De acordo com Sean Shoptaw, chefe da divisão de jogos da Disney, tornar o jogo Indiana Jones da MachineGames exclusivo faz sentido para o ponto de vista estratégico e financeiro do Xbox Series X|S.
As palavras de Shoptaw vêm de uma entrevista concedida ao portal Axios, na qual explicou que o Xbox representa um dos maiores mercados do mercado de videogames e que por isso a Disney durante as negociações com a Microsoft tinha a certeza de que poderia atingir um grande número de jogadores.
“Como o Xbox ainda é um dos maiores mercados para videogames, não pensamos que seríamos muito exclusivos com Indiana Jones”, disse Shoptaw. “Achamos que alcançaria um grande número de pessoas e sentimos que, financeiramente e estrategicamente para o jogo, isso fazia sentido na época.”
Desde o anúncio de Indiana Jones pela MachineGames e Bethesda em 2021, tem havido muitas discussões se o jogo seria exclusivo para Xbox e PC ou se chegaria também ao PS5, visto que a Microsoft não havia oferecido informações precisas sobre o assunto.
A confirmação definitiva sobre a exclusividade para plataformas verdes finalmente chegou em junho deste ano, durante depoimento de Pete Hines, ex-vice-presidente de marketing global da Bethesda, para o processo entre a Microsoft e a FTC, onde afirmou que Indiana Jones será um exclusivo do Xbox e será incluído no catálogo do PC e do Xbox Game Pass desde o lançamento.