Jim Ryan, o presidente da Sony, em entrevista ao jornal Axios, disse que é mais difícil encontrar talentos do que apenas jogar dinheiro neles, fazendo uma boa alfinetava na filosofia da Microsoft, baseada em aquisições de estúdios como a Bethesda. Parece que Jim Ryan não está feliz com isso.
Ryan na entrevista tocou em vários tópicos, em particular no planejamento dos lançamentos dos jogos PlayStation Studios para PS4 e a relação entre a Sony e os estúdios controlados. Ryan: ” Em termos de áreas em que melhoramos, eu diria que o planejamento do lançamento de jogos do PlayStation Studios. Levantar talentos criativos não é tão fácil quanto jogar dinheiro neles. Você também precisa dar a eles a liberdade de serem criativos, riscos e tente novas ideias. “
As as I was going over some recent interviews, I thought people might like to see the full answer Jim Ryan gave me about lessons learned from prior PlayStation generations and how they're being applied to the PS5
Some of this ran on Axios. Consider the rest a Twitter exclusive! pic.twitter.com/Z1M94cWtkS
— Stephen Totilo (@stephentotilo) June 18, 2021
Como exemplo de um estúdio ao qual a Sony deu total liberdade, Ryan citou a Sucker Punch: ” Pegue o Ghost of Tsushima da Sucker Punch. Não foi o jogo que pensamos que eles fariam, mas com nossos talentos evitamos ser rígidos ou corporativos. Nós quer que seja, use nosso hardware como se fosse sua paleta de cores. “
De acordo com Ryan, os esforços da Sony na era PS4 foram recompensados , para o qual vários títulos valiosos como Spiderman: Miles Morales e Ratchet & Clank: Rift Apart.
Apesar das críticas, vale lembrar que a Insomniac Games é fruto de uma aquisição e até a própria Naughty Dog também foi adquirida no passado. Quanto a “liberdade criativa”, para que os pessoal da Bend Studio discorda já que fizeram críticas quando a Sony impediu que eles fizessem “Days Gone 2”. Outra coisa é que a Sony tem feito exclusividades temporarias agressivas – isso não seria “jogar dinheiro”?
Enfim, o que você acha da critica ao “jogar dinheiro” na indústria que Jim Ryan fez?