GTA 6 a US$ 100 (R$ 600) levaria outras editoras a aumentar os preços, ajudando a indústria, de acordo com um analista

No relatório “State of Video Gaming in 2025”, o analista da Epyllion, Matthew Ball, estimou entre as oportunidades de crescimento da indústria de videogames em 2025, a possibilidade de que GTA 6 seja lançado a um preço de 80 a 100 dólares (R$ 600). Segundo ele seria um ponto de inflexão, pois quebraria uma barreira psicológica do mercado, levando outras editoras e desenvolvedoras a aumentarem os preços. Na verdade, produziria uma espécie de efeito dominó, que é visto como positivo pelos analistas. Imaginamos que muitos jogadores não partilhem desta opinião.

No passado já se falava de como GTA 6 poderia tornar-se a desculpa para ultrapassar o preço de 70 dólares (R$ 350 no nosso país), atualmente fixado para game AA A. É interessante notar que Take-Two, a editora de GTA 6, foi uma das primeiras a aumentar o preço de seus jogos de US$ 60 para US$ 70 em 2020. Agora, com o novo título da Rockstar Games, poderá aumentá-lo ainda mais. É preciso dizer, porém, que o preço de 70 dólares dos jogos hoje é ilusório, visto que entre edições especiais, microtransações e passes de temporada, muitas vezes você gasta muito mais. De qualquer forma, as estimativas falam de 40 milhões de cópias vendidas de GTA 6, com receitas superiores a 3 mil milhões de dólares, no primeiro ano de comercialização.

Por exemplo, GTA V vendeu mais de 205 milhões de cópias e continua a gerar enormes receitas através de microtransações em GTA Online. As primeiras previsões indicam que GTA 6 poderia vender 40 milhões de cópias e gerar mais de US$ 3 bilhões em receitas apenas no primeiro ano.

Outras áreas de crescimento potencial para 2025 destacadas por Ball são: expansão para mercados não essenciais, conteúdo gerado pelo usuário, serviços de jogos sociais, Nintendo Switch 2, outros dispositivos portáteis, jogos móveis AA/AAA, novas regulamentações da loja de aplicativos, novos gêneros de jogos , inteligência artificial generativa e publicidade.

Por último, Ball analisou os desafios enfrentados pela indústria dos videogames, atribuindo-os a vários fatores, incluindo um “esgotamento dos motores de crescimento de décadas”, aumento da concorrência e custos de desenvolvimento, eventos macroeconómicos e pandemias, bem como mudanças nas políticas econômicas de as plataformas. Ele também acrescentou que muitos dos potenciais “motores de crescimento previstos” no passado não se materializaram como esperado.

 

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