Progressive Web Apps é uma tecnologia do Google que permite aos desenvolvedores criarem aplicativos da Web que se parecem e atuam exatamente como aplicativos nativos do sistema.
No ChromeOS, o Google deveria permitir os PWAs no início de 2018, substituindo os aplicativos tradicionais do Chrome. A Microsoft também espera aumentar o número de aplicativos adicionando Progressive Web Apps na sua loja e trabalhou com o Google para desenvolver a tecnologia.
Agora, o Google enviou um e-mail aos desenvolvedores dizendo que a substituição dos apps do Chrome em favor da PWA será atrasada. O gigante de buscas afirmou:
A equipe do Chrome agora está trabalhando para permitir a instalação de Progressive Web Apps (PWAs) na área de trabalho. Uma vez que esta funcionalidade seja lançada (direcionando a metade de 2018), os usuários poderão instalar aplicativos da web na área de trabalho e iniciá-los através de ícones e atalhos; semelhante à forma como o os apps do Chrome Apps podem ser instalado hoje.
Para permitir uma transição mais perfeita dos aplicativos Chrome para a web, o Chrome não removerá completamente o suporte para aplicativos Chrome no Windows, Mac ou Linux até que a instalação do PWA no Desktop esteja disponível em 2018. As linhas de tempo ainda são difíceis, mas isso será levará alguns meses depois do “início de 2018”.
Também reconhecemos que os PWAs na área de trabalho não substituirão todos os recursos dos aplicativos no Chrome. Nós estamos investigando maneiras de simplificar a transição para desenvolvedores que dependem de APIs exclusivas de aplicativos para o Chrome, e continuaremos focando nisso – em especial as API Sockets, HID e Serial.
A data de lançamento parece ter saído do início de 2018 para a metade do ano ou mais. É notável que os aplicativos do Chrome ainda parecem ter capacidades que os PWAs não terão, e parece que o Google deseja corrigir essa lacuna primeiro.
Enquanto os Progressive Web Apps estão sendo a grande aposta por muitos na indústria como a próxima onda de desenvolvimento de aplicativos, eles podem ajudar o Google, pois o Android nos Chromebooks não está dando certo, e ajudar a Microsoft a conseguir apps móveis, mesmo sem ter um plataforma móvel no mercado. Cada um com seus problemas.
Fonte: MSPoweUser
“pois o Android nos Chromebooks não está dando certo,”
Fonte?
Fonte: Uns cara aí que tão falando
http://www.windowsclub.com.br/chrome-os-ganhou-travamentos-ao-receber-apps-do-android-e-ficou-quase-inutilizavel/
http://www.windowsclub.com.br/apos-windows-10-s-google-adia-a-chegada-dos-apps-android-no-chromebooks/
http://www.windowsclub.com.br/usar-apps-android-no-chromebook-e-pior-do-que-windows-rt-afirma-the-verge/
Windowsclub como fonte confiável?
Que fase…
😀
ANS
Título original:
“Google wants Progressive Web Apps to replace Chrome apps”
Título para fanboys da Microsoft:
“Google atrasa o lançamento do Progressive Web Apps na área de trabalho”
Resumindo em breve© teremos Progressive Web Apps nas plataformas da Google e da MS é isto será ótimo , mas ainda não sabemos.
Agora sim teremos uma plataforma universal de verdade, e finalmente vamos poder escolher qual sistema operacional móvel vamos usar sem ficar com medo de não ter apps, viva a descentralização do apps.
JavaScript e HTML5 as melhores linguagens para os desenvolvedores, e logo mais o webassembly pra deixar a performance semelhante ao nativo.
Quase isso, isso funciona para apps simples, mas jogos complexos, por exemplo, não rola.
Sim realmente, só quando o webassembly vingar, mas vai demorar um bom tempo!
HTML5 é demais mesmo.
É uma boa tecnologia, e temos um gostinho dela no Edge já, porque podemos fixar páginas no menu Iniciar.
“Progressive Web Apps é uma tecnologia do Google que permite…”
PWA não é uma tecnologia da Google. Ela foi proposta pela Google em 2015 e acabou atraindo diversas organizações como a Microsoft, Mozilla, Apple, etc.