HP Elite X3: o smartphone que vira notebook e roda programas desktop na nuvem

hp-elite-x3-hands-on

Temos aqui o primeiro “Surface Phone“, e ele não veio pelas mãos da Microsoft. O HP Elite X2 é um dispositivo híbrido que funciona como tablet e notebook, e seu “sucessor” será o HP Elite X3, aparelho em tela, um outro dispositivo um tanto híbrido, mas dessa vez a convergência foi entre smartphone com Windows 10 Mobile e notebook.

Nós já especulávamos aqui que isso poderia ocorrer após ser divulgado que o verdadeiro nome do HP Falcon, intitulado de HP Elite X3. A HP resolveu aproveitar o recurso Continuum do novo sistema operacional móvel da Microsoft para lançar algo diferenciado no mercado.

Ontem, um site liberou “as primeiras impressões”, mas a página foi removida depois de alguns instantes.  As informações foram divulgadas antes do anúncio oficial da HP que deverá ocorrer nessa semana no evento MWC 2016, em Barcelona.

Abaixo confira as especificações (de cair o queixo) confirmadas pelo site:

  • Tela de 5.96 polegadas OLED (2560×1440) e 490ppi
  • Processador Qualcomm Snapdragon 820 com oito núcleos
  • Bateria 4150 mAh
  • 4 GB RAM
  • 32 GB ou 64 GB de memória interna, suporta cartão de memória de até 2TB
  • Dual SIM (dois chips)
  • USB 3.0 Type-C (USB-C)
  • Qi carregamento sem fio
  • Scanner de íris (Windows Hello)
  • Possui alto-falantes frontais
  • Leitor de impressões digitais
  • Suporta Continuum
  • Câmera traseira de 16 megapixel
  • Câmera frontal de 8 megapixel
  • Windows 10 Mobile
  • IP67 resistente a água e a poeira
  • MSTD810 (aprova de quedas de até 1 metro)
  • 7.8 mm de espessura e pesa apenas 190 grams

Dentre as novas informações, cabe destacar a bateria nada modesta de 4150 mAh e o suporte para dois chips também pode agradar a muitos.

A cereja do bolo

hp-mobile-extender

A HP também lançará um acessório que é como se fosse um notebook quase vazio, onde o seu coração será o HP Elite X3. O aparelho é chamado de HP Mobile Extender e possui uma tela de 12.5 polegadas, pesa 1KG e contem uma bateria extra. Ele ainda funciona via Wi-Fi ou USB-C.  Dessa forma, por exemplo, uma pessoa pode utilizar o Elite X3 na sala e outra o HP Mobile Extender no quarto sem fio (Wow). Acreditamos que até mesmo o Lumia 950/XL poderá se beneficiar desse “laptop”.

Para a experiência ficar ainda melhor, será possível rodar programas do desktop tradicionais do Windows através do Continuum via nuvem com o aplicativo HP Workspace.

O site não conseguiu testar o “HP Mobile Extender“, mas não deve faltar muito para vê-lo em ação.

Notas importantes

O preço desse brinquedo deverá ser alto, o aparelho é um dos mais poderosos do mundo, sem dúvida. Ainda sim, é especulado que seja disponível para venda no “verão europeu”, ou seja, pode ser que chegue apenas daqui a 4 ou 5 meses no mercado.

O dispositivo utilizado ainda não possui leitor de impressões digitais, mas é dito que o produto final terá. Outro ponto, a marca “Elite” da HP é voltada para o público do mercado empresarial, mas isso está longe de significar a exclusão dos consumidores tradicionais.

Podemos estar diante de um divisor de águas para uma nova geração de dispositivos híbridos, assim como foi o próprio Surface foi considerado.

Esta semana devemos “babar” ainda mais com ele. Vamos acompanhar tudo.

O que você achou do HP Elite X3? Compraria?

28 comments on “HP Elite X3: o smartphone que vira notebook e roda programas desktop na nuvem

  1. Faltou dizer que o review do aparelho foi bastante desanimador, Jorge: a câmera tira fotos com cores irreais, o Mobile Extender é feito de plástico e ele estala ao ser aberto, além de dobrar com facilidade. Mas, é claro que esses são dados de um protótipo de pré-produção e que certamente serão melhorados quando o aparelho for lançado.

      1. Pois é, mas os caras que postaram o texto, mexeram no protótipo em um espaço da HP na MWC16. Mas de qualquer modo, esse é só um protótipo e eu tenho certeza que ele vai melhorar até o lançamento ?

  2. Legal esse “super” smartphone,

    Acredito eu que esse pode sim dar uma bom crescimento para o W10M, mas não creio que seja a salvação; a HP esta oferecendo algo similar o que já foi desenvolvido antes pela Motorola, mas com diferencial de poder rodar programas x86 na nuvem – muito inteligente!

    O Preço desse brinquedo pode ser o seu ponto fraco; não sou de chutar, mas pra mim ele vem acima de R$3K isso tirando o acessório de notebook, que com certeza será uma facada também. Indo em conta desse preço, pode ser que as vendas não atinja uma patamar que poderia ser considerada excepcional, mas aceitável, enfim, fará mais sucesso nos Estados Unidos e na Europa, pois o preço lá praticado não será astronômico como aqui, devido aos impostos, e o peso da moeda.

    O que eu gostei nesse Smartphone foi a sua Bateria, e seu processador, – coisa que a Microsoft deveria ter feito no Lumia 950/xl, mas de resto não fiquei tão empolgado, é o mesmo que já vimos na mais recente versão High-end da Microsoft, e esse é com certeza o calcanhar de aqueles do W10M, ‘a sua falta de liberdade’ ele não permite que as OEMs possam se diferenciar muito além do que a própria Microsoft pode fazer, como colocar um “force touch” ou mesmo uma “smartpencil” igual da serie note da Samsung, que cairia como uma luva para esse Phablet e assim aumentando consideravelmente o seu nível de produtividade, mas enfim, limitações aparte esse é uma smartphone que merece respeito, mas não adquiria, não pelo sue preço quando vier para o Brasil, mas sim pelo OS que ainda não demonstra que poderá tirar aproveito de tanto hardware, pois como todo sabem, a loja ainda esta meio que pra “cemitério” do que pra “boate open bar” lol mas se isso mudar até no final de 2016, e seu preço for competitivo, sim! Ele seria uma opção a pensar com carinho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *