DirectX Raytracing está agora disponível no Windows 10, nova geração dos gráficos em jogos!

A atualização para o Windows 10 de outubro já foi liberada (e explicativos tudo neste link), trazendo novos recursos, como o Your Phone, que simplifica as interações com dispositivos Android, atualizações no Outlook.com e muito mais. De particular interesse para nós é o DirectX Raytracing (ou ray tracing, se você preferir), que agora é totalmente suportado, o que significa que você não precisa mais ativar o modo de desenvolvedor para ver o que ele pode fazer.

“Raytracing em tempo real é citado como sendo o santo graal dos gráficos e é uma parte fundamental de um sonho de décadas para alcançar o realismo nos jogos”, disse a Microsoft em uma atualização do Blog do Desenvolvedor.

“Hoje temos um marco importante para tornar esse sonho uma realidade: os jogadores agora têm acesso ao sistema operacional e ao hardware para suportar o Raytracing em tempo real nos jogos. Com os primeiros títulos equipados com DirectX Raytracing ao virar da esquina, para dar o primeiro passo para um futuro com feixes de luz.”

“O DirectX Raytracing permite que os jogos atinjam um nível de realismo inatingível pela rasterização tradicional. Isso ocorre porque o raytracing se destaca em áreas onde a rasterização tradicional está ausente, como reflexos, sombras e oclusão de ambiente”, escreveu.

“Projetamos especificamente nossa API de raytracing para ser usada junto com pipelines de jogos baseados em rasterização e para que os desenvolvedores possam integrar o suporte ao DirectX Raytracing em seus mecanismos existentes, sem a necessidade de reconstruir seus mecanismos de jogo a partir do zero”.

A atualização aborda como o DXR está “bem alinhado com a evolução futura das GPUs” e como ele facilitará a vida dos desenvolvedores, que não precisarão gastar tanto tempo gerando mapas de luz personalizados, mapas de sombra e oclusão de ambiente como eles fazem agora. Mas o resultado final para os jogadores é que ele promete proporcionar uma melhoria significativa na fidelidade visual e no realismo, sem exigir um investimento maciço em nova tecnologia de GPU que a maioria de nós não conseguirá pagar até meados de 2020, de qualquer maneira. Lembrem-se, de acordo com a Microsoft, e diferente da Nvidia, a tecnologia DXR funciona em hardware existente!

A atualização inclui tiros de três jogos que demonstram o DXR em ação através da tecnologia RTX da Nvidia: Battlefield 5, que terá reflexos de luz; Shadow of the Tomb Raider, que usará “sombras acionadas por RayX, DirectX”; e o Metro Exodus, que empregará o DXR para iluminação global e oclusão de ambiente. A Microsoft disse que eles serão “seguidos pela próxima onda de títulos que fazem uso de raytracing”.

A atualização do Windows 10 de outubro de 2018 está ativa agora. Se vai jogar algum desses jogos, faça atualização e prove dessa nova tecnologia que promete ser a chave para os gráficos da nova geração.

36 comments on “DirectX Raytracing está agora disponível no Windows 10, nova geração dos gráficos em jogos!

    1. Vcs leram a matéria, não é possível “Lembrem-se, de acordo com a Microsoft, e diferente da Nvidia, a tecnologia DXR funciona em hardware existente!”

        1. Não sou eu quem estou dizendo, está no texto!! “De acordo com a Microsoft, e diferente da Nvidia, a tecnologia DXR funciona em hardware existente!” Consegue ler DIFERENTE DA NVIDIA?

          1. Colega, a materia disse que é por emulação? Vai ser igual o cara que fez o uno virar um lamborghini, uma bosta sem o hardware necessário, se quiser continuar acreditando em fadas ok.

          2. Por emulação? De onde tirou isto? Estou respondendo suas afirmações de que será apenas com placas série RTX 2000 da Nvidia apenas a partir de texto acima sem achismos. E outra coisa Ray Tracing não é coisa nova, quem trabalha com CAD e animação 3D sabe muito bem, a parte “nova” da coisa é em tempo real e pelos GFLOPS de várias placas atuais é possível ver muito bem que são subtilizadas tendo em vista os jogos atuais, tirando o novo Tomb Raider e Forza. Pare de acreditar na fada da Nvidia pois Ray Tracing é uma técnica utilizada a mais de uma década tanto que para renderizar uma cena com iluminação Traced em vários softwares a CPU é quem é mais utilizado no cálculo desta tecnica(NÃO ESTOU FALANDO JOGOS E REAL TIME TRACING)

          3. O texto acima está mal traduzido, a tecnologia RTX estará presente no windows por software, mas sem o hardware novo vai ser medonho tentar rodar mesmo a 30 fps, se testar ai e rodar 100% me avise, abraço.

          4. Entendo o que quer dizer, mas aí fica a pergunta: o que realmente é o tensor core? Pelo que entendi são cores de “deep learning” que são muito utilizados em datacenters, mas o quanto realmente estão aplicados ao RT? Talves sejam apenas “bells and whistles” e como a própria definição diz “special features that are added to a product or system to attract more buyers” para justificar cobrar 70% a mais do valor de uma GTX 1080ti em uma RTX 2080ti.
            https://www.nvidia.com/en-us/data-center/tensorcore/

          5. Vou ser sincero para você, pelo menos aqui no brasil, é inviável querer manter um pc legal para jogar com tudo no máximo, acabei de vender minha gtx 1080 por isso, peguei 1 xbox one S e estou me divertindo como nunca, multiplayer no pc é para jogos de estratégia tipo dota ou raros de tiro, servidores vazios em jogos tipo mortal kombat ou injustice. O Ray tracing provavelmente estará presente a um custo bem menor que um pc na próxima geração, vamos esperar o próximo xbox ;).

          6. Ah ok, você confia mais nas respostas do little_me e do cookiemania66 no fórum da Toms Hardware do que a própria Microsoft se manifestando sobre o assunto, parabéns. Quem são estes experts little_me e cookiemania66? Vc leu a terceira resposta que não foi escolhida a melhor? E quem disse que o hardware atual não dá suporte ao RT little_me e toda sua expertise? A Microsoft está dando suporte ao RT através do DXR ao hardware que temos hoje, se as empresas vão utilizar ou não é outro assunto que se trata de estratégias de NEGÓCIOS mas como disse, é outro assunto. Tente entender o que acontece aqui.
            https://youtu.be/tu7pxJXBBn8

          7. Meu, parece conversa de louco, sem suporte a hardware não tem como aplicar de forma eficiente a tecnologia, mas eu não vou perder tempo tentando explicar isso pois tem várias matérias na internet falando sobre, parece que estou falando para alguém fanático no pt que o lula é ladrão, fica com sua ideia ai e boa sorte ao achar que vai conseguir usar a tecnologia com o hardware atual de forma eficiente.

          8. Entendo e quem disse que o hardware atual não consegue rodar RT? A Micfrosoft já esta dando suporte e antes que fale qualquer coisa qualquer coisa, o hardware necessita do software para funcionar não tem essa apenas de suporte via software via emulação, a Microsoft não está dizendo isso.

          9. Eu acho que o texto foi mal traduzido, a Microsoft vai dar suporte via software para o hardware atual, mas para você ter uma experiência satisfatória vai precisar das novas RTX, vamos aguardar.

        1. tecnologia rtx só na série 20xx de placas de vídeo, e talvez na nextgen, se estiver disposto a pagar 5 mil reais a vista em uma placa de vídeo meus parabéns, eu tenho vontade mas não coragem.

          1. Lembrem-se, de acordo com a Microsoft, e diferente da Nvidia, a tecnologia DXR funciona em hardware existente! Tem que ler a matéria pequeno gafanhoto.

    1. Lembrem-se, de acordo com a Microsoft, e diferente da Nvidia, a tecnologia DXR funciona em hardware existente! Leia a matéria pequeno gafanhoto.

    1. Boa pergunta, talvez, pois a MS está dando suporte ao hardware atual através do DXR mas teremos que esperar a estratégia de NEGÓCIOS da AMD para saber se vai utilizar nas gerações atuais ou somente nas próximas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *