Dois jogos altamente polêmicos, digamos que até os mais dos últimos tempos e que tiveram finais completamente diferente. Estamos falando dos dois gigantes, um da Microsoft e outro da CD Projekt RED – Halo Infinite e Cyberpunk 2077, respectivamente.
Este é um conto de dois jogos. Um que fez tomar a decisão difícil para se atrasar, e outro que foi lançado com um lançamento apressado. E agora, podemos ver os resultados de ambos os experimentos, onde um é um conto de advertência da indústria e o outro é um sucesso massivo. O que aconteceu com os destinos separados de Halo Infinite e Cyberpunk 2077?
Depois de ser adiado duas vezes em 2020, os executivos do CD Projekt RED se recusaram a adiá-lo mais uma vez em dezembro de 2020, apesar das objeções de seus desenvolvedores. O jogo chegou a ter sido aprovado na fase Gold e depois adiado pouco tempo, algo totalmente estranho. A fase Gold quer dizer que o jogo está pronto, mas um adiamento por aqui não fazia sentido.
O jogo foi lançado e vendeu bem, mas rapidamente os jogadores perceberam que estava inacabado e quase não podia ser jogado em algumas plataformas. Uma onda de pedidos de reembolso fez com que ele fosse retirado da PlayStation Store por seis meses, e as vendas caíram lá e em todas as plataformas.
As ações da CD Projekt Red despencaram 60% ao longo do ano e os investidores as processaram em uma ação que atualmente está tentando ser liquidada. A confiança do jogador foi quebrada e ainda não se recuperou. Um ano depois, Cyberpunk 2077 está em um estado mais coerente após um ano de hotfixes e patches, mas é fácil ver como a narrativa teria sido alterada se tivesse obtido o mesmo atraso de um ano de Halo.
Resumindo, a velha regra de Miyamoto se aplica e, na maioria das vezes, se seu jogo estiver claramente inacabado e precisar de melhorias, adie-o. Você não vai se arrepender. Halo Infinite chegou a receber o “GOTY” do público no evento do The Game Awards com apenas a confiança do público e com uma versão beta do multiplayer realmente maravilhosa.