DirectX 12: a poderosa arma do Windows 10, milagre ou ficção?

Vamos falar de um dos assuntos mais polêmicos e mais requisitados do Windows 10, o DirectX 12. A matéria vai abordar o Windows 10 como um todo, e isso engloba PCs, tablets, Xbox e smartphones.

Para muitos, o DirectX 12 faz nascer até cabelo em careca, para outros não passa de conversa fiada da Microsoft. Mas até onde isso é verdade?

O que ele pode fazer para o Xbox? O que poderá fazer para o Windows 10 Mobile? Em PCs terá mudança? Por que empresas já começaram a brigar por ele? É uma armadilha da Microsoft? Quem ganhará mais poder? São muitas perguntas, mas também temos muitas respostas.

O que é DirectX 12?

Ele permite que o Windows acesse os recursos de vídeo do hardware do seu sistema, sejam eles recursos integrados da placa-mãe ou placas de vídeo dedicadas, e independentemente das marcas dos componentes. Calma, não será complicado de entender.

O principal objetivo do DirectX 12 é oferecer um desempenho melhor em aplicações visuais por meio de um processamento mais eficiente. Em outras palavras, componentes compatíveis oferecerão desempenhos melhores e, ao mesmo tempo, gastarão menos energia.

E a lista de componentes compatíveis deve ser bem grande. Isso porque o DirectX 12 será retrocompatível com o DirectX 11. Em outras palavras, se a sua placa de vídeo era compatível com o DirectX 11, ela poderá se beneficiar de muitos dos recursos da nova versão (mas, provavelmente, não todos).

DirectX 12 consegue se comunicar com o hardware de forma mais profunda, é a primeira vez que a Microsoft lança uma API de alto baixo nívl para o Windows, até então somente o Xbox possuía algo parecido.

A grande jogada do DirectX 12 realmente é o compartilhamento das tarefas em todos os núcleos. Então caso você possua uma CPU de oito núcleos, essa carga está sendo feita através de um núcleo, revelando a péssima otimização das APIs atualmente – isso vale para smartphone também, não se esqueçam. 

Com a nova API, haverá uma via de bufer que será verdadeiramente multi-tarefa, e se ajustará de acordo com a quantidade de núcleos que estiver sendo utilizada. As cargas de trabalho da API serão divididas igualmente entre os núcleos da CPU, reduzindo a sobrecarga da API, resultando em um aumento no frame-rate em jogos, por exemplo.

DirectX 12 no Windows 10: Qual o poder que cada dispositivo irá receber?

directx-12

Xbox One: Phil Spencer, responsável da divisão do XBOX One, disse durante a apresentação da Microsoft, que o console ganharia 50% a mais de poder na CPU e 20% na GPU graças ao DirectX 12.

Já no próximo mês os usuários do Xbox One que fazem parte do programa Preview deverão recebê-lo e de cara deverão ganhar um interface 50% mais rápida. O One foi feio às pressas, a linguagem era bastante complicada e isso favoreceu bastante o Playstation 4 nos primeiros anos do console. A Microsoft tem feitos remendo nas ferramentas para os desenvolvedoras, mas a verdadeira história do console começará agora, com o DirectX 12, vamos falar melhor sobre isso na parte sobre a portabilidade.

PC: Aqui vai depender muito do hardware, aparentemente, por hora a AMD está em vantagem em relação a NVIDIA. Abaixo tem um breve exemplo em vídeo (olha para da taxa de fps):

[youtube]XzFe5OOHZko[/youtube]

Novos hardwares e novos jogos feitos exclusivamente com a nova API é que irão mostrar todo o poder de fogo. Então, a coisa pode melhorar bastante nos próximos anos.

A AMD já apresentou resultados supreendentes e a comunidade de jogadores para PC está migrando para o Windows 10 não só em virtude da gratuidade, mas também pelo fato da melhor performance em jogos.

directx12-windows-phone

Windows 10 Mobile: DirectX 12 oferta melhor desempenho, devido a uma melhor interação com o hardware, o que nos fará também reduzir o consumo de bateria do Windows Phone Windows 10 Mobile, e também proporcionar um melhor desempenho gráfico para transmitir o máximo de realismo em jogos avançados .

A melhora  da eficiência energética é cometida pelo uso mais eficiente dos processadores multicore e explorar ainda mais o desempenho do processador Qualcomm em questão. Claro que devemos ver melhora na parte da multitarefa. Os supostos oito núcleos do Lumia 950 XL deverão ser bem explorados agora.

DirectX 12 não é só poder, a Microsoft tem uma surpresa chamada portabilidade, e é por ela que ocorrerá a união dos dispositivos com Windows 10.

Será fácil converter um jogos realizados em DirectX 12 do PC para o Xbox One, ou quem sabe Windows 10 Mobile a depender do jogo, claro. A Microsoft deu o exemplo de Forza 5 que foi convertido para o PC em apenas quatro meses, em uma época que o DX12 estava longe de ser finalizado. Lógico que foi só realmente apenas um exemplo, Forza é exclusivo do Xbox.

A Microsoft quer cortar os custos aos desenvolvedores para tornar o catálogo do Xbox ou dos jogos exclusivos para Windows 10 ainda mais interessantes, e isso é um ataque violento ao Playstation 4 ou para a Steam Machine da Valve. A empresa tem criado jogos exclusivos para Windows 10 para atrair ainda mais jogadores, inclusive comprando a exclusividade de Rise of the Tomb Raider para o novo sistema nos PCs.

Se o Windows 10 decolar, a Microsoft vai rir atoa, a Sony terá que se preocupar já que portar jogos do PC para seu console poderá não ser tão vantajoso para os desenvolvedores e o mesmo valerá para o Linux.

O Windows 10 Mobile também poderá ser agraciado. A Micosoft já anunciou que jogos indies do Xbox chegarão aos smatphones. Com as melhores empresas do mundo dominando o DirectX 12, portar jogos para estes dispositivos também não deverá ser uma tarefa complicada e esperamos que a melhora gráfica seja percebida assim como nos PCs.

No geral, o Directx 12 é uma poderosa arma para o Windows 10, disso ninguém duvida, suas vantagens vão depender do hardware e da programação. A batalha da Microsoft é ampliar o número de dispositivos com Windows 10 para que os desenvolvedores fiquem estimulados a explorarem seus recursos exclusivos.

Para finalizar em grade estilo, confiam a Tech Demo de Final Fantasy rodando com o DirectX 12 na conferência do Xbox One na Gamescom 2015 – é de encher os olhos:

[youtube]SY7VDNsUI3I[/youtube]

23 comments on “DirectX 12: a poderosa arma do Windows 10, milagre ou ficção?

    1. 1- DirectX 12 não foi lançado ainda para o Xbox One.

      2 – O único console com jogos EXCLUSIVOS que roda a 1080p 60fps é o Xbox One. O PS4 não tem nenhum jogo a este nível em termos de exclusivos – remaster não vale.

      Halo 5 é 60fps também, bem como Forza 5 e 6 a 1080p 60fps.

      Uncharted, carro chefe da Sony, rodará a 30fps, e olha que a desenvolvedora tentou os 60fps, mas não conseguiu.

      1. Creio que se o win10 com o dx12, fizesse tanto milagre como tão dizendo ja teriam divulgados jogos que irão rodar a 1080p a 60fps. Sim os exclusivos são de extrema qualidade… A naughty não optou ir pra 60 fps pois iria haver muitas quedas, coisa que não seria diferente nos demais consoles, Sony tem vários jogos vindo por aí. Pra não dizer que sou fanboy, eu tenho xone. E já que você citou sobre exclusivos, poderia me dar uma explicação pelo qual alguns jogos da coleção rare play estava em determinadas partes a 17fps?

        1. boa cara, o único problema de sites de windows é q eles literalmente fecham a cabeça pra qualquer outra coisa, não adianta essa geração o ps4 saiu na frente (preço menor, hardware melhor, jogos mais chamativos) mas isso não significa q a geração está perdida, na ultima o Xbox estava bem a frente do ps3 e esse virou o jogo no final.

          1. Jogo mais chamativo? Me desculpe, mas isso não é a verdade.

            Preço menor fora do Brasil foi um diferencial.

            Hardware melhor? Depende de qual componente você esteja comparado.

          2. As pessoas falam de Hardware como se fosse tudo. Esquecem que software bem feito faz a diferença. Prova disso é o iphone que tem um hardware basicamente fraco comparado com os top e ainda sim ta entre os top. Outra prova é os próprios lumia, meu 820 destrói o moto g g2 do meu irmão(em velocidade, câmera e etc) ou melhor até o 535 bate de frente sossegado com o g2 do meu irmão ou qualquer outro intermediário. Isso é prova que hardware não é tudo. E outra se comparar hardware xone com ps4, a gpu e a ram do ps4 são um pouco mais rápida, se fossem carros, ps4 pegaria uns 20km a mais. Mas esquecem que velocidade não é tudo, tem tbm a habilidade do motorista(o software nesse caso), estabilidade, conforto e etc. Em questão de conforto o Xone ganha de boa, consigo fazer tudo o que quero sem relar no controle tudo com a voz ou gestos, sem falar que eu assisto filme (até em dvd consigo assistir), consigo fazer streaming para meu note, minha mãe ouve musica, meu irmão navega na internet, e os graficos não perde pra ps4, fora que consigo jogar online com uma net ruim, já joguei online com uma net de 256k (falo isso porque ja comprovei, não ouvi rumor não).
            isso porque se formos falar do que a microsoft pretende tem o crackdown 3 que usará poder da nuvem pra ganhar desempenho, directx12 e etc. comparando com carro de novo, é como se o xbox ganhasse nitro em uma pista reta e lisa.
            Aí quando falo que falar de hardware não adianta, aí falam que sou fanboy. Quando falo que não sou chegado em god of war e nem em killzone, que prefiro forza (titanfall ficou muito bacana tbm, bate de frente com call off duty de boa), falam que sou fanboy tbm. Fora que alguns jogos vão poder jogar em cossplay com PC quem gosta de MMO vai curtir muito isso.
            Resumindo alguns componentes do ps4 é até um pouco mais rapido, mas a microsoft é a gigante dos softwares e sabendo que hardware não é tudo, isso deixa o Xone na briga de igual ou até superior com qualquer um.

          3. hardware não é tudo realmente, mas quando um console com preço menor tem mais hardware q o concorrente tem algo errado ai, não adianta o one foi um erro, pensou tanto no media center q esqueceu de ser video game ( alias o mesmo erro do ps3, saiu caro cheio de coisas inúteis q ninguém usava e tomou uma surra de começo para o 360 q focava em ser video game)

          4. pera pera… Quanto tá o PS4 e o XBONE? só pra começarmos a conversa… segundo… quanto custa o PS4 no BR? para, de pagar pau pra uma empresa que chegou aqui com um preço de 4k em um VG brother… respeito 0… fora que a SONY está fadada a virar uma sega e nintendo da vida… se não acordar para a nova função do VG ela vai ser ultrapassada…

          5. sim sim, não importa q estejam lançando continuações do ps3 ou remasterizando, o importante é q os jogos são tops sim, os exclusivos da sony são infinitamente melhores, sobre componentes, bem vamos lá:
            Processador : igual, mas o ps4 não precisa gastar um núcleo para processar o Kinect, embora a Microsoft tenha desativado o Xbox perde o charme sem ele
            placa de video : nem se fala o da sony é bem melhor
            Memoria vram/ram: ps4 usa gddr5 e a Microsoft insistiu no gddr3 e colocou uma memoria de 32mb de acesso rápido q “ajuda” essa memoria, mas no final não da ganho nenhum

            Agora isso não quer dizer q a sony vá ganhar a geração, quer dizer q ela saiu na frente, a Microsoft pode correr atrás do prejuízo (alias já esta fazendo) e virar o jogo.
            Como player eu vou no q é melhor pra mim e não simplesmente fecho minhas escolhas em uma única escolha pq gosto daquela empresa(fanboys).

          6. Jogos melhores? isso vai de gosto.

            Fechar as escolhas? você não sabe porque eu escolhi o xbox.

            O hardware do ps4 é um pouco melhor? sim e daí? o xone tem seus benefícios tbm (um deles é o kinect, mas não vou entrar nesse assunto, você ja sabe tudo que o xone faz e poderá fazer logo logo).

            Você não pode vir aqui e falar que o ps4 é melhor por causa de um pouco mais de banda na memoria, é obvio que quem tem xone não vai ficar quieto(vc fala os benefícios do seu e eu falo os benefícios do meu).

            Agora o fato de eu defender meu video game significa que sou fanboy? então tenho que deixar falar mal do meu video e tenho que exaltar o ps4? Sendo que o ps4 nem é tudo isso. (é bom, mas não é tudo isso, tem jogo que roda melhor no xone)

          7. Só uma pergunta, que jogos?
            Pelo que eu saiba o PS4 tem se segurado em multiplataformas porque de exclusivos tá saindo um por ano e olhe lá.
            Eu fico impressionado com esses caras iludidos pela Sony. Basta os caras apresentarem um vídeo vagabundo de um jogo de 10 anos atrás, que ainda acredito que não sairá tão cedo, que ficam babando.

        2. Se algum jogo da coleção Rare Replay ficou 17fps certamente é culpa da RARE ao portá-los. Aqueles jogos em sua maioria rodariam bem até em smartphones nos dias de hoje.

          No Windows 10 os jogos sem DirectX já chegam a 4k tranquilamente, não tem motivos para estarem anunciando 1080p 60fps como troféu.

          A ND não optou pelo 60fps pois o console não aguentou, simples. DrieClub não “optou” por 60fps porque o console não aguentou, tem que aceitar.

          O PS3 era dito como o poderoso e comeu poera por 8 anos do Xbox 360, diziam até que tinha núcleos escondidos nele. No PS4 a história é essa, mas muitos já abriram os olhos. Knack bateu 14 fps, Killzone não era 1080p, The Order muito menos, e nenhum exclusivo bate os 60fps.

          No Xbox One não, Ryse continua lindo, e já temos ótimos excelentes, Amanhã sai Gears, dia 15 FOrza, Outubro Halo 5, Novembro Tomb Raider e dezembro Fable.

          Próximo ano? Melhor ainda, Quamtum Break, Scalebound, Halo, Gears 4, Killer Instinc terceira temporada, Recore, e mais.

          A Sony não tem jogos, o próximo bom só no próximo ano. É fato.

          E outra, resolução tá longe de ser gráfico, de 900p para 1080p você tem que ter um olho muito apurado – Killzone mesmo enganou muita gente.

          Mas gráficos não. DX12 vai melhorar tudo como um todo. Mas a Microsoft não se preocupa com resolução, ela prefere taxa de frames elevadas em seus jogos.

    2. Porra galera não briguem os dois consoles são bons nenhum tem jogos 1080p a 60fps( o Xbox vai ter esse ano, e acredito que o ps4 terá ano que vem) .

      O que faz um console bom é os jogos não 1080 p o 60 fps realmente tem diferença eu que jogo no pc ( que no caso se vc que desempenho compra um pc logo e para de mimimi) fico puto quando da queda frame rate.

      No caso o que importa é os jogos não 1080p parem com essa putarias de fanboy.( eu ja tentei fazer algumas pessoas entenderem que o Xbox é sim melhor mais o ps4 vendeu mais pq fez marketing certo no começo dai se vc tem um amigo que tem ps4 se compra um tb pra jogar com ele so por isso o ps4 ta na frente, mas entendi que não é questão do melhor ou pior é questão de preferencia).

      Os dois conseles são bons e pronto ums preferem um e outros outros não é que a maioria esteja certa ou a minoria é sim cada um tem um gosto.

      eu prefiro pc. ( quem sabe um dia se eu tiver grana compro um Xbox so pra jogar halo e gears.) talvez vc prefira o Xbox e seu amigo o ps4.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *