Poucas horas depois do vazamento que atingiu a Insomniac Games, o diretor de Marvel’s Blade e chefe da Arkane Lyon, Dinga Bakaba, escreveu um post para falar sobre um aspecto que muitas vezes é pouco considerado, a saber, as consequências de tais eventos para os desenvolvedores.
“Os jogos são feitos por PESSOAS. Pessoas que se preocupam em como o seu trabalho, fruto de suor e sacrifício, chega aos olhos de quem foi criado: os jogadores. Não somos agências de marketing, não somos empresas com quem trabalhamos para nós. Nos preocupamos com nossos jogos”, escreveu Bakaba referindo-se justamente ao vazamento da Insomniac Games.
“O roteiro de um desenvolvedor não é um plano de marketing, mas sim a representação de nossos objetivos como criadores, artistas, engenheiros, produtores, trabalhadores de controle de qualidade. Os vazamentos têm um impacto sobre nós, forçando-nos a mudar planos, minar ideias, criar ativos no voar ou tirar dúvidas que não deveriam existir. Elas impactam a nossa saúde, o nosso trabalho.”
Last thing I'll say:
Games are made by PEOPLE.
People that CARE about how their work, the fruit of their gut and sweat and sacrifices get in front of the eyes of those they are making it for: the players.
We are NOT PR firms, we are NOT our companies.
We CARE about our games.
— Dinga Bakaba (@DBakaba) December 19, 2023
“Respeito a escolha de todos os jornalistas que relataram esta notícia, mas realmente me ofende que nos falem abstratamente como ‘planos de marketing’ e ’empresas de bilhões de dólares’, porque estamos na linha de frente do impacto de uma vazamento como este pode ter, com nossa arte entrando em domínio público antes de estar pronta .”
“Como você pode minimizar esse impacto em suas reportagens? Não pretendo saber, mas não finja que é entre você e as grandes empresas, fazendo-nos sentir invisíveis e irrelevantes. Nós existimos e somos nós que recebemos o golpe, e não os proprietários das empresas para as quais trabalhamos.”
“Desenvolver um jogo não envolve apenas ser criativo ou tecnicamente proficiente, trata-se de comunicar com os nossos jogadores da melhor forma possível, não no interesse dos nossos empregadores, mas das pessoas que tentamos surpreender e encantar. É realmente cínico acho que tudo isso é só por dinheiro.”
“Dito isto, a sua escolha de relatar as notícias deve ser respeitada. É o seu trabalho. Mas não pense que pode inferir o impacto que um vazamento relacionado aos planos de desenvolvimento, arte ou estratégia tem sobre nós. Nós também sabemos fazer o nosso trabalho, e nós nos importamos.”