Poucas pessoas poderiam imaginar que a Microsoft levaria muito a sério o mercado de entretenimento eletrônico, dominado na época por três grandes nomes como Nintendo, Sony e Sega. E por acaso, o infortúnio de um deles virou oportunidade para outro.
Enquanto a Sega estava em vias de extinção (pelo menos no setor de consoles), outro forte concorrente ousava dar o passo neste mercado frutífero. Com o visionário Bill Gates e patrocinado pela Microsoft, revelariam o seu primeiro videogame, que também surpreenderia a todos de uma forma que ninguém esperava.
Hard to believe it's been 22 years already!
We want to share our gratitude with our incredible community and this industry. We can't wait to see what's next! 💚 pic.twitter.com/EkHvFBdWx5
— Xbox (@Xbox) November 15, 2023
Xbox era o nome do console e também se tornaria uma das marcas que nos proporcionou grandes momentos de diversão e felicidade. No dia 15 de novembro, pelo menos no Ocidente, chegou o primeiro Xbox em 2001, um poderoso adversário que se juntaria e competiria contra a Nintendo e a Sony.
Ter um hardware potente que destruiu a concorrência a nível técnico e que beneficiou de ter componentes que o faziam parecer um PC da época, mas adaptado ao entretenimento, conferia-lhe uma grande vantagem sobre os restantes.
- Processador Intel x86/ Pentium III
- Frequência da CPU 733 MHz
- Frequência da GPU 233 MHz
- Memória Ram 64 Mb
- Armazenamento em disco mecânico de 8 GB
- Com placa ethernet
- Sistema operacional baseado em Windows
- 3,9 kg.
Da mesma forma, foi o primeiro console que contou com armazenamento interno (8 GB de disco) e que não dependia de cartões para salvar jogos. Além disso, posicionou os jogos online com a Xbox Live. Em suma, apesar do início difícil do primeiro Xbox, as suas contribuições para o setor foram fundamentais para o seu crescimento e se tornariam um padrão no futuro.
Obrigado ao primeiro Xbox pelo seu legado e por nos permitir continuar a desfrutar como aquelas crianças que éramos há 22 anos. O Windows Club comemora e e espera que muitos mais anos virão.