Os planos da próxima geração do Xbox já estão em andamento, já que a gigante dos games mira novamente no sucesso dentro do reino dos consoles. Uma grande diferença entre a geração atual e a próxima será a primeira incursão da Microsoft no mercado de portáteis.
Phil Spencer já confirmou que o hardware do Xbox portátil está sendo desenvolvido, e novos relatórios sugerem que a Microsoft usará seu upscaler interno baseado em IA para aproveitar ao máximo seu portátil.
Microsoft Auto SR testado: aprimoramento de IA para todos os jogos… Mas quão bom isso é?
De acordo com Tom Warren, um importante especialista do setor, a atual Super Resolução Automática da Microsoft provavelmente será usada no Xbox portátil.
A Microsoft já tem sua própria Super Resolução Automática. Suspeito que veremos algo semelhante no lado do Xbox.
-Tom Warren
Para contextualizar, este upscaler baseado em IA foi usado anteriormente na linha co-pilot de laptops baseados no Snapdragon X Elite e já foi testado em vários jogos. A principal diferença entre a Super Resolução Automática e DLSS ou FSR é o fato de que a implementação da Microsoft é fácil de usar com praticamente qualquer jogo.
Isso o torna inerentemente adequado para uso em hardware de jogos como um portátil, onde o upscaling é necessário para equilibrar desempenho e visuais. O vídeo acima destaca os testes da Digital Foundry com a tecnologia, que mostraram resultados iniciais encorajadores.
Diferentemente de DLSS, FSR ou mesmo PSSR, o modelo de IA da Microsoft ainda é muito novo e provavelmente continuará a melhorar até que o portátil esteja pronto. O elemento mais interessante aqui é que todos os sistemas de nova geração dependerão de algum tipo de upscaling de IA.
Dessa forma, o Xbox parece estar trazendo sua própria oferta para a mesa, tornando provável que o próximo console também use a Super Resolução Automática, como o portátil.