Google Maps vs Mapas do Windows 10: navegação offline

microsoft-vs-google

O Here Maps é preferência da maior parte das montadoras de veículos, sendo bem eficaz como GPS automotivo, inclusive na realização de buscas. O Google Maps também tem sua legião de fãs conquistada através do famoso site de buscas  e por ser nativo de um sistema operacional com forte participação no mercado – o Android.

Agora chega o aplicativo Mapas do Windows 10 sendo responsável por oferecer navegação GPS nativa ao sistema, seja em PCs ou em smartphones. Ele incorpora o Bing Maps, Foursquare e o Here Maps. Perceberam que a briga vai ser boa?

Navegação Offline

Este foi um dos assuntos mais comentados da semana. O Android finalmente ganhou navegação nativa offline no Brasil. O Google Maps agora permite salvar mapas offline! Será mesmo?

Como funciona a navegação offline no Mapas do Windows 10?

Maps-Cortana-smartphones

Você abre o aplicativo, vai em configurações e baixa o Estado ou a Região que preferir. Pronto.

Quando o mapa for atualizado você será notificado. Você pode salvar inclusive para o seu cartão de memória, sem restrições.

Como funciona a navegação offline no Google Maps?

google-logo

Aqui vai ter uma explicação um pouco mais complexa, são muitas limitações, mas vamos lá:

  • Você não pode baixar mapas grandes, na verdade você baixa  áreas de no máximo 50km.
  • Você não pode baixar mais de 2,5 GB de dados, ou seja, não dá para utilizar vários tipos de topografia, dados do streetview, entre outros. Não vai ter espaço. Se você for viajar para outra cidade tem que lembrar de baixar o mapa daquela região, se não vai ficar na mão. Se a viagem for longe, esqueça.
  • Não tem modos para pedestre e ciclistas.
  • O mapa tem validade de 30 dias. Se você esquecer de atualizar pode ficar na mão.
  • Mesmo que você baixe o mapa, se sua internet estiver ativada, ele irá consumir dados. Ou seja, para poupar dados da sua operadora você deverá desativar a rede, mas se assim fizer ficará sem WhatsApp, Facebook, Instagram …
  • Ele não traça rota (pode ser que mude isso em breve), não recalcula trajeto e não muda destino.
  • Na verdade, é apenas uma fotografia.

Realmente, chega a assustar a quantidade de limitações para utilizar o aplicativo da concorrência. Já estamos em 2015, nem nos meus tempos de Nokia Symbian ou Windows Mobile 5/6/6.5 usei algo tão restrito.

O mais interessante que este recurso foi comemorado como uma taça da Copa do Mundo. Se a Microsoft no lugar da Google, meus amigos…

Mas como diz a Google … “Windows 10 anos atrás”. Será mesmo?

38 comments on “Google Maps vs Mapas do Windows 10: navegação offline

  1. excelente matéria. os androidanos nervosos e perdidos porque perdeu a interneta no meio da av. brasil no rio de janeiro. mas até aí reclamam que os lumia não tem transito fiel a realidade. e as vezes eles estão certos.

  2. Pessoal, bom preciso de vocês vou começar a editar uma banner
    mais preciso de uma cantora atriz (americana de preferencia) que tenha um lado cute
    e vou precisar da opinião de vocês poderiam me ajudar? tenho que entregar esse trabalho amanha
    :-/

      1. É vai ser Miley, vou procurar boas texturas, e começar o trabalho duro 😀
        Caso não ache uma textura que combine com o estilo da Miley Katy Perry eu te escolho 😛

        1. Katy é tão linda e fofa… Está em uma campanha nova “everday is holiday” com uma marca de nao sei o que… Vai ter ate musica, seria uma boa oportunidade com o natal chegando hahahaha

  3. em 2005 eu ia pra Sp com meu Nokia 5800 com o OVi Mapas (hj o Here) com navegação off line…a Googole ta mto fraca e atrasada nem em 10 anos conseguiu se igualar ao OVI mapas da Nokia de 2015..kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  4. Acho que sites com foco em tecnologia ou smartphones em geral deviam fazer comentários como esse, mostrar que bugdroid não é tudo… No WindowsClub temos fãs de Windows e das funções e superioridade sabemos muito, o problema são os outros… Fui me gabar pra um amigo com informações daqui do site e a unica coisa e ele fez foi questionar a veracidade… Queria mesmo era ver alguém como os moderadores daqui em sites “referência” pra destruir o pedestal do Bugdroid!

    1. Jornalismo tem que ser imparcial, se android fosse tão ruim quanto falam já era pra samsung , motorola , lg e afins estarem na merda vamos ser mais sensatos os 3 grandes sistemas operacionais estão praticamente no mesmo nivel atualmente

      1. Não existe jornalismo imparcial. Somos humanos.

        Aqui no Windows Club é claro que nós gostamos mais do Windows e você sabe disso. Porém, em um site que fala sobre os 3 sistemas operacionais seus redatores tem suas preferências, o problema é que você não sabe qual.

        Lá eles gostam do iOS ou do Android, mas os leitores não sabem. Ninguém é imparcial, mas claro que em comparativos tentamos utilizar a razão acima de tudo.

      2. São bons porque isso foi imposto por uma esmagadora maioria e o WP boicotado pela Google… Se todas as empresas e sites ignoram a existências de um sistema o público vai julgar como coisa ruim… E sendo sincero: Nunca vi algo travar mais que um galaxy, Lenovo destruiu a vantagem que a Motorola tinha contra as outras, LG não tenho nem opinião formada, Xperia é fisicamente mais sensível pelas minhas experiências (e o sistema também trava)… Nunca travou meu WP, caiu inúmeras vezes e nem trincou e sempre tive atualizações sem atrasos… Falta de app de pum nunca senti! 🙂

  5. Ok…neste momento o here drive é melhor q o google maps e isso é fato. Existem muitas diferenças entre os dois das quais foram citadas no artigo. Porém o here ja é assim faz anos desta forma e o google maps resolveu atualizar o aplicativo com possibilidade de baixar mapas não tem nem 1 semana. Sim, esta completamente limitada é verdade. Mas e se daqui alguns meses o Google Maps se igualar ao Here em termos de recursos? Aí a coisa vai complicar pro here…eu mesmo utilizo google maps e waze. Utilizo o here mapas apenas em lugares onde não tenha conexão. Ambos funcionam, porem é inegavel dizer q o google maps é mais trabalhado e possui um design bem melhor.

      1. Negativo, sou fanboy do q for melhor. A comparação foi feita com um aplicativo q existe dessa forma a anos com outro q foi lançado a uma semana. A ilusão começa qd vc se esquece q o here praticamente abandonou o windows phone e criou um aplicativo melhor pro proprio Android.

  6. São aplicativos de mapas, mas com propostas diferentes. O foco do Google sempre foi dar informações em tempo real, com o aparelho conectado. Vc pesquisa um lugar e pronto, vc vc a informação lá a sua espera.
    O download do mapa off line é para casos onde o sinal é ruim ou para planos pré pagos com pouca franquia, onde vc baixa os mapas off e usa no seu deslocamento dentro da cidade.
    Comparação tosca, até pq tem o Here Maps e tantos outros com navegação off line pra outras plataformas.
    Puramente dor de cotovelo pq o Google ignora o Windows Phone.

    1. Comparação tosca? Tu não sabe o quanto a comunidade do Android aplaudiu pela “navegação offline”. Se você não usa, legal. Mas o mundo quer utilizar navegadores offline.

      O fato do Here Maps está disponível para outras plataformas não quer dizer que não podemos comparar serviços.

      São informações úteis. Estamos comparando os Mapas nativos de dois sistemas.

      1. Agora vc falou a verdade…Só fica uma curiosidade. Como vc mesmo disse a comunidade do Android aplaudiu pela “navegação offline”. O here ta lá de graça no android…sera q a comunidade prefere usar o here offline ou google maps offline? Se existisse o google maps no windows phone com os mesmo recursos q tem para android vc ainda usaria o here? Com certeza sim…mas vc sabe q a maioria iria abandonar rs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *