Entenda como a Microsoft acabará com as gerações de consoles, e a dor de cabeça não será sua

xbox-slim-furado

Muitos usuários estão em pânico com a chegada do próximo console da Microsoft, o Project Scorpio. Para muitos, inclusive alguns Youtubers famosos e algumas personalidade marcantes do mundo dos games, este seria um mal negócio,  pois tornaria os consoles obsoletos em pouquíssimos anos.

Cliff Bleszinski, conhecido como criador de Gears of War, atacou duramente esta prática ao dizer e chegou a citar o fracasso do Sega 32x e Mega CD.

Será que você terá que realmente que comprar um console a cada 2 ou 3 anos? Bem, hoje vamos resolver essa história. Esqueça o que outras empresas dos games já fizeram, esqueça da Nintendo, Sega ou qualquer outra. O que a Microsoft está fazendo é algo totalmente inédito, e que nem a Google ou a Apple conseguiram.

Se você pensar de forma limitada, fechada e focada apenas no mundo dos games, achará que o caminho que está sendo trilhado pela Microsoft é tolice. Contudo, ao final desta matéria, você verá que o plano é genial.

Windows 10 é o senhor de tudo

windows-10-unificacao

Está vendo esta foto acima? (Uma família de produtos/uma plataforma/uma loja). A Microsoft divulgou esta imagem no anúncio do Windows 10 para o público. Percebam, a empresa já dizia “única loja“.

Você certamente deve achar a Windows Store fraca, afinal, são poucos jogos de peso e eles nem sempre oferecem um bom despenho. Você deve sonhar com a Steam em seu console para aproveitar todo o vasto legado de games que só o Windows pode oferecer. Bem, prepare-se que isso pode mudar.

A Microsoft demorou 20 anos para unificar tudo em uma loja, o Ars Technia chegou a criar uma matéria falando sobre isso e que foi até elogiada pela Microsoft. A ideia geral é fazer com que um único aplicativo ou jogo rode em tudo. Dessa forma, os desenvolvedores criariam um jogo que poderia rodar em smartphones, Hololens, PCs, tablets e consoles.  O nome disso é Plataforma Universal do Windows, ou para os íntimos UWP.

Lembra dos arquivos .EXE? Estes estão em processo de despedida, o novo padrão é UWP. Os jogos como Forza Horizon 3 e Gears Of War 4 são “jogos universais” ou melhor UWP, assim como Quantum Break.

Todos os jogos  UWP da Microsoft disponíveis na Windows Store não passam de “versões betas” para o aprimoramento da Plataforma Universal.  Percebam, o público reclamou bastante de alguns desse games quanto ao desempenh, entre outros problemas como o bloqueio de FPS.  A Microsoft quer corrigir isso, e fazer muito mais.

Em suma, adeus EXE e Olá UWP! Ainda lembre-se que um apps ou jogo UWP poderá rodar em tudo que tiver Windows 10. Ok?

Projeto Centennial

Age-of-Empires-2-HD-app-centennial

Este projeto foi demonstrado por Phil Spencer na BUILD 2016, evento voltado ao desenvolvedores. Ele visa “converter” programas tradicionais do desktop para a Windows Store. Spencer demonstrou isso aqui (vídeo).

Só a partir da atualização Anniversary, que será lançada no próximo mês para comemorar um ano de lançamento do Windows 10, é que veremos um bom número jogos encontrados na Steam. Pois fazer essa “conversão” será mais simples com este projeto.

Sem a Anniversary, a Windows Store não  pode ofertar aquela grande quantidade de games que a Steam possui, pois o Projeto Centennial precisa dessa atualização para funcionar.

A Anniversary chegará para smartphones, PCs, tablets e Xbox One!

Windows Store no Xbox One

xbox-one-loja-store

Os usuários do programa Preview do Xbox One já estão com a primeira atualização prévia da Anniversary – Nós já comentamos aqui. Também nós mostramos aqui pessoas instalando aplicativos como emuladores e players de vídeo no Xbox One.

Como a Windows Store chegará provavelmente no próximo mês, com uma loja unificada, será possível rodar UWP no Xbox One, e isso incluí os jogos que estão neste formado, como Gears of War 4 e Forza Horizon 3.

Neste caso, o Xbox não estará rodando mais jogos criados para o console, mas sim para o Windows 10. É unificado. Se existisse um celular que atendesse essas especificações e que rodasse Windows 10, certamente seria possível jogar Gears of War 4 na fila do banco.

É uma loja só, e um aplicativo ou jogo para tudo! Repito, Xbox rodará jogos UWP do Windows 10!

Xbox virou PC?

Xbox-One-app-Windows-10

Sim, e os PCs viraram consoles para a Microsoft. Essa é a mágica da unificação. Ainda não temos certeza se os jogos convertidos pelo Projeto Centennial rodarão no Xbox One.  Aliás,  a comunidade seguidora do Windows estava esperando que Spencer tivesse anunciado justamente isso na E3 e não o Projeto Scorpio.

Agora é fácil entender o cross-play e o cross-buy. É o mesmo jogo que rodará no PC e no Xbox One. É por isso que você pagará apenas uma vez por ele. O desenvolvedor só teve um trabalho, então cobrará um preço.

No Windows 10 é assim, um jogo criado para smartphone e que tenha o selo “Criado para Windows 10” na Windows Store, tem cross-buy. Não é uma faculdade(opção) do desenvolvedor! É o mesmo jogo, a desenvolvedora não pode cobrar duas vezes!

Project Scorpio e o fim das gerações!

projeto-scorpio-gpu

Aqui temos uma vitória que mudará para sempre o mercado dos games. Lembram que o Xbox agora roda jogos criados especificamente para o Windows 10? (como esquecer?). Lembram ainda que um UWP pode funcionar em qualquer dispositivo com Windows 10, até mesmo celulares (respeitando as especificações de hardware, claro) ?  Então…

Quando a Microsoft passou do Xbox 360 para o Xbox One, a empresa iniciou um batalha para fazer com que os usuários trocassem do console mais antigo para o novo, e isso claro que gerou gastos. O início da geração foi um pesadelo. Será que ela não preferia ter ficado com os mais de 80 milhões de usuários do 360 para sempre? Será que ela quer novas gerações a cada 2 ou 3 anos para correr o risco de perder usuários? Não seja tão inocente.

O problema foi o seguinte, criar um jogo para Xbox One e portá-lo para o Xbox 360 gera custo, e que muitas vezes não é recompensado. Entretanto, com a chegada do UWP isso acabará. Um jogo feito para o Projeto Scorpio já estará pronto para o PC, Xbox One S, Xbox One e até mesmo para um celular – a depender da complexidade do game, obviamente.

Quando a Microsoft disse que o Projeto Scorpio não teria exclusivos, este é o motivo. Na verdade, Scorpio rodará games do Windows 10 (UWP)- Como ele terá exclusivos? Isso também explica a razão dos novos exclusivos do Xbox irem para o Windows 10. Na verdade, os jogos são do Windows 10 e não mais do Xbox.

Sony e Valve nesta história

steam-ps4-xbox-one

Sinceramente, esperávamos que a Microsoft entrasse em uma disputa direta com a Steam, inclusive parece que até a própria Valve achou isso. As Steam Machines pareciam tentativa de se livrar da dependência  do Windows (recorde que a Steam é líder absoluto em games para PCs e a Valve não ganharia com o hardware das Steam Machines…). Quem não lembra quando a  Valve atacou o Windows 8, sistema que “coincidentemente” deu início  à Windows Store?

Para piorar, um jogo criado para Xbox One em UWP já está pronto para o PC, certo? A Valve não trabalha com UWP.  Desse modo, as empresas teriam que portar do UWP para o formato tradicional (EXE) e só assim ser compatível com a Steam. Isso a longo prazo poderia representar a morte de outras lojas, e o monopólio da Microsoft no mundo dos games.

Felizmente, já foi dito que UWP é uma plataforma aberta, e que outras lojas poderão comercializá-los. E é ainda onde a Steam entra. A Microsoft sabe que a Valve sabe vender jogo, é bem provável que a empresa coloque jogos UWP na Steam no futuro para forçar as pessoas a atualizarem para o Windows 10.

Se a Steam adotar UWP, será uma grande vitória para Microsoft e Windows 10, e provavelmente é por isso que a Microsoft quer colocar alguns jogos próprios na Steam. Outra vitória é ver a Windows Store crescer.  Será bom ver as duas lojas cooperando, mas a melhor parte será quando elas competirem – principalmente nos preços!

Pode demorar, ou não, mas chegará um ponto que todo jogo para PC estará pronto para ser rodado no Xbox. Depois disso tudo, ainda é preciso explicar que isso pode gerar “dores de cabeça” para a Sony? É provável que a Sony se torne uma Nintendo e sobreviva graças as seus exclusivos.  Ela não poderá fracassar, pois se perder muitos usuários pode se tornar irrelevante.

Por outro lado, o Xbox rodará jogos do Windows 10 (UWP). Se a Microsoft vender apenas meia dúzia de  consoles, terá jogos, pois não existirá mais jogos de Xbox, apenas jogos UWP.

Contudo, esperamos que qualidade dos jogos da Sony suportem uma a unificação dos dispositivos Windows. Percebam, alguns jogos exclusivos do PlayStation 4 vão para o PC, mas o PC e o Xbox tendem a ser equivalentes…  E agora?

Além disso, o desenvolvedor cria um único jogo que rodará em consoles (Xbox One, Xbox One S e Project Scorpio) e PCs, um único trabalho, logo tende a ter preços mais competitivos na Windows Store do que na PSN.

Quem não conhece amigos que jogam no PC? Cross-play e cross-buy certamente irão contar muito nessas horas.  A Sony vai precisar de muitos “Uncharted’s” se a Microsoft conseguir alcançar seu objeto.

 No mais, usuários do Xbox, sejam bem-vindos ao Windows! Ao fim das gerações! À Plataforma Universal!

 

297 comments on “Entenda como a Microsoft acabará com as gerações de consoles, e a dor de cabeça não será sua

        1. rs rs rs

          concordo, uma placa GeForce 1080, que eles indicam, custa no mercado livre 5 mil reais,,,

          em autorizada, nem tenho idéia de quanto está custando.

          O modelo do meu note, nem foi lançado no Brasil em 2016, o de 13 polegadas custa mais 13 milhetas…

          Ou seja,, me ferrei,,,

          e certamente que puder comprar um destes e aceitar ter um display de 13 polegadas,,, daqui há 3 anos vai estar no mesmo pepino que eu…

          Certamente vou pensar muito antes de tomar qualquer resolução sobre um upgrade de meu note

        1. Tomara,,, porque jogar um notebook de mais de 13 paus a cada 3 anos é sacanagem,,,
          Mais de 13 paus é o preço do modelo atual de 13 polegadas, o de 15,6 nem foi lançado no mercado nacional…

          É mole ?

      1. não adianta nada ser um i7 que tem vários nucleos se o jogo foi feito numa época que se usava 1 thread pra tudo =P

        qual o clock?

        1. Blank, 3GHZ,

          O problema é que o jogo exige uma placa mais nova GeForce 87x ou superior, que não existia quando adquiri este Dell XPS, a minha placa gráfica é Nvidia GeForce 7xx.

        1. A nintendo nao conta (nao vi ainda como sera o nx) mas a nintendo tem um console diferente com jogos diferentes pra um publico diferente

        2. NX = Nintendo desistir do WiiU e estreiar a 9 geração.
          PS4 Neo e XboxOne Scorpio= sony e microsoft fazendo uma versão 4K de seus consoles

          sao coisas diferentes

      1. Pq aq e um site da MS e de usuários da MS. A maioria aq nem liga pra Sony, provavelmente em sites de jogos especialisados PlayStation tem gente reclamando sim

        1. Nao entendi kkkkk
          A sony quer meter a faca logo reclamam menos da sony??
          Nossa q bom ser a sony neh kkkk
          Os outros poder falar o q for da ms mas a empresa q tem os fans q mais pegam no pé dela msm é a ms.

          1. E exatamente isso q to dizendo.. a Sony e quase como um Apple dos jogos, tá lá mete a faca e mesmo q faça merda ninguém reclama pq “é o top”.

          2. Discordo Fabio, não sei como esta o valor hj, mas quem mete a mão é o Governo que coloca impostos abusivos nos videogames para a população, afinal no passado e ia comprar um PS4 e no EUA o PS4 era mais barato que o XB1, acabo que devido ao momento optei por um nvidea shield porem o PS4 esta a frente de todos… Particularmente a sony possui games exclusivos que são incriveis, no fim das contas vai do gosto de pessoa para pessoa, afinal possuo um smartphone lumia e acho ele sensacional, mas nao acho que o XB1 esteja no msm nivel do PS4… N e necessario ser fã ne afinal o que todas querem é apenas nosso money 🙂

          3. What?! Em que EUA o PS4 é mais barato que o XB1?… N estou criticando seu comentário, mas acompanhei o lançamento dos dois e na época estava estudando comprar um console tbm. Mas além de só poder comprar um PS4 importando (ao contrário do XB1), estava um absurdo de caro. Inclusive pessoas que conheço nos EUA (que ganham bem e poderiam comprar sem muitos problemas o console) reclamaram do preço tbm, principalmente levando em conta que fora o custo do console teria o custo dos games que apesar de n incomodar tanto lá, aqui ainda é salgado pra realidade de muitos que querem e até podem comprar o PS.
            Mas concordo ctg com relação a definição. Continuo acreditando que no final das contas é questão de gosto, mas é ai que mora a jogada da MS. Ela vai transformar esse gosto através dos UWP e do próprio mercado que hj baba a Sony mesmo ela n dando a mínima pra facilitar o trabalho e custo de desenvolvedores e consumidores. O trabalho da MS assim como fez com a linha Surface é construir tendências e mudar o gosto dessas pessoas além de abrir os olhos do mundo para uma concorrência que a Sony insiste em ignorar… A Sony age como se estivesse o monopólio do mercado mas sem ter e isso pode custar caro pra ela no futuro. Acho que a idéia da MS é fantástica e tem tudo pra dar certo, aguardemos. ?

          4. Te entendi. Meu comentário foi em resposta ao Frederico. Mas teu comentário eu entendi sim, tranquilo.
            Aqui é terra que só tem lei pra ferrar com a gente. Tenso!

          5. Os impostos estão altos sim + qual foi o esforça dela pra aliviar a barra pra nós? Nenhum. Ela ta nem ligando pra esse país d m****. Tbm tinha Lumia e pretendo ter d novo quando sair do beta e tbm um ps4 pelo simples fato q nenhum exclusivo Xbox me atrai

      2. Mas Sony não começou já que os 2 projetos já estava sendo desenvolvido o que as empresa fez foram apresentar os projetos o da Sony é melhoria da qualidade da imagen e o Scorpions unificar o Xbox com o pc

        1. o rumor só começou algum meses depois dos rumores do neo, significa q ia ficar em projeto mais um pouco, mas se a sony confirmou, a Microsoft teve que apresentar o projeto dela tbm, pois ela não pode ficar para tras. se a sony apresentasse e a MS ficasse quieta, ela ia perder.

          1. Só que apresentar um projeto que não estar 100% é um tiro no pé eu esperaria mais uma pouco e depois presentar o projeto 100% para desbancar Sony
            Já que na E3 a Sony mostrou quem que manda

          2. Pq tiro no pé??
            A sony apresenta projetos de jogos todo ano, a empresa q mais tem adiamento, the last guardian desde 2009, horizon zero down, ja foi adiado mais de tres vezes, só imitou a sony, e na vdd foi bom pq agr a sony num sabe se lança o console assim mesmo ou e da um up nele.
            E sobre dominar a e3, nao acho q apenas um jogo pra esse ano seja dominar ( e resto tudo sem data)
            Gow, jogo mais top do ps perdeu a identidade (hack’n slash)
            Kratos q era sinônimo de odio, demonio, agr virou sinônimo de barbie, brinca de casinha com um menininho medroso.

          3. Mais tem uma ligação dele com o moleque é pelo jeito é mitologia nórdica que vai ser apresentado

            Mesmo sem data a Sony dominou
            Só last Guardian,gow e days gone já arrebentaram

            Só vê as críticas sobre a E3

          4. A gente so ve a crítica??
            Vc q ta criticando, eu gosto de jogo q tem ação, pancadaria, q num para nenhum momento.
            Isso gears, halo, dead rising faz muito bem, fora os outros anuncios pro ano q vem.
            Mas vc falar q jogos Filminhos (tirou a pancadaria do gow), the last guardian só pula. E vem falar q é melhor? Cade a diferenças e gostos?
            Vc q ta criticando q num quer q eu fale nada.

            Ligação com menininho?? Q viadage, poe ele pra matar todas as mitologias Ja era. O jogo tava pronto, nao precisava estragar.

          5. Você gosta só dos jogos Xbox, só eles prestam, que coincidência hein?! Jogos da Sony são filminhos? Isso que eu gosto nas discussões, gente totalmente imparcial nas opiniões, fantástico.

          6. jogos filminhos pra mim são um lixo msm!!
            mas o foco da discussão foi o cara falar que a sony dominou.
            sendo que pra mim não dominou, pois os melhores jogos dela(the last guardian e gow) são filminhos e só tem uma data de lançamento pra esse ano. pra mim não ganhou pois a ms vai ter bem mais jogos esse ano e jogos com bastante gameplay, sem ficar só pulando.
            é por isso q acho q a sony não dominou. Entendeu meu ponto de vista?
            mas horizon down, days gone, até crash remaster achei interessante. vamos ver ano que vem.

          7. A questão não nem isso jogo que não tem uma história bem elaborada não tem destaque gow fez sucesso por eles terem pego mitologia e formado uma história em cima só pancadaria e mais fácil pegar um Marvel vs Capcom ou mortal Kombat x que seria a mesma coisa

          8. Ou ganhar. Na atual situação onde há uma enorme parcela descontente com os consoles “meio de geração” estaria fora dessa encrenca e atrairia até minha atenção. Mas não, lança um Slim e depois fala que no outro ano terá um ainda mais potente. Uma empresa cagou, a outra foi cagou também e ainda comeu.

          9. todo mundo ta falando que o Xbox ta morrendo já faz um ano isso. se ela só lançar o scorpio aí pronto. o Slim foi pra mostrar que ela não ta abandonando o Xbox one “normal”
            ms vc comprar o que preferir o Slim ou o Scorpio. não precisa se preocupar com isso. que nem PS, vc compra qual preferir (ambas empresas já disseram que não vao abandonar o atual).

          10. Essa papo de Xbox vai morrer é conversa fiada. Mas incomoda esse negócio de consoles meio de geração pois acaba o esforço em otimização, corre o risco de lançarem um novo console a cada 2/3 anos, não abandorem os atuais consoles me parece uma grande mentira ou coisa que eles não podem garantir. Estava ótimo, mas agora virou uma confusão. O VR de repente vira um novo 3D ou Kinect, coisas que eram promissoras mas morreram, e esse estrago todo como desculpa pra vender tv 4k e colher todos os centavos da sociedade consumista ávida por novidades. E os jogos que realmente me importam, talvez sobre um tempinho pra fazerem algum bugado e tosco.

      3. A Sony se tiver começado com o Neo já mostou algumas coisas incríveis; 1, a velocidade de adaptação da Microsoft a essa situação já apresentando concorrência imediata. 2, a falta de personalidade da Mic de ter que criar algo parecido sendo uma “Maria vai com as outras” não fazendo como a Nintendo por exemplo, que segue seu caminho próprio e não quer nem saber o que tá acontecendo.

        1. e ficar esquecida como a Nintendo?
          não faz sentido, a ford lança o mustang e a Chevrolet logo lança o camaro.
          a apple lança um iphone novo, logo a samsung lança um galaxy novo.
          isso é normal, num faz sentido a ms não concorrer e perder jogadores.

    1. Na minha opinião o Neo já é uma resposta ao Scorpio. O fato de a Sony ter vazado isso antes para a mídia não quer dizer que ela tenha desenvolvido antes. A MS está desde o início da geração correndo muito atrás, faz mais sentido a MS tentar algo diferente do que a Sony.

      1. Tanto Scorpion quanto o Neo já devem ter sido pensados desde o inicio da geração. Esse tipo de produto não é feito de um dia pra outro. E devem sair com praticamente as mesmas especificações. Vejo como resposta conjunta de ambas empresas de já tentar matar o novo console da Nintendo logo no inicio. O UWP é um projeto grande e complexo, e pode demorar anos, talvez mais de 10, para ele vigorar tal como a MS planeja. Se Sony continuar tendo jogos no patamarvq tem, pra maioria dos usuarios não será muito relevante a cross-plataform em um periodo de alguns poucos anos. Ele pode se tornar mais relevante no futuro, em novas gerações de consoles ( não neste mero update ).

      2. nahhhhhhhhhhhhhh o neo é simplesmente uma tentativa da SONY de entregar algo que eles prometeram no começo (1080p a 60fps)… e a MS não está correndo muito atrás… é só ver as análises dos jogos da digitalfoundry pra entender… a sony que tem que correr atrás pq tem um hard muito mais potente e não consegue passar isso para seus jogos… a sony soh vive de mimimi, mas na real o ps4 é bem pior que o xbox one, que com um hard bem mais fraco consegue quase os mesmos resultados…

          1. Aff… Vc eh acionista da sony?? Pq to falando de qualidade do produto vc vem me falar de vendas… Meio complicado… Ou vc quer justificar q se vende bem eh pq eh bom?? Se for soh lamentos p vc…

          2. Se vende mais, mais produtoras se interessam em lançar jogos, a comunidade fica mais forte, os servidores tem mais gente pra jogar, sai mais coisa legal, e até agora o PS4 está dando uma surra no XBOXONE. Em vendas, em marketing e até em jogos.

          3. afffffffffffff de boa, vou até ignorar esse seu papo de sonysta pq tá triste… acorda pra realidade viu que tá feio a situação… vai viver de sonhos e de promessas de jogos… blodborne realmente eh bom, mas é gosto… uncharted eh legal se vc gosta de ficar vendo filminho e não jogando (sou muuuuuuuuuuuuuuito mais rise of tomb raider)… aff… to fora, e entre bloodborne e quantum sou muito mais quantum break… mas como eu disse eh gosto… cada um tem o seu, mas falar que a sony está dando uma surra no xbox em central de mídia??? afff de boa, não sei de que planeta q vc veio..

          4. Galera caixista bitolada aqui nesse site hahaha. Eu tenho os dois consoles, mas o PS4 tá ganhando inegavelmente. Talvez com o o Scorpio a Microsoft consiga reverter a surra. Assim como o PS3 começou perdendo feio e passou a frente no final do ciclo. Espero apenas não ter que trocar de console uma vez a cada dois anos, que depois desses anúncios parece que tá se encaminhando. Aí o negócio vai ser comprar um PC gamer e esquecer os consoles totalmente.

          5. cara, olha o que vc tava falando… o PS4 tá ganhando em vendas, nunca discuti isso… mas vc falou que isso se revertia em jogos (onde???? olha os jogos que saem exclusivos para o PS4…) veja quantos jogos exclusivos para PS4 que não sejam first party… eu t ajudo, olha nessa pagina aqui https://www.reddit.com/r/PS4/comments/2avfxi/a_list_of_games_some_of_sonys_first_and_second/ se essa sua ideia fosse real o PS4 teria muito mais jogos exclusivos não first partys ou ao menos que não viesse para o XBOX (poderiam até ser PS4 e Nintendo)… o que não acontece… então essa de “quanto mais vendido mais desenvolvedor se interesssa” balela… segundo ponto, vc me falou que PS4 ganha em CONCEITO??? wtf??? o que tem d conceito naquele VG??? nossa olhar aquela central dele me dá enjoo… coisa mais mal feita, só de olhar já me dá até preguiça de usar… tem quem goste, mas falar que o conceito é melhor do que XBOX??? aff… parece até um sistema xing ling… feio d mais, fora que nem tem hub do jogo… para brother… a única coisa que a SONY ganha é no marketing… pq mente pra kcte e conseguiu continuar enganando a galera… na geração passada nem tocaram no assunto poder pq o XBOX 360 era muito superior ao PS3… tanto que witcher 2 nem foi para o PS3 por causa de poder… mas e aih? era relevante o poder na geração passada??? aiiiiiiiiii não né? e olha que nessa apesar do hardware ser melhor ainda não se reverteu em nada nos jogos… nessa geração se apoiou nessa história de poder… 50% mais poderoso do que o xbox e mimimi e ai chegou nos jogos eeeeeeeeeeeeeeee??? nada… aiiiiiiiiii no lançamento só jogo lixoso… só prendendo a galera com promessas, se não fosse o suficiente fez um marketing absurdo falando que o VG ia rodar 1080p a 60fps e kd??? soh indie e joguinho ridiculo joga nessa qualidade… admita, a SONY enganou os sonystas… que vivem em um eterno hype! a sony manda merda com uma capa de ps4 e o sonysta fica todo feliz… PSN então??? aquilo é uma piada né??? sonysta joga online?? pq olha, com a aquela PSN constantemente em manutenção e fora do ar acho muito difícil… ai a SONY para corrigir a mentira dela lança outra… falando que o PS4 NEO vai rodar 4k… mas deixa o fato de ser upscaling bem escondidinho… 4k my egs… o PS4 NEO é só para rodar o 1080p a 60fps prometidos pela sony… e 4k upscaling, uma merda de empresa que vem tirando uma com a cara dos consumidores (ou acha que eu esqueci o lançamento do PS4 aqui por 4k???) e os sonystinhas ainda tem a pachorra de vangloriarem… sou mais a NINTENDO… ao menos ela é sincera… sony é uma vergonha de mentirosa… PS4 é para quem gosta de jogos do lado oriental e olha que só aqueles menos universais, pq os mais universais como CDZ, FF, DBZ, e etc estão no XBOX também… cara, de boa, comprar um VG para jogar esses joguinhos firts party ai? to fora… essa história de exclusivo vai acabar… olha o tempo que essas empresas estão demorando pra produzir um jogo que nem é tão vendido… se vc pegar todos os exclusivos do PS4 as vendas são menos de 50% dos PS4 vendidos… já no XBOX as vendas igualam ao número de XBOX vendidos… e pelo menos os caras entregam os projetos em um tempo razoável… mas agora ainda vai ter mais vantagens de produzir para xbox pq vai servir para PC também, e isso anima em vender mais… ja o PS4??? se continuar desse jeito só prejuízo… veja o SF… kd o jogo?? fracasso total no PS4 e no PC está indo bem… uncharted 4 uma grande promessa ai aclamado por quase todos os jogadores de PS4 mas vendeu menos do que 10% do numero de PS4 vendidos… nem vou continuar aqui, mas está na cara que esses projetos da SONY vão sofrer atrasos atrás de atrasos… não dá pra ter uma mega equipe em um jogo que todos sabem que não vai vender… só pra t ajudar t mando isso também
            http://www.neogaf.com/forum/showthread.php?t=1114843
            não sou um alienado… sempre acompanho noticias dos jogos de todas as plataformas… a verdade é que a sony está vendendo promessas… quando os grandes títulos que ela está falando começar a sair já estaremos partindo para uma nova geração e ai lah vai os sonystinhas comprar só remaster e ficar se achando…

          6. kkkkkkk boa 🙂 Já estava a falar e bem …mas agora arrebentou,MANDOU O POBRE COITADO PARA O CANTO CHORAR MESMO 😀 Muito bem !!!

    2. Se sou usuário MS então por que eu deveria criticar PS4 da Sony?
      Sempre vejo isso em comentários.
      Se critico algo que não gosto no WM alguém já vem: criticar o Android você não critica… Claro que não. Não uso!!!
      Não deveria nem aparecer nome de Sony ou Android em um site puramente direcionado a MS.
      Enfim, mas tem gente que gosta de por lenha na fogueira pra chamar atenção par si.

      1. Cara, esse comentário deixou a marca dos dois pés no peito dos palhaços criadores de caso que parasitam os sites a procura do troll perfeito. Parabéns

    3. Todos dois são uma desgraça, que tem como missão na Terra; fuder com todo mundo que joga em console, encher o rabo das empresas de grana, acabar com a otimização trazida com o tempo de “exploração” pelos devs. É só prejuízo criançada.

  1. La vai, acabar com uma geração, criando nova geração. Acabar com a fragmentação, criando um novo fragmento. Torço para dar certo, se antes a microsoft resolver os problemas pendentes. Tipo o start que tem mil soluções, as vezes funciona, as vezes só formatando. go go microsoft!

  2. Ótima matéria e explicações! Mas o que me deixa mais incomodado é que isso tudo já está mais que óbvio, tem gente que tem xbox one e acompanha as notícias e mesmo assim não conseguiu entender todo esse objetivo da Microsoft.

    Agora, sobre o resultado disso tudo é o que venho falando da diferença entre Xbox e Playstation. A sony sempre foca no próprio console enquanto o Xbox está expandindo seus serviços.
    Até agora não existe notícia nenhuma sobre uma inovação por parte do PS, sempre a mesma coisa. Se a Sony não se mexer vai ficar ultrapassada!

    1. Uma queixa que tenho com a Sony foi o que ela fez com o Vita. Aquilo foi uma burrice é tanto. E ela pode ficar ultrapassada mesmo, mas a Microsoft também está me parecendo bem perdida.

      1. Sobre o Vita desaparecer, foi justamente nos anos que a Sony tava passando por momentos difíceis ($$).

        Não vejo a Microsoft confusa. Pode ser que não está sendo explicado com clareza o que estão fazendo. Quem acompanha as noticias sabe. O “play any where” se resume no estão fazendo.

  3. Eu me pergunto como tem gente que ainda não entendeu a estrategia da Microsoft a ponto de abrir a boca e dizer: “A Microsoft ta matando o Xbox One”. Meu Deus… Inocentes. Ja tinha entendido a maravilha dessa estrategia a tempos.

    Isso só reforça o que Phil Spencer tinha dito antes: “O PlayStation não é um rival pra gente”. Com essa estrategia fica bem claro que a Microsoft deixou um “tente me acompanhar” pra Sony. E eu não vejo a hora de tudo isso começar a vigorar e trazer benefícios pra nos usuários do Xbox One e W10.

    1. A verdade que a Sony nunca acompanhou a MS, só competiu. Agora acabou, unificar plataformas vai fazer a Sony correr atrás mesmo. Sony agora será Nintendo, a não ser que ela se junte a MS, ou pelo menos tragam mais jogos para o PC/Steam. Se ela continuar fechada será como a Nintendo, a Nintendo é incrível, mas com a política é uma merda, jogos exclusivamente para aqueles consoles merdas, ela não vai sair do lugar. Se a Nintendo portasse para PC ou W10 ela venderia talvez o triplo, ou até mais. Os jogos são incríveis, mas não é todo mundo que tem condição de comprar os jogos e os consoles para rodar apenas aqueles jogos. A Sony deveria dar um jeito enquanto é tempo para não se perder no tempo como a Nintendo, e chegar o fim do seu reinado.

  4. Bela matéria. Essa ideia da Microsoft é muito interessante, boa tanto pra quem tem PC quanto quem tem Xbox One. Vai ser interessante ver como a Sony vai se comportar, principalmente se essa parceria entre Microsoft e Valve for pra frente. Se eu não tivesse como plataforma principal o PC eu certamente compraria um Xbox One S, mas atualmente é meio “inútil” ter um PC e Xbox One, e os exclusivos do PS4 me interessaram, então vou pensar na possibilidade de adquiri-lo, mas sei que a Sony é meio “travada” quando o assunto é evoluir. Great times are coming..

  5. So lembrando q nos uwp o desenvolvedor pode escolher as plataformas q seu app ou game vai ser compatível, assim ainda e possível ter um games exclusivo apenas pra pc e ps4

    1. Sim, mas será muito mais complicado manter essa exclusividade. Fazer com que um jogo que já esteja pronto para o Xbox não seja lançado pode custar muito caro para a Sony.

    2. A Sony não financia desenvolvimento de jogos para PC. Apenas exclusivos. Todo e qualquer jogo PS4 + PC é de financiamento independente. Se não tem nada que prende o jogo no PC + PS4 apenas, por que mante-lo apenas nessas plataformas se as desenvolvedoras podem lucrar mais e mais com uma versão do Xbox One que ja foi criada nativamente com o UWP?

  6. Excelente texto. A Microsoft esta expandindo os horizontes da industria dos games, mas algumas pessoas tendem a ver tudo como uma forma negativa.
    Vou recomendar os redatores do Tec(i)mundo e do Uol Jogos a lerem esse texto pra ver se param de divulgar tanta porcaria….

  7. Resumindo, venda seu Xbox One e invista num PC e num PS4 que você jogará tudo.
    É um pouco forças a barra achar que porque o desenvolvimento de PC e Xbox será unificado pelo Windows 10 com UWP, as desenvolvedoras não desenvolverão para PS4 ou qualquer outro console. Além do que a Sony é o gigante a ser batido hoje em dia, daí pra ela se tornar irrelevante têm muito chão.

    1. Mas não foi dito isso em lugar nenhum! A desenvolvedoras continuarão desenvolvendo jogos exclusivos pro PS4 normalmente. Mas a Sony não faz jogo pra PC. O que sai pra PC + PS4 é desenvolvimento independente. Ou seja: as desenvolvedoras podem e provavelmente irão lançar esse jogos pra xbox também. Ja que a versão de W10 também é uma versão de Xbox. Você que entendeu errado. Com essa estrategia a Sony é deixada de lado pois os 40 milhões de PS não batem a base instalada do W10. Entende? A Sony não precisa ser batida, por que Sony não é importante em nada e nem representa perigo algum pra essa estrategia ou pro sucesso dela.

      1. Vc q não entendeu o cara mano, o q ele quis dizer foi q se todos os jogos do Xbox sair uwp eles tbm estariam no PC, logo se vc tem pc e quer um console e mais vantagem um ps4 já q vc terá os exclusivos de Xbox no pc e os d ps4.. no ps4.

        1. O jogo exclusivo do PS4 não até sair para o PC mas não para a loja do Windows10 e sim para o formato .EXE, a Sony não precisa esquentara cabeça com isso não

        2. Sim, mas e o PS4 interfere em que na estrategia? Ele tratou no comentário dele a Sony e o PS4 como uma obstaculo a ser batido. O PS4 não será afetado em nada com isso. Com exceção dos jogos PC + XOne que serão quase certo virem pro XOne. Ninguém levantou a questão vendas, escolha do consumidor. Não sei de onde você tirou isso. O que está sendo debatido é a questão do quanto visionaria e as possibilidades de sucesso da estrategia. E o cara quer colocar a Sony como um obstaculo pra ela. A Sony não pode fazer nada perante o Windows.

        3. cara, é muito cedo para concluir qualquer coisa… se vc tem um pc gamer e um xbox eu não venderia nenhum dos dois até tudo ficar muito bem definido..

        4. O fato é que ser tornar um usuário ativo da Microsoft vai ser muito mais fácil, uma vez que vc não vai mais precisar investir em um console pra jogar os jogos dela dentro da comunidade dela. Talvez um dia todos estarão na Xbox Live (que pode mudar de nome pra Windows 10 Live), até mesmo os que tem outros consoles.

        5. Faz sentido Fábio, porem imagina se vc tem um xbox e um pc gamer, e um desses dispositivo de defeito, exemplo xbox, vc pode muito bem jogar o mesmo jogo no pc sem ter que esperar reparar o xbox, por isso que o preço dos jogar,vai ser um só, pra todos os dispositivos, pra não perder cliente entendeu?

          1. Se um Xbox der defeito e garantia.. mas no meu caso tenho pc.. se der defeito compro outra da peça q morreu. E rápido tá aq.. e ainda vou ter todos os exclusivos Sony e a maioria do Xbox

          2. Só que vc esqueceu de um detalhe mano, nem todo mundo tem condições de ter um pc gamer, que pra ter um pc que rode qualquer jogo vc terá que desembolsar quase 4.000 reais, eu por exemplo não posso ter um, eu tenho um Xbox 360 e xbox one, e to muito satisfeito, quem não tem condições de ter um pc, o que valerá apena? um ps4 ou um scorpion e um xbox one e xbox s, que poderá rodar até jogo de pc, sentiu a diferença?

    2. Coloque na cabeça que não é todo mundo que gosta de jogar no pc a grande maioria prefere console, pc é um publico diferente,eu prefiro continuar com meu xbox mesmo que vai me oferecer EA acess retro compatibilidade e a melhor comunidade online, pra mim continua sendo a melhor experiência.

    3. cara, não se engane, um PC gamer não é barato… esse é o pensamento mais tupiniquim que existe… o xbox é bem mais barato do que um PC gamer decente! ter um pc gamer de entrada e bem pior do que um xbox… cara, a sony não tem grana para bater de frente com a MS… vc lembra da nintendo?? e da sega??? eram o mais top top do mercado até a sony entrar, o PS1 acabou com tudo… então, muita calma nessa hora, elas realmente passam de gigante a irrelevantes em pouco tempo… torço para que não aconteça, quero muito que os VGs continuem evoluindo, mas precisarão ir para outro campo de disputa, pq gráficos não vai rolar…

      1. PC gamer não é barato, mas deixar de gastar 2K num console pra expandir o PC não é viável? =P
        fora a economia nos jogos…

        1. cara, não é que não é viável, vc monta PC gamer? se monta sabe do que eu estou falando, eu já montei e posso falar, é um pé no saco, não é tão fácil quanto montar um PC normal, vc não pode sair por ai escolhendo peças aleatoriamente e ir enfiando no seu PC, vai dar conflito (não digo conflito de hardware não, aquele que não reconhece) to falando conflito de qualidade… e ai mesmo que vc tenha um monte de peças boas, vão existir gargalos que não vão permitir vc utilizar o máximo do seu PC, e ai novamente vc terá que trocar outras peças e bla bla bla, o barato (que nem é barato, é caro pra kcte) sai mais caro… ainda estou deixando de lado os plugins que vc precisa ficar atualizando, os drivers, as vezes a poha de um jogo não vai reconhecer o driver e ai lá vai vc ficar correndo atrás de informações do pq não estar rodando no seu PC, ou pq o FPS tá uma bosa, ou pq quando vc coloca no ultra dá uns bug muito louco, etc… ou seja, ser PC GAMER é uma arte brother… uma busca incessante da paz interior para atingir o nirvana em uma completa demonstração de calma e paciência e muita dedicação kkkk zueiras a parte, é lógico que não é sempre assim foi só zoação, mas que terá uns problemas tipo “??????????????????????????? como assim PC ????????????????” (no meu caso eu vivia em uma relação constante de amor e ódio) ahhhhhhhh isso com certeza vc terá… como eu sempre digo, vantagens e desvantagens…

          1. 1- Namoro uma garota há 4 anos.
            2- Não fumo nem bebo, nunca nem vi drogas, só por tv.
            3- E não sou vagabudo, faço engenharia na UFC
            4- E você continua bolsolixo

    4. Cara, a grande maioria compra Playstation pelos multi plataformas. Compare os exclusivos da Sony com os da Microsoft, verá que os jogadores de Xbox gastam mais e são mais fiéis aos seus exclusivos. Isso daí de combo perfeito é lenda, é puro discursos de nego atrasado e acha que exclusivo é coisa boa. Entenda, a Microsoft quer acabar com esse lance de exclusividade, vencerá a plataforma que te entregará uma experiencia como um todo.

      Só uma pergunta: Você tem Xbox? Conhece todos os recursos atuais dele? O pessoal que está vendendo One e indo para o PS ou está inda na ilusão de amiguinho ou ficou impressionado com os trailers da Sony. E outra, esse negócio de PC aqui no Brasil é só para que m tem muito dinheiro. Não ache que vc jogará Gears 4 com um PC de 2 mil reais. ENtão, vale muito mais a pena ter um XBOX One.

    5. Se vc n leu a matéria, n faz diferença nenhuma pra MS: “… Se a Microsoft vender apenas meia dúzia de consoles, terá jogos, pois não existirá mais jogos de Xbox, apenas jogos UWP.” Logo, vc comprando PS4, eles lucram do mesmo jeito, e acabam lucrando mais que a Sony.

    1. Update de hardware sera para quem quiser ter melhores gráficos, resolução, etc. O seu console não deverá parar de receber jogos só pq o Scorpio entrou, por exemplo. De forma idêntica aos PCs que não possuem gerações.

    1. No mínimo terá que trocar a placa gráfica,,,
      No caso de Note, ferrrou
      Veja acima as configurações mínimas do Forza
      Meu note com I7 e placa Nvidia integrada dançou…

    2. cara, pc gamer tem suas vantagens, e VGs também… no final o XBOX vai acabar se tornando um pc gamer só que dedicado a jogos… o que vc nunca vai conseguir com seu PC gamer… mesmo que tente… (não estou dizendo que vc conseguirá o mesmo resultado, vai conseguir sim, ou as vezes até melhor, mas como não é dedicado o que eu quero dizer é q vc vai precisar gastar muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito mais para conseguir o mesmo resultado ou um resultado um pouco melhor do que o do VG…) hj a diferença está brutal, mas se ela cair, como está prometendo com o xbox scorpio, ai teremos um salto de qualidade nos VGs acho que nunca tivemos isso então não temos nem algo para comparar, sempre o que existia um abismo entre VG´s e PCs… acho que á primeira vez que não teremos esse abismo… vamos ver do que os novos VG´s serão capazes…

  8. Por que mesmo adeus ao “Exe”? Continua sendo exatamente um aplicativo, e com extensão .exe só que isso fica transparente ao usuário. Não é possível rodar um exe no WIndows Mobile pura e simplesmente por causa da arquitetura, a arm. Mas entre xbox e pc, que são x86_64, o único bloqueio é da propria Microsoft, e não incapacidade técnica.

  9. Scopio rodará games Windows 10, como ele terá exclusivos? Vou t dizer requisitos de hardware. Não vai mudar nada, cada vez mais rápidos os jogos vão exigir mais hardware e isso os tornará “exclusivos” de certas máquinas.

    1. Exato,,, o Forza mesmo nem instala no meu note com I7, Nvidia e tudo,,, postei acima as especificações,,,
      3 anos de uso, e nem instala

      1. mas isso só vem corroborar… pq ele vai rodar no xbox one normalmente… que provavelmente foi bem mais barato do que seu note e com certeza deve ter um hard tão potente ou até menos potente do que o seu… mas é dedicado… (não vi as specs do seu)…

        1. Note Book, Dell XPS 15,6 polegadas, I7 3 Ghz, Placa Nvidia 540m, HD 2 Tb, Ram 16 Gb, etc etc etc.

          Agora, pensar muito bem na próxima aquisição,,,

          Tem alguns modelos que permitem a placa gráfica fora, mas tira a portabilidade e pior, como vou jogar na cama ou sofá,, com um trambolho do lado ?

          impossível,,,,

        2. Sem sombra de dúvidas,,, várias e várias vezes mais barato,,,
          A Dell não lançou no Brasil em 2016 o modelo de 15,6, por causa do custo, ele foi substituído aqui pela linha Alienware,,, bem baratinha. de 17 a 20 mil… rs rs rs
          O Dell XPS de 13 polegadas, 2016, custa mais de 13 mil reais, aliás quase 14 milhetas…

          é mole ?

          1. cara, PC gamer é apenas para quem realmente está disposto a gastar 😀 heheheh quem gosta de jogar mas não exige o máximo um VG é muito mais em conta… 14k é até um preço médio… já vi PC de 50k… eh loucura, eu gosto muito de PC gamer, mas não tenho cacife para montar um… e montar um de entrada pra mim é melhor ficar no VG…

    2. não dá pra comparar PC com VG cara, o VG é dedicado a jogos… o processamento dele é destinado a jogos, tem outras funções? tem, mas o principal dele é jogos, tudo é milimetricamente feito para otimizar e necessitar menos hard… por isso isso não vai acontecer com os VGs… quer dizer, acretido que não vá acontecer, pq um VG roda os lançamentos por muito mais tempo no ultra do que um PC, o scorpio só vai facilitar a portabilidade de jogos pq o poder dele vai ser absurdo, então quando forem portar os jogos vai ser mais fácil…

      1. Nenhum VG roda todos os lançamentos no ultra, só sinto muito te informar mas não roda no ultra não. Se dúvida pega teu ps4 ou Xbox One e põe de lado a um pc gamer bom q aguenta tudo no ultra e veja se é a mesma coisa

        1. cara, vai com calma… primeiro, os jogos para VG são diferentes dos jogos para PC… eles estão sim no ultra, mas o ultra do PC é uma coisa, o ultra do VG é outra, o jogo é otimizado para rodar liso, pode ter uma pequena diferença de qualidade, mas é pequena, só pegar os comparativos, tá lotado na internet… o que diferencia e muito é o FPS e os pixels… fora isso, os jogos que rodam nos dois rodam praticamente idênticos quando no ultra…
          só pra exemplificar o que eu estou falando…
          https://www.youtube.com/watch?v=W0htEZu8DxY
          não to falando que não tem diferença, mas o que estou falando é que os dois rodam no ultra, a diferença é que o ultra no PC é melhor, mas a diferença é pouca… a não ser que tenha um olho bionico e fique a 30 cm da sua tv vc não vai notar…

  10. 1 – Como ela elimina geração se os games são aprimorados o tempo todo? Isso necessariamente vai exigir um up no hardware do console, alguma hora. Se não, vai geral pro PC e pronto.
    2 – Não entendi sobre a Steam rodar apenas EXE. O jogo feito pela desenvolvedora não é baseado no OS destinado para rodar? Se ela for mudar o sistema, vai acabar mudando o modo como o jogo é executado, não? Ou no mínimo, por ser Windows, vai continuar lendo EXE, pois nem só de jogos o Windows viverá.
    3 – Como um mesmo jogo vai rodar de modo satisfatório em diferentes hardwares (a exemplo de um tablet)?

    1. Mas é aí que entra a questão da capacidade técnica do hardware.

      Assim como acontece com iPhone, por exemplo: todo ano sai um novo, a loja é a mesma, mas conforme os anos passam, os jogos mais novos vão exigindo mais hardware que os modelos antigos não darão conta do recado.

      MS fará a mesma coisa com o Xbox, só que a diferença poderá ser de uns 4 anos. Talvez quando sair o Scorpio 2, lá pra 2022, se a diferença entre versões for mesmo de 4 anos(li rumores falando que a intenção é que fosse 5 anos), o Xbox One, e o One S já não terão hardware pros jogos AAA, mas os mais simples ainda poderão ser jogados nele. E isso irá se repetir a cada novo lançamento, sempre com a geração imediatamente anterior continuando compatível, mas rodando com desempenho inferior, e a anterior a essa ficando defasada pros grandes lançamentos.

      Não vai mudar muita coisa pra quem sempre foi fã de consoles, já que o normal é mesmo uma nova geração se iniciar a cada 8 anos +/-. Você comprando o Scorpio 1, pula o Scorpio 2, compra o Scorpio 3, pula o Scorpio 4, compra o Scorpio 5 e assim vai.

      Sua conta será a mesma, então conforme os anos passem ela só vai ficar cada vez maior, ao invés de resetar sempre que um novo console/geração se iniciar.

      1. Ok, na prática, o que tu disse é exatamente o que perguntei e já esperava: defasagem mais rápida da vida útil da geração de console.
        Jogos triple A vão acabar sendo rodados de modo inferior em uma das duas plataformas em pouco tempo e vai ser em consoles. Ainda estamos longe de ver um console ter a capacidade de desempenho de um computador gamer com gráficos no patamar de hoje. Se esse compartilhamento de plataformas ocorrer, em dois anos vai acontecer de os PCs estarem rodando jogos em qualidade (mais) superior ao console e plataformas móveis não conseguindo sequer rodar os lançamentos. Então ou vai ser uma experiência limitada no console, ou ocorrerá o downgrade em computadores, como a Ubisoft costumeiramente faz. O que na prática, não muda nada. A única vantagem, a partir desse ponto, é o compartilhamento de plataformas, mas ainda muito questionável, uma vez que a experiência será, de certa forma, limitada (e nesses casos, gráfico é importante sim, levando em conta a proposta). Se o X1 e X1S não rodarem triple A, acabam sendo como o 360 depois do fim da geração: recebendo títulos mais indies mas que não servem efetivamente para 98% do público.
        Já sobre a conta: a migração já ocorre atualmente e por parte da MS, a retrocompatibilidade já é usual, então não é novidade alguma.
        Esse projeto, resumidamente, está mais para uma formação de panelinha na plataforma da MS, mas na prática, não teremos novidades. Ao menos não com o que se sabe até agora.

        1. Mas cara, as limitações sem existiram e sempre existiriam, n?
          De uma forma ou de outra haveria essa limitação. A questão da MS é a partir das próximas gerações essa defasagem de hardware vai ser cada vez menor pois a MS trabalha com essa via Cross-Play e com Continuum pra integração do Windows 10.
          Ainda n temos um teste do DX12 e muito menos de toda a sua capacidade, tbm sabemos detalhes finais do Scorpio, tem muita coisa pra der revelada.
          Enfim penso que a evolução do software vai reduzir a defasagem do hardware porque oa jogos UWP vão trabalhar de forma coesa e integrada com o SO e n de forma independente como acontece hj.
          Por exemplo, talvez vc perca algum recurso na transição de XB1S para um Scorpio e até mesmo possa ter (possibilidade… Pode ser que n… Veremos) uma queda no FPS. Mas isso n interferirá na jogabilidade tornando o jogo universal.
          Jogo CSGO e sei que meu Note n tem a mesma densidade de pixels, desempenho e renderização de imagem que um PC Gamer com um monitor gamer. Mas isso n atrapalha minha jogabilidade e mesmo com diferenças em hardware o FPS n cai, somente oscila em uma frequência maior que no PC Gamer. Saca?
          É disso que eles estão falando. Até porque sabemos que perca ou variação de 10 pontos de FPS n atrapalha sensivelmente a jogabilidade, talvez só um Pro Player perceba essa diferença minúscula.

          1. Existiram limitações, sim. Nunca falei que não. A questão é que estão tentando colocar o console e o PC no mesmo patamar, isso não tem como ocorrer por mais do que um ano. Um triple A não vai rodar igual num PC de 2017 e num console de 2016. Esse é o grande porém. Vai ter perda de qualidade e a única solução vai ser consoles modulares, para tornar o compartilhamento viável. Vai rodar jogos triple A até certo ponto, mas vai ter uma hora que ou o console torna-se incapaz de rodar o jogo, ou ele terá de permitir um upgrade. E salvo engano, a MS até está cogitando isso.

          2. Sim, entendo. Mas como falei, a gente está falando de um produto desconhecido ainda.
            A duas semanas atrás ninguém imaginaria um console com tantos teraflops de potência… Ainda n vimos o máximo do DX12 e a integração dele com sistema (principalmente com a nova atualização de aniversário)…
            É um campo novo e os desenvolvedores estão interessados. Ai entra o que comentei antes, talvez vejamos o fruto desse trabalho do Scorpio pra frente, porque precisamos esperar o lançamento dele.
            A gente n sabe praticamente nada construção dele e ainda tem essa possibilidade dele ser modular “editável” saca?
            E se elea trabalharem bem no Scorpio da pra chegar tranquilamente na qualidade de PC de pelo menos uns dois anos pra frente, mesmo que n venha um console modular. E depois disso meu amigo, a diferença pode ser tão minúscula que talvez só alguém do cenário competitivo consiga notar a diferença, entende?
            Imagina o tanto de tempo qu vão levar pra criar um jogo que torne a GFX 1080 ultrapassada… E agora pensa que com a combinação de hardware e software do Scorpio ele pode alcançar até 1 ponto de teraflop a mais que ela…
            Pra mim a sacada da MS foi apresentar o Scorpio mesmo que eles ainda n tenham decidido se vai ser modular ou n, porque mesmo que n seja ele vai estar algumas gerações a frente. E outra, a MS já está trabalhando nele e até lá podem aparecer novidades já que eles n bateram o martelo (finalização) dele ainda.

          3. Eu realmente espero que isso aconteça. E que essa apresentação não gere uma expectativa tão grande que mesmo com grandes saltos, acabe decepcionando a galera. A vantagem dos PCs fica pelo tamanho: não precisam se preocupar. Um console é muito mais complexo na questão de arrefecimento, espaço e tudo mais.
            Por ainda estarmos longe de ver algum resultado nem mesmo BETA, podemos manter as esperanças de que teremos, futuramente, consoles com ao menos 80% da capacidade de um PC top e com total integração. Isso é animador principalmente pelo leque de possibilidades online.

        2. quando vc diz que o console está longe da capacidade de desempenho ai vc tem que colocar os PCs gamers TOP né??? pq as pessoas dificlmente teria que comprar um pc gamer top para rodar todos os jogos do PC… a real é que rodar em ultra a 1080p e mais de 60fps os jogos mais atuais é realmente complicado para um VG… mas o scorpio vai dar uma mão para isso… não pode esquecer que os VG´s são otimizados para jogos, e 6teraflops para um VG é coisa pacas… agora, vamos ver como isso vai se converter… mas acredito que os PCs vão se manter na vantagem mas não será mais esse abismo… será uma pequena distancia… ainda mais se o scorpio for modular…

          1. Sim, José. Triple A tem investimentos pesadíssimos para entregar a melhor experiência possível, o que significa gráficos incríveis. Eu vejo muita gente suando para montar um setup de 6k exatamente para ter o melhor dos gráficos por ao menos três anos e é sabido que a exigência de hardware é cada vez maior a cada lançamento.
            E tem um porém: atualmente os consoles não conseguem rodar em 1080p a 60 fps, mas Sony e MS já estão falando em 4K nativo. Foram oito anos para a atual geração e ela ainda não suporta os 1080p.
            SE a Scorpio for modular, aí sim teremos uma revolução, porque passa de um sistema fechado, para algo que podemos atualizar. Essa é a maior desvantagem, atualmente. Se tivermos um console modular, onde se troque processador, VGA, memória ram e HD, pode ser que a diferença entre desempenho e gráficos das duas plataformas, caiam vertiginosamente.
            Eu realmente estou ansioso por isso!

    2. então… é pq geração em VG normalmente é um rompimento de paradigma mesmo… nova tecnologia, poder muito superior, e etc… o mero up de algum hardware não indica um rompimento, mas um upgrade… por isso não falamos de geração em PC… pq é gradativo e constante.
      o 2 não t entendi… o 3, o jogo vai rodar de modo satisfatório desde que seja adaptado, mas hoje o poder do PC e dos VGs é muito distante (para a qualidade ULTRA) ai, a adaptação tem que ser muuuuuuuuuuuuuito grande… com um VG com poder mais próximo do PC a adaptação terá que ser bem menor… então fica bem mais fácil portar…

      1. José, mas é esse o ponto. Um PC não te obriga a comprar todo o equipamento novamente, você consegue ir upando de modo contínuo. Um console modular seria não só destruidor, caso a Sony não faça o mesmo, mas se for sistema fechado, na questão de hardware, não vai ter, na prática, revolução alguma…
        A 2 é que fala na matéria que a Steam não rodaria UWP, mas como assim? A Steam unicamente é uma loja virtual, todo o jogo e seus arquivos, extensos etc, são feitos pelas produtoras. Se elas migrarem para a UWP, a Steam vai continuar igual. Até porque EXE é MS também, como isso seria ruim para a Steam, sendo que ela é diretamente dependente do sistema deles? Não faz sentido nenhum.
        E o 3, é esse o ponto. Atualmente, PCs são muito superiores e se não forem consoles modulares, eles vão ser parecidos por um ano, até os tripleA começarem a vir pedindo maior poder de fogo… se a MS não quiser isso tão rápido, teria de obrigar um downgrade por parte das produtoras (o que não vai ocorrer), pois não tem como peças de um ano atrás rodarem melhor que as atuais, ainda mais pensando em um sistema nativo para ambos.

        1. eh temos que ver o que será esse acordo da MS e a valve… mas alguma coisa boa deve sair daih… o PC não t obriga realmente a comprar todo o equipamento novamente, mas a placa de vídeo top já custa o preço de uns 2 VGs da ultima geração kkkk eh phoda, é caro d mais… e no final, eventualmente uma hora vc vai ter que substituir as outras cosias, pq nem só de placa de vídeo vive um pc… tem memoria, tem processador, ai se trocar processador quase certeza que tem que trocar a placa mãe… a HD eh a mais fixa… a fonte também uma hora ou outra vai pipocar… ou seja, a cada 4 ou 5 anos vc tem q gastar uma boa grana com seu PC… e com VG é quase a mesma coisa… só que vc gasta bem menos… o que prejudicava de verdade eram os titulos… pq ai vc trocava e não tinha nenhum jogo isso acho que era pior do que comprar um VG novo… pq tirando o BR que é um roubo os VGs… lá fora o preço é razoável… cara só a placa titan x custa U$ 1k cara… tem noção?? eh muito caro montar um PC gamer cara… é só para quem é realmente gamer maniaco, caso contrário, entre ter um PC gamer de entrada e um VG de ultima geração prefiro o ultimo… mas eu vejo que se o scorpio vier modular vai ser um avanço e tanto para os gamers…

          1. Pois é, com o preço atual, uma placa de vídeo ou um processador topo de linha, saem o preço de dois consoles… eu tinha a opção de comprar essas peças no PY, mas com a alta do dólar, não compensa, praticamente.
            Outro ponto dos PCs é o preço dos jogos: com mídias físicas passando dos 200 reais facilmente, a Steam salva (até mídia digital a galera tá pedindo mais de 180 reais, é absurdo) só até certo ponto.
            No final, é capaz de no Brasil termos de escolher qual plataforma usar, porque manter as duas, só sendo MUITO bem de vida.
            E compartilho da tua opinião: se vier modular, vai ser um avanço do caralho. Rezemos!

  11. Eu estou pagando pra ver esses jogos rodando bem em todos as plataformas, claro é o mesmo Windows mas não o mesmo hardware.Os consoles extraem o máximo do jogo por conta da otimização excelente dos desenvolvedores para aquele único hardware,quando entrar uma infinidade de hardwares diferentes a conversa é outra .Vamos ver como o DX 12 vai lhe dar com isso e o mais importante,como os desenvolvedores vão se comportar .

    1. Bem capaz de com tanta fragmentação de diversos tipos de aparelhos, o windows 10 que ja nao é uma maravilha em rendimento vire um novo android.

    2. Penso o mesmo, quero verem otimizar. O Forza Apex por exemplo dá umas engasgadas no meu PC, as vezes irrita, consigo rodar tudo no ultra em qualquer jogo, mas os da WinStore sempre dão umas engasgadas já no médio. Mas está em beta, quero verem deixar isso excelente para lançarem oficialmente sem problemas, baterem no peito e falarem “plataforma unificada excelente”, do contrário enfrentarão barreiras. Não jogo no Xbox e nen gosto de corrida, estou citando o Forza 6 pq foi o que mais joguei até agora com essa unificação; não sabia que a arquibancada e plantas eram de papelão até hoje, na boa, é 2016, como ainda não conseguem fazer uma plateia de verdade? É tão difícil assim? Talvez pq querem colocar todo o desempenho nas mecânicas da corrida e na pista, mas na boa, uma árvore é um cilindro e um monte de texturas posicionadas “bagunçadas” em cima(eu sei, grama e árvores são bem pesados, mas nada que vá pesar no desempenho do jogo a ponto de ter que diminuir a realidade das mecânicas). Torcida é só configurar para fazerem alguns movimentos e pronto, não é nada demais. DX12 tá uma merda, um cu com caganeira, mal lavado e com hemorroidas.

      1. Não teve nenhum jogo totalmente feito sobre o DX 12 ,todos os atuais são ports do DX 11.Sobre esse fator vamos ter que esperar para tirar algumas conclusões.

    3. Concordo contigo. O desenvolvedor vai lá e faz um jogo absurdamente perfeito pra um PC ou Project Scorpio e daí quem tem Xbox One tem que aturar versão capada. Ou ele faz um jogo pro Xbox One que fica limitado no Scorpio ou no PC. O próprio autor empolgadão do texto põe um “respeitando as especificações de hardware, claro”. Tá bem difícil de acreditar nessa de “fim das gerações”.

  12. Isso não faz o menor sentido. Se for assim o usuário pode simplesmente pensar em investir num PC e num PS4 e não comprar um xbox, afinal se os jogos do xbox rodarão no pc, para que ter xbox?

    A ideia me parece bem mais simples, a Sony e a MS querem entrar na onda do VR, mas seus atuais consoles não dão conta (basta ver as exigências de hardware para o PC rodar um oculus rift ou steam vr). Logo vão lançar um hardware que seja capaz de atender a demanda de poder computacional do PS VR e do oculus rift (que será o óculos VR da Microsoft), simples assim.

    1. Fala como se todo usuário que está nos consoles tivesse conhecimento técnico para ter um PC. A maior parcela de jogadores dos consoles estão nele porque não gostam da experiencia dos PCs, seja por comodidade dos consoles, seja por facilidade. Você não precisa ter nenhum tipo de conhecimento técnico pra jogar no console.

      Por outro lado, nós que jogamos no PC, temos facilidade de jogar em qualquer outra plataforma gamer devido a familiaridade que temos com coisas mais complicadas que só usuários de PC costumam enfrentar, como problemas em drivers de vídeo, trocas de peças e afins. Usuários de console, que só veem PC quando é um Positivo das Casas Bahia, ou notebooks do Wallmart, vira e mexe tem que ficar pedindo ajuda porque instalou vírus, PC lento e por aí vai.

      Pra esse tipo de jogador, pouco importa se os jogos exclusivos do console que escolheu estão saindo no PC, eles não iriam pra lá de qualquer jeito. Se o cara é fã de Gear of War, agora ele tem duas plataformas como opções pra escolher onde jogar. Se ele gosta de God of War, só pode escolher uma. A MS sabe que vai perder essa parte do público mais safa e que prefere fazer upgrade no PC do que pegar um Xbox, mas creio que ela está olhando pra outro lado. Se eu for tentar influenciar meu primo a comprar um console, por exemplo, falarei que com o Xbox One a gente poderá jogar juntos, mesmo eu não tendo um. Mas no caso de um game da Sony, os dois terão que comprar um PS4.

      Entende o que a MS quer fazer? Perder uma pequena parcela dos jogadores é aceitável se olhar que todos os jogadores do PC, com essa nova forma de jogar, tendem a indicar o Xbox para seus amigos ao invés de gastar mais dinheiro comprando outra plataforma gamer. Pegar um PS4 só se o lado fã dos jogos da Sony falar mais alto.

      1. não precisa ter conhecimento técnico pra comprar um pc, precisa ter dinheiro e tempo pra ir na loja comprar um. eu ia comprar um xbox, agora não vou mais, pc é mais em conta e agora vai contar com os exclusivos do xbox, simples assim

        1. cara isso eu acho tb uma coisa foda, mas infelizmente essa é a mais pura realidade.
          E a galera do console n vai jogar no pc! Pcnunca concorreu e nunca vai concorrer com consoles o publico é diferente!
          Coloquem isso na cabeça e fixem!

        2. Tente falar isso do ponto de vista de alguém que não consegue instalar um descompactador de arquivos sem encher o navegador de toolbars, ou de alguém que não sabe a diferente entre 4G, 8GB de RAM e 500GB de HD.

          1. Beleza, você descreveu 1% das pessoas que jogam no computador hoje em dia.

            Dizer que é conhecimento técnico e complicado é demais. Me irrito com gente que acha que sabe muito porque sabe abrir um computador e colocar uma memória RAM dentro dele.

    2. cara, não sei pq todo mundo acha que montar um PG gamer é tão fácil… só vejo a galera falar “ahhhhhhhh mas isso é ruim para o XBOX pq ai é só ir lá e montar um PC ao invés de ter um VG…” vai fundo, tenta a sorte, se souber como montar um parabéns, não é todo mundo que sabe, não é lego igual um PC normal, precisa ver a compatibilidade de tudo, desde placa de vídeo e o sistema até a quantidade de dados que passa do processador para HD… chato pra kcte além de tudo o preço… vai lá comprar uma placa de vídeo razoável para jogar tudo no ultra pra ver quanto custa… só pra comprar os itens básicos de um PC gamer (mouse, teclado, gabinete, fonte, monitores) vc já consegue compra quase 2 xbox slim… ai quando vai para o processador, placa de vídeo, HD, memoria, já dá mais uma porrada… se quiser se preocupar pouco e comprar um pc gammer ai se prepare, pois a facada é grande… e se isso não fosse suficiente, além dos jogos em VG serem otimizados os VGs são otimizados para jogos, então, acho que é uma grande falácia isso aih de que o PC mataria os VG´s… mais fácil acontecer o contrário e apenas os hardcores ficarem no PC…

      1. Mas montar um PC é super simples… estipula um valor e compra a GPU e CPU mais rapidas que da pra comprar com o dinheiro e o resto das peças compra com o que sobrar… as telas azuis que dão de vez em quando é culpa da porcaria do Windows que não fizeram direito…

        1. aff.. então blza, nem preciso falar mais nada… só uma dica, tem bastante tutorial na net que ensina a montar um PC gamer… vai fundo que lá eles explicam o pq de cada coisa…

        2. oh, veja aih…
          https://www.youtube.com/watch?v=oD7BVfapYZw}
          e o cara deixa claro, é pra rodar jogos no médio e poucos no ultra… cara é quse um pc de entrada, se vc quer potencia mesmo o pc chega fácil nos 7k 8k… se for por grana não vale a pena, agora, é lógico, vc consegue jogos mais baratos, mais jogos e tudo mais, mas se a MS conseguir trazer títulos do PC para o XBOX e ainda baratear os preços cara isso vai ser fantástico… agora PC gamer não é simples de montar não cara… no final, esse seu raciocínio de que se tiverem os mesmos jogos vai valer mais a pena comprar um PC gamer e um PS4… só se vc tiver muita grana… caso contrário vai continuar valendo a pena ter um XBOX one e um PS4… e nem pense que o scorpio ou o neo serão baratos, não serão, mas ainda assim serão mais baratos do que montar um PC gamer com a mesma potencia e capacidade de rodar jogos no ultra

          1. Aqui não abre o video não.. e não precisava se dar ao trabalho não rsrs eu tava sendo ironico (achei que dava pra perceber a ironia pela parte das telas azuis do Windows) … Pq pessoal monta (ou pede pro sobrinho que entende montar) o PC pq sai bem mais barato que comprar um de alguma marca conhecida, e depois a culpa é do Windows do negocio ser instavel…

            E ia falar que não falei nada de vantagem do pc sobre Xbox.. mas agora vi que tem outro Marcelo na conversa rsrs vc ta respondendo pro ironico.. o que tava falando serio era o outro rsrs

      2. Dificuldade para montar um PC gamer ? É a coisa mais fácil que tem com google e fórum a disposição. Basta comprar um boa CPU e um boa placa de vídeo e placa mae, depois compra-se a memória de acordo com a lista recomendada pelo fabricante da placa mãe, compra uma boa fonte real e pronto. Montar lego bem mais difícil 😉

      3. Pessoal não entende que montar um pc gamer não é só encaixar as peças, de que adianta comprar uma peça e ela ficar limitada por causa da outro, vira desperdicio de dinheiro, pois parte do desempenho não conseguira ser usado, isso que ninguem entende, rodar de qualquer jeito é facil, agora fazer o cust-benefio perfeito e uma boa otimização é outra coisa

        1. eh o que eu sempre falo… acham que é como montar um PC normal… não é lego, é tenso, tem que ir atrás de tutorial para não pegar peças conflitantes (e não é aquele conflito que não possibilita usar, é o conflito que derruba a qualidade) concordo plenamente… e as pessoas não entendem… construir um PC gamer é uma arte 😀 e poucos dominam…

  13. Entendi,,,
    em vez de trocar de console a cada três anos,,, troca-se de PC a cada 3 anos,,, né ?

    Meu Note “Dell XPS 15” I7 3 Ghz com placa Nvidia Integrada, acabou de fazer 3 anos,,, e…
    fui instalar o Forza,,,
    quebrei a cara

    como roda Rise Of Tomb Rider redondinho,,
    pensei, pode diminuir resolução, ou quadros por segundos, mas vai ser muito bom,,,

    Sonhar não custa nada,,,
    mas se quiser jogar Forza, tem que gastar bastante

    nem instala, configuração mínima…
    Gráf.: Radeon R7 250X / GeForce GT 740;

    Então,,,
    temos que pensar bem,,,
    pois em note books não tem como atualizar a GPU…

    Ou seja UNIVERSAL,
    mas não tanto !!!

  14. Desculpe, mas quem escreveu esse ensaio inflamado e tendencioso não tem o mínimo conhecimento de desenvolvimento de software e certamente nunca trabalhou com desenvolvimento para plataforma Microsoft.

    Em primeiro lugar, não tem isso de um único desenvolvimento para tudo. Smartphones e tablets usam tecnologia ARM que possui microinformações completamente diferentes e o que você desenvolve para x86 nunca será compatível nativamente para algo ARM. Então para mobile e para desktop são desenvolvimento COMPLETAMENTE DIFERENTE.

    Agora, quanto aos jogos, o que proporciona a facilidade na compilação específica NÃO é a Microsoft e sim as engines que são trabalhadas para ter diferentes tipos de compilações e base de renderização 3D.

    Resumindo, esse “conceito” é PURAMENTE MARKETING. Não há nada que seja útil para o desenvolvedor e é apenas uma nomenclatura usada de forma comercial.

    E, a ponto de dizer que a Google e a Apple nunca fez nada parecido, procure saber o que é o Swift, o que é confluência e o porquê do Android usar a porcaria do Java.

    1. cara, tudo que vc falou recebe um grande rotulo de “AINDA!!!” por isso acho temerário vc assumir como sendo PURAMENTE MARKETING… ainda é dificil a portabilidade, mas a cada dia os passos são no sentido de tornar isso viável… então, como ele fez uma matéria de previsão não vejo como sendo tendencioso

      1. Não é a primeira vez que a Microsoft diz isso. Eles disseram EXATAMENTE a mesma coisa com o Windows 8, em 2012. Disseram que ia ser uma coisa só, disseram que jogos iriam ser multiplataformas, etc.

        Fiquei animado e comecei a conversar com o pessoal de desenvolvimento da própria Microsoft. Recebi um balde de água fria quando disseram que não é bem assim, etc, etc.

        O fato é: isso NÃO é uma previsão. É um ensaio tendencioso de alguém que não entende nada de desenvolvimento.

        O fato é que a menos que você rode em cima de uma máquina virtual, jogando a performance no lixo, ou mudando o compilador, isso de programar em um só modelo é impossível.

        Até porque são interações diferentes, impura diferentes, experiências diferentes.

        Tudo k que o rapaz argumentou mostra total desconhecimento na área de TI, o que conclui que a sua suposta previsão é apenas um grito de medo e insegurança, frente ao que ele gosta.

        1. E mais um gol de bicicleta nos fanáticos da seita MS!! Desse jeito sai outro 7×1… ou melhor, 7×0 pois os argumentos das vadias Xbox não passa de transe hipnótico.

    2. uwp só se aplicaria a apps de celular, que funcionariam no xbox e no pc, essa é a propaganda da MS, que começou como tentativa de atrair devs pra plataforma e fechar o tão falado app gap, mas como todos sabem, isso não funcionou. agora ela está forçando esse conceito em jogos também.

      1. Pois é. E nem vai. Porque a MS quer que os desenvolvedores apliquem esse conceito, mas simplesmente não há ferramentas práticas para isso. O que a MS quer é forçar que os devs tenha o triplo de trabalho apenas para entrar nesse “conceito”.

        Mas nesse caso vale muito mais a pena investir em iOS e Android, que já possuem smartphones, tablets e centro de entretenimento.

        1. UWP é uma realidade. Nós falamos deles todos os dias aqui.
          É possível instalar jogos e apps “do Windows Phone” no Xbox One, por exemplo.
          A Apple ou o Google não tem um ecossistema tão grande e não tem plataforma universal. Leia o artigo que a matéria relatada do Ars Technia.
          É algo que já é uma realidade para nós a um bom tempo.

          1. São compilações diferentes. Não é o mesmo app mobile que está no xBox. O que acontece é que simplesmente as empresas desenvolveram duas versões do aplicativo. O UWP é um conceito não uma característica técnica.

            O ecossistema da Apple e do Google é maior. Considere usuários e variedade de dispositivos.

            O que a MS tem de maior é sistema operacional, em quantidade, para PC. Ecossistema é a quantidade tecnologias que conversam entre si. A Apple tem o AppleWatch, o iPhone, o Mac, o iPad, dentre outros. A Google tem o Android, o Chrome, o AndroidWear e outros sistemas, incluindo baseado em Unix.

            Na realidade a MS está tentando criar um ecossistema. Ela ainda não tem. É o exemplo do que houve com os Lumias, e antes com o W8, e antes mesmo com o Live, não está dando muito certo.

          2. Caramba, você deu uma surra nesse pessoal. Conhecimento versus fanatismo eles não tem chance. Além da empresa ser canalha, os usuários se tornam uma espécie de “patrulheiros” como aqueles que a Rita repulsa e Lord Zed liberavam pra apanhar dos Power Rangers antes do monstro principal. No final acaba todo mundo morto e humilhado, vocês já conhecem a história.

          3. Eu, como consumidor, que não conheço detalhes relacionados a desenvolvimento de hardware e software, que possuo um PC com Windows, um Xbox e além de possuir um smartphone com sistema Android, enxergo a necessidade de unificação. É perceptível que essa disparidade de softwares criada pelos desenvolvedores é uma mera proposta de marketing, visando o lucro em várias plataformas. Porque devemos comprar o mesmo jogo pra o computador, o console e ainda para o smartphone? (respeitando as diferenças); Além de ter que comprar um console novo a cada 4, 5 anos?; E jogar todos os jogos da geração anterior no lixo? Além de pagar por “conteúdo extra” o valor de um jogo, que se resume em skins novas e mini fases? Você desenvolvedores só visam lucro.

          4. Bem, porque há um trabalho para portar o jogo no computador, há um trabalho para portar o jogo em um PS4, há um trabalho para portar no WiiU, não é tudo uma coisa só.

          5. Então você não acha que seria uma boa ideia uniformizar as coisas? Seria bom tanto para os desenvolvedores, como para os usuários. Acho que era a isso que a postagem se referia.

          6. Sim, mas sao raros os meus amigos que gostam de jogar jogo antigo, eu e a maioria queremos a novidade, vcs que sao desenvolvedores, me esclareçam, um formato universal, com o passar dos anos, nao vai ficando sujo com código antigo?

          7. E seus “argumentos” de dizer que é impossível também não significam nada.

          1. Um PC com Windows que também serve como console seria mais lucrativo ou seja não afetará as empresa já que um pc

    3. Até que enfim um sensato nesses comentários. Não me entra na cabeça isso de um único desenvolvimento pra “n” plataformas diferentes. Soa como uma propaganda enganosa pro dev enfiar a cara e depois “ah, já comecei mesmo, vou fazer pra tudo então”

    4. Nossa, pelo menos parece que alguém aqui tem algum conhecimento sobre computação. Eu li essa matéria toda horrorizado com toda essa baboseira de desenvolvimento unificado.

      Matéria horrorosa, tendenciosa e burra. Coisa de fã boy.

      1. Eu também estou totalmente chocado com o nível de imbecilidade dessa matéria, quem a escreveu deve ter Microsoft e Xbox tatuado nas costelas. A natureza passou milhões de anos evoluindo pra chegarmos nisso? Se a idéia da Microsoft for essa, eles devem ser os iluminatti da informática querendo instaurar uma nova ordem mundial de monopólio e escravização dos pobres gamers, espero que seja só delírio dos ativistas doentes do Xbox.

        1. teim nda de boato nissu, xbox viro msmu plataforma de games e naum é o ele mas tdos consoles seraum pcs upgradeaveis tantu ke tera ps4 neo e nx

    5. Não entendi. Os consoles atuais são X86, os PCs são X86. A API gráfica que usam no Xbox é o DX12, a API gráfica que usam no PC é o DX12 (claro, abstraindo algumas outras não-microsoft).

      A compilação de um e do outro dependeria apenas do sistema operacional, de como o código do programa deve ser interpretado, e quais instruções ele deve usar. O hardware já era bem semelhante (pra não dizer idêntico), e agora tem o software pra amarrar tudo de uma vez.

      Dependendo do código, pra fazer funcionar em ARM, basta compilar pra plataforma. X86 faz tudo que ARM faz e vice versa, mas o ARM pode demorar mais, por não ter algumas instruções especiais que o X86 tem. Não vejo ser tão tão impossível fazer um programa de celular rodar num PC e vice versa.

      Não tô conseguindo enxergar como isso seja “puramente marketing”. Carece explicar mais um pouco?

      1. As plataformas móveis são ARM, por isso a comparação. Além disso, o DirectX não especifica o método de programação, ele é apenas uma biblioteca (não exatamente uma API) de renderização multimídia.

        Não basta simplesmente compilar. Quando você pensa em jogos, ao comprar uma engine ela tende a facilitar o processo, porém existem diversas características únicas de cada modelo de dispositivo, principalmente no que se refere com comunicação com o Hardware. Executar a câmera do smartphone é completamente diferente de executar a webcam e completamente diferente de chamar a câmera do kinect, por exemplo.

        Além disso, existem as dificuldades conceituais que exigem do design uma adaptabilidade específica para cada dispositivo. Um aplicativo móvel nunca poderá ter a mesma usabilidade e experiência que um aplicativo para televisão ou para um desktop.

        Por fim, vale lembrar que o xBox usa uma APU da AMD, o que particularmente eu considero uma péssima ideia de engenharia, mas que certamente tem especificidades para determinados usos.

        Aah. Tem outro ponto. Você considera o DirectX, mas se uma empresa quiser usar o OpenGL , para poder rodar em outras plataformas, vai ser um pouquinho chato, dependendo sempre da engine, claro. Lembre-se que houve uma pequena confusão meses atrás porque a MS estava querendo fazer uma engine exclusiva para DirectX.

        O futuro dos videogames e jogos é Vulkan. Essa sim uma verdadeira biblioteca multiplataforma, que é iniciativa de código aberto da própria AMD, permitindo uma compilação muito mais otimizada e leve para diversos dispositivos.

        Quando saiu o W8, prometendo isso, como desenvolvedor também fiquei deslumbrado. Em conversa com o pessoal da MS em uma CampusParty me explicaram bem direitinho que não é bem assim. Se você baixar o VisualStudio vai ver a quantidade infindável de bibliotecas específicas para cada tipo de dispositivo no W10.

        1. Achava q DirectX era uma API, já que agora tb tem instruções pra mexer a nível de hardware (desde a 11, acho… ou foi na 12 mesmo que começou, não lembro. Foi na época q o mantle ainda era relevante). Tô sem saber agora quando deixa de biblioteca pra ser API

          Acho que isso de invocar a câmera, por exemplo, é uma abstração que deve ser interpretada pelo sistema operacional, não? Com sistemas unificados (em nível de kernel e tudo mais), isso seria possível, acredito. A engine se comunica através do SO com o hardware, salvo casos onde há uma comunicação em nível mais baixo, onde aí não sei se o SO se mete. Mas ainda assim, mesma arquitetura, plataforma, SO… É como se fossem computadores diferentes, mas com o mesmo sistema.

          Isso da interface gráfica é fato. Não tem pra onde correr, um é no controle, outro é no mouse, e o outro é no dedo. Console e touch podem acabar sendo semelhantes, mas haverão inconsistências. Porém, “que funciona, funciona”

          Eu vi do vulkan, seria uma evolução direta do Mantle né? Parece ser interessante mesmo, mas assim como o OpenGL, ignorei pq claramente a Microsoft vai querer priorizar o “monopoliozinho” dela, com os DirectX. A grande tacada do DX seria justamente essa, do lance com os consoles. É muito mais incentivo pro desenvolvedor se aprofundar e usar o DX, sabendo q pode colocar seu jogo em dois mercados distintos. E no embalo, ainda sufoca o desenvolvimento pra Mac e Linux. É tipo, o pacote completo pra eles.

          “APU” é marketing. É CPU + GPU num mesmo pacote mesmo. Não muda muito de um computador, que inclusive pode ter uma APU dessas também. E o SO e drivers tb abstraem isso pro software e usuário, seja sobre a mesma peça de silício ou dois dispositivos diferentes e independentes. E eu particularmente achei uma idéia fenomenal, já q agora eles podem, numa próxima geração, usar arquitetura X86 de novo, e facilitar a retrocompatibilidade, além de facilitar a conversão de jogos pra PCs. Ambos consoles tb tem a mesma arquitetura, isso com certeza deve ajudar um bocado.

          Na época do W8, as coisas tavam bem verdinhas ainda. O UWP parece q vai entregar oq promete. Não tô conseguindo ver muitos empecilhos, especialmente agora com sistemas operacionais unificados. O Xbox é um PC, tecnicamente, agora.

          1. Quanto à questão da abstração do hardware é beeeem relativo. Mas chamar a câmera no Xbox e no smartphone é bem diferente devido à recursos e interações de eventos que cada uma possui. Entre smartphones, que é produzido pela própria MS, é simples, mas imagine a interação com uma webcam. Você tem as webcams 3D da Intel e as tradicionais, você precisa dar suporte, como desenvolvedor, para essas diferenças. Muito ainda é lido diretamente nas dlls dos hardwares específicos, principalmente no que diz respeito à plataforma gráfica.

            Quanto ao DirectX, existe a API, mas ela resume o desenvolvimento a exclusividade de um código fechado. Na pratica, só a MS usa.

            Eu não gosto de APU, principalmente da AMD, por compartilhar outras questões de hardware como cache e RAM e atrasando certas execuções.

            Justamente por isso que para ter performance os videogames precisam ter suas APIs e Bibliotecas próprias para poder acessar de forma mais baixo nível . Se o Xbox rodasse o Windows10 padrão seria uma PC da Xuxa é certamente não existe um OS específico para usar em PCs aleatórios. Estamos ignorando o principal, que é o chipset.

            Não há

          2. Se o Xbox rodasse o Windows10 padrão seria uma PC da Xuxa
            hUKAhKUAhkUHAkuHAkuHAkuHAKhKAuhK

    6. Olá Portillo, infelizmente é ignorância minha não conseguir comparar as plataformas diferentes, mas imagino que exista a possibilidade de no lançamento do scorpio ou ainda mais no futuro sair um xbox com w10 exatamente como um pc, que sabe rodando apenas com uma forma de interação do usuário adaptada ao uso mais para jogos e talvez seja isso que estão planejando, um pc vendido em formato de console. Para rodar jogos de celular acredito que poderia acontecer como da retrocompatibilidade dos jogos para xbox360 ou vm mesmo.
      A ideia do xbox one é que ele substituisse os outros hardwares que você teria em casa, como uma central única que hoje já faz o trabalho de ligar a tv, o conversor da tv a cabo, troca canal é não vejo porque não poderia servir como pc mesmo se eu tivesse um mouse e teclado para o xbox, poderia usar para trabalho mesmo ou edição de imagens etc…
      Você acha que dessa forma, somente nas plataformas do futuro, tudo seja minimamente intercambiavel? Como se eu recebesse uma atualização do xbox e derepente ele instala um w10 e vira um pc com controle remoto?

      1. Sem VM é impossível ser algo universal. Porém, ainda que fosse, existe o principal problema: A interação. Cada dispositivo possui uma experiência própria e uma forma própria de interação.

        Você não vai passar o dedo em uma TV de 40 polegadas, como você não vai usar o mouse em um tablet. Todos os elementos precisam ser adaptados e exigiria, de qualquer forma, versões diferentes.

    7. Fora que o ubuntu já fez isso, não é nada de incrivelmente novo. A diferença está na biblioteca de jogos mas se a valve não optar por adotar isso, quem vai sair perdendo é a MS.
      A MS não está nos seus melhores dias para garantir uma vitória contra a Valve no quesito loja de jogos.

    8. Mas pode ser Portáteis X86 como tinha os da Asus com processadores Intel.
      Não podemos esquecer que eles podem fazer processadores x86 para portáteis tb.

    9. Rapaz, li os comentários que você falou e os outros. Também sou desenvolvedor Windows e vi que fazer um aplicativo Universal não é complicado. É até mais simples do que se imagina.

      Um projeto UWP pode ser compilado para quaisquer famílias que o desenvolvedor desejar, não tem tantas diferenças a nível de código, pois o core pode ser compartilhado. Há determinadas diretivas para se trabalhar com determinada família e por aí vai. Isso usando o Visual Studio. Já o que falou sobre as game engines, em parte está errado. Como o próprio Visual Studio compila para as plataformas universais, a preocupação a nível de tipos de instrução (ARM ou X86) é abstraída, o código vai ser compilado nativamente para a plataforma-alvo.

      Com isso, discordo totalmente da sua afirmação de que é apenas puramente marketing, não é. Já quando ao Swift, a ideia é interessante, mas os projetos gerados são em formato único e aplicáveis em ambas as lojas ou eles precisam de compilações específicas? Essa é a ideia da Unificação.

      Porém, concordo que o texto foi muito tendencioso, pois os desenvolvedores escolhem para onde publicar e também se podem fazer separados, mesmo que aparentemente sejam o mesmo jogo em plataformas diferentes e na mesma Loja.

      1. Eu só concordaria com você se estivéssemos falando de aplicativos simples que chamam um webservice.

        Agora, no quesito jogos, de jeito nenhum o Visual Studio vai resolver esse tipo de problema, ou sequer se tiver que acessar algum hardware específico.

        Uma coisa é você desenvolver um leitor de instagram da vida, algo que consulte mapa, até que faça um cadastro, outra coisas completamente diferente, por exemplo, seria fazer um comunicador instantâneo ou um jogo.

        1. Rapaz, dá para fazer jogos UWP com o MonoGame de boa, tanto para Desktop como Mobile e para Console… Mas de boa, sei que dependendo do que o cara for fazer, pode ter dor de cabeça.

          rsrsrsrs

          1. Você está confundindo. Os drivers só fazem com que o sistema detecte o dispositivo. Se o dispositivo tiver alguma especificidade única que não seja contemplada pelo OS, o desenvolvedor precisa acessar diretamente a biblioteca desse dispositivo. E mesmo se a funcionalidade for contemplada pelo OS, o software ainda precisa ser desenvolvido pensando nessa funcionalidade específica.

    10. Cara, eu não manjo praticamente nada de programação, mas essa história da Microsoft até hoje não colou comigo também não. Um jogo programado totalmente igual para plataformas diferentes? Eu que sou de outra área (biológica) já questiono, porque não consigo ver isso acontecendo na prática, imagino você que é da área. Fora que compra dois ou mais jogos iguais para plataformas diferentes quem quer né, aqui é Brasil, se o cara gasta grana com jogos iguais para consoles diferentes ou um console e um PC, acho esse cara nada sensato. Só te dou os parabéns pelos argumentos, porque pelo que li nos comentários, ninguém conseguiu derrubar seus argumentos, logo, devem estar muito bem embasados.

      1. As coisas mudam, você nunca pode falar que algo é impossível, a retrocompatibilidade com o Xbox 360? Ninguém nunca nem pensou que a Microsoft faria isso. As empresas sobrevivem revolucionando, não estou dizendo que é possível o que dizem na matéria, mais você não diga que não pode acontecer, vou nem falar com o rapaz do primeiro comentário senão ele vem com um monte de merda de software, ARM de dispositivo móvel e o caramba a quatro. Pessoas assim tentam jogar o conhecimento pra cima dos mais leigos, e pensa que é o rei da cocada preta.

        1. Eu entendi o que você quis dizer, mas eu apenas disse que essa história da Microsoft de apenas uma programação para tudo, não colou comigo até hoje. Claro que um dia isso pode ser possível, assim como a cura de doenças hoje incuráveis. Aprendi a nunca dizer nunca, mas eu como um usuário dos serviços Microsoft, sei que ela é igual a todas as outras empresas, faz o marketing dos seus produtos e nem sempre ele é tudo aquilo da propaganda.

    11. Assisti a build 2016 da microsoft que aconteceu esse ano. Vai tirar todas as suas duvidas sobre isso. Nessa conferência voltada pra desenvolvedores tudo que se deu a entender foi isso mesmo. Eles falaram muito sobre desenvolver um único código pra várias coisas.

        1. Desculpa cara, mas você tá parecendo um pouco soberbo. Nem perguntei seus conhecimentos com desenvolvedores brasileiros. Só disse pra você assistir a proposta da Microsoft daqui pra frente, Que foi mostrada na Build. Você acreditando se é possível ou não, o fato é que eles apresentaram essa proposta de app universal, os UWP. E só falam nisso o tempo todo.

          1. Por acaso eu respondi algo sobre meus conhecimentos??? Qualquer programador pode falar diretamente com o pessoal da MS.

            Quanto a soberba, o ensaio em si foi soberbo a partir da hora que fala ser a revolução sem nem mesmo ter conhecimento sobre a área.

    12. Portillo,

      Do jeito que está atualmente realmente são maneiras diferentes de serem feitos os games. Mas a ideia da MS é unificar tudo sim, através do SO, transformando o console deles em praticamente um PC. É isso que eles querem fazer. Com certeza não será feito SOMENTE UM desenvolvimento, algumas coisas deverão ser alteradas para rodar em todas plataformas, mas pouca coisa, que não se fará necessário cobrar por isso, e logo a MS pode repassar por um preço único os seus games. A idéia é boa e não é impossível. Antes de ficarmos discutindo sobre isso, vamos esperar pra ver como se comportará essa possível extensão chamada UWP. 😉

        1. Que conceito? O UWP apareceu apenas agora no Windows 10. Mas esqueça toda parte técnica, e lembre-se que o intuito principal da MS é criar games que podem ser cobrados apenas 1 preço. Essa é a ideia principal, por mais que eles tenham que desenvolver coisas distintas, incluir VM’s ou o que for preciso. O principal é conseguir vender um produto por um preço que rode em tudo que tiver SO da MS. Tenho XBOX, Windows Phone e Windows 10.
          Faço parte do Insider Program da MS e te digo. Não é impossível 😉 Mas lembrando novamente! O principal é o consumidor conseguir pagar 1 preço apenas! Não importa se a MS não vai conseguir fazer apenas um desenvolvimento. O ‘puro marketing’ pode se tornar realidade, nem mesmo que eles não tenham muito lucro como tem hoje, mas sim consigam mais pessoas. That’s the question 😉

          1. O conceito de Universal Apps surgiu com o Windows 8, quando a Microsoft afirmou ter unificado o Core. Todavia, eles separaram as lojas de aplicativos. Na época, lançaram alguns frameworks, que não funcionavam corretamente, usando esse conceito.

            Quanto a criar games que podem ser cobrados apenas um preço, não é esse o objetivo. Claramente, o objetivo é aumentar a quantidade de utilizadores para manter uma concorrência maior, principalmente no que diz em torno do mercado online. Agora, pense pelo lado do desenvolvedor: A empresa vai ter que pagar SEMPRE o licenciamento para X-Box se quiser lançar uma versão para Windows??? Além disso, para poder manter isso vai ter que unificar o preço, e onde você acha que esse preço vai ser unificado?

            Agora, em segundo ponto, possibilidades. Impossível não é, mas vai precisar de uma máquina virtual ou um emulador e isso derruba performance. Isso é FATO, pois não dá para usar microinformações nativas de x86 em ARM. Disso não tem como fugir.

            Na verdade, a ideia é justamente lucrar mais. Além disso, portabilidade exige várias outras questões, como assets e efeitos de iluminação. Como você vai “capar” isso em uma versão para X-Box sem dar problema em um único desenvolvimento? E qual o custo adicional disso sem usar uma terceira?

            Eu também tenho um X-Box, Windows 10 (3 licenças, inclusive) e faço parte do Windows Insider, inclusive desenvolvo um frente de loja atualmente para Windows, mas não sou um fanboy e sei que não há como fazer isso da forma que a MS está falando, a não ser que comprometa MUITO a qualidade gráfica, dos jogos, aumente os preços e causem dificuldades para o desenvolvedor.

    13. Se voce, realmente, tem o conhecimento de desenvolvimento de software que esta falando. Vc sabe que existe uma coisa chama “abstração”. A Microsoft abstraiu as apis de graficos do DirectX 12 no windows 10 como sendo a api padrao e nativa para se desenvolver um game. Logo ao inves de desenvolver “opt-in” igual era antes agora vc desenvolve “opt-out”. Se desenvolve pensando em todas e adapta para as especificas depois. Exemplo. Um jogo como Forza Horizon 3 pode rodar a 720p no seu Smartphone ou a 4k 60fps no seu Xbox One Scorpio. A chamada de api é a mesma, mas o que vc vai passar pra la é diferente. Mas a corrida e o core do jogo em si eh o mesmo. É a mesma abordagem utiilizada pelo Xamarin para desenvolvimento Mobile. Sendo assim, tudo que a materia colocou é facilmente possivel de ser implementado.

      1. Você não pode comparar o desenvolvimento de jogo a um desenvolvimento de um software digamos mais “simples”. Você deve saber que o jogo ser 4K ou 720p não é simplesmente aumentar a resolução.

        Cada asses precisa ser específico para um padrão de resolução ou pode comprometer o desempenho do jogo, assim como os filtros que são aplicados em texturas e materiais e, tudo isso, influência na performance do jogo.

        Cada componente de Hardware usa melhor ou pior determinada tecnologia para renderizar essas partes específicas. Um melhor com física, outro melhor com iluminação, etc. e algumas tecnologias são mais genéricas.

        Quando você desenvolve um jogo para um videogame, você segue um padrão específico desde o início de projeto e, por isso, muitas vezes a versão de PC é feito por terceiros, pois a portabilidade exige uma variedade muito maior de opções, assista diferentes e adaptabilidades a diferentes tipos de hardware.

        Quando você faz um jogo para Xbox, você usa o melhor que o hardware tem para oferecer porque você conhece as configurações e sabe o que cada coisa trabalha melhor. Agora quando você vai para um PC, a quantidade de variáveis muda absurdamente.

        Então não é simplesmente ir compilando para plataformas diferentes. Se for pensar assim, a MS não fez nada que já não existia.

        Por fim, por mais que esteja abstraído, o comportamento das microinformações faz com que gere diferentes versões. Se você baixar hoje o VisualStudio você vai ver mais de 8gb de APIs diferentes, inclusive do DirectX especificado para tipos diferentes de dispositivos.

  15. e que comecem os portes porco para o Xbox One… blablabla plataforma unica, hardware diferente ou seja faz o game top la no Windows 10 PC e depois so portar aquilo porcamente para o Xbox One com seu “Hardware defasado”
    eh o que penso.

  16. Tiro no pé do Xbox.. as vendas que estão fracas só vão diminuir agora que todos os jogos sairão pra PC, eu mesmo na próxima geração vou de Playstation após passar 8 anos com PC + Xbox. Não dou 5 anos pro Xbox morrer.

  17. “Ainda lembre-se que um apps ou jogo UWP poderá rodar em tudo que tiver Windows 10. Ok?”
    mal posso esperar para jogar quantum break no meu celular

  18. Quero ver tudo isso na prática… Meu Xbox One não explodiu ou tornou-se ruim por causa dos novos lançamentos. Se a Microsoft está propondo isso para nós usuários do seu console/sistema, é porque de fato ela tem certeza que tudo irá dar certo! Quem é que joga pra perder? Acredito que ninguém!

  19. O NEO quer entregar o que não conseguiram no início da geração. Já o Scorpio quer principalmente unificar as plataformas, de resto é só vantagenzinhas a mais. Acho incrível e troço para a Sony perder nessa guerra, mas que por favor, não vire monopólio, competição é sempre bom. Mas eu vejo um problema sério. Jogo de console custa 200 reais, no PC o normal é 100~120(agora que está aumentando por causa do aumento do dólar). Eu gasto mais em PC e compro jogos mais baratos, ou gasto em um console para comprar jogos caros, essa era a lógica. Mas vejo que isso vai acabar, pois como é uma mesma loja custa tudo o mesmo preço. Acho isso um problema. Quanto a Valve, eles já disseram que irão competir e ao mesmo tempo se unir, ótimo, mas quero ver competição de preço. Eu gasto muito mais no PC do que em um console, o balanceamento do custo fica para o preço dos jogos, se forem o mesmo preço acaba com o balanceamento. Mas meus planos é o seguinte, exclusivos que eu tenho vontade de jogar eu compro na WinStore, do contrário, continuo na minha velha e querida Steam.

  20. Desculpa, mas o cenário que você mostrou já existe hoje e isso não fez o numero de vendas do Xbox aumentar.

    Hoje a empresa vai e cria o seu jogo no Unity, ele roda no Windows/Mac/Linux/Xbox/PS4 e tudo mais.

    Basta entrar no Steam na parte de Mac ou Linux e veja a quantidade de jogos que apareceu nos últimos anos.

    Estúdios Indie, que não tem dinheiro, fazem para todos os sistemas. Limbo é um bom exemplo, roda até em Linux.

    Seria, não vejo porque os estúdios iriam mudar isso.

    1. Cara, vc não entendeu a parada: Esse modelo que vc falou aí não é plataforma unificada, é desenvolvimento cross platform, os desenvolvedores têm menos trabalho pra desenvolver o jogo, porém precisam lançar uma versão pra cada plataforma suportada, se vc quiser jogar em todas as plataformas terá que comprar uma cópia pra cada. Essa proposta da MS irá se resumir em uma compra única e vc poderá jogar no console, no pc, no tablet ou no smart, desde que atendam aos requisitos de sistema do jogo e estejam rodando win10, sacou?

      1. Saquei, mas você está olhando a visão do usuário, mas temos que ver a visão do estúdio.

        Você percebe que para o estúdio, quanto mais plataformas lançar melhor é?

        1. Não.
          Para um estúdio quanto mais usuários atingidos é melhor. Por isso a Microsoft unificou tudo.
          O que é melhor: criar um jogo para Xbox + outro jogo para PC para atingir X pessoas
          Ou criar um jogo que rode no PC, no Xbox e de quebra até em celular, hololens, etc?
          É muito melhor para o desenvolvedor ter um só trabalho para atingir os mais de 300 milhões de usuários do Windows 10.

        2. Sim e não! Em algumas plataformas o jogo pode vender melhor que em outras. Mas, os estúdios não terão trabalho extra por conta dessa nova tecnologia da MS, os desenvolvedores vão gerar apenas um binário UWP e já estarão no xbox, pc e o scambal que tenha hardware compatível e rode win10, de resto bastará gerar pras demais plataformas.

    2. Leia a matéria do Ars Technia que foi citado na matéria.
      Ninguém conseguiu unificar tudo, e não existe previsão de quando uma outra empresa conseguirá. Agora portar jogos, isso sempre existiu, não é nenhuma novidade.
      Nós estamos a falar de um único app que rode em vastos dispositivos.

      A Microsoft já falou que não está preocupada necessariamente com as vendas de consoles do Xbox, mas sim com usuários ativos, sejam no console ou no PC. Ainda assim, essa não é a única arma que a Microsoft terá, o Scorpio será uma peça chave.

      1. Onde eu quero chegar, se para os estúdio da forma que está esta boa, porque eles vão mudar?

        Esse é o mesmo problema que vemos no Windows Phone/Mobile. As ideias são ótimas para os usuários, mas nenhum dev abraça elas.

        Não adianta uma ideia ser boa para quem consome se ela não é boa para quem produz.

  21. Galera o role de ser o fim das gerações e mais efetivo ate pq vai ter retro compatibilidade pra sempre assim como no pc! pelo menos essa e a proposta! junto com o que foi dito na matéria!

  22. A Microsoft colocou TODAS as empresas no bolso com o W10.
    O ecossistema W10 +UWP é tão grandioso e poderoso, que será impossível alguém conseguir vencê-la.
    Xbox é a parte entretenimento desse monstro.
    Esqueçam hardware, a briga é entre OS e só a Microsoft sairá vencedora.

      1. Vai ganhar uma verdadeira opção de ecossistema integrado, para que vc possa fazer mais.
        Imitando o Faustão “tanto no pessoal, quanto no profissional, ô loco meu!”
        Além de ótimos produtos de qualidade, da própria Microsoft e das OEMs e uma curva de aprendizado muito menor.

        1. E dai todas as empresas tem que se curvar a Microsoft e não teremos mais opção nenhuma no mercado, apenas produtos e serviços da Microsoft?

          1. Não acredito nisso, mas pq vc não reclama dos 85% do Android e 15% da Apple no mobile?
            Esse é o ponto, a Microsoft está dando uma resposta ao mercado, que isso vai mudar, esse duopólio.
            As margens, tenho certeza que vão mudar e todo dia é um novo dia.
            Hoje no mobile, a Microsoft tem 0,5% de share, acredite, não vai ficar assim por muito tempo, irá aumentar e bastante, vai impactar principalmente os 85% do Android e os 15% da Apple.
            Agora o quanto vai crescer, não sei te responder.
            Desenvolvedores estão neste momento sofrendo com a queda nos downloads e vendas de Apps, pq as lojas dominantes (Apple Store e Play Store) estão em queda, vendendo muito pouco, por conta da queda da Apple e uma baixa geral no mercado mobile como todo.
            Outro fator é que praticamente os usuários dessas lojas já tem todos os Apps que precisam, não instalam mais nada de novo, exceto Uber e Snapchat, ou seja, é uma briga vc lançar um app e tentar convencer o usuário de instalar, muito complicado.
            Na Windows Store é o contrário, por conta do UWP e o ecossistema W10, vc pode disponibilizar seu App para mais de 300 milhões de usuários e contando, doidos para comprar e baixar Apps, enfim, temos onde crescer aqui, além de uma redução de custos utilizando essa estratégia.
            Talvez já prevendo esse movimento, Nadella disse que não iria pagar para ninguém desenvolver Apps, sabendo da força do ecossistema W10 e Continuum.

  23. A matéria é interessante, entretanto, grandes projetos trazem especulações. Quando foi lançado o Xbox One, veio aquela euforia de tecnologia, entretenimento e jogos exclusivos de ponta. Todos pensavam que Xbox iria destruir a Sony, porém, Quando lançou o PS4 a Sony estava com poucos exclusivos que nem chegava perto dos exclusivos do Xbox, e ai veio a surpresa! A Sony lidera o mercado de vendas desde o lançamento até agora, não perdeu nenhum mês de vendas no mundo inteiro, hoje atualmente a Sony tem mais exclusivos de ponta e lidera a preferência de jogadores. Agora te pergunto? A essa especulação contra Valve e Steam, você acha que essas empresas de monopólios nos pcs, não irão se sobre sair? Meu não existe monopólio total, toda empresa sempre evolui e inova pois o que está em jogo é DINHEIRO. Windows 10 será perfeito, mas não por muito tempo.

  24. Você tem até boa intenção, mas no aspecto técnico peca…
    Na plataforma universal do Windows toda e qualquer aplicação tem sua interface gráfica criada em configuração 1k, ou 720p. É o próprio compilador, e não mais o desenvolvedor, quem renderiza esse código gráfico a 2, 4, 8 ou qual for o fator multiplicativo. Cada equipamento tem sua configuração de tela predefinida, no momento da instalação da aplicação o compilador em nuvem inserido na Windows Store otimiza seu código gráfico para essa configuração – 720, 1440, 2880 e assim por diante.
    Todo o conjunto de API da plataforma de programação do Windows está sendo revista e atualizada do SDK win32/WPF para o SDK winRT/XMAL. Em razão do conjunto de API win32/WPF constar de 420.000 bibliotecas – essa é o dado oficial apresentado pela Microsoft na Build 2016 – e isso demanda tempo.
    Project Centennial e seu conversor nesse momento apenas conseguem excluir os arquivos de registro do sistema – que as aplicações tradicionais tinham acesso e podiam realizar alterações no próprio sistema operacional resultando em perda de performance, lentidão e vulnerabilidade – e os isola em um containner – Docker containner – adicionando um microprograma – uma engine – que identifica o que o programa clássico deseja realizar e aciona a API correspondente já no sistema atual versão 10. Além disso, ao abrir seu código fonte no Visual Studio o próprio VS já identifica as referencias às API obsoletas em seu código e as demarca – basta o programador consultar a documentação publicada pelos engenheiros da Microsoft para realizar a substituição dessa API atualizando-a – com relação ao código de lógica.
    Código gráfico, não tem jeito, cabe ao programador substituir – excluir e reprogramar – sua interface gráfica de WPF para XMAL e a partir daí já terá uma interface universal, facilmente implementada em todos os dispositivos Windows 10 – sim, inclusive smartphone.
    Apenas um fator interfere nesse hercúleo trabalho da Microsoft: tempo!
    Sim, a plataforma clássica foi descontinuada – nenhum recurso de programação novo está lhe sendo disponibilizada – v.g. integração à Cortana, fixação na tela e menu inicial, integração ao Bing, monitoramento remoto, integração à computação em nuvem e demais – atualmente mantém-se apenas seu suporte para não gerar perdas financeiras à indústria da programação. Àqueles que não acreditavam nesse proposta: durmam com essa!

    1. Marcio, você é um dos poucos que vejo falar com um pouco de inteligência. Então vai a pergunta que vale um bilhão de dólares:
      Você realmente acredita, que num futuro a Microsoft vai monopolizar todas as áreas da tecnologia? Servidores, pcs, notebooks e marcado corporativo ela já praticamente monopoliza, mas uma totalidade do mercado, smartphones, realidade virtual, IoT e por aí vai, voce acha que logo tudo será dominado por ela e que todos terão de passar pelo crivo da Microsoft pra poder existir no mercado de tecnologia?

      1. Não, isso de “crivo” é apenas para o conteúdo vendido dentro da loja dela. E o PC não vai impedir que terceiros criem e instalem coisas de fora da loja enquanto existir a antiga WinAPI e softwares de extensão “.exe”. E acabar com isso é algo pra um futuro muito distante. Todo o legado de softwares no PC estão no formato convencional e nem todos vão usar o projeto Centenial pra converter isso pra loja.

      2. Dominação… Toda vez que leio essa abordagem me lembro de quando era criança e assistia aos episódio do Pink e o Cérebro e a mensagem final sempre era a pergunta do Cérebro para o Pink “o que faremos amanhã? – Tentar conquistar o mundo!”. Dominação é uma balela, ela estará presente, muito provável será a companhia com maior influência, mas dai pressupor uma dominação vai uma certa distância. Análise o Volkswagen. A VW está presente em todas as áreas automotivas – carros, caminhões, trator, motos – pra quem não sabe a Ducati pertence à Volkswagen – e esse grupo é o maior grupo automobilístico mundial, mas há dominação? Sempre há espaço à inovação em mercados livres. Então, a Microsoft estará sim presente, mas dominante nenhuma empresa será.

        1. Te pergunto isso, pq vejo que é nisso que o dono desse site acredita e inclusive vê isso de uma forma positiva, como se a Microsoft fosse uma religião. Também não acredito e nem acho isso positivo.

          1. Sorte a nossa!
            Ele até faz um trabalho bacana de divulgação, mas tecnicamente é muito fraco e sua visão é limitadíssima. Quando escrevi o editorial já analisando e incentivando a adoção da plataforma unificada pedindo a extinção de todos os equipamentos que não fossem compatíveis – lembre-se que redigi aquele editorial 8 meses antes de qualquer declaração da imprensa especializada nacional e principalmente a internacional – isso é visão, o cara foi contra, redigiu um contra editorial, me chamou de tapado e por aí vai. Pois bem, 8 meses depois o Windows Central escreve o mesmo editorial do que eu e aí o cara baba o ovo do redator de lá achando inovador quando todos no Brasil já tinham debatido e aquele tema já estava ultrapassado. Isso não é fanatismo, é intoxicação ideológica, complexo de vira-lata. A nossa sorte é que estamos devidamente vacinados. Certo?

          2. Cara, se eu tivesse uma empresa de tecnologia você estaria contratado. Nem precisa currículo, só pelos seus comentários já deu pra notar o bom nível de conhecimento e imparcialidade. Precisamos de mais gente assim. Parabéns.

    2. Otima explicação, o que falta nesse site são comentários como esse, com explicações um pouco mais tecnica, algo mais realista

  25. É, faz sentido, mas fico em dúvida de como eles vão conseguir fazer rodar os UWP em todos os dispositivos… a menos que tudo use uma máquina virtual, não existe essa de portabilidade de código. Se tiver máquina virtual, não é eficiente. E como fica os gráficos? Como um windowsphone pode ser tão poderoso quanto um Scorpio?

    Pessoalmente, ainda estou no X360. Estava pensando em comprar um X1, mas acho melhor esperar por enquanto pra ver onde vai dar. Não tenho um PC gamer, nem Windows phone, a questão de jogar onde quiser não me interessa. Tenho medo de, na prática isso significar apenas um encurtamento de gerações.

    1. Cara o UWP se dá na hora de compilar o App ou jogo. Se vc fizer um jogo simples, já com os vários tamanhos de telas previsto e marcar pra que o App rode em todas as plataformas (sim, ainda vai dar pra fazer jogos que rodem em console e PC mas ñ em smartphone e tablete), seu jogo será feito pra rodar em todas as plataformas. Se vc fizer um jogo pesado, que exige muita GPU e quiser que ele rode em smartphone, com certeza não conseguirá compilar e será avisado disso. E mesmo q vc conseguisse burlar isso pra rodar um jogo pesado em smartphone, se conseguisse instalar isso (mtos gigas de armazenamento necessários), o jogo iria abrir e já ia estourar a memória do celular.

      1. Então amigo, nesse caso como ficaria a estória de rodar em qualquer lugar? Então no final das contas ficaria tudo na mesma, apenas a geração seria encurtada…

        1. Não tem como rodar em qualquer lugar se há limitações técnicas como necessidade de uma GPU de ponta, memória RAM de PC, etc. O rodar em qualquer lugar significa que se vc tem um app ou jogo que tenha as condições técnicas pra rodar em console, PC, tablete ou smartphone, vc consegue fazer isso criando toda a codificação apenas uma vez, não tendo que criar uma versão para cada dispositivo.

    2. Quando vc cria um programa em UWP o Visual Studio gera um codigo “universal” e esse codigo é depois compilado pro codigo binario do processador da maquina (ARM, x86) é o que o .net e o java já faziam… e qnt aos graficos… o autor viajou um pouco.. mesmo sendo “universal” os jogos vão continuar sendo criados como é hoje.. o desenvolvedor cria o jogo e define qual os requisitos minimos pra ele… se for um jogo 2D simples o minimo é um hardware de celular… se for um “Forza 7” ai vai precisar de uma maquina bem parruda…

      Qnt à sua duvida.. eu não teria medo em comprar um X1, só esperaria um pouco por causa do S(que se não vier com um bom preço da pra pelo menos pegar um bom desconto no atual) Se vc ainda ta no 360 tem um monte de jogo no X1 que ainda não jogou e pensando no futuro mesmo que o Scorpio ou os UWP “matem” o X1 como alguns acreditam ainda vai ter muuitos jogos lançados até lá…

      1. Ahh sim, a conversão de código é possível, mas isso nem sempre é otimizado. Acho mesmo que jogos pesados vão rodar somente nos equipamentos de última geração, e essa estória de “jogue em qualquer lugar” é puro marketing.

        Quanto ao X1, não vi assim taaaantos jogos pra justificar gastar mais R$ 1700,00. Vou continuar na geração passada, esperando a definição desse cenário.

  26. Eu ainda tento entender em que universo um total monopólio (que nunca vai acontecer) num ramo do mercado será bom. Sério que você acha que um total controle da Microsoft em todos os ramos da tecnologia seria bom para os usuários e para os desenvolvedores? Imaginar um mundo que a Microsoft domina tanto os computadores, o celulares, tablets, servidores, serviços de nuvem, jogos, realidade virtual seria pior do que uma Matrix no mundo real. Primeiro acho isso impossível de várias maneiras, segundo a limitação de hardware, como já foi ressaltado em vários comentários aqui, inviabiliza totalmente essa sua tese ou de qualquer um que a defenda e terceiro que as outras empresas, ou se verem ameaçada pela Microsoft podem se unir contra ela e o resultado seria desastroso inclusive pra própria Microsoft.
    Sites como esse, parecem mais defender ideias religiosas do que qualquer outra coisa, o dominio simples apenas pq eu quero. Sorte que o Mercado e os consumidores ainda tem opções, e não, não quero monopólio em nenhuma mercado ou ramo, seja esse de tecnologia ou qualquer outro. Vida longa a concorrência, a livre escolha de serviços e produtos.

    1. Exatamente, cara. O que eu to vendo por aqui é uma tentativa de distorcer os fatos pra se convencer de que a escolha deles pelo Xbox ou Microsoft foi a melhor decisão. Não to dizendo que foi uma má decisão, mas não foi tudo isso que esse artigo quer passar. Mantenham o pé no chão, galera.

      1. Eles devem ter um mantra como “Xbox é o melhor, Xbox é o melhor” e o repetem sempre pra se auto convencer, mas as vezes a noite devem chorar num canto escuro por saber que existe Sony por aí. Imagine o dia que eles se tornarem extremistas e explodirem C4 preso ao corpo em propriedades da Sony ao redor do mundo pra converter os “infiéis”. E chegaram ao paraíso é serem recompensados com 40 dlc’s grátis.

        1. Não acho o xone um console ruim e acho ok eles defenderem o console que gostam. Mas dizer que a Sony vai ser a nova Nintendo, que a Sony tá tentando ficar à altura da Microsoft no mercado de games e que a Microsoft surra qualquer concorrente é se enganar fortemente. É fechar o olho para a realidade.

          Aliás, eu vejo o anúncio do Scorpio mais pra um “nao temos como alcançar a liderança no mercado de games então vamos mudar de abordagem” do que pra um “agora vamos finalizar a concorrência com chave de ouro”.

          1. Também não acho o Xbox One ruim, mas claramente alguns de seus consumidores são fanáticos e o defende assim como a Microsoft com argumentos irreais e com matérias inescrupulosas como essa. Isso vale pros que fazem o mesmo com o PS.

    2. Finalmente alguém sensato nesse mundo de merda. O pessoal defende cegamente a tese do monopólio da Microsoft (que provavelmente não acontecerá) e possivelmente fariam sexo oral no Sr Phil Spencer.

  27. Ou seja o seu xbox vai ficar igual o PC, ele terá jogos que não vão rodar nas suas configurações e no fim vc vai ter que trocar de console pq nem vai da pra dar upgrade nele. Que merda.

  28. Não sabia que acabaria com os Exes. Forza Apex por exemplo, tem o exe. Não fica na sua cara, mas tem lá a pasta dele e o arquivo.
    Eu, particularmente gosto de todas essas mudanças da Microsoft e da ideia da UWP, mas não pretendo comprar jogos na loja da MS.
    Aliás, é o que mais me afasta, essa ideia de cross buy. Ao menos no Brasil, jogos de PC são mais baratos, não vale a pena comprar jogos com preço de console. Prefiro esperar pelas promoções da Steam mesmo. Nem da Origin eu não compro jogos. Ao menos se a MS colocar os jogos na Steam, não precisarei desistir dos jogos da MS.

  29. Não entendi essa matéria, afinal nós já não trocamos de console a cada 2 – 3 anos? kkkkk A diferença é que trocamos pela mesma coisa, exemplo Nintendo 3DS, 3DS XL, 2DS, New 3DS.

  30. É muito cedo ainda para se ter alguma certeza, mas parece ser um plano bem ambicioso esse, prevejo diversos produtores reclamando da Microsoft por usá-los para se promover em todas às áreas, certeza que eles vão se sentir usados, afinal dinheiro é o que move o mundo, e eles vão querer à parte deles pra cada plataforma diferente…deixa eu voltar pro meu one, enquanto essa treta ainda ñ acontece.

  31. Nao sou fanboy…porrm, não acredito q a Sony fique para trás em algo q faz de melhor, no caso, games. Essa história de unificação e bla bla bla, e bobagem ,para se ter um pc gamer hj em dia, a pessoa não hasta menos que 5 mil, e na atual economia, quem tem 5 mil assim? Os PCs tbm depreciam, tbm ficam obsoletos, como qlqr avanço tecnológico, ano a ano vc se vê obrigado a trocar as peças do PC, já com os videogames, embora inferiores, oferecem uma experiência q os PCs não oferecem, já contar pela comodidade de se poder transportar para qualquer lugar…enfim, acho q a MS esta dando um tiro no pé, assim como a sega lançou o Dreamcast, embora tenha sido uma plataforma maravilhosa, acabou com a sega por lança-lo no meio de uma geração, querendo matar a pau a geração q estava no momento, e soh para lembrar, esse mesmo Dreamcast, tbm tinha o selo de windows CE, mas é isso, a atual geração tem vida para mais uns 6 anos fácil, bobagem querer acompanhar o mercado dos smartphones. Games sao games, jamais serão substituídos por smartphones, isso seria bizarro….então, falando de Sony, cuidado MS, eles sabem fazer videogames, sabem fazer jogos, sabem o momento certo de atacar,nao eh a toa q o ps4 por enquanto já é o terceiro console mais vendido na história…

  32. Que artigo fraco e tendencioso! Quer dizer que o Windows 10 vai acabar com o PS4? Só sendo muito fanboy pra acreditar nisso… sem falar que não precisar ser um gênio da programação pra perceber que essa história de um mesmo jogo ser desenvolvido uma só vez pra PC, XB1, tablets e smartphone é pura fantasia! Tem que ter mais do que especulação pra me fazer desistir do PS4…

  33. Eu fiquei tão emocionado com o texto… Só que não. Nós sabemos que a Microsoft, por default, faz sistemas bugados. O EXE e a DLL, por si só, são a arte da computação em forma de gambiarra. Ou seja, crer que o UWP vai ser o ambiente dos sonhos logo na primeira versão pode esquecer.

    A Microsoft a anos tenta eliminar esse negócio chamado EXE, unificar ambientes. Não conseguem. E, até onde eu vi, ele nem tem ferramentas para isso atualmente. Ou seja, o autor desse artigo é bem inocente com certeza. Ou a Microsoft vai ter de mostrar algo realmente convincente e que seja aberto para os outros desenvolvedores.

  34. Perceba. Por q razão eu iria querer comprar um x box, sendo que todos seus jogos estarão disponíveis para pc? Seria um custo a mais. Prefiro ter um bom PC para rodar tudo qno pc e o Xbox tem a oferecer, e comprar um ps4, para jogar tudo q a Sony tem a oferecer. E bem simples a Microsoft está aposentando seu console. Impossível eu comprar um x box, agora q ele se torna tão útil quanto meu PC. pra q ter dois PCs em casa?

  35. A microsoft tem o formato win32 desde quando? e pra que?
    para permitir que novos PCs rodem aplicativos antigos e hardwares muito diferentes, os DRIVERS e APIs proporcionam isso!
    O formato UWP é exatamente isso, só que mais moderno e para mais dispositivos! Qual o problema? Ainda mais que será aberto para terceiros.

  36. Fiz uma crítica completa e real, sem falar mal de ninguém e sem falar nada de ninguém, sobre como esse texto foi deveras mal formulado e como que a UWP não funciona da forma que afirmam, usando argumentos lógicos e de programação. Havia inclusive uma discussão muito sadia com várias respostas de outras pessoas.

    Mas, como o moderador não gosta de ser contrariado, ele decidiu apagar o meu comentário porque haviam muitos “ups” para o mesmo.

  37. Acho um absurdo esse scorpio, comprei ano passadomo Xone por quase 2500 reais, agora vem um novo console. Francamemte, vou investir só no PC mesmo.

  38. O UWP é tolice, é uma plataforma “”””””Universal””””””” (Entre muitas aspas) serve apenas para unificar produtos DA MICROSOFT e os outros sistemas operacionais ficam de fora. Uma estratégia boa para a Microsoft, ruim para o usuário. Na Steam eu compro 1 (UM) jogo, e ele roda tanto em Windows quanto em Mac quanto em Linux, quanto ao papo de ajudar os desenvolvedores a criar um mesmo jogo para diferentes dispositivos, qual vocês acham que é uma das principais funções uma engine de jogos? (Como o Unity) O que falta na Steam, são jogos para mobile. Se a Steam passar a oferecer jogos de Android e outros SO mobile (Um cliente para mobile), terá todas as vantagens do UWP e mais.

    Ah, quanto a consoles, qual a real vantagem de usar um console hoje em dia? Comprar um computador bom+joysticks sai mais barato que comprar um console+um computador antigo. Os únicos consoles que eu compraria seriam os da Nintendo (Por conta de exclusivos+Portabilidade)

  39. Aff, os caras brigando por causa de marca, a própria microsoft ja disse q nao ta nem ai se a sony ta vendendo mais, e a sony e mesma coisa, elas nao tao nem ai pra treta de vcs, so milhões no bolso kkkkkkk

  40. Esse é o grande plano para acabar com as gerações de videogame? As gerações sempre surgiram da necessidade de atualizar o hardware para acompanhar a evolução da tecnologia. Sendo um parâmetro os pcs. Quando o hardware desse scorpio envelhecer vai ser trocado por outro ou a MS vai simplesmente virar uma Sega e continuar apenas produzindo jogos.

    1. Eu acho que com o a migração dos games para UWP, o Xbox que deixará de existir, ou ser apenas um console para gamers iniciantes e crianças mas novas… porque hoje em dia tem uma galerinha de 10 anos de idade capazes de montar maquinas inteiras rsrsr.

      Com o PC não teremos que trocar o Hardware porque ficou defasado, bastaria trocar o processador ou a placa de video ao invés da maquina toda. (com console não se faz isso.)

      Ou seja, a tendencia é que hardware/console/pc tenha uma vida útil muito maior. sendo trocado apenas por defeito ou opção pessoal para melhorar a performance em um jogo ou outro quando não bastar reduzir as configurações para um game mais pesado rodar em uma maquina razoável.

      Força Microsoft!
      Tomara que dê certo mesmo !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *