DirectX 12 Ultimate: novo recurso Work Graphs pode melhorar o desempenho dos jogos

Um vídeo recente publicado pela Compusemble testa os recursos do Work Graphs, o novo recurso do DirectX 12 Ultimate. Como pode ser visto nas imagens, na maioria dos casos este último parece oferecer um desempenho semelhante ao passado, mas em alguns cenários específicos o aumento parece significativo. Vamos descobrir os detalhes juntos.

O recurso Work Graphs do DirectX 12 foi lançado oficialmente no início desta semana, depois de passar algum tempo na fase “preview”. Este recurso visa aumentar a autonomia da GPU, transferindo parte do trabalho gráfico da CPU para a placa de vídeo e melhorando de forma geral a carga entre os dois componentes.

Já no ano passado, o pessoal da Remedy Entertainment expressou sua satisfação com esta tecnologia, definindo-a como uma inovação importante para o futuro:

“A comunicação entre CPU e GPU tem sido um custo importante para o desempenho de aplicativos em tempo real, como jogos e em Alan Wake 2, observamos um ganho notável de desempenho quando transferimos mais cálculos para a GPU. Um controle mais preciso sobre a programação da GPU garante que toda o poder disponível possa ser usado ao máximo. Um elemento como esse é crítico e pode ser usado em muitos algoritmos que executamos na Northlight .”

Ainda estamos no começo

O Work Graphs está atualmente nos estágios iniciais de sua aplicação e o aumento de desempenho é bastante relativo, visto que a versão atual está limitada a cálculos de shaders.

No entanto, as imagens apresentadas no vídeo suscitam esperança para o futuro próximo: a Microsoft está a trabalhar para refinar a nova funcionalidade, com o objetivo de estender a sua aplicação a todas as plataformas que utilizam DirectX 12. Neste momento Work Graphs só é suportado a partir de GPUs NVIDIA RTX séries 30 e 40 e RDNA 3 da AMD.

As novidades do DX12 não param por aí: a Microsoft apresentará em breve o DirectSR, tecnologia que promete simplificar as tecnologias de Super Resolução.

 

Fonte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *