Cliff Bleszinski, autor original da série Gears of War, não foi consultado para a criação do filme oficial da Netflix, conforme explicou em entrevista ao ComingSoon. Em qualquer caso, ele estaria disponível para dar a sua contribuição, caso lhe fosse solicitado.
Bleszinski também deixou claro que gostou muito da ideia de ter Dave Bautista no papel de Marcus Fenix, protagonista dos primeiros episódios, de quem gostou muito em suas últimas atuações, como as da série Guardiões da Galáxia. e em Blade Runner 2049.
Bleszinski: “Absolutamente não. Ninguém me contatou e é estranho… Marcus é como Bruce Willis em Duro de Matar: parece que tudo que ele toca vai para o lixo. Eu costumava dizer que não queria um lutador profissional no papel de Marcus. Mas Bautista emergiu do circuito de luta livre profissional e demonstrou sua versatilidade em Blade Runner 2049, Knock At the Cabin, Guardiões da Galáxia, etc. Ele literalmente fez cosplay, usando a armadura que usava, postou nas redes sociais e tem todo o meu apoio, já que as pessoas me consideram ‘o pai de Gears’. Eu adoraria mais do que qualquer coisa ter a chance de considerar ser um consultor do filme.”
Cliff Bleszinski foi o autor dos três primeiros capítulos da série Gears of War com a Epic Games. A série hoje está nas mãos da The Coalition, que criou Gears of War 4 e Gears 5, aguardando a chegada de um sexto capítulo.