Google quebra promessa de celulares modulares, e a Microsoft pode sair na frente?

project-ara

É oficial, o Google vai suspender o seu plano a respeito do smartphone modular chamado Project Ara. Ele foi anunciado pelo Google em 2013, e provavelmente nunca virará realidade.

Um porta-voz da empresa afirmou ao Venture Beat que o aparelho não será lançado, apesar de ter sido prometido que seria entregue aos desenvolvedores entre setembro e dezembro de 2016.

De acordo com os sites Reuters e The Verge, o responsável pela decisão foi o chefe de hardware da Google, Rick Osterloh. O objetivo dele é arrumar a linha de produtos da empresa, que alguns consideram um tanto desorganizada.

Antes disso, smartphones modulares são viáveis?

[youtube]aWW5mQadZAY[/youtube]

Quanto menor a integração, maior o volume do smartphone. Você também teria um desempenho mais lento, ou um aparelho que consome mais energia, ou – se você conseguir resolver esses problemas – um aparelho mais caro. Quer dizer, ou ele seria mais lento que alternativas comuns, ou seria muito menos portátil, ou seria bem mais custoso.

Este era o problema, e para resolver isso, o Google fez com que o Project Ara não permitisse mais que você trocasse o processador, RAM, armazenamento ou tela. No final das contas, o projeto foi tão mitigado que não tinha mais razões para existir.

O Google tinha prometido que iria custar U$ 50,00 dólares, e chegaria em 2014, depois em 2015, depois e 2016 e finalmente assumiu que fracassaram hoje. Uma pena, pois parecia muito promissor.

E a Microsoft nessa história?

panos-panay

Você pode até não ter percebido, mas a empresa de Redmond está investindo pesado nesta tecnologia modular. A começar, pelo poderoso Surface Book, que possui uma placa de vídeo integrado ao teclado e para trocar de placa vídeo, basta trocar de teclado. É simples.

Outro produto possivelmente modular é o Surface AIO, um desktop da empresa que está no centro dos rumores. E por último, mas não menos importante, temos o Project Scorpio, um console poderoso que possui pistas suficientes pela próprio boca do Phil Spencer que ele será modular.

A Microsoft declaradamente está contruindo seu próximo telefone, feito pelas mãos da equipe Surface, assim como o Xbox One S. Com tanta prática em mãos, não se espante se o Surface Phone, se este for realmente seu nome, também seja modular para atingir seu objetivo: se tornar um PC.

Claro que não da mesma forma que o Project Ara, que tinha a intenção original de dar a faculdade ao usuário de trocar praticamente todas as peças. Mas algo como o HP Elite Slice pode chegar pelas mãos da Microsoft.

Se com o Google não deu muito certo, os laboratórios secretos de Redmond poderão trazer alguma surpresa.

53 comments on “Google quebra promessa de celulares modulares, e a Microsoft pode sair na frente?

  1. Eu vejo muito mais facilidade tornar modular equipamentos grandes do que pequenos. Uma hora, mesmo pra smartphone, vai dar certo a modularidade, só acho que ainda não era o momento.
    Com essa notícia, andei pensando que na Google os caras não pensam muito em viabilidade. Não é a primeira ideia bacana que eles tem, mostram, e depois precisam cancelar. Nem sempre uma ideia que surge serve imediatamente pra época.

    1. outra ideia bacana é o chrome os. Um OS todo baseado na nuvem. So que acesso a internet 24h por dia ainda nao é uma realidade de todos os paises…

      1. Qualquer OS pode ser baseado na nuvem, o hp elite x3 com windows 10 esta sendo baseado em nuvem, não precisa ser um chrome os da vida, nada de mais nisso.

    2. Na verdade mais uma vez quem idealizou o projeto não foi a grande G, ela comprou a ideia de uma empresa e resolveu apostar, assim como fez no Android, mas no fim das contas não foi pra frente. A google é uma grande garagem, tem muitos produtos que eu usava antigamente que ela praticamente extinguiu. :c

    3. Meu pai planeja e monta amplificadores valvulados a partir do zero. Apesar de funcionar, sempre fica uma zona. Não dá para aumentar ou diminuir a potencia de seus construtos. Quando viajei, levei um de seus projetos para uma pequena fábrica e eles adoraram. Miniaturizaram para um grupo seleto de pessoas. Trouxe seu feito industrializado de presente. e mesmo assim, eu ouví.
      -Ficou muito pequeno! Eu teria feito muito melhor!

          1. Imaginei mesmo quando li. Lembrei de algo de uma antiga aula de eletrônica quando o professor falava de um probleminha que transistores tem e que válvulas não tinham.

          2. São vários probleminhas, mas o tamanho e economia compensam pra quem nunca ouviu um sistema de som valvulado.

          3. o caso que expus é da adequação da realidade. valvulados são lindos, assim como um smartphone com peças intercambiáveis. e para o mercado consumidor. quem faz nem sempre consegue modificar pro mercado e tornar realidade.

        1. “Com essa notícia, andei pensando que na Google os caras não pensam muito em viabilidade. Não é a primeira ideia bacana que eles tem, mostram, e depois precisam cancelar. Nem sempre uma ideia que surge serve imediatamente pra época.”
          .
          Google só pensa em poder, Ads e $$, nada mais.

          1. “O amor pelo Google é uma coisa, né.
            Zzzzzzzzzz”
            ————————————————–
            Tanto no primeiro como nesse seu último comentário, não sei se está tirando sarro achando que eu amo o Google ou que eu os odeio. Isso que ainda não entendi.

  2. Ao meu ver a Google errou apenas em uma coisa: No público alvo.
    É mais fácil o usuário de um aparelho top concordar em trocar algumas peças e torná-lo ainda top por mais um tempo, do que um smart de entrada.

  3. LG G5 fracasso
    Moto Snaps _ sei lá
    ARA, ara sô… Pelo menos a Google vai entregar para parceiros… Mesmo assim. Não confio.

    Modular mais ou menos não quero.

    1. Cara, isso é só cortina de fumaça, ou discurso.
      Mercado de smartphone já era, inchou e não tem para onde crescer, ficam tentando empurrar qualquer coisa para ver se cola, principalmente o Google, que é só ads.
      Mercado de smartphones está igual ao de Tvs, é 3d, 4K, 8K, troca o nome para Ultra HD, com óculos, sem óculos, enfim uma salada e coisas dispensáveis.

    1. 1º aquele Xbox apresentado com DRM Kinect obrigadorio nunca chegou a existir aquela equipe já era isso junto com o Don Patrick, isso não é quebrar promessa isso é voltar trás baseado no feedback dos consumidores são coisas bem diferentes.
      2ºO Project Scorpion não é uma versão melhorada do Xbox One é um novo console da mesma família W10
      3º Halo 5 Horas de campanha? WAaat só se tiver no very easy 11-10horas no mínimo
      4º O Project Scorpion não vai ter exclusivos da Microsoft, Jogos VR é outra coisa
      5º Primeira promessa realmente quebrada da lista, realmente nem todos os dispositivos receberam W10
      6ºProblema de comunicação algo normal na Microsoft
      7ºDiferente da Sony a Microsoft não obriga os desenvolvedores a usar a resolução que ela deseja.
      8º Jogos que disponível no Windows 10 continuam sendo exclusivos é tudo da mesma família
      9º Quantum Break no lançamento era sim exclusivo da Windows Store apenas meses depois vai sai na steam, a Microsoft mesmo disse que alguns jogos poderiam sair na steam.

      1. 1- xbox one foi vendido por meses como tendo que ter kinect obrigatorio.

        2- roda os mesmos jogos = é uma versão melhorada….

        3- ué, todas as analises serias dizem isso.

        7- igual BF4, Battlefront, the order, e BF 1 por lançar?

        8- a sim, exclusivo que roda melhor no PC e vende no steam.

        9 ta bem claro que ela falou que não seria vendido no steam.

          1. Ué, mas você é burro mesmo… Pega matérias sempre de sites tendenciosos em que qualquer errinho da Microsoft, já fazem alarde, mas das merdas da Sony, sempre escondem ou noticiam com indiferença…

            Por exemplo, QB foi lançado já Steam? Já noticiam como “Era tudo mentira. Exclusivo de Xbox será lançado na Steam”. Mas quando é um exclusivo do PS4, noticiam como “Firewatch ganha data de lançamento no Xbox One”.

            Você é burro sim, só não percebeu ainda.

        1. 1 – O Kinect apenas vinha no pacote, não é obrigado ter para jogar
          2 – E do PS4 NEO você nem fala, né? E pior, o PS4 NEO nem é 4K nativos como o Xbox Scorpio.
          3 – “análises sérias” Vai miletar o Halo 5 no lendário para ver se você consegue fechar ele em 5 horas.
          4- A Microsoft nunca obrigou as devs a criar os jogos em 1080p60fps (ao contrário da Sony: http://www.videogamer.com/news/sony_actively_pushing_for_60fps_1080p_with_ps4.html – Tradução: Sony está pressionando ativamente 1080p60fps no PS4)
          5 – Por acaso você joga os jogos do Windows 10 nativamente no Linux? Não, então continua sendo exclusivo
          6 – Não foi a Microsoft que falou isso. Foi a Remedy, produtora do jogo.
          7 – Pelo menos a Microsoft não foi processada por mentir por causa da resolução de um jogo: http://kotaku.com/someones-suing-sony-because-a-ps4-game-isnt-1080p-1617200896

  4. se preparem, lá vem textão. (estudando redação)
    Sei não, não concordo muito. como gosto de montar desktops. já ví vídeos
    e tutoriais de algumas desmontagens e montagens de smartphones e equipamentos.
    (peças inteiras, sem gambiarra) Quem eu conheço que compra smartphones, normalmente não gosta de investigar. nem aprender sobre essas partes. só de comprar para ter o último tipo. Para esse grupo, ostentar o ultimo tipo de tecnologia
    é um dos motivos de ego inflamado e felicidade redundante. mesmo que o
    smartphone seja parecido com o anterior.
    Eu troco a bateria de meus smartphones, a memória microSD, os sim cards para os de 4g e as tampas traseiras ou proteções. simplesmente diferente.
    Como montador também não acho interessante, comprar para um só dispositivo, várias peças redundantes, essas mesmas peças ficam velhas e raramente servem nas novas. existem muitas variáveis para não ir pra frente esse projeto.
    lembro do meu nokia azul caindo (toda hora) ele não quebrava, mas se desmontava inteirinho. era chato catar e montar no meio da rua. imagina regredir a esse ponto?

  5. “O Google tinha prometido que iria custar U$ 50,00 dólares, e chegaria em 2014, depois em 2015, depois e 2016 e finalmente assumiu que fracassaram hoje.”

    O povo sempre diz que a Microsoft nao cumpre o prometido, hummmm esse é uma das promessa da Google.

    1. Cara, se o Google falar que vai vender ar puro dentro de uma garrafa e que vc não pode viver sem isso, povo inteiro vai comprar, usar e nem questionar pq está usando.

  6. Com certeza, 2030 sai o primeiro celular dela modular.
    hahaha.

    Pra vocês não será muito tempo,
    afinal de contas, quem se acostuma a esperar, o tempo passa voando, néh?! 😉

    Abç

  7. Quando essa novidade foi anunciada, eu dizia pra mim mesmo que isso me removeria do Windows Phone definitivamente. O tempo passou e o projeto “morre”. :/

    Uma pena, achava a ideia muito massa.

  8. Surface não é modular, já que apesar da placa de vídeo poderosa ficar no teclado, o usuário não pode simplesmente comprar outra e colocar e pelo que eu saiba, a Microsoft não tem planos de fazer isso.
    Surface AIO um desktop modular? Bem, é só mais um rumor…
    Project Scorpio ainda tem muito pela frente, embora eu esteja bem empolgado. Vamos ver o que virá no final do ano que vem ou 2018.

    Achar que existirá um Surface Phone já é MUITO otimismo, e ainda achar que será modular? HAUHAHAUHAUHAUHAUHAA. Viaja não cara.

    A Google realmente se meteu em muitos projetos que seriam muito difíceis de terem uma aplicação prática ou boa no mundo real, como o Glass por exemplo. O Project Ara seria uma boa, mas realmente não deu.
    Estamos engatinhando nesse segmento com a LG e a Lenovo / Motorola. Mas achar que a Microsoft ainda vai investir em hardware para smartphones chega a ser ingênuo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *