De acordo com Mike York, ex-animador da Rockstar Games recentemente entrevistado pelo podcast Kiwi Talkz, GTA 6 pode não atingir 60 fps no PS5 e talvez nem mesmo no PS5 Pro, fixando-se em um frame-rate de 30 fixos, considerando a complexidade do jogo. o mundo encenado no jogo.
York relatou sua ideia que não reflete necessariamente qual será a realidade obviamente, até porque ele não trabalha mais na Rockstar Games desde 2017 e portanto provavelmente não teve nada a ver com o desenvolvimento de GTA 6, mas ainda é uma questão de um pessoa que definitivamente conhece o assunto, possuindo considerável experiência em desenvolvimento e também tendo trabalhado para PlayStation Studios, entre outras coisas em God of War Ragnarok.
Consideremos, portanto, a opinião de York como interessante e útil para compreender quaisquer dificuldades em atingir uma elevada taxa de frames por sengundos no novo capítulo da série Rockstar Games, pelo menos no que diz respeito ao vídeogame da Sony.
“Não sei se eles serão capazes de atingir 60fps”, relatou York, “ acho que eles visarão 30fps – e 30fps bloqueados, o que significa que nunca irão abaixo disso”. No entanto, isto diz respeito à versão PS5 no lançamento do jogo, em particular. “Aposto que mais tarde, quando estiver no PC, provavelmente será super otimizado e modificado”, acrescentou, “e talvez com as novas placas gráficas provavelmente seja possível rodá-lo a 60fps nesse ponto”.
Note-se que o ex-Rockstar também parece ter dúvidas sobre o fato da PS5 Pro poder atingir os 60 fps: “Não creio que a versão inicial sairá a 60 fps, a menos que seja conseguido usando um upscaler de IA como o PlayStation está a fazer, a menos que haja algo para ajudá-lo a chegar a 60 fps”, disse ele. “Não acho que conseguirá 60fps em um console básico. Talvez o PS5 Pro, mas ainda não acho que conseguirá.”
A previsão não é tão absurda quando você considera que mesmo Red Dead Redemption 2 é atualmente incapaz de atingir 60 fps mesmo no PS5 Pro, sete anos após o lançamento original.