Antes dos problemas do Cyberpunk 2077, a CD Projekt RED tinha valor de mercado maior que a Ubisoft, ou seja, é realmente uma editora cara que recentemente anunciou uma grande expansão de estúdios para desenvolver franquias e ter grande foco em The Witcher.
Fãs da Sony nas redes sociais começaram a especular que o Playstation estaria comprando a CD Projekt RED, mas rapidamente um dos seus desenvolvedores ridicularizou a questão no Twitter:
Rafal Jaki, escritor de The Witcher e produtor de Cyberpunk 2077, afirmou o seguinte:
Lol [risos exagerados] em todo a CD Projekt RED sendo comprada pela Sony. A CD Projekt RED está na bolsa de valores de Varsóvia e apenas cerca de 36% está com os fundadores e o conselho, onde o restante com muitos investimentos funda com muito abaixo de 5%, etc.
Rs não – CD PROJEKT SA É a pessoa jurídica CDPR RED é apenas uma marca (não uma entidade). Eles estão na bolsa de valores, então para comprá-los a Sony teria que anunciar como a MS fez com a Activision com um preço e todos os investidores free float e o conselho teriam que vender.
Lol no – CD PROJEKT S.A. Is the legal entity CDPR RED is just a brand (not an entity). They are on the stock exchange so in order to buy them Sony would have to announce it like MS did with Activision with a price and all the free float investors and the board would have to sell
— Rafal Jaki (@GwentBro) May 28, 2023
Não sabemos se a Sony teria fundos financeiros para uma transação deste nível, mas é certo que a Playstation Studios precisa de RPGs ocidentais já que a EA tem a Bioware e a Microsoft está com a Bethesda, Obsidian, inXile e até a Playground Games. Realmente, faz sentido a Playstation tentar essa aquisição.
Mas ao menos de acordo com Rafal, isso não está acontecendo. Na Polônia, segundo ele, teria que comprar primeiro os 36% para depois anunciar a compra das ações dos minoritários em um processo bastante burocrático. Ele termina dizendo o seguinte:
Tecnicamente é possível, MAS tão complicado que não faz sentido nos negócios. A única coisa que seria na compra real ou possível se a Sony comprasse algumas ações da cdpr e se tornasse um acionista minoritário.