Dmitry Glukhovsky condenado a oito anos de prisão pelo regime russo, é autor de Metro 2033

Dmitry Glukhovsky, autor da célebre história do Metro 2033, do qual a 4A Games baseou sua série de videogames, foi condenado a oito anos de prisão por criticar os militares russos em um post no Instagram.

Felizmente Glukhovsky não mora na Rússia, portanto a sentença (proferida em 7 de agosto à revelia) não pode ser executada até que ele retorne à sua terra natal. O escritor obviamente não é o único que foi acusado e condenado por expressar pontos de vista em apoio à Ucrânia.

Imediatamente após o início da invasão, o parlamento russo instituiu uma lei segundo a qual qualquer pessoa que espalhar “notícias falsas” sobre a guerra em curso corre o risco de prisão por até quinze anos. A definição do que é “falso” obviamente cabe ao regime.

A condenação de Glukhovsky não é o único episódio ligado à guerra que envolveu de alguma forma a indústria de videogames. O exemplo mais concreto das consequências da invasão é provavelmente o da GSC Game World, a equipe de desenvolvimento de STALKER 2: Heart of Chornobyl, que está realizando o projeto em condições no mínimo difíceis.

Depois, há todas as situações em que até estúdios bem estabelecidos optaram por deixar o território russo, como aconteceu na Wargaming, cujo líder foi adicionado à lista de terroristas pela Bielo-Rússia justamente por suas escolhas após a eclosão do conflito.

 

Fonte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *