Documento da Microsoft que defende a aquisição da Activision Blizzard aparece na internet

A Microsoft está passando por um longo processo para convencer órgãos do mundo todo que sua compra de quase 70 bilhões de dólares não irá criar um monopólio e não prejudicará os consumidores. Como ela fará isso? Bem, se você estiver curioso para saber então temos algumas informações.

O usuário @Idas do Resetera analisou o documento que a Microsoft entrou para a Nova Zelândia (são 81 páginas), e embora algumas partes seja absolutamente confidenciais, outras são públicas.

Abaixo estão alguns tópicos de defesa da Microsoft para que a aquisição seja aprovada:

  1. Microsoft afirma possuir 24 estúdios de jogos first-party. Até então contávamos como 23, mas a empresa incluiu os desenvolvedores do popular “Paciência” do Windows.
  2. A Tecent é mencionada 23 vezes no documento! Lembrando que ela a empresa do mundo de jogos com maior receita, então não seria diferente. Além disso, a Sony também é cogitada junto com sua nova oferta do PS Plus que é concorrente do Xbox Game Pass.
  3. Muitas referências aos novatos da indústria dos games (Apple, Netflix, Amazon, Meta, Google, Nvidia, etc), como é fácil hoje em dia começar um estúdio e criar um jogo de super sucesso mesmo com apenas um desenvolvedor (por exemplo, Flappy Bird é mencionado).
  4. Valve e Epic também são bastante mencionadas como concorrentes pós-transação.
  5. Call of Duty, World of Warcraft e Candy Crush representaram 82% da receita líquida da Activision Blizzard em 2021. Isso pode representar que estas franquias serão multiplaformas, mas as demais pode ser exclusivas.
  6. – As japonesas concorrentes não são muitas, na verdade é a Nintendo e Bandai Namco, sem menção à SEGA, Capcom, Konami, Square Enix, etc. Na verdade, eles também incluem Roblox ou CD Projeckt RED como concorrentes. Faz sentido econômico e legal porque a CD Projeckt RED foi a empresa de jogos mais valiosa da Europa em 2020 e a Roblox teve cerca de 190 milhões de jogadores mensais médios em 2021.
  7. Outro tópico importante foi a publicidade online, serviços em nuvem e merchandising também são mercados relevantes para esta aquisição, mas que não acreditam que a transação possa causar problemas de concorrência nesses mercados.
  8. Eles também dizem que não há nada de único nos jogos desenvolvidos e publicados pela Activision Blizzard que seja “obrigatório” para os distribuidores rivais de videogames para PC e console. Então, que um novo concorrente possa fazer o que faz e ter sucesso (isso é verdade, mas nem todo mundo tem +3000 desenvolvedores trabalhando em um único IP).

Bem, estes são alguns dos argumentos que a Microsoft está utilizando para que a aquisição seja aprovada. Note que a empresa quer mostrar como o mercado tem vários concorrentes e que está longe de criar um monopólio com isso.

Aparentemente, a FTC terá até o dia 15 de agosto para dar sua decisão se aprova ou não, mas se ela não estiver convencida poderá pedir novos documentos. A resposta do Reino Unido é esperada para o dia primeiro de setembro. Dessa forma, existe a chance de algum conteúdo pago do Overwatch 2 ou Call of Duty Modern Warfare 2 serem lançados diretamente no Xbox Game Pass em outubro!

Mas atenção, o negócio pode não ser aprovado, podem ser exigidos novos documentos, pode acabar indo para os Tribunais dos Estados Unidos, então ainda não é motivo para comemorar. Temos que ter paciência que pode está perto ou não.

 

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