Faça uma viagem através da história do Windows Phone com este vídeo

samsung-omnia-i900

O Windows Club é o site mais antigo do Brasil a respeito do acompanhamento das notícias sobre as plataformas móveis da Microsoft. Nós acompanhamos tudo desde o Samsung Omnia i900 com Windows Mobile (de raiz), após esta era, depois de um longíssimo tempo, foi lançado o “Windows Phone 7 Series”, e só um ano depois do seu lançamento, lá no WP7.5 Mango, foi quando o sistema chegou ao Brasil.

O Windows Mobile 5/6/6.1 era absurdamente maravilhoso, e não sou louco, ele era a cópia do Windows PC, inclusive rodava arquivos “.exe” apropriados. Seu problemas eram as ROMs das operadoras, eram péssimas e deixavam tudo travado. O Windows Club recuperava esses aparelhos com customizações fortes e dicas de apps robustos. Contudo, a Microsoft largou o sistema para focar no Windows Phone, a demora foi tão grande que o Android nasceu e cresceu.

A Microsoft ainda não deu muitos detalhes sobre o futuro do Windows Phone ou do Windows 10 Mobile, então, qual a melhor maneira de refletir sobre o status da plataforma se não olhar para o seu passado? Apesar do que os outros podem achar, assim como os dispositivos Android e iOS, a plataforma móvel da Microsoft certamente evoluiu um pouco nos últimos 20 anos. Então, faça essa viagem no tempo:

[youtube]bCVi5bidL98[/youtube]

O rápido vídeo exibe desde o Windows CE Mobile em 1990 até o Windows 10 Mobile hoje. Ele também oferece um vislumbre de como os próprios dispositivos evoluíram fisicamente, passando de PDAs para Palm PCs para smartphones com teclados deslizantes e, finalmente, os dispositivos de tela sensível ao toque muito mais modernos.

Notem como a forma dos dispositivos mudaram ao longo do tempo, e possivelmente a próxima geração de dispositivos móveis da Microsoft terá uma forma diferenciada – a Microsoft já confirmou isso algumas vezes. A história não é nova, a demora também não é nova, não é a primeira vez que a Microsoft inicia uma nova estratégia, mas pelo menos ela não começará do zero dessa vez, esperamos ver o Windows com toda a sua glória no bolso.

Já teve alguns desses aparelhos? Ou só usava Nokia e seu Symbian? Gostou da evolução?

70 comments on “Faça uma viagem através da história do Windows Phone com este vídeo

        1. Isto é verdade, ele é totalmente instável, pior que minha namorada de TPM, ou quando tem atraso na menstruação…

          Mas uma coisa é certa, nunca , desde 2013 , nunca consegui ler todos os links e reportagens, do Globo ou do Terra.

          Sempre dá pau em uma ou duas matérias pelo menos…

          E depois vejo no Lap Top em casa

          Com o Explorer isto nunca ocorreu

  1. Que bom que falou um pouco da história. Quem sabe agora alguns aqui param de achar que os smartphones com Windows surgiram faz pouco tempo.

    Foram 27 anos tentando emplacar o sistema no mobile e falhou miseravelmente.

    1. o problema da Microsoft e destruir o que ela mesmo criar, imagina se o Windows10 mobile tivesse dando suporte aos programas desde o primeiro Windows ce, teria uma base de programas e usuários grande, sem fala na confiança dos desenvolvedores e montadoras de celular. mas a desgraça acaba com tudo que criar, um exemplo, a loja do windows8.1, pode uma coisa dessa, pq não lançou uma atualização pra ter suporte aos programas UWP no windows8.
      https://uploads.disquscdn.com/images/b27940a31ddbe31b59c83bb880ace9a4b442038d61716018c33c57a4b8cad822.jpg

      1. Problema não é não ter suporte aos primeiros apps.

        O problema é a MS é não suportar apps da versão anterior. Porra, versão anterior!

        É tipo o iOS 11 não suportar os apps do iOS10 e inferiores ou o Android 8 não suportar os apps do 7 e inferiores.

        1. Isso foi por questão que a framework silverlight foi descontinuada. Não teria como manter o suporte mesmo. O youtube não conseguiu manter o suporte ao Flash também isso é normal. Os desenvolvedores que tem que se virar com a transição para a nova framework. A Microsoft sempre ajudou nessa transição. Dê uma olhada nesse exemplo do desktop para o UWP aqui. https://blogs.msdn.microsoft.com/msgulfcommunity/2017/08/15/technical-case-study-for-converting-glimpses-wpf-application-to-uwp/

          1. Ah me poupe, né? A Transição que o Youtube fez do Flash para o HTML5 foi bem de boa, não é a toa que os usuários leigos nem sabem mais isso. Agora a transição do WP7 para o WP8 e W10 foi uma catástrofe, afastou a todos.

          2. Todo mundo não, mas as aplicações que tinham alguma integração com o youtube sofrem impacto com certeza.

          3. Será que ocorreu tudo bem mesmo? As aplicação que faziam upload em flash simplesmente começaram a converter em mp4 assim do nada né. Kkkkkk

    2. passando pra lembrar q o windows no mobile já teve marketshare maior q 40% o erro foi na virada para o 7 em q abandonaram todo o software legado e começaram do “ZERO” ai já viu né android cresceu e dominou

      1. Mas o Windows Mobile existiu numa época em que o dumbphone reinava.
        O Windows Phone alcançou o máximo de 3,4% em 2013. Só que em alguns mercados chegou a ter 2 dígitos de share.

  2. “Between 2014 and 2018, IDC projects Windows Phone’s market share to increase from 3.5 percent to 6.4 percent, with shipments expected to reach 115 million in 2018.”

    Parabéns aos envolvidos.

    1. Engano teu amigo,,,

      As cagadas, erros e desastres da merda$oft com sistemas móveis, vem desde os anos 80; rs rs rs, sou das antigas na época dos Palms da 3Com.

      Desde esta época que os sistemas móveis são pessimamente criados, e jogados as traças, largando os usuários e partners na maior merda.

      A HP nem pode reclamar, pois naquela época lançou um aparelho maravilhoso, que brigava pau a pau com os Palms, disponibilizando em plenos anos 80s uma impressora jato de tinta portátil.

      Eu mesmo cheguei a comprar um conjunto e utilizei ao lado do meu Palm que era o aparelho principal, estava a venda em várias lojas do Brasil eu adquiri o meu no Barra Shopping aqui no Rio. Após esta nefasta experiência havia decidido nunca mais utilizar sistemas móveis da merda$oft, no entanto o vício é pior que cachaça ou mulher…

      Em meados de 2006, lá estava eu com um Windows Mobile Black Berry utilizando também em paralelo com o Nokia Express Music.

      É desnecessário dizer que mais uma vez quebrei a cara alem perder um bom dinheiro…

      E pior, repeti o erro em novembro de 2013, saí de um maravilhoso Nokia N8-00, gastando na época quase 7.000,00 reais em um Nokia Lumia 1520, carregadores wirelles doméstico e veícular, películas, capas, cartão de memória,,, enfim, um baita investimento que me trouxe algumas meses de alegrias,,, depois só tristezas e desesperanças.

      Pois as vagas promessas nunca se concretizaram, até hoje os travamentos são frequentes, as páginas não abertas, os eternos retomando… etc etc etc

      Vamos ver se desta vez eu e os partners HP, Alcatel, ACER, entre tantos outros, param de ser babacas… e confiarem nestes FDPs.

      Aliás na terça feira os felizes compradores do recém lançado Idol S ,,, estavam desesperados, pois a merda$oft não disponibilizou a ROM no Windows Device Recover,,, existem centenas de aparelhos recém comprados sendo utilizados de peso de papel.

      Tenho vários amigos funcionários da HP na Alemanha, que foram obrigados desde o ano passado a utilizar o conjunto da HP Ellite X3,,,
      passados mais de 8 meses, eles ainda perdem mais tempo tentando preencher os relatórios dos serviços executados durante o dia,,, em suas casas do que os próprios atendimentos…

      Travamentos, erros de formulários, etc etc etc…

      Enfim
      um serviço bem do tipo merda$oft-merdella

      graças a Deus mantive a calma e não joguei mais dinheiro fora, confiando na promessa de que a GLORIOSA NOKIA voltaria em 2017
      todos os fanboys riam, me chamavam de hater, de viuvas da NOKIA, xingavam mesmo…

      Até ameaças de agressões eu recebí no meu Face….

      E EM 2017, CONFORME REPETÍ INÚMERAS VEZES A GLORIOSA NOKIA VEM AÍ COM UM PROCESSADOR 835,
      NADA DE PROMESSAS E DESMENTIDOS
      FIRMINHA COMO SEMPRE FOI, A NOKIA retorna vitoriosa com a sua inesquecível competência em câmeras, já como eu sempre afirmei, utilizando as insuperáveis lentes Zeiess e COMO EU TAMBÉM CANSEI DE AFIRMAR vem já com NOVAS PATENTES,,, uma câmera dupla sendo uma delas e PB, as fotos que tenho visto são insuperáveis….
      MAS DIZER QUE AS CÂMERAS DA NOKIA SÃO IMBATÍVEIS,,, já é até totalmente dispensável.

      VOU DE NOKIA 8

      AFIINAL mais de 90% dos compradores de LUMIAS, compraram confiando na NOKIA…

      Sem esquecer que em diversos mercados a NOKIA vendeu mais que os IPHONES.

  3. Resumindo o vídeo, a própria Microsoft cagou com seu próprio sistema e se ela tivesse se empenhado mais e se esforçado mais, hoje o Windows mobile, estaria concorrendo de perto com Android é IOS, basta ver a divisão do Xbox, que antes era vista como motivo de chacota e hoje é um produto bastante respeitado e conhecido pelo mercado gamer, se tivessem se esforçado assim na divisão mobile, hoje o setor de smartphones estaria em outro nível.

  4. Comecei com um Lumia 900 (ainda com WP 7.5, depois atualizado para o 7.8) . Depois que ele estragou migrei para um Lumia 650 com WM10… e por aí parei… hoje tenho um Motorola Moto Z Play com Android 7.1.1

    1. melhor coisa que tu fez.. Vou vender o meu lumia 930 e vou comprar um galaxy s5 usado, pois no momento eu tenho pressa pra sair da plataforma mas estou sem condições de comprar um lançamento no momento.. Apesar que o galaxy s5 não é um aparelho ruim e se o problema for atualização, nada que uma custom rom resolva.. Enfim, tenho certeza que essa vai ser a melhor escolha que eu fiz no quesito de sistema/smartphone no modo geral..

  5. Aí você vê: O sistema passou por uma “bela fase” de robustez, principalmente no que se trata em recursos e visibilidade… Mas não, a Microsoft cagou tudo com esses reboot’s constantes. Burra demais, tem como defender não (pelo menos nesse quesito mobile).

  6. Seria interessante ver se existe também vídeos mostrando a evolução do Android e do iOS para compararmos quantos “resets” houveram entre eles também… 😉

      1. Junho foi o mês onde terminou o suporte da Microsoft ao WP8.1, e na teoria todos os desenvolvedores do sistema solar correriam pra fazer seus UWP para o Windows 10.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *