Final Fantasy XIII é uma obra-prima da retrocompatibilidade no Xbox One, segundo Digital Foundry

Digital Foundry se derreteu em elogios para o que parece ser um outro grande jogo que se beneficiou da retrocompatibilidade do Xbox One, e estamos falando do Final Fantasy XIII do Xbox 360 e suas duas sequências que chegaram esta semana para a atual geração, bem como melhorias específicas para Xbox One X. Hoje (18), o Digital Foundry resolveu dar uma olhada nos títulos da Square Enix e por fornecer mais informações. “Melhor desempenho, aumento de 9 vezes na resolução e cenas de vídeo aprimoradas” é o que eles representam imediatamente, um resumo com o qual podemos esfregar nossas mãos. Segundo o referido site de análise, estamos diante de uma obra-prima”.

Final Fantasy 13 foi originalmente executado com uma resolução nativa de 1024 x 576 no Xbox 360 com 2x MSAA, mas o vGPU da Microsoft oferece uma resolução nativa de 3072×1728 no Xbox One X, mantendo a mesma técnica AA. Para pseudo-sequências Final Fantasy 13-2 and Lightning Returns – também melhorou no X – aumento do 720p para 4k nativo com 2x MSAA novamente”. Mas a melhoria não está apenas na resolução, já que o desempenho também se estabilizou, fazendo com que os jogos fiquem a 30fps, mantendo as altas resoluções.

Quando Final Fantasy XIII foi lançado no Xbox 360 gerou algumas polêmicas pois seu DVD  limitava o espaço, enquanto no PS3 o Blu-Ray era usado. É por isso que as cenas cinematográficas estão no console da Microsoft em um formato de vídeo de codificação 576p Bink, cuja qualidade não era tão boa. Como a Microsoft resolveu o problema de no Xbox? Fácil, graças aos ativos fornecidos pela Square Enix, o Final Fantasy XIII é um material completamente novo a 720p que faz com que as versões retrocompatíveis estejam a anos-luz de distância comparada com a original. Essa melhoria está presente em todos os consoles do Xbox One e não apenas no X, é claro. Então, em resumo, as cutscenes estão melhores agora até mesmo no Xbox One original graças a essa parceira da Square Enix com a Microsoft.

Uma parte é o debate sobre a qualidade do jogo em si, que já foi criticado por ser excessivamente linearidade, algo que era contrário aos princípios da saga Final Fantasy. No caso de você não ter jogado e chamar sua atenção, você pode comprá-lo a um preço com desconto nas ofertas do Xbox Black Friday.

235 comments on “Final Fantasy XIII é uma obra-prima da retrocompatibilidade no Xbox One, segundo Digital Foundry

  1. Ainda essa semana eu compro a saga pra jogar no X, pois além de eu já estar mesmo esperando colocarem na retro, o trabalho feito pela equipe da retro em parceria com a Square foi formidável.
    Eu espero que essa trilogia estabeleça um novo patamar para jogos Enhanced do X360.

  2. Enquanto Sonysta paga por remaster, nós estamos aqui jogando um remaster “gratuito”
    Mas, retrocompatibilidade segundo a Sony, não presta, então para que remaster?

    1. Da uma pesquisada aí a diferença entre retrocompatibilidade (jogo com gráficos ultrapassados), remaster ( jogo remasterizado com gráficos atuais) e remake ( jogo refeito do zero tbm com gráficos atuais) depois vc vem fazer essas comparações ridículas.

      1. “Graficos atuais” Realidade: Remaster de Residente Evil- https://uploads.disquscdn.com/images/e854279a77ebb2b4917d4126e41892a9d1c48f98d53d133c9878b9b96c5199f1.png

        Retardado nao sabe oq é remaster kkkk, remaster so aumenta a resolução ô palerma. Teoricamente seria diferente da retrocompatibilidade porque retrocompativel raiz seria só colocar o jogo e ele rodaria como se estivesse em um X360, mas a retrocompatibilidade da MS é melhor que o remaster da Sony pq atualiza texturas, resolução, performance e ainda tem as utilidades da retrocompatibilidade por ter preço baixo e atualizar automaticamente pra quem ja tinha

        1. JESUS, MARIA e JOSÉ, o cara quer usar como base de argumento um PRINT de YOUTUBE e ainda com baixa resolução? KKKKKKKKKKKKKKKKKKK Desisto desse site, o nível de desespero quando falta argumentos chega a ser digno de pena.

          1. Kkkkkk Ô retardado. A resolução nao importa nem um pouco seu burro, eu falei que é 4K. Oq importa sao as texturas. Da pra ver a qualidade das texturas até em 480p que dirá em Full HD. Seu remasterzinho ta com gráfico de PS1 e vc dizendo aí que “remaster usa graficos atuais”, piada kkkkkkkk

  3. O Xbox one X é uma plataforma de jogos perfeita pra comunidade gamer, jogos da geração passada e ante passada se tornando resmaters 4k com melhor desempenho a custo zero…só a Microsoft para fazer isso mesmo.

    1. Na verdade o PC já faz isso a milênios também com jogos até da década de 90.

      Ele faz isso até mesmo com os emuladores. Onde o mesmo roda os jogos melhor que no console original com resoluções muito maiores e com adições de vários filtros para melhorar os gráficos.

      Inclusive existe um programa no PC de conquistas de jogos de emuladores para você usar.

        1. Na verdade tinham. O PS2 tinha retro com qualquer jogo de PS1. PS3 idem

          O Xbox 360 também rodava os jogos do Xbox clássico.

          O lado bom é que no Xbox One a Microsoft além de trazer os jogos da geração passada, dá uma melhorada no visual do jogo e o lança de graça!

          1. Realmente o PS1 e 2 já faziam isso 360 também o Wii mais ou menos já que vc tinha que comprar digitalmente jogos do Nes,SNES e N64 porém como vc sitou só Xone X deu uma melhorada ou praticamente um resmaters em vários jogos de graça.

          2. Só uma informação. Só os primeiros modelos do PS2 e 3 que tinham retro nativo.

            E antes que algum sonystinha hater chegue aqui rasgando o cu dizendo que a MS copiou a retrocompatibilidade da Sony, o Atari 5200 já trouxe essa feature, permitindo o uso dos cartuchos do 2600. Depois dele veio o Mega Drive com retrocompatibilidade com o Master System, isso até os primeiros modelos do Mega Drive III. A partir daí socaram a já capadíssima System 16 (que já estava dentro de um ASIC à essa altura) na porra de um SoC, dando um nome mais bonito: GOC – Genesis On a Chip. Nisso o Z80 foi cortado, aí adeus retro com o MS. =/

            Me lembrou agora um palhaço dizendo que a MS copiou a Sony para fazer videogame. Não. A MS não copiou a Sony. Ela “copiou” o Magnavoxx Odyssey.

      1. Mano, entenda uma coisa. Quem não gosta de jogar no PC não gosta e ponto .
        Eu tenho uma máquina razoável aqui com um i7, rx480 de 8gb e 24 de RAM e não jogo nada nele.
        Pra não falar que não jogo nada, volta e meia eu jogo um Max payner 3, mas nem dá vontade de zerar. Outro que queria jogar é até agr não joguei por falta de tesao em jogar no PC e o Nioh.
        Mas resumindo, assim como eu deve existir milhões que odeiam jogar no PC .

          1. No mundo dos consoles só existe em um lugar. Com texturas e gráficos atualizados de graça so existe em um lugar 😉

        1. É bem isso mesmo. O próprio Lightning Returns eu comprei no PC, mas não sinto a menor vontade de jogar. To cogitando comprar no Xbox pra finalizar a trilogia, já que joguei os outros 2 no 360.
          Eu até gosto de jogar no PC, mas se não for um FPS online, é difícil minha plataforma de preferência não ser console.

          1. Na boa, você tem algum post comparando um multi PC vs PS4 Pro? Porque só vejo você fazendo comparação com o XOne.

        1. Bem o contrário. O custo benefício do PC a longo prazo dá de 10 a 0 em qualquer console. Você se basear apenas a curto prazo é um erro. E isso porque eu montei um PC com um hardware superior ao do Xbox One X a pedido de um usuário aqui do site por 3100 hues hues com esse tempo de peças infladas no PC.

          1. A longo prazo? Meu querido eu ja tive um PC, a quantidade de merda que um PC da nao ta escrito. Pega virus facil, da problema de compatibilidade e otimização com jogos, manutenção tem que ser frequente. A dor de cabeça que PC da definitivamente nao compensa a longo prazo coisissima alguma

          2. Eu tenho PC. Vírus só se o senhor estiver frequentando sites impróprios.

            Manutenção não é frequente. Se for por necessidade não é. Se for por vontade própria do usuário aí pode até ser.

            CxB a longo prazo do PC é de longe melhor.

          3. Nem pensar. Em quase qualquer site e anuncio pode-se pegar virus, inclusive por e-mail. Manutenção e troca de peças pra manter o nivel sao o principal gasto e que nao oferece custo beneficio algum. Console se compra um e vc pode ter certeza que a otimização vai lhe render o maximo do hardware na geração. PC tem que ficar mexendo em configurações pra adaptar e a otimização é uma porcaria, tem que ficar trocando peças pra manter o nivel High. Custo beneficio do Console é e sempre será maior

          4. Trocar placa de ano em ano apenas entusiastas que fazem. A minha já vai completar 2 anos comigo e necessidade pra trocar não há. A menos que eu mesmo queira trocar por uma com mais potência.

          5. Bom a maioria dos mais de 125 milhões de usuários da Steam possuem uma GTX 1060 6GB. Dados que constam na própria.

            Isso já é um melhor hardware em relação a qualquer console.

          6. Na minha época de pc, qto jogo que era melhor no ps2, xbox e gc, apesar do pc que eu tinha ser 3x melhor.

            Fora todo o resto do hardware, falei da vga pq é um dos itens mais caros.

            Questão é vc gosta de pc, eu gosto de console. E isso ninguém vai mudar nessa conversa….abs

          7. Campeão, qualquer hardware lançado após o projeto de um console é melhor. Mesmo o próprio projeto ainda é inferior. Ele pode ser o que tiver de avançado à época de sua concepção nos consoles, mas ainda perderá para o PC. Por isso que comparar PC com console é covardia.

            Eu só ainda não entendi o porque das suas comparações em multi só envolverem o XOne.

          1. Vi sim e achei bem prático de corrigir isso. Até porque alguns mods de jogos que instalo as vezes precisa ser feito de maneira manual ao invés de maneira automatica com o instalador.

    2. Pois é, essa retro do Xbox One é muito bem integrada na plataforma, sendo muito intuitiva, estável e acessível para o jogador de console, e no Xbox One X ela eleva ainda mais os padrões.

      Por exemplo, eu joguei Gears 3 e ficou lindo na Tv 4k, muito superior ao que tinha jogado no Xbox One base. O Ninja Gaiden Black, do Xbox Clássico, também fica muito bonito.

    1. Isso porque você não conhece o jogo né… O final fantasy xiii usa uma engine criada pensando no ps3, depois que portaram para o 360 (ainda antes do lançamento), só que isso deixou o jogo limitado e pesado no 360, inclusive no PC. Caso não saiba, no lançamento da versão PC (steam) o jogo exigia bastante e só entregava até 720p a 60fps bloqueado, lembrando que estou falando do pc que tem hardware muito superior. No final a engine criada para o ps3 cagou tudo.

          1. Kkkkkkkk nego me vem com loja com produto único, criada a 4 meses, e quer estabelecer parametro pra o produto com isso. Meu amigo a placa é 1000R$ no minimo em loja fisica e ponto final, vai comprar a esse cara ai pedindo pra ser roubado vai

          2. Ele só fala do valor da placa mas esquece que PC não é só isso.

            Monitor 4K ( ou vai dizer que joga 4K em monitor 1080 )
            Um bom Teclado
            Um bom Mouse
            Memoria e blá blá blá

        1. Isso é com mods… Final fantasy xiii é um port do ps3 e só vai até 720p em seu lançamento, aí teve mods que liberaram resolução superior. Mas as texturas, oclusão, filtro MSAA… É tudo igual a versão do ps3.

  4. Ele que vai procurar por si só, retro e remaster, jogo antigo feito para rodar no ps2 ou 360 por exemplo eles são pegos e polidos portados rodar nos hardweres atuais tanto um como o outro tem uma pequena melhoria gráfica como na matéria aí encima,resumindo e a mesma merda, agora remeke já é diferente pois não é porte e feito diretamente para o hardware atual

  5. Belo trabalho da Square Enix com a Microsoft. Enquanto a série Final Fantasy chega ao XONE via retrocompatibilidade de forma gratuita, sonystas pedem pra pagar por remasters no twitter do jogo.

  6. Ainda essa semana eu compro a saga pra jogar no X, pois além de eu já estar mesmo esperando colocarem na retro, o trabalho feito pela equipe da retro em parceria com a Square foi formidável.
    Eu espero que essa trilogia estabeleça um novo patamar para jogos Enhanced do X360 de agora em diante.

  7. Nunca joguei essa franquia. Acho que vou dar uma olhada nesse ai, preço de hambúrguer e refrigerante. Só no Xbox One que tem FF remasterizado de graça, trilogia Dead Space dada de graça, RDR1 e E3 2019…

      1. Como o Rafa falou, deixa ele ver por si mesmo.
        Eu por exemplo ingressei na franquia jogando o VIII, que é bem controverso na opinião dos jogadores. Mas eu achei demais. Quem jogou muitos da franquia sempre vai ter um título como “o pior”, nesse caso pra mim foi o X-2.

          1. Olha como FF é gosto. Ja acho o VIII o pior disparado, historinha soro caseiro, junction system totalmente quebrado, personagens com carisma de um cacto, tanto que a square nem faz esforço para traze-lo de volta, independente dos problemas com os direitos de musicas do jogo, bastaria remove-las. Ja o FFXIII é parecidissímo com o FFX, esse ja aclamado, ao contrário do seu primo protagonizado pela Lightning, execrado. Cada FF representa uma geração e vai evoluindo, o XV que muita gente torceu o nariz, ja acho fantastico, finalmente conseguiram concluir a visão que eles tinham para o gameplay cinematografico que tentaram implementar no XIII depois do filme Advent Children, que não era possivel devido a limitação da Cristal Tools, ja com a Luminous, esse sonho se tornou realidade. Espero diversar melhorias nessa engine para os proximos titulos numerados da franquia, o potencial é gigantesco.

    1. Se for começar pelo 13 saiba que ele é bem linear e o sistema de combate e progressão de personagem é diferente dos demais, eu lembro que quando resolvi começar a franquia eu comecei pelo Final fantasy 1 a versão de playstation 1 e fique fascinado pela franquia e fui jogando do 1 até o 9, fora o 3 que não tinha pra playstation

        1. Eu não curti justamente por isso, o que me fez gostar de final fantasy era a liberdade de andar pelo mundo aberto e fazendo as sidequests de acordo com o nível do personagem, apesar da historia principal sempre ter sido linear, a gente tinha liberdade de ir pra onde quiser e subir de nivel da nossa forma, sem se sentir pressionado a ir direto pra algum lugar, no XIII eu parei no final do disco 2 e só andava pelos corredores e nem tinha como ” treinar ” matando mais monstros pra melhorar as habilidades porque os monstros só apareciam uma vez sempre nos mesmos lugares.

          1. Lembrando que tudo isso que vc falou é até a metade do jogo, depois abre geral.

            Enfim, vc já tinha jogado outros e esteva algo do tipo, mudaram e não gostou. Eu nunca tinha jogado e adorei o jogo, os personagens etc.

            Vai de gosto.

  8. To me lixando pra essa porra de FF, mas eu acho uma delícia ver sonysta mendigando pra Square-Enix: Ai, esse jogo ia ficar tão lindo em 4K no meu PS4 Pro. kkkkkkkkkkkkkkkkkk…

    1. Estou muito satisfeito de não te-lo jogado na geração passada por terem falado mal dele pois realmente está lindo no Xbox One X, fora que o jogo realmente é uma obra prima do que a qualidade da retrocompatibilidade pode fazer.

      1. Infelizmente eu ainda vejo gente aqui e ali, por má fé mesmo, tentando comparar com o modo avulso e solto do PC em fazer essas coisas. Essa retrocompatibilidade do Xbox One, em termos de USABILIDADE, se mostra mais eficiente que no PC Gaming, no sentido de que as coisas funcionam de forma integrada, padronizada e acessível para o jogador de console dentro de um ecossistema, sem precisar perder tempo procurando emulador e settings que rodem de maneira ao menos satisfatória. E no fim das contas console tem esse propósito: oferecer recursos de maneira fácil pro jogador.

    1. Eu queria a mídia física deles, os encartes são bonitos, mas os preços estão um pouco acima do padrão. Vou optar por digital mesmo.

          1. Humm… é esse que está na retro, né? Ah, não custa nada (minto, vai sim, pois não tenho o disco :-p), então vamos ver no que vai dar. De repente, né? ^^

          2. Estão na retro o 13-1, 13-2 e 13-3 ( que é o lighting returns)

            Estão 20, 20 e 34 reais respectivamente na promoção.

            Ai vc decide se é melhor pegar o primeiro pra ver se gosta ou todos pra aproveitar a promo.

  9. Nunca joguei nenhum FF por puro preconceito.
    Essas paradas japas, caras e bocas japas, cabelos que nem um alienígena usaria.
    Quem sabe um dia eu tenho coragem.

      1. Esses japas, coreanos, chineses, são a desgraça do homem moderno.
        Basta ver essas bandas de Kpop. Nem vou falar das músicas.
        Só do “visual”dos caras.
        Não dá pra mim.

          1. Os jogos Japa são bons poh, vc conhece o resident evil??? Ele é um jogo japonês mas todo americanizado, e é muito bom

          2. Conheço e não gosto.
            Joguei o 2 e o 3 lá nos anos 90 e não curti a jogabilidade, mesmo depois de pegar o jeito, achava muito esquisito. Depois joguei o 4 e o 5 que é bem diferente e ainda assim não achei grande coisa. Depois saturei de tema zumbi, aí os novos eu nem quis jogar.
            Pra não dizer que todo jogo japa é ruim, eu curti demais Chrono Trigger, e de FF zerei o 7, 8 e 9, e não consegui ter paciência pra zerar o 12, mesmo depois de pegar o zodiac system, que deu uma incrementada boa no jogo.

  10. Tem um sonystinha aqui alegando que estou mentindo sobre eu estar jogando o game. Quem quiser conferir minha GT é o nome ao lado da minha foto. Ao contrário dos sonystas que não tem console e nem jogo só recomendo o que jogo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *