Entenda por que, após 8 anos, o Xbox One e a Xbox Series não podem ser pirateados

Se olharmos historicamente, uma das coisas que beneficiaram o Xbox 360 foi, sem dúvida, o fato de que as cópias piratas foram capazes de rodar por um bom tempo; a mesma coisa aconteceu com PSX e PS2. Isso trouxe jogos para uma grande massa de pessoas que por razões econômicas não tinham acesso a esse lazer.

Isso é assim, e não vamos ser hipócritas e temos que reconhecer isso porque faz parte da história dessas máquinas. No entanto, com o tempo, os fabricantes de hardware, que agora sabem que o negócio está em software, protegeram seus consoles muito melhor. E é que se olharmos em perspectiva, uma grande porcentagem das pessoas que modificaram seus consoles para poder acessar jogos de graça, agora viram no mercado digital uma boa maneira de economizar dinheiro.

O Xbox One e o Xbox Series podem ser hackeados?

A resposta é pura e simplesmente não. Atualmente, não existe um método eficaz que permita a um usuário fazer upload de cópias piratas no que é chamado de ‘ambiente real’. Talvez algum progresso tenha sido feito no modo de desenvolvedor, mas também não parece muito, pois na prática nunca vimos nada.

O Xbox One agora permite acesso barato ao homebrew graças ao modo Dev, então não há muita desculpa para executar um exploit além de carregar cópias ilegais. Isso e os preços baixos ou o Xbox Game Pass impedem muitos de sequer tentarem. O Game Pass é barato e muito vantajoso para tanto.

Existem vários motivos pelos quais isso não pode ser feito, mas listo aqueles que considero mais relevantes. Veja como a Microsoft protegeu o Xbox:

  1. Você não pode executar o código assinado se não estiver no modo Dev. Mesmo com o console conectado ao PC.
  2. Você não pode carregar conteúdo como mapas ou música para o seu disco rígido se não for assinado pela Microsoft (você baixa de sua loja), então não tem como explorar essa falha ao tentar confundi-los com jogos no sistema.
  3. O Xbox One é executado em um ambiente virtualizado, dificultando o carregamento de exploits. O Hyper-V (ou Hypervisor) está em constante atualização por ser um produto comercial para grandes multinacionais, não sendo possível contornar suas restrições.
  4. As atualizações constantes do sistema fornecem patches na memória, que seria o único lugar onde um exploit poderia ser executado no momento.
  5. Como eu disse, a Microsoft até tornou mais fácil para nós usarmos emuladores graças ao modo de desenvolvedor, mas isso é algo que não está disponível na loja e dessa forma evitar que isso se torne um bug para colocar jogos no console.

Hackeando o Xbox One não, mas jogos, sim?

O termo correto aqui seria hackear e sim, é possível tirar proveito de falhas no jogo para obter vantagens, como direcionar melhorias ou similares, mas não para fazer upload de uma cópia ilegal. Já vimos isso várias vezes com jogos como PUBG ou os recentes Call of Duty e Fortnite, entre outros.

Mas a questão é que esses bugs estão dentro do código do jogo e não se aplicam ou afetam o sistema, como acontecia no passado. Lembro que em alguns consoles como o PSP você só precisava abrir um PNG simples para carregar o exploit. Mas como disse, este truque não funciona aqui.

Então, se você veio aqui procurando como piratear o Xbox, desculpe diminuir as expectativas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *