Electronic Arts quer tirar a Codemasters da Take Two; bom para o Xbox Game Pass

Enquanto os jogadores se divertem com os jogos com a naturalidade que acompanha este hobby, no mundo dos negócios há uma guerra acirrada para obter estúdios, propriedades intelectuais e softwares ao melhor preço. Vimos isso com a compra da Zenimax Media pela Microsoft, a aquisição de estúdios da Sony como a Insomniac, e o esforço do Google e da Amazon para conseguir novos estúdios.

Na verdade, a entrada desses gigantes é algo que tem desconcertado o setor, e não é de se estranhar que aqueles que viviam de forma relativamente confortável agora estão ‘loucos’ para expandir seu portfólio.

Conforme relatado pela Sky News, Codemasters, o estúdio que deu vida a jogos como DiRT 5, entre outros, está testemunhando como dois titulares tentam assumir o controle e as propriedades do estúdios. Os protagonistas que disputam a compra são Take Two e Electronic Arts.

Já havia mais algumas ofertas sobre a mesa, mas foi agora que a Electronic Arts ampliou a intenção de compra em até 725 milhões de libras. De acordo com esse meio, a Take Two foi a mais interessada, mas a Electronic Arts fez uma oferta que praticamente bloqueou a compra e podemos quase supor que a Codemasters se juntará às fileiras dos criadores de franquias como FIFA ou Need For Speed.

É bom para Xbox Game Pass

Com um capital de mercado de 30.000 milhões de euros, a Electronic Arts pretende ganhar força num mercado de aquisições. Para a Codemasters, pode ser um bom balão de oxigênio no desenvolvimento de seus jogos futuros que agora teriam mais suporte financeiro.

Mas como esse movimento afeta o usuário? Bem, em geral, seria algo positivo já que em tese serviria para melhorar a qualidade de seus jogos. No entanto, para o usuário do Xbox há um valor adicional, os jogos da Electronic Arts vão direto para o EA Play, e essa assinatura é combinada com o Xbox Game Pass Ultimate. Então, basicamente, os usuários do Xbox vão se beneficiar de ter jogos Codemasters também no Game Pass.

Por enquanto é hora de esperar a venda se concretizar, a Take Two ainda não parece ter dito a última palavra e poderá cobrir a oferta da EA.

89 comments on “Electronic Arts quer tirar a Codemasters da Take Two; bom para o Xbox Game Pass

      1. Heat é bom eu terminei ele e dessa geração foi o melhor disparado! porém quando a Ghosts finalmente acertou com a franquia a EA tirou deles e devolveu pra Criterion que fez excelentes Burnouts mas não bons Needs vamos ver o que vai dar o próximo Need

        1. Joguei os 3 e pra mim o de 2015 continua sendo o melhor apesar de ser bem mais difícil, a ultima corrida mesmo foi épica, nesse me parece que quiseram facilitar demais, pegaram tudo que o pessoal reclamou e tiraram mas deixaram superficial, pra mim o de 2015 é bem mais profundo, a história nenhum se destaca nem mesmo o heat.

          1. gostei bastante do 2015 e senti essa dificuldade que voce falou uma coisa chatinha dele era aquela frescura de ser 100% online as vezes minha net oscilava por 1 seg e boom te jogava pro menu principal no meio de uma corrida! fora que não dava pra pausar na questão do Heat o modo de dia é bem tranquilo mas a noite com nv maximo de perseguição da policia se é loko é tenso d+! alem de ser muito show de bola Heat e 2015 foram sem duvidas os melhores mas eu ainda fico com o Heat

    1. Acho que está bem claro a tendência de mercado: PlayStation aumentando ainda mais a distância pro Xbox em vendas de consoles. A estratégia do Phil Spencer de vender mais que o PS5 com uma máquina barata e fraca foi um completo fracasso.

      Eu tenho Xbox e no momento vejo mais motivo pra migrar pro PS5 do que pro Xbox Series, já que no PS5 se eu assinar a Plus eu ganho vários exclusivos grátis pra já chegar chegando na plataforma. O que eu ganho no Xbox além de umas otimizações cagadas?

      O Phil Spencer disse que o próximo Xbox já está em desenvolvimento, mas eu começo a ter a impressão de que o Series não terá um sucessor e que todos esses estúdios vão servir apenas pra abastecer o Game Pass.

      Eu já vi esse filme com o Windows Phone e não acredito mais em conversa fiada. Neste site aqui mesmo, só dava Windows Phone, daí um belo dia Nadella passou a tesoura! A Microsoft é uma empresa fortemente baseada em rendimentos e não perdoa projetos fracassados.

      No final das contas, escolher entre Windows Phone e Xbox foi decidir qual dos fracassos poderia ser revigorado. Como o Xbox não depende do hardware pra existir, ao contrário do Windows Phone, salvaram o Xbox.

      Por esse motivo que se engana quem pensa que salvar o Xbox significa manter o console existindo. Já até prevejo o Jorge fazendo de tudo pra enganar os incautos, assim como ele fez com o Windows Phone, pra no final Spencer decretar: fim da linha pro Xbox Series, mas você pode jogar nossos jogos no PC e na nuvem!

      É exatamente isso que vai acontecer. O futuro do Xbox é ser como o Office: uma suíte de aplicativos. Quer jogar jogo de Xbox? PC. Afinal, roda no Windows. E quem tem xCloud também não precisa de console Xbox.

      No momento, PC gamer e PS5 são investimentos bem mais seguros que um console Xbox.

      Porém!

      Existe uma salvação pro console Xbox e ela tem a ver com a forma como a Microsoft trata sua linha Surface.

      Você não precisa de um Surface Book pra rodar o Windows. Entretanto, o Surface é um modelo high end, voltado pra quem quer ter uma experiência diferenciada. O Surface tem menos de 20% do mercado em relação ao Mac Book, mas o Windows tem 90% do market share de SO.

      Da mesma forma, se o Xbox Series virar algo como um Surface Book da vida, a Microsoft pode continuar produzindo o console sem se preocupar (muito) com vendas. Você não precisa de um Xbox pra jogar os jogos da Microsoft, mas a Microsoft também não precisa que você compre um Xbox pra se dispor a produzir um console.

      A Microsoft pode tranquilamente se contentar com uns 25% de market share frente ao PS4 (proporção de 3 pra 1) se os serviços estiverem indo de vento em popa, e é exatamente o que está acontecendo. A tendência do Game Pass é de crescimento e os jogos do Xbox têm tido boa performance na Steam.

      Resta saber se o Nadella terá mesmo essa visão ou se vai simplesmente tesourar o console como ele fez com o Windows Phone.

      1. “A estratégia do Phil Spencer de vender mais que o PS5 com uma máquina barata e fraca foi um completo fracasso.”

        Eu não diria isso. Tem uma coisa chamada Ciclo de Adoção, em que os primeiros a adotar qualquer produto são os entusiastas, e claro que esses entusiastas irão comprar sempre a melhor máquina, não a mais barata:

        “Também conhecidos por entusiastas, são sempre as primeiras pessoas a aderirem a uma novidade.

        Geralmente, são pessoas com perfil mais aventureiro e ousado, que fazem questão em ser pioneiras e assumir os riscos sobre um produto ainda desconhecido. Muitos não se importam com o fator preço e pagam até mais caro. Exemplo clássico: pessoas que fazem filas nas lojas da Apple, quando um novo Iphone é lançado.

        Este pequeno grupo representa cerca de 2,5% dos primeiros consumidores na curva, sendo responsáveis por disseminar as primeiras informações e inovações.” (Fonte: https://www.friendslab.co/o-que-e-curva-do-ciclo-de-adocao-dos-produtos)

        Ou seja, ainda é muito cedo para afirmar que a estratégia do Console mais barato não está certa. É apenas esse ponto que eu gostaria de acrescentar a sua análise, pois todo produto tem um ciclo de adoção.

        Talvez o Xbox Series não esteja vendendo tanto pois faltam estoques do Series X, o que mostra que realmente são os Entusiastas que estão comprando os consoles de nova geração nesse momento (https://www.tudocelular.com/mercado/noticias/n166179/xbox-series-x-s-problemas-disponibilidade-abril.html), e toda empresa sabe disso, até porque a Microsoft está produzindo mais Series X do que Series S e mesmo assim não está dando conta (https://www.theverge.com/2020/11/24/21612408/microsoft-xbox-series-s-phil-spencer-sony-ps5-hardware-decisions-interview)

        1. A Microsoft fez uma besteira que foi limitar os estoques do Series nos EUA. O console até que vendeu bem na Europa e no Japão.

          Porém o fato de 1 mês depois ainda sobrar estoque de Series S nas lojas, mesmo com todo o resto esgotado, me diz que a máquina não foi uma boa ideia. A própria Microsoft se disse surpresa com a demanda pelo Series X.

          A tendência é o preço do Series X diminuir e o consumidor achar interessante migrar pro console mais caro de uma vez. Também tem rumor de Series S com disco e Series X sem disco.

          1. Na verdade, o fato de estar sobrando mais Series S, não diz que o console foi uma má ideia. Apenas que os entusiastas (que não se importam com preço) estão comprando, e que os consumidores que iriam comprar um Series S não estão comprando consoles no momento, talvez, ainda aproveitando os jogos do PS4 e Xbox One, ou esperando para ver se a geração apresente um salto gráfico em relação a geração anterior.

            O Series S é apenas para pessoas que não se importam se o jogo está rodando a 1080p ou a 4K. Apenas quer um console barato, seja para experimentar o Xbox ou entrar na nova geração sem gastar muito.

            E se a tendência do preço do Xbox Series X é diminuir, não deve esquecer que o Series S também segue essa tendência de queda. Nesse ponto do Series S, você está sendo muito precoce em sua análise, pois esse console não é pra leva inicial de clientes, que não se importa com preço e quer o melhor, mas sim para a leva de clientes que leva custo-benefício em conta.

            E teria que ver qual versão do PS5 está vendendo mais, se é a com disco (US$ 499) ou a sem disco (US$ 399), pois as duas são virtualmente a mesma versão, apenas mudando se tem o leitor ou não.

            E também, a Microsoft sabe que o console mais barato vende mais. Aconteceu isso com o Xbox One S vs Xbox One X (https://www.mcvuk.com/business-news/publishing/microsoft-says-selling-more-xbox-one-s-units-than-x-next-year-has-always-been-the-plan/), porém, nesse caso já era uma plataforma que já tinha 4 anos de mercado e que já havia passado do ciclo em que os entusiastas adotam o produto inicialmente.

            E não sei de nenhuma outra geração que lançou dois consoles da mesma plataforma, com potências, preços e públicos diferentes ao mesmo tempo. Só o tempo dirá qual das estratégias é a mais acertada.

          2. Não acho que faz sentido comparar o One com o Series. O One X era mais poderoso, mas ainda fazia parte da mesma geração, então era só um produto pra entusiasta mesmo. Já o Series X é o principal concorrente do PS5 e é o console “padrão” da geração, com o Series S a versão de baixo custo.

            Então o Series S fica com vários problemas:

            – Nos retro, que é 99% dos jogos, ele roda preset do One S, que são ruins
            – O PS5 Digital custa $100 a mais, mas é mais de 2 vezes mais poderoso
            – O One S também permite entrada no Game Pass e é ainda mais barato (veja que o Xbox One superou o PS4 nos EUA em novembro!)
            – O Switch custa o mesmo e é portátil

            Eu entendo falar de early adopters na pré-venda, mas passou 2 semanas do lançamento e ainda tinha Series S encalhado nas lojas, num país como o Brasil! Series X esgotou rapidamente. Claramente as pessoas estão esperando pelo estoque de Series X ao invés de investir no Series S.

            Como ambos os consoles vão baixar de preço, a tendência é o Series X canibalizar o S, porque ele oferece muito mais por um preço que não será tão proibitivo assim.

            Outro problema pra Microsoft é ter que fazer as publishers desenvolver pra 2 consoles. Certeza que a má performance do Series X tem a ver com o trabalho extra que é portar o jogo também pro Series S. O modelo menor não segura o maior em tecnologia, mas em quantidade de trabalho. No PS5 os dois modelos são iguais e não tem esse problema.

            Eu acho muito arriscado gastar num Series S. Duvido muito que as pessoas não se importem com poder numa mudança de geração. O Series S é next gen só nas features, porque no poder ele é de geração passada.

      2. E também tem outro ponto quanto ao Windows Phone. O Windows Phone apenas fracassou pelas quebras de compatibilidade do tipo “se você quiser mais novidades, terá que comprar outro celular”, o que faz com que comparar o Windows Phone com o Xbox seja bem ilógico.

        Vale lembrar que houveram quebras de compatibilidade com o Windows Mobile 6.5 para o Windows Phone 7 Series (2010), do Windows Phone 7.5 para o Windows Phone 8 (2012), e do Windows Phone 8.1 para o Windows 10 Mobile (2013).

        Inclusive, a atualização do Windows Phone 8.1 para o Windows 10 Mobile deixou MUITOS aparelhos de fora, quando a Microsoft PROMETEU que iria atualizar TODOS os celulares com Windows Phone 8.1. E o pior: metade dos usuários não tiveram seus aparelhos atualizados.

        E piora ainda mais: Quem recebeu a atualização, teve que enfrentar os mais diversos bugs no sistema, que passavam desde o WiFi não funcionando, passando por aplicativos fechando na sua cara ou não funcionando direito, indo até o cartão SD fazendo o sistema dar chiliques aleatórios (Que esse, enfrentei muito! Imagina ter que viver com apenas 8 GB de memória interna sem poder usar um SD?)

        E estou falando por experiência própria: Tive um Lumia 520 que fiquei com ele por um ano de meio (Maio/2014 a Novembro/2015) e depois um Lumia 640 XL (Novembro/2015 a Maio/2018), e posso falar que o Windows Phone 8.1 era um sistema com um desempenho bem sólido, mas faltava recursos e aplicativos, e o Windows 10 Mobile, era um sistema que tinha muitos recursos, mas faltavam aplicativos e dava uns chiliques aleatórios e funcionava quando queria.

  1. Se não fosse a R*, a T2 já estava ferrada e mal paga. A EA tem sorte de que a maioria dos Fifeiros são viciados em comprar aquela tralha todo ano. As grandes IPs da empresa são jogadas no limbo e dane-se o resto.

    São duas empresas grandes, porém meia-boca, que estão disputando outra empresa meia-boca!

  2. Desdobramentos:

    – Franquia F1 voltaria sob o guarda-chuva da EA, que publicou os jogos F1 Challenge
    – Ian Bell voltaria a trabalhar com a EA, sendo que o divórcio entre SMS e EA depois do Shift 2 foi tumultuado
    – Mais e mais microtransações, quem sabe até “cartinhas” com pilotos de F1

    Quem espera F1 no Game Pass day one, lamento… Nem os Need for Speed são assim.

  3. Não acho que seja bom a EA comprar a codemaster, motivos, a EA comprou a Viceral Games, e não deu continuidade ao jogos Dead Space e Dante Inferno, comprou a Creterios Games e não fez outro jogo Black, também abandonou a serie Burnout, provavelmente o interesse deles sejam apenas os diretos para fazer os jogos da F1, os demais jogos da Codemaster serão esquecidos pela EA.

    1. Lembrando que até 2002 era a EA quem fazia os jogos da F1 . Perderam o direito e passou para um estúdio da Sony que fez alguns jogos e se não me engano tbm foi fechado . Acho que era Liverpool studios . Só em 2010 a codemasters assumiu a F1 e com toda a grana que tá rolando novamente eles devem tá doido pra pegar essa boquinha novamente . Já tô até vendo um F1 capado com uma equipe e cheio de micro transação pra comprar peças , outras equipes etc. Vai vendo só .

  4. VAI TOMAR NO CU ESSE JOGO

    imagina se toda vez que você morresse em dark souls todos os inimigos sumissem

    imagina se toda vez que você morresse em super mario todos os goombas sumissem do nível inteiro

    imagina se toda vez que você morresse em celeste aparecesse uma escada que to obrigasse a ignorar o nível inteiro

    imagina se toda vez que você perdesse uma corrida em mario kart a próxima corrida tivesse você jogando sozinho pra que você conseguisse terminar em primeiro

    https://uploads.disquscdn.com/images/8341f56afcbb0612a4ddeef0df61653ce5753c133129d2e1b5edf37c15c608c5.jpg

      1. Não. O Emerson mora em São Paulo, eu em Goiânia. Mas estou de férias, viajei pra Holambra e Campos do Jordão, e na volta passei em São Paulo pra dar um alô.

      1. Fala a verdade, não tem como resistir ao grande PS. Apesar de ter achado Beyond Two Souls mediano… Achei Heavy Rain melhor. Ta faltando um Bloodborne aí

  5. Cadê o MR calabreza? (Calazans) o cara falando que o Xbox one X era mais fraco que uma GTX 1060, mas uma GTX 1650 tá levando benga do Xbox one X, tanto em resolução quanto performance no Cyberpunk, isso com quase 50% a mais de desempenho e gráficos kkkkkkk

    O Xbox one X veio na época para destruir os PCistas e trazem até hoje, choro eterno até para quem tem uma GTX 1070… kkkkkk

    Quem tem um Xbox one X, tá jogando melhor do quem tem um PC de 4000 reais kkkkkkkk

    PCista fanboy conseguem ser mais fracassados que quem tem um PS4 slim kkkkkkk

          1. mas se liga ai Gtx 1650 é uma coisa ja a Gtx 1650 Super é bem melhor… vc está se enrolando pois de fato a 1650 padrão é um lixo!

          2. Xbox one X tá dando uma surra na GTX 1650 SUPER cara… Veja lá no adrena.

            GTX 1650 super não tá aguentando 1080p no médio a 30 fps. No One X tá a 1368p com filtros no alto kkkkkk.

    1. O que vc tá falando aí fera kkkkkkkkkk… Os cara no Pc estão jogando tranquilo com a GTX 1060… Até mesmo a Rx 570 está com desempenho satisfatório nesse game acima dos 30fps!

        1. Sim realmente, estou por dentro do desempenho, tenho uma RTX 2060S, sempre acima dos 40fps no ultra, mas pra mim esse desempenho tá estranho, esperar mais alguns patch para o jogo ficar mais estabilizado… Enquanto isso tô jogando Greedfall no Game Pass do PC… Outra vida jogo 60fps+ tudo no ultra!

          1. Sim, mas o MR calazans falou que a GTX 1060 é mais forte que o One X, esse é o caso.

            4.3 > 6 tlops? kkkkkkkkkkkkkkk

  6. Nas redes sociais o que tô vendo de sonysta reclamando que não consegue pedir reembolso no site da Sony não é brincadeira kkkkk Empresa lixo, nem pra ter um sistema de reembolso que preste.

    No Xbox basta alguns cliques e você já tá reembolsado.

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