Hoje é o aniversário de 22 anos do primeiro Xbox

Poucas pessoas poderiam imaginar que a Microsoft levaria muito a sério o mercado de entretenimento eletrônico, dominado na época por três grandes nomes como Nintendo, Sony e Sega. E por acaso, o infortúnio de um deles virou oportunidade para outro.

Enquanto a Sega estava em vias de extinção (pelo menos no setor de consoles), outro forte concorrente ousava dar o passo neste mercado frutífero. Com o visionário Bill Gates e patrocinado pela Microsoft, revelariam o seu primeiro videogame, que também surpreenderia a todos de uma forma que ninguém esperava.

Xbox era o nome do console e também se tornaria uma das marcas que nos proporcionou grandes momentos de diversão e felicidade. No dia 15 de novembro, pelo menos no Ocidente, chegou o primeiro Xbox em 2001, um poderoso adversário que se juntaria e competiria contra a Nintendo e a Sony.

Ter um hardware potente que destruiu a concorrência a nível técnico e que beneficiou de ter componentes que o faziam parecer um PC da época, mas adaptado ao entretenimento, conferia-lhe uma grande vantagem sobre os restantes.

  • Processador Intel x86/ Pentium III
  • Frequência da CPU 733 MHz
  • Frequência da GPU 233 MHz
  • Memória Ram 64 Mb
  • Armazenamento em disco mecânico de 8 GB
  • Com placa ethernet
  • Sistema operacional baseado em Windows
  • 3,9 kg.

Da mesma forma, foi o primeiro console que contou com armazenamento interno (8 GB de disco) e que não dependia de cartões para salvar jogos. Além disso, posicionou os jogos online com a Xbox Live. Em suma, apesar do início difícil do primeiro Xbox, as suas contribuições para o setor foram fundamentais para o seu crescimento e se tornariam um padrão no futuro.

Obrigado ao primeiro Xbox pelo seu legado e por nos permitir continuar a desfrutar como aquelas crianças que éramos há 22 anos. O Windows Club comemora e e espera que muitos mais anos virão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *