Eles comparam o desempenho do Control Ultimate Edition no Xbox Series X e PS5

Control. Remedy.

O Control estreou na nova geração e já podemos ver como o Control Ultimate Edition se parece e funciona no Xbox Series X e PS5. Na verdade, foram publicados dois vídeos comparativos, já que a Digital Foundry e a El Analista de Bits fizeram a sua parte nesta preocupação de mostrar as capacidades da nova geração. Nessa comparação do Control Ultimate Edition no Xbox Series X e PS5, observa-se basicamente como a implementação de tecnologias como o Ray Tracing afeta o desempenho do jogo.

O resultado é extremamente semelhante no PS5 e no Xbox Series X, senão idêntico: em ambos os casos, há dois modos: o modo centrado em gráficos, que possui Ray Tracing, e o modo de desempenho, que remove o Ray Tracing desativando alguns efeitos a 60 fps.

Em ambos os casos, a resolução nativa é fixada em 1440p, sem escala dinâmica, mas com um sistema temporal upscale que traz a saída para 2160p. O modo gráfico Ray-traced teria talvez a opção de ir para um frame-rate mais alto, mas considerando que geraria uma instabilidade considerável em ambos os casos, a Remedy decidiu travar o jogo a 30fps.

Sem o Ray Tracing, ou seja, no modo de desempenho, 60 fps é sustentado de forma bastante convincente, embora algumas quedas ocorram em ambas as plataformas em vários casos. O Xbox Series X também exibe travamentos, que são micro-blocos que parecem ser atribuíveis a um problema de acesso ou gerenciamento de dados de E/S e que, de acordo com a análise, devem ser corrigidos com um patch. Além disso, por falar em patches, no artigo sobre a análise anterior, a Digital Foundry relatou que havia experimentado o jogo no Xbox na versão master Gold sem um patch no primeiro dia, então a questão permanece se esta versão testada é atualizada ou não. Não sabemos.

A versão PS5 aparecendo definida para um tom particularmente escuro gerando um pouco de esmagamento preto que leva à perda de detalhes, também um problema que pode ser resolvido por meio de patches no futuro.

Em tudo isto a versão Xbox Series S também é particularmente interessante já que mantém seu desempenho bastante estável, embora um pouco inferior ao dos consoles premium.  Resumindo, o Control Ultimate Edition é um grande lançamento, se não a experiência definitiva, mas não é perfeito e precisa de algumas otimizações simples.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *