation.

Por outro lado, outro ponto a discutir é o fato de o PlayStation ditar se um desconto pode ser oferecido para um jogo ou não, segundo Garner. Isso evita que estúdios independentes sincronizem descontos entre plataformas: seu título pode estar em promoção no Steam ou Switch, mas não no PlayStation, o que torna o produto menos provável de obter vendas no console. A Sony acredita que os usuários do Playstation têm que pagar mais. “Se a Plataforma X não gosta do seu jogo, você fica sem alarde, sem apresentações, sem amor”, diz ele.

Desse modo, fica claro que esses jogos poderiam obter mais vendas no PlayStation se a Sony estivesse disposta a lhes dar uma promoção maior, como argumenta Garner. Mas ele afirma que os desenvolvedores “precisam implorar e implorar por qualquer nível de promoção“. As reclamações de Garner foram acompanhadas por Matthew White do estúdio White Thorn Games: “Menos de 3% das vendas como uma empresa são feitas na Plataforma X” .

Nesse sentido, White argumenta: “Plataforma X é nossa plataforma de pior desempenho, pior do que outros sistemas de videogame relacionados a encanadores ou supersoldados conhecidos, e também pior do que plataformas de vendas sem DRM como Itch, etc”, ressalta . Também afirma que a comunicação com a Sony é uma odisséia e que pode levar “meses, dias ou semanas” para responder aos e-mails. “Não temos visibilidade ou comunicação do que acontece na Plataforma X”.

Garner e White não são os primeiros desenvolvedores independentes a mencionar as baixas vendas no PlayStation: No ano passado, Mike Rose da No More Robots afirmou que as vendas do PS4 para Nowhere Prophet foram de apenas 5% das vendas para Nintendo Switch. Ecoando o tópico de Garner, Rose declarou o seguinte: “A razão de você não ver mais tópicos como este é porque os desenvolvedores estão muito preocupados em dizê-lo publicamente”, escreveu Rose no Twitter. “Mas acredite em mim quando digo que a grande maioria dos desenvolvedores está lendo esse tópico e balançando a cabeça violentamente .”

A questão é ainda mais surpreendente quando você considera que o PlayStation 4 e o PlayStation 5 têm uma grande base de jogadores , o que contrasta com o fato de serem as piores plataformas em termos de vendas para estúdios independentes. Garner resolve a questão dizendo que “não tem ideia de como ter sucesso nesta plataforma”. No Brasil a “ganância” também está sendo alvo de protestos dos jogadores que clama por preços mais parecidos com os da loja do Xbox.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *